A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil Kátia Regina Souza

Resenhas - A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

Lethycia Dias 06/10/2021

Panorama do mercado brasileiro de ficção especulativa
Conheci este livro por acaso e logo me interessei: "A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil" apresenta depoimentos de diversos escritores e escritoras brasileiros sobre as aventuras e desventuras de quem produz literatura no Brasil. O foco é na ficção especulativa (fantasia, ficção científica, distopia, horror e terror), mas as dores e alegrias podem ser compreendidas por quem escreve e publica em qualquer outro gênero.
O conteúdo do livro, produzido a partir de entrevistas, nos leva a acompanhar as peculiaridades dessa carreira desde aquilo que fez com que os entrevistados quisessem escrever - e as respostas são as mais diversas possíveis - até os conselhos para novos escritores. Também estão incluídos nisso os perigos de entrar no mercado editorial sem tanto conhecimento, a dificuldade de conseguir editoras, a visão dos editores, a vida de autor independente (incluindo nisso os fanzines, a publicação paga, os financiamentos coletivos, o Wattpad e a Amazon), entre outros assuntos.
É possível, pelos relatos, ter um bom panorama sobre o mercado brasileiro de ficção especulativa desde o fim dos anos 90 (quando se dizia que "isso não vende") até o período pós 2015. Vemos a ficção especulativa sair de um gênero desprezado, passar por um boom otimista após o sucesso de livros estrangeiros traduzidos, ter a criação e o fechamento de editoras especializadas, para o período atual de menor estigmatização no mercado. Esse aspecto é um dos mais interessantes do livro, pois se eu já conhecia (e vivi e ainda vivo) algumas das coisas relatadas pelos autores, pouco sabia sobre como era publicar literatura fantástica no Brasil até 20 atrás.
Outra coisa que tornou a leitura melhor ainda, para mim, foi ver os nomes, trajetórias e opiniões de pessoas que leio e admiro, como Anna F. Martino, Eric Novello, Felipe Castilho, Jana Bianchi, Jim Anotsu e Karen Alvares, além de pessoas que ainda pretendo ler. Sem falar no fato de ter conhecido vários outros nomes da literatura brasileira e de ter adicionado muitos títulos à minha lista de leituras desejados.
É um livro muito interessante para quem tem pouca experiência no mercado editorial e deseja saber mais e também para quem lê ou escreve ficção especulativa.

site: https://amzn.to/2YlJa77

Tamires 20/09/2017

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil, de Kátia Regina Souza
A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil é um livro-reportagem de Kátia Regina Souza, publicado neste ano pela editora Metamorfose. Nele, encontramos um rico panorama sobre a atividade (remunerada ou não) de escritor no Brasil, sobretudo do gênero fantasia.

Conheci a autora, e este seu mais recente lançamento, pelo facebook da também escritora Jana Bianchi, que assina o prefácio do livro. De cara fiquei interessada, apesar de no momento ter pensado que o livro seria mais um manual sobre como ser um escritor de sucesso. Descobri com a leitura que eu estava bastante enganada sobre a publicação e A Jornada tornou-se, para mim e, acredito que se tornará para todos aqueles que o lerem, um livro de referência sobre a realidade nem sempre glamourosa do escritor no Brasil.

Como eu disse anteriormente, esse livro não é um manual. Ao contrário de outras obras do tipo, a Kátia e seus entrevistados não falam em momento algum que você vai publicar uma história qualquer hoje e daqui a um ano já estará milionário e vivendo só com os direitos autorais. Não há empreendedorismo gourmet na jornada do escritor. Há muito amor, dedicação, vontade de contar boas histórias, assim como também há muita frustração, investimentos financeiros sem retorno e gente disposta a lucrar aproveitando-se do sonho alheio.

A Jornada é um livro incrível porque é atual e realista. A autora conseguiu reunir muitas histórias em uma quantidade até pequena de páginas, tendo em vista que foram 52 entrevistados. Além disso, as entrevistas são todas bem amarradas, divididas em dez capítulos temáticos que abordam desde a escrita em si aos desafios da publicação por editora (tradicional ou paga) ou independente.

O livro é de leitura fácil e prazerosa, dá para ler quase em uma única sentada. Os assuntos são interessantes e os entrevistados não ficam atrás: a autora buscou depoimentos de quem fez e ainda faz, de quem edita e também trabalha em várias etapas do refinamento de um texto.

Agradeço, como blogueira, a oportunidade de ler esse livro já em seu lançamento, presente da autora. E como pretensa contadora de histórias, agradeço pela publicação, por suas dicas preciosas e por me mostrar que eu não estou mesmo sozinha nessa jornada.

Obs.: A insegurança que o escritor tem em seu ofício é tão grande que eu, ao me inscrever para parceria com a autora, já “entrei derrotada”, achando que não era boa o suficiente ou grande o suficiente. E “A Jornada” fala exatamente disso. E muito mais.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-fantastica-jornada-do-escritor-no-brasil-de-katia-regina-souza/

Paulo 03/11/2017

Este livro da Kátia Regina Souza não é um livro a ser resenhado, e sim debatido. Ela apresenta uma pesquisa de fôlego feita durante um longo período de tempo voltado para expor ao leitor e a outros autores as dificuldades do processo de criação e publicação de um livro. É uma obra de não-ficção, mas é a primeira que eu vi no país voltada para a divulgação do gênero fantástico. Não me recordo de outros trabalhos com essa temática e possivelmente esse é um dos maiores plus deste livro.

No Brasil, o gênero de fantasia e de ficção científica é visto com muito preconceito pelos leitores. Considerado como coisa de criança ou bobagem literária, não existem muitos investimentos neste setor. O ano de 2017 para quem é fã de livros como Senhor dos Anéis, 2001, Mistborn, Leviatã Desperta e tantos outros foi desesperador. O que começou como um primeiro semestre muito promissor com indicativos de muitos lançamentos incríveis sendo feitos ao longo do ano, se mostrou tenebroso e sem qualquer perspectiva de melhora para o próximo ano. Isso fica ainda pior se jogamos a lupa para as obras de fantasia e ficção científica nacionais. O que era para ser melhor já que não depende da compra de direitos autorais ou de tradução é muito mais deprimente. Não existe um investimento das editoras na figura do autor brasileiro de gênero.

Kátia Regina constrói o livro como se seguisse a jornada do herói em que cada capítulo representaria um dos pontos desta mecânica. Achei genial da parte da autora porque essa ferramenta constitui a essência por trás de mais da metade das obras de gênero publicadas no mundo. São cinquenta e duas entrevistas apresentadas neste livro com os mais diferentes autores e profissionais da área editorial: temos um André Vianco e um Eduardo Spohr, assim como uma Clara Madrigano, uma Anna Fagundes Martino, um Felipe Castilho, um Lauro Kociuba, uma Janayna Bianchi e muitos outros. Não há favorecimentos; a autora age como a mediadora das discussões apresentando tópicos para debate e todos os lados da questão. Me senti como se estivesse assistindo a um documentário narrado por Kátia Regina e contando com depoimentos os mais diversos.

São abordados inúmeros assuntos como a criação da ideia, a publicação de um livro, a busca por uma editora, a autopublicação, o feedback, o pós-publicação, entre vários outros temas. Tudo é explorado com muita seriedade e precisão pela autora. As falas são muito pertinentes e em alguns momentos a exposição fica um pouco mais emotiva quando os obstáculos são apresentados. Uma fala da autora é muito patente da maneira como o livro deve ser compreendido: "este livro é voltado para que os autores que estão com alguma dificuldade entendam que eles não estão sozinhos e que outros já passaram pela mesma situação, tendo (ou não) resolvido seus dilemas". Tenho certeza que daqui a alguns anos este vai ser uma leitura obrigatória.

Um tema que eu acho que a Kátia acabou não explorando tanto no livro são as escolas de escrita criativa. No Brasil elas são praticamente inexistentes. Quando falamos que muitos autores sofrem com uma escrita ou um comportamento muito amador em relação à profissão de autor, isso se deve também ao fato de que o ensino superior não forma novos talentos. Seria de fundamental importância para o Brasil formar escritores do mais alto calibre para que possamos explorar mais o potencial de mentes geniais que temos espalhadas por toda a parte. Se, com a falta de um ensino de escrita criativa somos capazes de formar escritores muito talentosos, imaginem o ganho final que isso representaria.

Apesar de em alguns momentos o livro parecer mostrar muitos obstáculos, senti uma mensagem muito otimista deixada pelos entrevistados. Seria muito complexo se a autora escrevesse um livro que só colocasse tudo abaixo, apesar de que se trata de um livro de não-ficção e não havia motivo para se preocupar com tal. Fiquei com uma boa impressão apesar do momento ruim em que vivemos e isso vindo até mesmo de integrantes de editoras. Ah, sim, a autora trabalhou bem essa parte do outro lado, da editora, e desmistificou a visão demonizada que temos acerca do trabalho deles. Gostei de ter podido ouvir um pouco mais da posição de Arthur Vecchi e do Erick Sama, e até da dupla fundadora de um dos melhores trabalhos editoriais feitos nos últimos anos, o da falecida editora Tarja.

Parece ser um livro voltado apenas para escritores, mas sugiro fortemente aos blogueiros e booktubers darem uma passada de olhos no livro. Aqui é explicado muito acerca da produção de um escritor. Vejo ainda muitos blogueiros que possuem uma postura amadora em relação ao trabalho que fazem na internet. Não podemos jamais esquecer que somos produtores e compartilhadores de conteúdo em todas as redes sociais. Podemos levantar ou afundar um trabalho com a mesma facilidade que idolatramos um bestseller americano. Precisamos entender também o quanto é importante como produtores e compartilhadores de conteúdo, apoiar o mercado nacional mesmo que para isso você adie a leitura daquele livro que você tanto queria por alguns meses. Apoiar literatura nacional é um dever nosso como brasileiros e digo mais: tem muitos livros nacionais que são anos-luz melhores do que muito autor gringo mediano.

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil é uma ferramenta incrível disponibilizada por Kátia Regina Souza a todos nós. Recomendo este livro a escritores, membros de editoras, blogueiros, booktubers e qualquer outra pessoa interessada na produção de literatura fantástica no Brasil. Uma leitura rápida e inebriante que nos leva para o interior deste difícil mercado que é o dos livros de gênero. Parabéns para a Kátia Regina por nos entregar este livro riquíssimo.

site: www.ficcoeshumanas.com

Michel.Costa 10/12/2017

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil
Embora o título da obra automaticamente remeta ao clássico “A Jornada do Escritor” de Christopher Vogler, não espere encontrar mais um manual de escrita criativa com estruturas prontas. E nem era essa a intenção de Kátia Regina Souza. Nas 173 páginas de “A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil”, a autora gaúcha busca desvendar o cenário da literatura fantástica brasileira desde o processo criativo, passando pelas angústias do ofício, até chegar à publicação.

O caminho encontrado por Kátia para traçar o mapa dessa jornada foi dar voz a personagens que fizeram e fazem o percurso: os próprios autores. Em 52 entrevistas, podemos conhecer mais sobre o início da carreira e as experiências vividas por escritores de diferentes lugares e diversas faixas etárias de forma a construir o caminho das pedras para quem sonha seguir pelo mesmo o trajeto. Usando um velho clichê literário, o livro funciona como um mentor. E dos bons.

Entre os escolhidos para vestir o manto da mentoria estão figuras conhecidas como Ana Lúcia Merege, André Vianco, Carlos Orsi, Eduardo Spohr, Eric Novello, Fábio M. Barreto, FML Pepper e Rubens Lucchetti, provando ser possível viver da escrita desde que, como bem definiu Raphael Draccon, o autor viva a escrita. Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar para quem desanima diante do primeiro obstáculo.

A realidade é que não faltam provações nessa jornada e a autora faz questão de deixar isso claro. Além do grilo falante azucrinando a cabeça do escritor até que ele coloque para fora todas as histórias da sua mente, existem vários percalços como o mercado enxuto, as armadilhas de algumas “editoras” que cobram fortunas para publicar, e a própria vida, muitas vezes nos obrigando a trabalhar onde não temos prazer enquanto batalhamos pela profissão amada. Para os que não desistem, “A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil” já nasce como leitura obrigatória.

site: https://www.facebook.com/MCMagnusEscritor/

Ricardo Santos 28/01/2018

Obrigatório
A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil é muito útil para o leitor conhecer mais sobre os bastidores da literatura fantástica nacional. E é obrigatório para o autor que pretende fazer parte dela.

A autora Kátia Regina Souza nos conta, em formato de livro-reportagem, a história recente da literatura nacional de fantasia, terror e ficção científica. Ela entrevistou mais de cinquentas pessoas, entre escritores, editores, críticos e pesquisadores, para falarem sobre suas experiências e avaliações do passado e do futuro dessa parcela do nosso mercado editorial. É uma história de desânimo, derrotas, desistências e prejuízos, por um lado. E de desafio, conquistas, fortalecimento e crescimento, por outro.

A maior contribuição do livro é revelar a verdade nua e crua. Ser escritor no Brasil é difícil. Ser escritor de literatura fantástica é pior ainda. Mas também há outra realidade: o autor nacional de lit fan é muito dedicado, procurando sempre se aperfeiçoar e se profissionalizar; não exatamente para viver de literatura, mas para apresentar ao leitor um produto tão bom quanto os demais livros no mercado, em conteúdo e forma.

Os capítulos de A Jornada Fantástica são divididos emulando as etapas da jornada do herói. Mostra o caminho do autor, do manuscrito à publicação. Na verdade, os caminhos, considerando a autopublicação, a publicação tradicional, as plataformas digitais e a contratação de vanity presses, as polêmicas editoras pagas. O livro também tem um aspecto de utilidade pública. De alertar autores, principalmente, em início de carreira, a refletir melhor sobre suas opções e evitar ciladas. Além de dar preciosas dicas de como dever ser a postura de um autor profissional, que busca reconhecimento no meio e entre os leitores.

A Fantástica Jornada é uma leitura fluida com pouquíssimos erros de revisão. Isso graças ao talento da autora e com certeza de outras pessoas em editar bem o texto, deixando o conteúdo relevante e dinâmico.

Terminado o livro, podemos chegar às seguintes conclusões, principalmente, para quem acompanha a literatura fantástica nacional como leitor: 1) O melhor dessa literatura no Brasil está sendo produzido por autores independentes e pelas pequenas editoras, salvo raras exceções; 2) O mercado da lit fan nacional ainda está atrasado, mas há uma tentativa constante de recuperação, pelo esforço de muitos autores e de algumas editoras; 3) Esse esforço já está chamando atenção, já há algum tempo, do mercado editorial como um todo; 4) Mas isso não é garantia de crescimento no automático. A História ensina que não existe essa coisa de evolução contínua, a oscilação é um quadro mais realista; 5) A lit fan nacional está sendo mais estudada na academia, quebrando, aos poucos, uma barreira de longa data; e 6) O leitor brasileiro, pelo menos, aquele acostumado a ler, cada vez mais, está entusiasmado pelos autores nacionais de lit fan, num universo em que os autores estrangeiros têm um apelo muito forte.

GG 06/07/2018

Resenha do blog DNA Literário
Recebi A fantástica jornada do escritor no Brasil para resenhar há pouco mais de um mês, demorei um pouco para começar a ler por conta da enorme lista de leitura que tenho, mas maratonei os dois últimos capítulos em uma noite e trago para vocês hoje a resenha de um dos livros mais instrutivos e inspiradores que li nos últimos tempos.

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil é um trabalho de reportagem com várias entrevistas a autores nacionais de fantasia, organizado por temas em cada capítulo. Esse trabalho foi feito pela Kátia Regina Souza, parceira do blog e de quem eu viro cada dia mais fã. O livro conta as experiências e opiniões de pessoas do meio literário. Todos os entrevistados dão dicas, falam da parte difícil da literatura, mas também deixam uma luz para aqueles que pensam em desistir. Basicamente, o trabalho de Kátia foi trazer um manual para o escritor brasileiro de fantasia (e qualquer outro gênero), apesar da autora querer apenas falar um pouco da jornada do escritor no Brasil.

Eu aprendi e refleti muito durante a leitura. São menos de duzentas páginas, mas o conteúdo deste livro é mais extenso do que parece. Para escritores iniciantes — como eu — é quase como um guia de sobrevivência. A dedicatória que a autora fez para mim, inclusive, foi desejando que o livro ajudasse na minha carreira de escritora que nem começou direito ainda (obrigada, Kátia

site: https://dna-literario.blogspot.com/2017/10/resenha-fantastica-jornada-do-escritor-no-brasil.html

Luiz Teodosio 26/11/2019

Um livro de cabeceira para escritores (iniciantes e veteranos) de fantasia
Ao navegar por grupos de escrita no Facebook, sempre me deparo com toneladas de questões típicas de quem está começando a escrever ou está em vias de publicação de seu primeiro romance. Há muitos escritores querendo seguir uma carreira, muitos, porém, ainda verdes, com pouco conhecimento de mercado e formação literária crua. A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil, um compilado bem estruturado de entrevistas com autores, editores e pesquisadores relevantes no cenário da literatura fantástica nacional, é uma fonte de conhecimento recomendável não só para autores iniciantes, mas também para qualquer profissional do texto ou interessado que queira conhecer algumas nuances desse mercado.

A Jornada do Herói

A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores, de Christoher Vogler, que simplifica as etapas da “Jornada do Herói” postulada por Joseph Campbell, em O Herói de Mil Faces, é um guia bastante utilizado por escritores para avaliar a estrutura narrativa e os arquétipos em suas histórias. Tal livro serviu de inspiração para a estrutura de A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil. O primeiro capítulo, “Do Mundo Comum ao Chamado à Aventura”, por exemplo, extrai depoimentos de como e quando nasceu o desejo de seguir a carreira de escritor; já o segundo capítulo, “Recusa ao Chamado”, foca no sentimento de desistência que assombra esses escritores diante das dificuldades de se viver de literatura. Todas as entrevistas, bem como a narração, seguem um tom informal, como se presenciássemos uma conversa numa mesa de bar, o que torna a leitura leve e convidativa.

Um seleto grupos de entrevistados

Ana Cristina Rodrigues • Ana Lúcia Merege • André C. S. Santos • André Vianco • Anna Fagundes Martino • Artur Vecchi • Bárbara Morais • Becca Mackenzie • Camila Fernandes • Camila Guerra • Carlos Orsi • Heidi Gisele (Celly) Borges • Cesar Silva • Christopher Kastensmidt • Cirilo Lemos • Clara Madrigano • Claudia Dugim • Clinton Davisson • Cristina Lasaitis • Duda Falcão • Eduardo Kasse • Eduardo Spohr • Eric M. Souza • Eric Novello • Erick Sama • Fábio M. Barreto • Felipe Castilho • FML Pepper • Gianpaolo Celli • Giulia Moon • Helena Gomes • Jana P. Bianchi • Jim Anotsu • Ju Lund • Karen Alvares • Lauro Kociuba • Marcella Rossetti • Marcelo Amado • Marcus Barcelos • Martha Argel • Nikelen Witter • Peterson Rodrigues • R. F. Lucchetti • Regina Drummond • Richard Diegues • Roberta Spindler • Roberto de Sousa Causo • Rodrigo van Kampen • Rosana Rios • Simone O. Marques • Simone Saueressig • Thais Lopes

Se você é um escritor e conhece mais da metade dos entrevistados, significa que está fazendo bem o seu networking. Kátia Regina Souza escolheu os “personagens” desse livro de acordo com os escritores e editoras de literatura fantástica nacional mais relevantes no cenário atual. Eu recomendo muito que pesquise cada um dos nomes e conheça seus respectivos trabalhos.

Livro de cabeceira

Eu arriscaria dizer que esse é o “livro teórico para escritores” mais importante para o escritor de fantasia iniciante (e de outros gêneros também). Com tantos pontos de vistas de gente experiente na área, seu conteúdo abrangente permite que o escritor conheça os desafios de sua jornada e repense as escolhas de sua carreira. Por outro lado, A Jornada do Escritor de Fantasia no Brasil também é fundamental para o escritor de fantasia veterano, afinal, será uma leitura com depoimentos de pessoas que enfrentam os mesmos tipos de sabores e dissabores que ele. Além disso, pesquisadores e editores oferecem um panorama histórico interessante sobre o desenvolvimento da literatura fantástica nacional e suas impressões no mercado editorial. Nesse sentido, a frase que consta na contracapa, da autora Jana Bianchi (que também escreveu o prefácio), resume com precisão a importância desse livro-reportagem:

“Se o escritor brasileiro de fantasia é um herói sempre em jornada (e spoiler: ele é), esse livro com certeza é um mentor.”

site: https://literaponto.com/2019/11/25/resenha-a-fantastica-jornada-do-escritor-no-brasil/

Lucas Viapiana 21/01/2020

A Jornada é a Própria Recompensa
“A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil” é um livro riquíssimo em histórias dos bastidores da literatura fantástica brasileira contemporânea e de experiências pessoais de alguns dos autores e editores mais conhecidos desse meio. Toda vez que escuto ou leio as palavras “jornada” e “herói” (ou algo análogo a isso) na mesma frase, reviro os olhos e suspiro internamente, mas apesar disso, o livro me chamou a atenção, e valeu a pena.

Não é, ao contrário do que eu pensava antes de começar a ler, um manual de escrita. Você não encontrará aqui dicas de como escrever diálogo ou técnicas ensinando como manter um bom ritmo narrativo. E isso é ótimo! Já há muitas publicações focadas nisso, e seus conteúdos inevitavelmente se interseccionam e se repetem. A proposta desse livro é diferente: uma conversa informal (o que não quer dizer que não seja séria) sobre questões mercadológicas, de profissionalização da escrita, publicação, divulgação, rotina de escrita e processo criativo com nomes proeminentes da cena.

Grande parte do texto são transcrições de entrevistas, intercaladas com breves colocações e contextualizações da autora, que se dirige diretamente ao leitor. Talvez por essa forma mais direta de escrita, a leitura flui com muita agilidade e facilidade. Foi muito engraçado ler falas de algumas pessoas que eu já conhecia pessoalmente e imaginar aquilo na voz delas, realmente senti que eu estava numa conversa de bar cara a cara com elas.

A única “fraqueza” do livro, que é inevitável e de forma alguma responsabilidade da autora, é que ele vai envelhecer e ficar desatualizado. Por se tratarem de histórias e pessoas reais, quanto mais tempo passa, mais os contextos, situações e opiniões presentes nessas páginas estão sujeitos a mudarem. Mas isso é natural, e não minimiza a qualidade do livro. Na verdade, de certa forma, é um ponto forte. “A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil” servirá (já serve) como fonte histórica sobre o cenário em 2016-2017. Como a própria autora diz no capítulo final: “A relação com a escrita de cada um dos autores, editores e pesquisadores citados nesta reportagem é algo permanente. O que é meio ruim, e também meio bom[...]”

Recomendo fortemente a leitura se você é escritor(a) ou aspirante a escritor(a), especialmente de literatura fantástica (terror, ficção científica, demais gêneros e subgêneros inclusos). É uma leitura, acima de tudo, inspiradora e acolhedora. Mostra para nós que não estamos sozinhos, que outros enfrentaram e continuam enfrentando os mesmos desafios que a vida de escritor(a) exige.

site: https://bibliotecadavolnania.blogspot.com/

Mila 11/09/2017

Um apanhado valioso sobre o assunto
Kátia conduziu entrevistas com vários autores nacionais que contam suas experiências desde os seus primeiros passos como independentes até, em alguns casos, a publicação por grandes editoras, como é o caso do Eduardo Spohr. O livro foi elaborado em linguagem simples e de fácil leitura e oferece um material de leitura obrigatória para quem está dando início ou ainda sonhando com a carreira de escritor.

É também de muita valia para quem não escreve, mas lê, pois informa com bastante propriedade os meandros do mercado literário brasileiro que vão além da pura curiosidade.

Recomendo.

Victor Burgos 24/09/2017

Um mentor para ninguém botar defeito
Excelente! Indispensável para escritores e estudiosos que desejam entender o panorama atual da literatura fantástica no Brasil.

LimaJr 23/02/2022

Dicas para quem quer ser escritor de LitFan
O livro contém diversas entrevistas com pessoas que se dedicam à literatura fantástica (ficção científica, fantasia, terror), contando experiências, sucessos, insucessos etc. Alguns escritores têm muitos livros publicados e/ou experiência editorial. Oferece muitas dicas que podem ser úteis na jornada do escritor de LitFan (e até escritores em geral), mas precisarão ser garimpadas, nas diferentes conversas. A organização do livro procura descrever as diferentes fases da criação até a publicação. Um livro útil.