Batman: Nightwalker

Batman: Nightwalker Marie Lu

Resenhas - Batman: Nightwalker

Nati 28/04/2020

"You have a heavy heart, for someone with everything."
Eu gosto muito da escrita da Marie Lu, e estava empolgada por ela assumir a história do Batman, que é um dos meus personagens favoritos da DC. E devo dizer que, de personalidade, a autora fez um bom trabalho capturando o senso de justiça e dever do Bruce, de querer ajudar os outros mesmo que a troco dele mesmo. Porém, senti falta aqui daquela aura mais sombria que sempre permeou as histórias do Homem-Morcego e de Gotham City. Eu entendo que aqui vemos uma faceta adolescente do Bruce, antes do Batman - apesar de serem plantadas as sementes do vigilante que ele irá se tornar ao longo da história. Mas o Bruce e a própria Gotham parecem quase alegres e tranquilos aqui, diferente do que se conhece do canon dos quadrinhos e filmes.

O plot em si é interessante, e tem alguns pontos de virada até surpreendentes, mas em geral segue numa linha previsível. Bruce, pra alguém que se diz vivido, é enganado com muita facilidade. Além disso, tem um romance inserido aqui que não só era desnecessário, como irritante e extremamente cliché. Os personagens secundários, amigos do Bruce, eram mais interessantes que a outra personagem principal, porém foram super subutilizados - poderiam ter sido mais explorados, ter tido mais cenas com o Bruce e talvez isso tivesse levantado mais o livro. O final é bem fechadinho, se não clichê, e permite que o livro se encaixe em alguma linha das histórias do Batman. Eu gostei da leitura, mas esperava mais tanto da Marie Lu quanto do personagem - esperava algo mais sombrio, com mais ação. Dos 3 que li da série, talvez o que menos gostei até o momento.