Tô Frito

Tô Frito Luciana Fróes...

Resenhas - TÔ FRITO

Aline 31/12/2020

Muito interessante
Esse livro reúne algumas histórias curiosas de renomados chefs de cozinha. Adorei a leitura, muitas histórias são realmente interessantes, outras engraçadas, de superação e por aí vai. Um excelente passatempo!

Flavia 07/10/2020

Leitura deliciosa (desculpa o trocadilho :P)
Um livro de ?causos? gastronômicos bem divertidos e interessantes. Leitura fluida como uma conversa de bar. Recomendo.

Ju Fornazier 10/07/2020

Livro de relatos de grandes chefs de cozinha, que contam como alguns desastres resultaram em famosos pratos em seus restaurantes!! Bom pra passar o tempo!!

Dea 04/07/2020

Cuidado: livro de dar água na boca
Mais este pra conta... 21º livro de 2020... bem divertido, mas causa uma vontade imensa de viajar para provar todas as delícias gastronômicas mencionadas... a maioria delas concentrada no Rio de Janeiro... mais um motivo para elogiar a “Cidade Maravilhosa”... boa parte dos famosos chefs brasileiros mencionados no livro habitam por lá... mas o meu preferido (Alex Atala... um fofo de tão simpático) está na minha querida São Paulo e eu tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente e experimentar sua maravilhosa comida ano passado. Recomendo o livro e o DOM, restaurante paulistano do Atala.

Bárbara 19/06/2020

Ótimo livro para quem curte reality gastronômico! Vários nomes conhecidos e histórias engraçadas!

Mayra247 07/06/2020

TÔ FRITO!
Um livro muito divertido que conta histórias muito interessantes de desastres na cozinha que se tornaram pratos deliciosos nas mãos de chefs criativos. Adorei!

EduardoCDias 26/04/2020

Cozinha de erros
Erros em qualquer área de trabalho normalmente levam à decepção e raiva, mas às vezes pode levar à experiências bem interessantes.

paulafr 23/04/2020

Livro delicioso!
Uma leve brincadeira no título da avaliação para parabenizar as escritoras e os Chefs. Livro gostoso de ler, fácil, rápido, engraçado, curioso, um compilado de coisas boas. Vale a leitura.

Andreia.Kohut 17/04/2020

Uma delícia conhecer alguns dos erros que levaram a grandes acertos dos chefs que exaltam o nome da nossa gastronomia. Gostoso e rápido de ler!

Ingrid.Rosa 06/04/2020

O livro traz o relato de diversos chef's renomados da gastronomia brasileira - principalmente os radicados no Rio e em São Paulo - para dar seu testemunho sobre situações que despertavam o sentimento de estar frito ocorridos ao longo de suas carreiras.
Após uma breve apresentação, 2 ou mais histórias são narradas em primeira pessoa, algumas mais divertidas ou inspiradas do que outras, em que geralmente esses momentos se transformaram em aprendizados valiosos.
Porém, não gostei muito da forma como as histórias foram transportadas para as páginas. Parecia que o Chicó de O Auto da Compadecida estava narrando, finalizando com o seu bordão de "não sei, só sei que foi assim", deixando as narrativas sem fim, mas foi uma leitura leve para passar o tempo.

Cheiro de Livro 30/10/2017

Tô Frito!
Já falei muito aqui que adoro cozinhar e estou sempre na cozinha. Esse meu gosto pelas panelas somado a característica familiar de amar uma novidade me fazem ser uma leitora assídua das colunas da Luciana Fróes no Globo, estou sempre em busca de uma nova dica de lugar para comer. Quando vi o lançamento de “Tô Frito” fui logo colocando na lista para ser lido, afinal é literatura e cozinha, duas paixões, no mesmo lugar.

Luciana Fróes e Renata Monti compilam uma série de histórias divertidas sobre erros na cozinha de Chef famosas que geraram novos pratos e algumas saias justas que eles já tiveram que encarar nos anos de carreira. São vinte chefs que contam causos da cozinha, todos devidamente apresentados pelas autoras. “Tô Frito” é dessas leituras leves que quando se vê já está quase acabando. Cada é história é uma diversão e eu que adoro inventar na cozinha, que já errei muito testando receitas, é um alento saber que entre os profissionais isso acontece também.

Entre os Chefs que contam seus percalços na cozinha tem de José Hugo Celidônio a Thiago Castanho, dois Chefs alias que adoro. Tenho saudade do Clube Gourmet da minha infância de frente para o cemitério e tenho planos de voltar em breve para Belém só para comer divinamente no Remanso do Bosque. O livro é isso vai trazendo lembranças dos Chefs e despertando as lembranças gastronômicas do leitor.

É leitura para descansar a cabeça e ficar com fome, muita fome.

site: http://cheirodelivro.com/to-frito/

Leila de Carvalho e Gonçalves 21/10/2017

Faser De Um Limão Uma Limonada
Se errar é humano, tirar proveito da situação exige prática, habilidade e conhecimento de causa. Esta é a premissa de "Tô Frito!", uma coletânea de saborosos desastres culinários cometidos por vinte conhecidos chefes de cozinha. Sem o menor constrangimento, eles relatam como estes deslizes, distrações ou acidentes, frutos do acaso e do descaso, transformaram-se em acertos memoráveis.

O próprio título foi extraído de um destes episódios. Num descuido, um grão de arroz, usado na preparação de um risoto por Claude Troisgros, foi parar na frigideira com óleo fervente que estava ao lado. Após estourar, virou o ?arroz pipoca?, sucesso no cardápio do seu restaurante, o Olympe, no Rio.

De uma torta de merengue que desmoronou minutos antes de ser servida até um apagão num Dia dos Namorados com o restaurante lotado, há casos para todos os gostos que, cobertos de um humor refinado, compõem uma agradabilíssima leitura. Acredite se quiser: o D.O.M, primeiro restaurante brasileiro a integrar a lista dos melhores do mundo de acordo com a revista inglesa "The Restaurant", inaugurou sem fogão. Como seu proprietário, Alex Atala, contornou o problema, está no segundo capítulo no qual ele também menciona um pequeno acidente ocorrido em Singapura, durante os preparativos para um grande jantar, que quase lhe custou o braço e o fim de sua carreira.

A chefe Roberta Sudbrack afirma que erros podem ser boas fontes de inspiração, portanto, "Tô Frito!" comprova que acima de tudo, o importante é saber fazer de um limão uma limonada. Até a próxima!

Nota: Optei pelo ebook e tive a oportunidade de folhear o livro, pois comprei um exemplar, para presentear um amigo que curte gastronomia. Os dois formatos primam pela qualidade, recomendo.

quasemineira 09/10/2017

Perfeito!
Essa coletânea narrada em primeira pessoa por diversos Chefs de cozinha famosos, como Alex Atala, Guga Rocha, Roberta Sudbrack e tantos outros, me remeteu aos meus tempos dentro da cozinha no início da minha carreira na gastronomia.

O melhor exemplo de estar frita, é saber contornar uma situação de puro desespero em pratos que se tornam famosos e fixos em cardápios.

No livro, cada Chef como suas histórias de como uma situação toda errada, deu certo mesmo a 400m de altura, como no caso da Chef Morena Leite que num jantar comemorativo no Pão de Açúcar, o único fogão explodiu e a solução foi fazer um fogareiro ao bom estilo sobrevivencia na mapa.

Alex Atala, por exemplo, compartilha como um "bife" arrancado do cantinho da unha, foi porta de entrada para uma bactéria, abrindo um peixe lá na Ásia e, resultou em três cirurgias por lá e uma em São Paulo. Quase ele perde a mão! E a carreira...

São histórias assim que nos lembram que a gastronomia é cheia de erros e acertos, não devemos nos culpar por isso. Os melhores pratos são criados em momentos de pressão, um cozimento que passou do ponto, um ingrediente que chegou errado... São imprevistos que nas mãos dos melhores dos melhores Chefs brasileiros, ficaram pra história.

Devorei o livro em um dia, são histórias bem curtidas que rendem uma deliciosa gargalhada. E ainda, são ilustradas por Paulo Villela do mesmo jeito que tenho certeza, que você também imaginou as cenas.

Amantes da cozinha, cozinheiros, aspirantes as Chefs e os bons provadores, com certeza vão se divertir com "Tô Frito", das jornalistas Luciana Fróes e Renata Monti.