The Poet X

The Poet X Elizabeth Acevedo

Resenhas - The Poet X

Julia.Santana 09/09/2020

Achei bem legal toda a dinâmica familiar e toda a forma de poema que esse livro traz, são palavras lindas. O final é uma coisa que quero levar cmg.
Acho que por ter escutado esse livro provavelmente ele não vai ficar tão preso e nem me impactou tanto. E por não concordar com a ideia que ela tem de igreja tbm me afastou um pouco.

Clara 19/03/2021

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

João Vitor 17/01/2021

Uma história muito importante de ser lida e refletida
Nesse livro, escrito em forma de poemas, vamos conhecer a história da Xiomara, seus conflitos internos e, principalmente, familiares. Sua mãe, uma mulher dominicana que imigrou para os EUA, é extremamente religiosa, no nível fanático religiosa e esse é um dos pontos principais que vai contornar essa história. Xiomara não se enxerga mais nos moldes que a mãe a coloca, e não só a mãe como a sociedade como um todo. Ela sente que conforme seu corpo vai se desenvolvendo, que ela vai crescendo, ela deixa de ter voz e apoio, e ela acaba se culpando por essas transformações tanto físicas como psicológicas.

Seu irmão gêmeo, então, lhe dá um caderno de couro para expressar seus sentimentos e é através dele que ela consegue despejar todos suas emoções, mágoas e dúvidas presas dentro de si. É através da escrita, da poesia que ela vai achar sua própria voz.

Logo no início ela já começa a desafiar a alegoria da Bíblia e o sentido da religião da mãe, ela se questiona do porquê os mandamentos de Deus manda ela calar a própria voz e deixar de ser quem ela realmente é e até mesmo a representação dos santos - todos brancos, e do papel da mulher no Cristianismo, com a imagem da Virgem Maria como o principal exemplo de mulher que deve ser seguido.

Durante a história, a gente fica com muita raiva da mãe por ela ser tão ignorante, de enxergar apenas o que a religião fundamenta como certo e com muita pena da Xiomara e até de seu irmão gêmeo, que no desenrolar do livro vemos que também possui seus próprios demônios internos.

É um livro com diversos temas para reflexão como a religião como algo condenativo, a objetificação da mulher, o processo de autodescoberta e de achar sua própria voz durante a adolescência, entre outros.

O final, confesso, que apesar de muito bonito, os passos para o desenvolvimento dele foram muito apressados. Mas ainda assim, foi um livro muito lindo e muito importante.

site: https://www.youtube.com/watch?v=U9gBoMuc7p4

laviekei 20/08/2021

Toda história merece ser ouvida
Esse livro é tão forte. A prova de que não existe idade para sentimentos. Que uma pessoa que pode ser considerada "nova demais para entender isso" também sente dores, também passa por situações difíceis, confusas; e não é drama, é apenas ser humano. Eu gostaria de ter lido esse livro na minha adolescência, faria muita diferença saber que o que eu sinto importa.
Tem muitas Xiamara's por aí: pessoas que precisam de atenção, que precisam ser ouvidas. E eu espero que essa história chegue a cada uma dessas pessoas um dia.

Nick 06/06/2020

Poesia
Acho que esse livro é ideal para quem nunca leu poesia mas quer começar. Recomendo o audiobook em que a autora narra se for possível para o leitor. Uma experiência muito legal.

Nara 15/05/2021

The poet x
Um livro que me indentifiquei bastante apesar de ser bastante diferente da personagem principal. Leitura bem rápida, fácil e tocante,chorei várias vezes lendo os poemas de xiomara. Acho que toda menina em especial negra deveria ler esse livro.

Larissa3666 13/04/2020

Uma narrativa poderosa
Comecei a ler esse livro com a impressão de que se tratava de uma história real, acho que justamente pelo fato de ser tão palpável o jeito que a autora conta a história, fazendo com que o leitor pule pra dentro da realidade da "X" de maneira muito avassaladora. Com algumas cenas de tirar o fôlego, ouvir o audiobook interpretado em inglês pela autora conferiu ainda mais veracidade pra leitura, o jeito que ela narrava alguns momentos fazia com que eu me sentisse muito mais conectada com a narrativa. Falando nisso, a maneira em que autora resolveu escrever em versos, foi simplesmente perfeita pra história da Axiomara, principalmente por ter potencializando de certa maneira o jeito que ela escrevia e via o mundo através de seus poemas. Só posso indicar essa leitura com todas as minhas forças, principalmente pra quem se interessa por poesia, e busca uma leitura sensível, que tragam representatividade e um olhar real sobre o nosso mundo. Enfim, é um livro muito lindo e que eu não poderia recomendar mais.

Renata 14/07/2020

Ouvi o audiolivro em inglês narrado pela própria autora e devo dizer: que experiência! Livro belíssimo. Me faltam mais palavras para descreve-lo nesse momento pois ainda estou processando tudo, apenas recomendo a leitura - ou, como eu, o audiolivro em inglês se conseguir (não é muito difícil de entender).

Mirella | @readingmirella 05/09/2020

UAU
nunca fui muito fã de poesia mas esse livro aqui é IMPECÁVEL. a elizabeth te transmite uma emoção tão forte que é impossível não se sentir tocado. amei a forma como a história é contínua, então você consegue entender a trajetória da x. incrível também como ela conseguiu desenvolver a relação dos personagens em tão poucas páginas e através de poesias/poemas/nuncaseiadiferença, to doida para ler mais livros da autora!!!!!

fleabookz 07/01/2021

Eu estava obcecada, passava 99% do dia lendo e falando de The Poet X, enquanto o 1% estava torcendo para alguém me perguntar sobre, pra eu poder falar mais. Esse livro é incrível.
Foi a minha primeira vez lendo e ouvindo o audiobook ao mesmo tempo e foi a melhor experiência de todas. Um completou o outro, pois o livro tem toda organização visual e o áudio dá a entonação certa, enfatizando os sentimentos da personagem. Inclusive estou um pouco apaixonada pela voz da autora, minha nossa senhora.
As duas coisas que mais me chamaram atenção foram a relação da Xiomara com o irmão e com a religião. O primeiro porque eles apoiam muito um ao outro e se entendem mesmo sem precisar conversar. O segundo porque simpatizei bastante com as indagações da Xioh e de como é chato ser obrigada a frequentar a igreja, sendo que você não acredita muito naquilo.
Ai adorei o livro e não quero me prolongar, pois iria acabar dando spoiler. Mas é maravilhoso, leiam!!!! Eu mesmo já quero ler os outros livros da autora.

Luísa 09/01/2019

Uma escrita que toca
Ouvi o audiobook em inglês desse livro pelo scribd e totalmente me apaixonei. A escrita de Elizabeth Acevedo carrega força, e sua narração potencializa essa força. A história de Xiomara me lembrou as histórias da Chimamanda Ngozi Adichie. As duas autoras escrevem sobre a dor, sobre o silenciamento, sobre o fortalecimento e sobre o amor de forma única e bela. The Poet X é um livro singular que retrata os percalços de uma garota descobrindo suas potencialidades mas que tem sua liberdade e descoberta privadas desde sempre. Dificilmente alguma mulher não se sentiu assim em algum momento da vida.

ClAudia 12/02/2020

Poesia Slam da maior qualidade
The Poet X - Elizabeth Acevedo
@harperteenbooks
368 páginas | 2018
5 estrelas (favoritado)
_______________________________________
“It's about any of the words that bring us together and how we can form a home in them.” •

Xiomara e seu irmão gêmeo foram considerados milagres ao nascer após anos de tentativas de seus pais. Com isso a pressão sobre eles para não cometerem erros era enorme.
Pais restritivos + filhos “rebeldes” = confusão. •

Esse livro de poesias sobre as descobertas de uma garota enquanto cresce me conectou com a minha versão adolescente. São tantas as questões que temos sobre a vida e, muitas vezes, não conseguimos encontrar as respostas com nossos pais, e isso acaba criando um distanciamento que pode causar muito sofrimento a ambas as partes.
A protagonista percebe que escrever é uma forma de se libertar dos preconceitos e limitações das crenças dos pais. Na poesia Slam ela encontra sua voz e não quer mais seguir calada.
Com reflexões sobre família, religião, fé, adolescência, o machismo da sociedade e primeiros amores, a autora consegue tocar nossos corações com palavras que viram música dentro da gente. ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀
‼️Recomendo ler e ouvir o audiobook ao mesmo tempo para melhor experimentar essa obra de arte.

site: https://www.instagram.com/p/B7G_YNvDFp1/

Bia Alper 16/05/2020

Forte, lindo e profundo
Eu comecei a ouvir esse áudiobook faz uns dois dias e eu não adicionei aqui porque eu não tinha certeza se eu conseguiria absorver o livro por áudio. Que livro INCRÍVEL. Todos os sentimentos desse livro são tão profundos, e mesmo não gostando de poesia no geral, esse livro, essa narrativa com poesia é uma coisa tão profunda.

Chorei ouvindo a x sofrer por coisas que eu sofri tanto na minha adolescência, toda a relação conturbada com a mãe dele é tão próximo da realidade de tanta gente. Eu sinceramente agradeço por ter esperado esse livro um pouco, com certeza eu não teria apreciado tudo que esse livro tem para oferecer se essa leitura tivesse sido feita na época em que foi lançado.

Um livro incrível que eu recomendo de olhos fechados. (less)

@omeunomeemaira 13/01/2021

Escolhi muito bem o primeiro livro do ano, que livro lindo, que escrita emocionante, acompanhei com o audiobook, que é narrado pela própria autora, e foi uma experiência sem igual, muito legal acompanhar a nossa personagem encontrando a sua voz!

Lívia 09/08/2021

Pero, tú no eres fácil.
QUE LIVRO INCRÍVEL!

aí eu to apaixonada, fiquei sentida e tocada de mil maneiras diferentes pelos versos da Xiomara. a forma que é escrito, a forma que é contado pela autora me deixou em um mar de emoções, eu nascida e criada em uma família religiosa (mas não como a de Xiomara) me fez pensar em como muitas crianças são instruídas a serem igual aos seus pais, avós e etc, sem permissão da palavra ou de escolha, e como isso é problemático para a formação dessa pessoa, me deixou muito reflexiva em como as nossas crianças são criadas, engessadas e afastadas de coisas que elas mais gostam, muito bonito a forma que a Xio falou do poder das palavras, da poesia, da literatura, eu como uma aluna de letras fiquei emocionada. esse foi o primeiro livro que li da Elizabeth, mas já quero todos, simplesmente incrível.