Saga - Volume Cinco

Saga - Volume Cinco Brian K. Vaughan...

Resenhas - Saga, Volume 5

Bruno Henrique 01/04/2024

Acho que o roteiro deu suas primeiras ?barrigadas? nesse volume. Principalmente na bad trip de Marko que por preguiça ou cansaço entregou varios desenvolvimentos fracos para as personagens

mariaria02 12/06/2023

Incrível
Minha saga de quadrinhos favorita, mais um volume incrível, amo tanto a alana e o mako, espero que eles não se separem mais

bardo 23/04/2022

Os autores continuam a oferecer uma história onde o quase nonsense e o psicodélico convivem com lições de altruísmo e uma ácida e mordaz crítica social. São tantas camadas superpostas umas às outras que dificilmente a primeira leitura permite abarcar tudo. O próprio teor incômodo de alguns arcos contribui para "atrapalhar" o leitor, aparentemente os autores desejaram criar uma trama tão complexa e intrincada quanto a própria realidade, onde todos tem infinitas matizes de bondade e crueldade dentro de si.

wesDN 03/04/2022

Um capito com começo agridoce, com um final que te deixa querendo mais
Volume cinco foi o que eu menos gostei (e mesmo assim dei 4,5 estrelas). Adoro acompanhar a Sofia junto com a Gwen, e durante todos esses volumes acompanhando a Sofia, podemos ver a evolução dela, e estou muito curioso para ver o que ela irá se tornar. Também temos um vislumbre da infância do Marko, e entendemos mais sobre esse lado dele de tentar ser uma pacifista. O começo da trama do Dengo junto com a rebelião não me agradou muito, mas depois as coisas escalam para um jeito que eu já estava gritando lendo essa bagaça.
O final me deixou com um aperto no coração, mas a última pagina me fez sorrir horrores. Começo meio morno, mas evolui muito bem para uma reta final eletrizante.

Alexandre 28/01/2022

Mais um volume perfeito! Essa HQ é simplesmente fantástica! Esse volume é particularmente engraçado também. Curioso para saber o que será da Hazel.

HAXI 21/09/2021

Que HQ incrível...
5 estrelas ctz, entra no top 10 HQs favoritas fácil. Esse final me deixou sem chão espero que o autor volte a publica ela logo ?
Ivan. 23/09/2021minha estante
Essa série é boa mesmo!!

Bruno Oliveira 06/10/2021minha estante
Concordo com vc! Essa série é muito boa. Parei no sexto volume. Tô de olho nos próximos volumes há tempos (o 7, o 8 e o 9), mas estão tão caros... Tô esperando uma promoção. Hehehe

HAXI 06/10/2021minha estante
Tbm pretendo comprar mas esse preço atual dessas HQs me matando

Rodrigo.Macedo 18/07/2021

Coisa boa
Será q foi uma referência ao Hobbit? A menina Sophie indo de encontro ao dragão? Legal como é possível perceber q o autor fez questão de colocar várias personagens mulheres empoderadas e donas do seu destino. Outras pontos de reflexão q notei é sobre homofobia e xenofobia.

lexsouza 30/03/2021

Vol 5
Saga não é uma obra prima mas com certeza é um dos melhores quadrinhos do gênero space opera.

Jaqueline 14/01/2021

A busca pela redenção
Uma das grandes qualidades de Saga é conseguir retratar de forma muito realista dilemas humanos, sendo que esta característica está fortemente presente aqui. É importante destacar que esse volume é dividido por 3 núcleos: um focado nas consequências das ações de Dengo, outro no resgate dos filhos de Marko e do príncipe Robô e um na busca da cura de The Will por Gwen, Sophie e The Brand.
Tendo como pano de fundo o resgate de Hazel em um ritmo alucinante, somos convidados a refletir sobre muitos temas (que serão falados de forma geral para não virarem spoilers):
1) A violência: mais do que a violência causada pela guerra interplanetária, temos a violência contra a mulher.
2) A busca pelo perdão e redenção: pelo fato dos personagens em Saga serem muito humanos, eles estão suscetíveis a erros e decisões equivocadas. Alguns deles percebem isso e são levados a medidas extremas para conseguir o perdão dos outros e de si mesmos.
3) O uso de drogas: já havíamos visto os personagens tendo um primeiro contato com as drogas no volume 4, porém o seu papel no volume 5 ganhou destaque.
4) A busca inconsequente pela aceitação: estar em um grupo não significa fazer parte dele, a aceitação é um processo muito mais elaborado do que simplesmente estar com outras pessoas.
Estes são só alguns dos principais temas que este volume aborda. Acredito que isso, atrelado ao desenvolvimento das personagens, fez com que chegássemos ao quinto volume com personagens muito fortemente construídos, permitindo que eles reflitam dentro da obra sobre os seus próprios erros e se transformem. Mais do que um salto de tempo, vemos um salto de amadurecimento e crescimento das personagens a cada nova edição.

Nat 10/11/2020

Marko ficou à procura da família, mas quando a encontrou a filha já havia sido sequestrada. O príncipe Robô encontrou seu filho e matou o homem que havia matado sua esposa.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Jeniffer 31/08/2020

O melhor até agora
Este foi o melhor volume de Saga até agora. A história é simples e complexa ao mesmo tempo (sim, é possível), não há um minuto de paz e o melhor, pelo menos para mim, é que mostra o quão complexas as relações interpessoais são, como você lida com você e com os outros nos diz mais do que palavras.

"Morrer é definitivamente o último sacrificou que se pode fazer... mas, às vezes, é o primeiro que determina o tom de tudo que vem depois."

Paulo 26/04/2020

Saga continua arrasando com uma narrativa que não para nem por um segundo. Esse quinto volume tem muitas peças em movimento. Quando você imagina que vai ter um respiro, algo mais emocionante acontece a seguir. Vaughn nos mantém presos desde a primeira página. Se eu posso dizer em relação a volumes anteriores, essa é a melhor edição até o momento. O trabalho com personagens continua no topo e mesmo a temática que é o foco desse volume, o arrependimento, é muito bem trabalhada.

A arte da Fiona continua belíssima. Mesmo com o fato de ela não ter tido muito espaço para se espraiar pelas páginas, ela mostra o repertório que possui. A variedade de tipos de personagens diferentes é espantosa. Temos desde um dragão, passando por diversos robôs, mutantes malucos e situações malucas. Essa variedade dá muito frescor aos capítulos já que nada é igual o tempo todo. O leitor sempre fica perdido diante da quantidade de informações presentes em cada página. O cuidado com frente e fundo mostra o quanto a Fiona se preocupou em adequar sua arte ao roteiro do autor. Tudo o que ela faz é orgânico e parece realmente complementar o roteiro. Por essa razão Saga é tão espetacular; tudo é coeso e coerente. Já não tenho mais adjetivos para qualificar a arte da Fiona. Vou ser um pouco perfeccionista porque ela me acostumou com o sensacional e dizer que eu queria ter visto uma quadrinização mais aberta, com menos quadros. A arte dela implora por isso e é chato vê-la tão comprimida. Sei que essa era uma edição que pedia isso, mas mesmo assim me incomodou um pouco.

Arrependimento é a palavra-chave deste volume. E vemos diversos personagens lidando com esse sentimento ao longo de toda a narrativa. Quando fazemos algo que não gostaríamos de ter feito. Como nos sentir diante disso? Não é possível voltar atrás como veremos nas diversas narrativas presentes neste volume. Tudo o que podemos fazer é aceitar e buscar mudar algo ou se conformar com aquilo que foi feito. Mudança ou aceitação. Não podemos refazer as coisas, viajar no tempo. O que podemos é aprender com aquilo que erramos e buscar nos tornarmos pessoas melhores. Ou então simplesmente zerar e começar de novo.

O personagem que passa por maiores transformações neste volume é Marko. É preciso lembrar que ele é uma pessoa que abomina a violência. E terminamos o anterior com ele arremessando uma caixa no rosto de Alana, algo que provocou a separação do casal. Ele acaba precisando lidar com o que fez. Infelizmente ele decide fazer da forma errada no começo e acaba se afogando no próprio arrependimento. Por todo este volume ele revive algumas sequências de sua infância e do período em que ele esteve envolvido na guerra. Ter matado pessoas, mesmo sendo durante uma guerra, causou feridas em seu coração. É um momento importante para entendermos de onde veio o seu estilo pacifista. A reação dele ao fato é a normal em qualquer ser humano: se afogar em bebidas e drogas. O que não passa de uma fuga do problema real. Fica até os meus parabéns à maneira como o autor faz com que o personagem dê a volta por cima. Nos estimula a repensarmos nossos valores e a como devemos buscar forças mesmo nos momentos mais difíceis.

Já Alana está junto de Dengo sendo levada em uma espaçonave a um planeta distante. Aparentemente o robô deseja vender Hazel a um grupo de revolucionários. Este grupo não é favorável nem a um lado nem a outro da guerra. Tudo o que eles desejam é pura anarquia. A princípio, Dengo fica animado com a perspectiva, mas vamos ver que as coisas não são tão simples assim. O amor de Alana por Hazel vai ser muito testado aqui. É até um contraponto ao volume anterior que viu um contato maior entre Marko e sua filha. A maneira como ambos se envolvem com Hazel é diferente: enquanto Marko precisa de Hazel como um complemento a seus sentimentos, o amor de Alana é o amor de uma mãe, como uma parte de si.

No outro grupo temos Gwen, Sophie e The Brand buscando uma cura para The Will. Eles acabam parando em um planeta buscando fluidos corporais de um dragão macho. O que eles encontram é algo completamente diferente do que eles tinham imaginado. Gwen acaba não tendo muito espaço aqui, e acabamos conhecendo um pouco mais da personalidade de Sophie. Uma menina atrapalhada e que está em busca de aceitação por parte dos membros do seu grupo. Essa necessidade cria problemas até desnecessários para todos. Aliás, o autor não tem a menor pena de sacrificar um personagem. E de maneiras bem sangrentas.

Em um volume marcado por histórias se desenvolvendo para todos os lados, Marko brilhou demonstrando sua capacidade como um pai que ama sua família. Ele sabe que errou e busca uma maneira de se redimir por seus pecados. A arte da Fiona continua maravilhosa e não é à toa que esta é uma série que sempre concorre ao Eisner. A qualidade do roteiro de Vaughan continua ficando cada vez melhor. Ele demonstra estar à vontade com seus personagens e retirar deles o máximo de seu potencial.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Lolli 28/03/2020

não tenho nem palavras pra descrever essa edição. não se apeguem a personagens. não se apeguem a ideia de que a família vai ter um final feliz. não se apeguem a ideia de que hazel vai ter uma infância feliz. (ela é tão fofa meu deus) muito bom. muito bom. tava com saudades de sentir que algo era assim TÃO bom.

@Marverosa 29/07/2018

Trama desenvolvendo forte, personagens que se vão.

Meio estilo GOT, não se apegue a nenhum personagem...

Gostei do modo como eles vão conectando aos poucos coisas dos primeiros quadrinhos.