Mistério em Chalk Hill

Mistério em Chalk Hill Susanne Goga

Resenhas - Mistério em Chalk Hill

1 | 2 | 3 | 4

Ana Ceci 07/04/2020

Aventuras sobrenaturais te esperam nesse livro!
Caso estejam procurando algum livro intrigante para ler, fica aqui a sugestão de “Mistério em Chalk Hill”, da autora alemã Susanne Goga.
Ficar sabendo de uma morte misteriosa em uma mansão na colina e que seus empregados parecem esconder um segredo sobre isso é o que desperta a curiosidade de Charlotte Pauly, ou Fräulein Pauly. Charlotte é uma jovem alemã que deixa Berlim para lecionar para a pequena Emily, de oito anos, que mora em Chalk Hill, nos arredores de Londres. Charlotte realmente achou que esse seria um ótimo recomeço para sua carreira de preceptora, porém estranhos acontecimentos envolvem garota Emily e a saúde mental da garota é posta à prova. Charlotte precisa agira rápido se quiser ajudá-la e solucionar esse mistério. Para isso, ela terá a ajuda de Tom Ashford, jornalista, que foi enviado para investigar o caso.
Bom, ler uma história tendo como cenário a Inglaterra vitoriana é sempre uma boa ideia! Com “Mistério em Chalk Hill”, foi fácil me apegar aos personagens Charlotte, Emily e Tom. Esses três são a melhor parte do livro! A autora descreve muito bem os cenários da Inglaterra e nos faz querer entrar na história para entender os acontecimentos estranhos na casa em Chalk Hill, afinal, não é sempre que uma garota de oito anos tem visões fantasmagóricas de sua falecida mãe! Gostei da forma como a autora conectou todos os fatos que precisaram estar presentes na história para que ela fizesse sentido. O passado de cada personagem é importante para se entender o presente. O que eles fizeram anteriormente implica em suas ações de agora. O único ponto negativo que destaco é que o livro tem mais de 400 páginas, e acredito que as ações podiam ter se resolvido em 350 páginas com certeza. Às vezes, detalhes demais também cansam...
Enfim, foi um bom livro para distrair, que fala sobre eventos sobrenaturais, paternidade, confiança e, sobretudo, amor. Adorei acompanhar as aventuras de Charlotte, uma personagem que guardarei com carinho na mente, além de ter torcido para o final que a história teve!
Uma última observação: um dos eventos sobrenaturais não foi explicado...então, como lidar com isso?

>>>Vejam mais no Instagram do @Territoriodoslivros

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/?hl=pt-br

@Mihleituras 05/11/2022

Amei esse livro. A leitura te prende do início ao fim. Leitura fluída, envolve muito mistério e suspense. Conta a história da pequena doce Emilly. Ela vive na mansão, atormentada por pesadelos e visões da mãe que morreu em circunstâncias misteriosas. Amei o final.

Lari reis 18/01/2021

Achei a leitura meio arrastada, previsível e algumas vezes repetitiva, o final não me agradou muito. Apesar disso a história me cativou, li rápido, a escrita da autora é muito gostosa de ler, e eu gostei dos personagens. Me rendeu alguns momentos de suspense. É um livro bom.

Evertoon 29/07/2021

Era melhor assistir o filme do Pelé...
Uma boa história, porém mal contada e mal explorada. Na maior parte do tempo a autora dá voltas em assuntos e diálogos irrelevantes, insiste em problemas superficiais, fofocas e mimimi.

Péssimos personagens, irritantes e sem propósito.

O livro falha como mistério, não existe nenhum. E o que tenta esconder, é ridículo.
Falha como terror, porque não existe na história.
Falha como romance, porque não existe nenhum.

A escrita não é ruim, a autora escreve de forma ágil, mas não conta nada interessante.

Se for o último livro em sua estante, leia. Caso tenha mais opções, por favor, fique longe dessa obra que apresenta excelente serventia como apoio de mesa.

Eclipsenamadrugada 09/01/2021

Mistérios do espírito.
Muito bom, o final não foi como esperava pois a escritora estava com muita preguiça, ou resolveu que os leitores deveriam imaginar o que viria a seguir, porém não tira o quão boa é a história, Valeu....

Carla 30/04/2023

Ótima experiência
Amei a experiência dessa leitura. É um suspense com toques sobrenaturais que nos ensina muito sobre o final do século XIX, na Inglaterra aristocrática.

A personagem principal, alemã, jovem, vai trabalhar em uma casa isolada para educar a pequena Emily que acaba de perder a mãe.

Logo após a chegada de Charlotte algumas coisas estranhas acontecem com Emily e começam as especulações sobre a saúde mental da menina.

É uma história muito sensível sobre luto, pai distante e sobre os costumes da educação das meninas e a vida das mulheres que se dedicavam a serem as educadoras e abrirem mão de suas vidas para estarem sempre disponíveis para seus empregadores.

Tem romance e mistério e se alicerça em informações reais sobre a Sociedade de Investigação Psíquica da antiga Londres. Sociedade que, segundo a autora nos conta no final, ainda existe.

Recomendo essa leitura aos amantes de mistérios, suspense e romances. O final é triste e bonito!

Dani Américo 06/01/2022

O livro é vendido como suspense e não foge do gênero. O ambiente é muito bem descrito assim como os personagens, a autora se dedicou muitoa criar a personalidade de cada personagem e esse é um dos pontos que mais prende o leitor ao livro. Percebe-se a associação com a tematica de Charlotte Brontë e a tentativa de inserir mistérios como os lidos nos contos de sherlock holmes, nesse ponto ha falhas: próximo ao final do livro o desenrolar da trama ja esta bem explícito. Entretanto a história não foge do caráter de suspense psicológico: o cenário, as escolhas dos personagens, os acontecimentos não negam isso, apesar de termos uma boa ideia do final, a construção é muito boa. Inclusive esse é um ponto importante, houve muuuuita pesquisa para esse livro e talvez seja o mais fiel a descrição da época que eu ja li. A autora não tenta romantizar (por graças) as limitações que mulheres e criancas tinham, nem as dificuldades em se inserir em uma sociedade excludente, apesar dos personagens serem de classes altas e com muitos privilégios, os eventos são bem detalhado e a crítica as artes da época é a parte cômica da narrativa. Senti falta de detalhes donpassado de personagens secundários, como o declínio do casamento de Andrew e Ellen, mas esse também é o ponto que mais trabalha as possiveis doenças mentais, suas causas e consequências dentro da narrativa. Fora isso, indico aos leitores que não esperem romance. Não tem. O livro não é focado nisso. Mas se estão atras de um suspense psicológico, indico.

Jeh Xavier @dramatica.literaria 13/10/2020

Charlotte é uma preceptora dedicada, ela ama trabalhar com crianças e agora ela acaba de deixar seu país a Alemanha e parte rumo a Inglaterra. Lá ela irá trabalhar para um importante político da cidade e cuidará de sua filha Emily, uma garotinha de 8 anos.

O ano é 1890 e as sessões espíritas estavam se tornando cada vez mais comuns na Inglaterra. Tom é um homem cético, desde que foi enganado por um charlatão que se aproveitou de sua dor ao perder sua esposa. Ele escreve críticas de teatro e obras literárias para um jornal, um dia ele recebe um convite para fazer parte de um grupo de cientistas que investigam essas pessoas que se dizem capaz de falar com espíritos.

Em Chalk Hill Charlotte se vê envolvida em uma família repleta de segredos e mistérios. Emily é uma garotinha adorável mas vive atormentada pela morte da mãe e Charlotte mesmo sem querer acreditar, teme que ela esteja sendo assombrada pelo espírito da mãe. O pai da pequena Emily se recusa a falar da morte da esposa, os criados foram proibidos de mencionar a falecida patroa e Charlotte terá que investigar por conta própria o que aconteceu naquela casa.

Uma história repleta de segredos e mistérios, achei muito interessante a obra abordar o tema das sessões espíritas, essa sociedade realmente existiu na época e investigavam a veracidade dessas sessões. Charlotte se vê cada vez mais envolvida com Emily e não mede esforços para descobrir os mistérios de Chalk Hill, e embora eu tenha adivinhado o final, nem por isso o livro deixou de ser uma ótima leitura e nem fez a história perder seu brilho.

Você gosta de histórias repleta de mistérios e com um ar sobrenatural? Já conhecia esse livro?

Fabio Pedreira 17/01/2018

Misterio em Chalk Hill
Ao ver a sinopse desse livro eu logo fiquei curioso, achei que fosse algum livro policial, mesmo que em uma época passada. Ele não é isso, mas definitivamente é um suspense e com certeza me surpreendeu.

Mistério em Chalk Hill se passa em 1890, com a jovem alemã Charlotte Pauly deixando seu país natal para ir lecionar na Inglaterra. Charlotte é uma precursora, aquelas mulheres que antigamente davam aulas particulares para crianças e ensinavam os bons modos da época para as garotas, e ela acaba indo ensinar em Chalk Hill, para a pequena Emily. A garotinha tem apenas seu pai já que recentemente perdeu a mãe em um acidente. Caso esse que é terminantemente proibido de se falar na casa, já que Sir Andrew, o pai da garota, proíbe que qualquer um simplesmente cite o nome da falecida esposa em sua casa ou na sua presença.

O problema é que a pequena Emily tem pesadelos constantes com a mãe e, preocupada que isso possa ser um fator prejudicial para a menina, tanto mentalmente como no aprendizado, a jovem Charlotte decide investigar por conta própria o que aconteceu. Só que com o tempo coisas estranhas começam a acontecer ao redor da casa; uma presença misteriosa, a criança que começa a ver a mãe, velhas malucas falando coisas sem sentido e o estado de Emily que as vezes só parece piorar, tendo um comportamento muito estranho em determinado momento.

E é aí que entra a figura de Tom Ashdown, um jornalista, crítico de peças teatrais que trabalha para a SPR (Societ for Psychical Research), uma sociedade que busca investigar de forma mais cientificamente possível se existem fenômenos sobrenaturais. Tom é designado para o caso da jovem Emily quando o pai da garotinha o procura para saber se ela realmente pode conversar com a mãe morta. Assim Tom parte para Chalk Hill e junto com Charlotte eles vão investigar esse caso mais a fundo.

Como eu já citei, essa história me surpreendeu. Simplesmente não conseguia parar de ler, estipulava uma meta de 50 páginas por dia e quando via já tinha lido 100. No último dia li mais de 200 e ninguém me pergunte como, porque, assim como Emily, deve ter sido um caso sobrenatural kkkkk. Tudo bem que as vezes o livro pode parecer um pouco lento para acontecer as coisas, mas sempre algum pequeno mistério vai sendo jogado para o leitor que acaba deixando-o curioso.

É um suspense que brinca muito com o fato da existência de um possível plano espiritual, ou de pessoas que possam falar, prever ou coisas do tipo. Pelo menos a questão principal aqui é de que mesmo as mais céticas das pessoas devem manter a mente aberta para o fato de que talvez existam coisas que não possam ser comprovadas cientificamente. Então existe sempre uma alternância de um lado mais racional e um lado mais espiritual, sendo trabalhado de forma bem elaborada.

Os personagens são todos muito bem trabalhados, até os coadjuvantes, e é fácil se identificar ou com Charlotte, Tom ou Emily, os três mais desenvolvidos. Até a pequena tensão amorosa entre os dois primeiros é trabalhada de forma orgânica, não tendo nada forçado. A ambientação do livro também é muito boa, nota-se uma ótimo conhecimento por parte da escritora em relação à ambientação e costumes da época, tanto que no fim do livro temos algumas imagens atuais de alguns locais famosos de Londres citados no livro.

Então, posso dizer que apesar de talvez algumas partes possam parecer lentas no desenvolvimento para vocês, esse livro vale muito a pena ser lido. E mesmo que vocês descubram no decorrer dele o que provavelmente anda acontecendo em Chalk Hill, eu te digo que ainda assim você se surpreenderá com o final. Para mim é um livro de 4,5 estrelas fácil.

Até a próxima e se você ver algum fantasma, já sabe... Who you gonna call? Ghostbusters
Bruna Araujo 31/01/2018minha estante
Ótimo ver uma opinião positiva sua, alguém que eu gosto e simpatizo, especialmente no gosto literário, sobre este livro, pois, sou louca por ele há tempos, fico muito feliz!

Fabio Pedreira 01/02/2018minha estante
Aaeeehhhhh. Obrigado. Poxa, não tem emoticons aqui kkkk. Ah, eu recomendo viu, gostei bastante desse livro.

BanjoCore 30/09/2020

Arrastaaaaaado...
É um bom livro, até que a história é boa, personagens carismáticos e tal, mas achei muito arrastado.

Sandy 26/03/2020

Não estava dando muita fé no livro, mais quando comecei n quis parar, queria saber o mistério por trás, criei teorias e li até o final pra saber se tinha acertado, e o pior é q acertei. E uma leitura bem rápida, mas sempre tem aqueles capítulos q dão uma enroladinha.

Wilma.Suely 14/12/2020

Livro muito envolvente. Em uma mansão vitoriana, por volta de 1870, um mistério envolve a morte da esposa do proprietário
Com várias referências literárias e 2 personagens reais de uma sociedade de pesquisas psíquicas que hoje ainda existe.

Pedro 12/07/2020

Excelente
Adorei o livro, era vitoriana, assombrações, leitura rápida e dinâmica.
Recomendo.

Neyla 30/11/2017

Quando vi esse livro entre os lançamentos do Grupo Editorial Pensamento fiquei super curiosa. A capa sombria e a sinopse instigante fizeram aquele efeito de "preciso desse livro" e solicitei para leitura, certa de que ele iria me surpreender. E, acreditem, ele foi muito além do que eu imaginava e me deixou vidrada na história do início ao fim.
Charlotte Pauly é uma jovem alemã que chegou à Inglaterra para trabalhar como professora de uma garotinha de 8 anos que acabou de perder a mãe. Ela não sabe bem o que esperar já que a carta recebida pelo novo patrão é um tanto quanto reservada e foi explicado apenas que a pequena garota é adorável, muito dedicada aos estudos e que, há um tempo atrás, sofria com alguns problemas de saúde. Tudo aparentemente normal se tratando de crianças.
Ao chegar em Chalk Hill ela percebe que há algo de errado. Embora Emilly seja uma criança realmente muito amável, a atmosfera da casa se mostra hostil e nem um pouco saudável. As causas da morte da mãe da menina não foram reveladas e tocar no assunto é terminantemente proibido. Como se não bastasse, Emilly frequentemente tem pesadelos com a mãe e relata que a mesma está vindo buscá-la. Em um desses dias, quando vai ao quarto da menina saber o que aconteceu, ela encontra ao lado da cama uma poça de água e fica intrigada já que não choveu e nada foi derramado.
Sem saber como agir, ela busca então saber um pouco mais sobre a morte da jovem mãe, sempre buscando não levantar suspeitas. Em suas investigações ela descobre que Lady Ellen morreu afogada num rio que passa próximo à casa. As causas não são totalmente reveladas, mas tudo indica que ela escorregou, devido ao terreno molhado, e foi levada pela forte correnteza. O mistério que envolve sua morte é muito grande e Charlotte fica cada vez mais ciente de que algo muito estranho está acontecendo.
Quando as coisas começam a ficar piores e os pesadelos acabam ganhando mais força e sendo substituídos por visões, Sir Andrew, o dono da casa, decide a contragosto buscar ajuda. E ela vem em forma de um jornalista chamado Tom Ashdown, homem agnóstico, que trabalha juntamente com uma associação que estuda casos mediúnicos para saber se eles são ou não reais. Com a ajuda de Charlotte, ele irá ao fundo da questão e descobrirão, juntos, segredos que mudarão a vida de todos naquela casa.
Vocês vejam bem... quando meu olho bateu nessa capa sombria eu tive certeza de que esse livro iria ser babado! A atmosfera sombria já começa a partir dela e devo começar dizendo que tem tudo a ver com a história. Chark Hill não é um lugar aconchegante e receptivo, como aquelas casas imperiais que a gente cansa de ver descrições em livros históricos. Não, ela já tem aquele constante ar de mistério, como se a sombra da morte estivesse sempre ali, à espreita. Definitivamente, não é um local que eu gostaria de conhecer.
Essa atmosfera sombria está presente em todo o livro e, junto com o mistério que ronda à trama, deixa o clima ainda mais envolvente. Eu praticamente devorei as páginas e concluí a leitura muito mais rápido do que imaginava. É difícil não ficar curiosa pra saber o que vai acontecer e qual é o grande mistério que circunda toda a trama. E nesse ponto eu preciso dizer a vocês que a autora realmente criou uma história com muito mistério e surpresas, daquelas que você se sente um investigador assim como os personagens.
E já que estamos falando deles, vamos lá fazer aquela nossa análise de sempre a respeito dos protagonistas. Começando por Charlotte, a professora, ou preceptora, que de início achei muito enxerida, mas que com o tempo acabei me acostumando. Acredito que, em seu lugar, eu teria agido de forma semelhante, principalmente quando as coisas começam a ficar mais tensas. Além disso, ela é extremamente perspicaz e é uma daquelas mocinhas que nos ganham por conta de sua forma rápida de pensar e da agilidade com que lida com as adversidades que vão atravessando seu caminho. Charlotte é forte e determinada e nem mesmo seu frio e arredio patrão é capaz de detê-la quando está obstinada a descobrir o que lhe interessa.
Tom me deixou curiosa desde a primeira aparição. E nesse ponto gostaria de informar que a narrativa da história é dividida entre o ponto de vista dele e de Charlotte, portanto é natural se sentir mais próxima de ambos por conta disso. Mas sim, voltando ao nosso galante jornalista, não há muito o que falar a seu respeito. Assim como nossa mocinha, ele também é obstinado e tem um belo faro para descobrir novas situações (não é a toa que é jornalista). É um personagem marcante e, apesar de ter me apegado a ambos, foi dele de quem eu mais gostei.
Achei que a autora foi muito feliz em cruzar as duas histórias: a de Chalk Hill e a de Tom Ashdown. Inicialmente não conseguia entender qual o papel que ele desempenharia na trama, mas quando isso aconteceu deu para perceber que o encaixe dele ali era mais do que preciso. A história ficou ainda mais ágil e pausar a leitura era algo que só fazia quando não tinha mais jeito.
Mistério em Chalk Hill foi a minha melhor leitura do mês e está entre as melhores do ano. A história me prendeu, cativou, instigou e surpreendeu. Estava preparada para ser fisgada, só não esperava que fosse ser de tal forma. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de ler e, principalmente, por ter me deixado levar por uma primeira impressão e me jogado na leitura. Um dos meus maiores acertos e, sem sombra de dúvidas, recomendo demais a leitura!

Insta: @neilson_jr 28/10/2020

Romance ou suspense? Ou os 2?! ?
Livro fica entre a linha tênue do suspense e do romance. Apesar que a história a partir da metade começa ficar meio previsível.

1 | 2 | 3 | 4