Uma longa queda

Uma longa queda Nick Hornby

Resenhas - Uma Longa Queda

1 | 2 | 3 | 4

camila2911 19/02/2024

É interessante acompanhar a jornada de 4 suicidas descobrindo que a vida não é tão ruim assim. No meio do livro fiquei de saco cheio de tanta conversa que claramente não levaria a nada, mas que no final das contas levou, que era justamente eles descobrirem que viver não é tão ruim quanto eles pensavam.

salles27 10/01/2024

????????
É muito bom o jeito que o autor escreve e o rumo da história vai mudando de um jeito que te deixa animado. É bastante engraçado em alguns momentos.

Tati 29/12/2023

Li a sinopse e me interessei, mas a leitura não fluiu. A história, os personagens, nada funcionou pra mim.

Anala 04/12/2023

Irreverente
Eu há muito já havia falado o quanto esse livro criou a definição de irreverente. Ele é ácido, ele é perspicaz, tem uma escrita fantástica e faz uma construção de personagem incrível. Eu não dou cinco estrelas, pois, em certo momento, achei muito maçante(?). Não tenho certeza se essa é a palavra. Certamente demorei muitos meses para ler.
Há muitas reflexões colocadas de forma a dar um tapa em nossa cara e ainda é extremamente engraçado. Usei palavras muito grandes para descrevê-lo, mas, sério, ler esse livro é uma experiência que todos deveriam ter.

Erica 02/11/2023

Ok
Nada espetacular... Apenas ok.
Não achei tão legal a visão de cada personagem, pareceram forçadas demais.
Final bem mais ou menos.
Apesar disso, a leitura flui.

lau 31/07/2023

Gosto muito do nick hornby, diria que ela está se tornando um de meus escritores favoritos. suas ideias são criativas, o universo envolvente e a escrita que flui. ?uma longa queda? tem uma premissa muito interessante, assim como sua maneira de abordar o suicídio. chega um ponto onde os diálogos acabam ficando meio repetitivos, mas sinto que isso reflete o quanto eles estavam presos no lugar, na vida.

Roberta.Barbosa 23/01/2023

um livro cheio de diálogos vazios e que não levam a lugar nenhum e o final é assim, me obriguei a ler querendo tirar o que está muito tempo na estante e não tem porque reler um dia, não vi humor nenhum que era o que ao menos esperava.

Artur 12/01/2023

Não é bem uma resenha
Eu gostei do livro, anotei algumas coisas mas não vou chegar nem perto de fazer uma super resenha, além do tema ser delicado, eu achei que foi tratado de forma real, verossímil mas ao mesmo tempo desleixada, meio que sem importância, talvez meio fantasiada.

Sei lá me deu um pane mental paradoxal.

Me incomodou em algumas partes, mas acho que incomodaria todo mundo que já pensou no tema.

Kemi | @Kemilivros 23/12/2022

Suicídio tem mais a ver com a morte ou com a vida?
Qual a probabilidade de 4 pessoas desconhecidas se encontrarem num terraço no mesmo dia, mesmo horário, com o mesmo propósito?

Martin, Maureen, Jess e JJ levam vidas difíceis. Cada qual com os seus problemas, com os seus pesos. Um apresentador de TV acusado de pedofilia, uma mãe de uma rapaz em estado vegetativo, uma adolescente que levou um pé na bunda e um músico fracassado, respectivamente.

Motivos bons o bastante para morrer ou para continuar vivendo?

Em Uma Longa Queda entramos na cabeça de 4 pessoas "potencialmente" suicidas e aprendemos o quanto a vida pode ser dura em diversos momentos, mas que com um certo esforço podemos nos levantar e seguir em frente.

Jaqueline.Sayumi 23/03/2022

A premissa do livro é sensacional, estava ansiosa pela leitura. No início possui uma narrativa fluida e divertida, entretanto do meio ao final, foi se tornando bem cansativo e repetitivo.

nicolasmeneses 17/02/2022

Um bom livro
Surpreendente na narrativa de um suicídio, confesso que a primeira parte foi a que mais me agradou no livro

Elide.Serra 16/01/2022

Impressionante
Demorei para engrenar nessa leitura, no entanto, nesta segunda tentativa me encantei.
O autor é maravilhoso em sua escrita, com o humor característico e impecável linguagem.
Enredo bem construído, descrevendo os conflitos e questões de cada personagem com cuidado e atenção.
O livro é profundo e repleto de reflexões, buscando abordar temas complexos de forma a diminuir ou amenizar seus pesos.

Helena.Carvalho 12/10/2021

A premissa do livro é muito interessante, tanto que só de ler a sinopse já fiquei super animada para a leitura.
Nas primeiras páginas essa animação se manteve, pois a narrativa em segunda pessoa e com quatro pontos de vista diferentes não é algo com que estou acostumada, o que me deixou muito curiosa pra ver como seria o desenvolvimento do livro.
No entanto conforme a história foi avançando notei que a escrita do autor se tornou um pouco repetitiva, lenta (tudo que é descrito na sinopse demora quase duzentas páginas pra acontecer) e até maçante, o que acabou deixando a leitura bem cansativa. Além disso algumas falas bem problemáticas e preconceituosas dos personagens não foram bem trabalhadas e acabaram soando como se fossem "ok".
Apesar de todos os problemas que encontrei na leitura ainda consegui destacar alguns pontos positivos, como as reflexões que os personagens fazem que são capazes de nos deixar pensando por um bom tempo, algumas cenas que nos permitem entender melhor como cada um deles se sente, e os momentos cômicos que acabam aliviando a tensão do tema pesado e das dificuldades que os quatro protagonistas enfrentam.
No geral foi um livro razoável, com altos e baixos, mas que não teve um grande destaque pra mim.

deb_xavier 21/07/2021

Ponto de vista
Gostei de como o livro mostra que não tem tempestade que não passe quando nos permitimos olhar as coisas de outro modo. Abordou os possíveis motivos de suicídio de forma leve e descontraída até, mostrando diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto.
A linguagem muda conforme o narrador(tem 4) mas nada que fique impossível de entender. Recomendo bastante.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 04/05/2021

Olá queridos amigos leitores! O Doidos por séries e livros não foi hackeado, mas a dica de hoje não é um nacional ??

Na semana passada ganhei de um amigo esse livro de presente, e sem saber do que se tratava exatamente, comecei a ler, e me vi apaixonada pelos 4 protagonistas da história.

Em uma narrativa sem divisão de capítulos (parece estranho, mas ficou bem interessante) o autor alterna entre os pontos de vistas de Maureen, Martin, Jess e JJ. Quatro pessoas que estão no Topper's House a meia noite do último dia do ano para se suicidarem.
Martin é uma pessoa famosa que foi acusada de pedofilia por ter relações sexuais com uma menina de 15 anos, Maureen tem um filho em estado vegetativo e não aguenta mais sua própria vida, JJ só tinha talento para a música e viu sua banda desmoronar, e o amor de sua vida ir embora, e a louca da Jess que aparentemente está apenas sofrendo por um coração partido.
Eles compartilham suas histórias e resolvem voltar para finalizar a tentativa de suicídio no dia dos namorados (uma data que também lidera o ranking de tentativas de tirar a própria vida segundo eles) , porém algumas circunstâncias farão com que eles se encontrem novamente mais rápido que imaginavam.

Me identifiquei muito com Maureen, apesar de ela ser religiosa fervorosa, mas sua história de vida com Matty, traz reflexões sobre o quanto a gente aguentaria.

Martin que é o personagem mais odioso a princípio também vai ganhando espaço na nossa empatia através do cuidado com Jess.

O que parece a princípio uma trama meio mórbida vai ganhando uma grandiosidade ao longo da escrita que é realmente impossível largar a leitura.

Este foi meu primeiro contato com a escrita do autor, mas ja quero e muito ler toda a obra dele.

Uma longa queda foi adaptado também para o cinema.

#umalongaqueda #nickhornby #alongwaydown #companhiadasletras

1 | 2 | 3 | 4