The Poet X

The Poet X Elizabeth Acevedo

Resenhas - The Poet X

Barbara Diniz 16/04/2024

Encontrando sua Voz em um Coro de Desafios
Em The Poet, de Elizabeth Acevedo, fui levada à jornada de Xiomara, uma jovem de quinze anos que precisa lidar com a pressão familiar, o despertar da sexualidade, a busca pela identidade e o poder libertador da poesia.

Escrito em versos livres, o livro me colocou diretamente na mente de Xiomara, com toda a sua rebeldia, inseguranças e descobertas. A linguagem franca e autêntica da protagonista me cativou e me fez sentir como se estivesse vivenciando suas experiências ao lado dela.

Acevedo não poupou detalhes ao abordar temas como relações familiares complexas, o papel da religião na vida dos jovens, a descoberta da sexualidade e o preconceito contra o corpo feminino. A história é como um espelho da realidade de muitas adolescentes, retratando suas lutas e anseios com sensibilidade e honestidade.

A poesia slam se torna um refúgio e uma forma de expressão para Xiomara. Através das palavras, ela encontra a coragem de expor seus sentimentos, questionar o status quo e reivindicar seu lugar no mundo.

Apesar de seus acertos, The Poet pode deixar alguns leitores querendo mais. A narrativa, por ser contada em versos, pode exigir um pouco mais de esforço do leitor para se manter conectado com a história. Além disso, alguns conflitos apresentados nem sempre chegam a uma resolução completa.

Ronan 25/02/2022

Esperava mais desse livro depois de tanto ouvir falar sobre, mas no fim é um livro bem ok.
Foi uma leitura interessante, mas não vi motivo pra ser um livro em verso.

Yuririn 14/10/2021

This book is really well written. I liked more the story after the 50% of it and I also think It would have been nice to see the mother's perspective after the climax, more development of Xiomara's relationship with Aman and some other subjects could have been more approached, but i really enjoyed reading this book, i was thrilled at some moments and evendough i'm not a total fan of poetry, Xiomara's ones caught my attention, they were overflowing with emotions and definitely got me more involved in the story.

Júlia 23/08/2021

Audiolivro
Todos os booktubers que acompanho recomendaram ler através do audiobook, e quem sou eu para não obedecer, não é mesmo? Pois estavam corretíssimos. A narradora é a autora, e graças a isso você sabe que ela vai transmitir com a voz tudo (e talvez mais um pouco) o que ela quis transmitir com a escrita.
É uma avalanche de emoções em todas as páginas. É cru e intenso e emocionante. É perfeito.

karine 21/08/2021

E a Elizabeth Acevedo faz tudo (novamente)!!
Depois de ler Clap when you land, também da autora, senti muita vontade de ler o livro debut dela e não me arrependi em nenhum momento. Além disso, o livro traz algumas premissas muito interessantes, mas as críticas/reflexões religiosas tiveram um tom bem importante pra mim nessa obra.
Primeiro quero falar da estrutura do livro, que me surpreendeu muito! O livro é contado em parágrafos que se assemelham bastante à versos e, já que o livro fala bastante de poemas, isso trouxe muito a acrescentar à experiência de leitura (o que quero dizer é que a escrita não se dá necessariamente por meio de poemas, mas a estrutura sim se assemelha e há sim poemas inseridos no decorrer do livro). Eu gostei muito de como a história foi contada, os capítulos são bem curtos, mas a escrita traz muito impacto e consegue entregar a mensagem que a autora quer passar.
Preciso dar um grande destaque para as críticas embutidas no livro, assim como em Clap when you land, a história se passa na República Dominicana e existem várias semelhanças com o Brasil (em infraestrutura, questões econômicas e os hábitos religiosos também) e, em um nível mais pessoal (pois cresci em um lar bem religioso assim como a Xiomara), pude me enxergar na personagem principal, em como a criação baseada em religião pode ser mais restritiva, principalmente para filhas mulheres.
O livro é bem rápido e tem várias mensagens importantes, representatividade, a escrita é bem apaixonante, então não tem como não recomendar esse livro!
Obs. Se você souber ler em inglês, eu recomendo que leia na versão original mesmo. Eu dei uma olhada na tradução pra português e apesar de ela ser boa, ela perde bastante a fluidez que o inglês traz para o livro (pela estrutura das frases serem naturalmente menores e porque elas se articulam de forma diferente também). Mas se não souber, ainda recomendo a leitura do livro em português!

laviekei 20/08/2021

Toda história merece ser ouvida
Esse livro é tão forte. A prova de que não existe idade para sentimentos. Que uma pessoa que pode ser considerada "nova demais para entender isso" também sente dores, também passa por situações difíceis, confusas; e não é drama, é apenas ser humano. Eu gostaria de ter lido esse livro na minha adolescência, faria muita diferença saber que o que eu sinto importa.
Tem muitas Xiamara's por aí: pessoas que precisam de atenção, que precisam ser ouvidas. E eu espero que essa história chegue a cada uma dessas pessoas um dia.

Lívia 09/08/2021

Pero, tú no eres fácil.
QUE LIVRO INCRÍVEL!

aí eu to apaixonada, fiquei sentida e tocada de mil maneiras diferentes pelos versos da Xiomara. a forma que é escrito, a forma que é contado pela autora me deixou em um mar de emoções, eu nascida e criada em uma família religiosa (mas não como a de Xiomara) me fez pensar em como muitas crianças são instruídas a serem igual aos seus pais, avós e etc, sem permissão da palavra ou de escolha, e como isso é problemático para a formação dessa pessoa, me deixou muito reflexiva em como as nossas crianças são criadas, engessadas e afastadas de coisas que elas mais gostam, muito bonito a forma que a Xio falou do poder das palavras, da poesia, da literatura, eu como uma aluna de letras fiquei emocionada. esse foi o primeiro livro que li da Elizabeth, mas já quero todos, simplesmente incrível.

Nanda 12/06/2021

Sempre escuto maravilhas desse livro e por isso acho que acabei criando muitas expectativas.

Eu adorei o livro, mas alguns acontecimentos no final me deixaram com a sensação de que foi um desfecho corrido. E não, não acho que isso aconteceu por ser em formato de poemas, pq até certo ponto da história achei que tudo tava se desenvolvendo muito bem.

Mas no geral, vale muito a pena o livro. Ele trás algumas discussões bem importantes e personagens bem cativantes.

Nara 15/05/2021

The poet x
Um livro que me indentifiquei bastante apesar de ser bastante diferente da personagem principal. Leitura bem rápida, fácil e tocante,chorei várias vezes lendo os poemas de xiomara. Acho que toda menina em especial negra deveria ler esse livro.

duda 17/04/2021

Words give people permission to be their fullest self.
Esse livro, essa protagonista, essa autora e como ela escreve E COMO ELA LÊ... não tenho palavras.
Uma experiência única. Se você puder escute esse livro. Narrado pela própria autora, Elizabeth Acevedo, as palavras ganham tanta força, tanto significado que parecia que eu não só estava ouvindo os pensamentos da Xiomara como sentindo tudo com ela. Incrível.

Clara 19/03/2021

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

cecilia 13/03/2021

Incrível
The Poet X foi o terceiro livro da autora que li. E, como sempre, foi um mar de emoções dividas entre desespero, felicidade e uma vontade enorme de abraçar a protagonista. As poesias da Elizabeth Acevedo são sempre carregadas de muita emoção e é possível sentir cada uma das palavras através dessa leitura.

nat 14/02/2021

Incrível, incrível, me deixou mais interessada em explorar o mundo da poesia e quero ler tudo que a Elizabeth Acevedo já escreveu na vida!!!!! (também vale muito a pena acompanhar com o audiobook, a forma como ela lê melhora muito a experiência).

Emmanuele.Machado 31/01/2021

Não conhecia a escrita da autora e simplesmente amei! É um livro com tantas camadas e sentimentos que, mesmo depois de finalizado, ainda fiquei muito tempo refletindo sobre. Recomendo demais!