Mate o Próximo

Mate o Próximo Federico Axat

Resenhas - Mate o Próximo

Zack_Newton 25/05/2020

Um labirinto cheio de surpresas
Esse livro foi uma experiência maravilhosa, a cada página fiquei mais curioso e a cada revelação fiquei surpreso, a forma como as informações foram dispostas (com troca de tempo, por exemplo) deixou tudo ainda mais interessante. Com certeza uma das melhores leituras que fiz esse ano.

Gabi 28/08/2022

? A mente é uma caixa mágica. Cheia de truques. Ela sempre se vira para te dar um aviso. Também para te dar uma rota de fuga. Uma porta..."

Esse foi o primeiro livro que li desse autir e sinceramente EU AMEI. Esse livro foi perfeito na grande maioria dos pontos, só não gostei de como terminou. Mas ainda sim foi sensacional.
Esse livro entrou na minha mente de uma forma inimaginável, ele é um desses livros leves e pesados ao mesmo tempo, que constrói um triplex na sua mente com tudo o que tem nele.
A gente só fica se perguntando como não viu aquilo chegar, os acontecimentos são silenciosos e ardilosos, te surpreendem e quando você menos espera, o final vem com tudo sobre você.

Joyce 01/03/2023

O livro mais ?doido? que eu já li! Só que sensacional ?
Aqui vamos acompanhar o Ted, um homem que está tentando tirar a própria vida mas sem afetar sua esposa e suas duas filhas.
Ele prepara tudo perfeito, mas um homem chega em sua casa no momento em que ele vai realizar o ato. Então Ted é convidado a participar de uma rede que ajuda pessoas que querem cometer o suicídio. Ele precisa matar um assassino e depois disso alguém vai matá-lo e sua família não ficaria com o peso do suicídio dele. Sim? é muito louco isso? e depois que sabemos disso, o autor vai jogando loucura atrás de loucura nos capítulos.
Conhecemos a história de Ted e passamos a entender mais o que está se passando com ele.
Cada capítulo é uma surpresa diferente!
Achei uma história muito bem construída e instigante!

Sarita 15/08/2021

Enfim...
Confesso que demorei muuuuito pra terminar esse livro e quase acabei desistindo no caminho kkkk.
Mas ainda bem que persisti.
O livro no início é super confuso, no meio tb não muda mto, ele meio que fica em círculos e isso cansa, a história não desenvolve e começa a saturar... A partir dos 60% que começa a ficar mais interessante. Curtir os últimos capítulos quando começa a ficar intercalando entre o passado e o presente de Ted, que por falar nele, eu amei esse personagem, confesso. Achei ele tão incrível, apesar da confusão da mente dele e da personalidade meio "reclusa". Achei ele incrível.
O "plot twist" foi interessante, foi realmente um final bem diferente do que eu imaginava.

Eliete 04/02/2024

...
Gostei até certo ponto. Achei a leitura muito fluída porque gosto dessa temática. Acompanhar quase tudo do ponto de vista do Ted é muito bom porque me senti perdida igual ele kkkkk mas no final achei meio agridoce. Não sei falar sobre sem dar spoilers, mas achei uma resolução muito mirabolante pra no final não adiantar tanto assim.

Wes 14/07/2021

Um verdadeiro labirinto ou um complexo quebra cabeça.
O livro nos lança numa espiral de acontecimentos de deixar qualquer um tonto. De início eu não estava mergulhando na história, nos quatro primeiros capítulos mais ou menos a leitura foi um pouco lenta pra mim. Mas a partir do quinto capítulo o livro começa a ficar intrigante, é onde as coisas estão completamente confusas. O quebra cabeça esta completamente embaraçado e é quando nós acabamos de entrar no labirinto. Ou seja é o momento : Pra onde ir, o que fazer já que nada faz sentido?. Não conseguia encontrar ligação entre os capítulos e os acontecimentos, o que tornava tudo mais e mais curioso. Eu queria saber onde esse labirinto ia dá, o que esse quebra cabeça ia formar. E aos poucos era o que acontecia, as peças vão se encaixando, os caminhos se tornam conhecidos e com isso a gente consegue enxergar com mais clareza e ter uma ideia de por onde seguir pra tentar chegar na saída. O livro é incrível nesse ponto eu não conseguia largar, eu tinha que saber mais sabe?!
As revelações de fato me surpreenderam bastante. Fiquei chocada em vários momentos, a mente do ser humano é realmente bem complexa. E explorar a mente do Ted foi uma experiência louca, confusa, angustiante e até mesmo assustadora. Tinha momentos que eu tinha que parar e respirar pra me preparar pq tinha receio do que ia encontrar no caminho. Muita coisa passava pela minha cabeça, eram tantas suposições a medida que lia os fragmentos das memórias dele que me vi desconfiada de tudo e todos até o fim ?.
Mas eu gostaria de falar sobre o fato de que o título e a sinopse do livro não combinam com a história. Na realidade ao meu ver não tem nada a ver, então gera uma falsa expectativa no leitor. O desenrolar do livro foi muito diferente do que eu pensei, o que não quer dizer que achei ruim (pelo contrário). Mas isso não estraga a experiência de forma nenhuma é apenas uma observação.

Mas enfim, amei o livro. Foi incrível. Recomendo horrores.

Marcos 19/02/2023

Tudo estava de acordo com o plano de Ted McKay em dar cabo da própria vida. Era uma manhã pacífica em um banheiro limpo, uma hidro cheia e uma pistola com uma bala para a testa de Ted. Diagnosticado com um tumor cerebral, Ted tinha tudo e ao mesmo tempo já não tinha mais nada devido seu problema, o jeito foi apelar para medidas drásticas e antecipadas.

Porém o plano de dar fim a vida foi por água abaixo após alguém insistir na campainha no momento exato em que Ted atiraria em si. Incomodado por não poder suicidar em paz, Ted levanta e vai atender, encontra um bilhete escrito que era sua última chance e abre a porta.

De pé na porta, o jovem Justin Lynch conta tudo sobre Ted e apresenta um plano para evitar que sua família sofra as consequências devastadoras de um suicídio, mas a proposta vai além disso, trata-se de um jogo de influência e manipulação que mexe com a sanidade do principal, fazendo com que muitas vezes isso o faça se questionar do que é real do que é intangível.

O livro é muito psicótico e faz com que o leitor divague entre uma linha tênue sobre o personagem principal. Não se sabe o que é loucura da cabeça de Ted nem o que é real, só mostra como a mente humana pode ser uma grande arma quando atingimos nosso máximo ou quando nós mesmos somos desafiados por nossa consciência.

Por ser um livro doido, mas com leitura envolvente e uma trama psicótica, esse livro garantiu suas ??? em minha estante. Não dei mais estrelas porque teve algumas partes cansativas do livro, mas em suma a história é muito bom.

Camila1856 26/02/2023

Oq é essa porcaria de gambá????
Aviso de gatilho para suicídio.

A primeira e segunda parte do livro é uma COMPLETA LOUCURA, NÃO DÁ PRA ENTENDER NADA, fiquei completamente maluca. Mas chega a terceira parte e as coisas começam a se encaminhar. Plot atrás de plot.
Gostei que não tem enrolação, é tudo bem direto, um grande labirinto que conseguimos sair. Ou não. Foi uma leitura bem divertida e interessante, mesmo deixando algumas pontas soltas.

Sem falar que tô me sentindo burrinha com esse diálogo final.. quem já leu me chama, por favor!! Preciso de alguém que entendeu essa porcaria de gambá!! Vou precisar ligar pro autor!!

Gustavo.Fortes 19/06/2023

Fascinante
Não espere encontrar nesse livro nenhuma similaridade com thrillers convencionais. Este livro fascina justamente por fugir da normalidade com um enredo psicológico (e aqui, literalmente falando). Muito engenhoso, com elementos pra lá de insanos. Pra quem gosta de psicologia do crime, é um prato cheio. Adorei a leitura e sou muito grato a essa indicação @krueger.
Thayná Krueger 20/06/2023minha estante
Que ótimo saber que você gostou. Esse livro é uma loucura total.

Carla Sol 06/07/2018

Muito blábláblá pra pouca coisa...
A conclusão que cheguei ao terminar esse livro se resume a isso: o autor faz um monte de confusão, cria mil metáforas e ilusões na cabeça do personagem para tentar trazer um enredo mega-super-completamente diferente, com o objetivo de deixar o leitor curioso e intrigado e, no entanto, não diz a que veio. A meu ver, ficaram várias pontas soltas e todo o simbolismo das imaginações ficou sem explicação coerente.

A sensação que tive é que o escritor quis tentar confundir o leitor com tanta originalidade metafórica e com tantas invenções que ele mesmo acabou se atrapalhando e terminou por deixar várias coisas em aberto, sem coerência e o plot twist é mais do mesmo. Não há nada de tão novo, chocante e surpreendente assim.

No início, a leitura segue em um ritmo alucinante de interpretacões, parece que vai vir algo explosivo, eletrizante, que vai deixar de queixo caído, mas no final, quando este chega, tudo se torna superficial e a explicação do que acontece é um tanto blé...Deixou muito a desejar.

Mas não posso negar que é uma leitura que te prende, nos leva a ficar imaginando mil possibilidades para o desfecho, gera muita expectativa por ser repleto de figuras imaginativas, de coisas sem sentido, como se fosse um quebra cabeça em que ficamos tentando encaixar as peças, mas que, infelizmente, não se encaixam.

Parece que o autor tentou trazer uma proposta diferente, a princípio, só que na ultima parte se perdeu e tudo se tornou mais do mesmo. É apenas um livro de mistério como varios que existem por aí. Toda a minha expectativa foi frustrada e de original só fica nas tentativas mesmo.

Em suma, na minha concepção, o autor quis muito no início, mas no fim trouxe muito pouco para o tanto de sentimentos que gerou em mim... :-(

[SPOILER]

Pontos que até agora fiquei sem entender e não disseram a que veio:
* O que significava tanto aquele biquíni vermelho que toda hora aparecia nas imaginações?
* Pensava e sonhava tanto com a Holly e as crianças que jurava que algo eletrizante tinha acontecido com elas, mas não... a vida delas era tão normal mesmo? Todas existiam e tinham suas vidas?
* O raio do Castelo das princesas serviu para quê dentro de todo o mistério?
* O tal do Waldell...porque cargas d'água o Ted se via nesse personagem que tinha sido usado pela polícia apenas como um simples informante fajuto?
* Achei o motivo muito fraco para ter ido à casa do irmão...na verdade, qual o objetivo de ter que ir lá depois de anos sem se importar? Achei a justificativa muito boba...e ainda por cima espancar o amigo porque o seguiu? Afff...muito sem sentido!
* E por fim, que raio de gambá era aquele???
Fabi129 06/07/2018minha estante
A explicação do gambá é bem complicada de entender mesmo. Vi uma pessoa dizendo isso: ''Pra mim o Gamba representa a linha tenue entre a realidade e a fantasia.''

Só sei que gostei dessa leitura louca kkk

Carla Sol 06/07/2018minha estante
Uma boa explicação para o gambá! Então, como só ele e o amigo de faculdade viram o gambá no Jardim, significa que o amigo tbm está ficando louco...rs...a explicação que faz sentido só pode ser essa!

Alcione13 06/07/2018minha estante
Carla, concordo com todos os seus pontos acima. Principalmente quanto a esposa e as Crianças.

Carla Sol 06/07/2018minha estante
Pois é, Alcione....acho que ele viu tanto a esposa com o tal do biquíni vermelho e o castelo cor de rosa das filhas nas loucuras dele que esperava algo arrebatador sobre elas, mas não. Não houve nada de mais, na verdade, elas nem precisavam estar no livro, não acrescentaram em nada...todo o simbolismos das visões sobre elas, para mim, não tiveram sentido :-(

Carla Sol 06/07/2018minha estante
Eu pensava que o biquíni e o castelo das visões representavam alguma coisa, mas pelo visto não significaram nada...ficou sem explicação!

Alcione13 06/07/2018minha estante
Ah,sem esquecer o gambá rsrs.
Devorei para saber onde ia dar essa loucura toda.
Porém devo confessar que esperava algo totalmente diferente o que tive teorias completamente adversas da história.

Mariana Garcia 31/08/2019minha estante
Li esse livro por indicação de um rapaz que fez uma super promoção do mesmo em um grupo de leitura.
Acho o.livro bom mas o final sem sentido algum e também fiquei curiosa esperando que esses pontos levantados por você fossem esclarecidos e simplesmente não aconteceu.

José Carlos 29/10/2021minha estante
Spoiler!!! Gente, terminei ontem o livro, e escrevi mensagem no insta para o Federico, perguntando se a minha interpretação estava correta! É exatamente isto! O advogado estava entrando em uma paranoia igual!

Nrzecchin 21/02/2023minha estante
hahahahahaha mais uma que escreveu pro autor... então quer dizer que o advogado vai ser o novo paciente da psicóloga??? hahahahahahahah pqp que ódio

Renata 24/02/2022

Não julgue pela capa
Que livro!! Um thriller psicológico incrível que me fez de trouxa várias vezes. Me fez entrar de tal jeito na alma do Ted que tenho medo de não sair!!
Li pelo KU mas vale a pena qualquer dinheiro que esteja sendo cobrado.
Eu nem assimilei tudo ainda e provavelmente terei que editar essa resenha, mas quis escrever agora, enquanto estou impactada pelo texto.

Ted... ah... que mente a sua...

Terminei querendo voltar pro começo e reler porque tenho certeza que perdi muitas nuances.

Os capítulos são curtos e a leitura flui muito bem, mas às vezes precisamos pisar no freio pra não passar batido em nenhum detalhe. Às s vezes pra avançar é preciso retroceder.

Nana banana 30/06/2021

"Porque as vezes pra avançar tem que retroceder"
Quando o autor de "mate o próximo" tava escrevendo ele, certeza que tava tomando chá com o diabo e rindo da cara dos leitores em cada página que descobrissem o pq de cada coisa naquele livro. O suspense e mistério é muito bem construído e o plot twist é garantido no desenvolver da trama e nem se fala dos personagens bem marcados e o final pelo menos pra mim foi satisfeito, fora que é uma leitura leve (Apesar da trama) pois os capítulos são bem curtos (alguns no máximo deve ter 7 páginas mas são bens poucos ) e você lê tanto que quando vê já ta quase terminando. Eu simplesmente amei e com certeza meu 2 livro preferido.

- Albuquerque, youana

Bruna 17/07/2020

Genial!

A primeira parte é confusa, com furos e ao terminar eu só conseguia pensar: "mas o que é que está acontecendo?"

Na segunda parte, algumas coisas vão sendo esclarecidas aos poucos, vamos ficando... Bem, eu fiquei com pena e desconfiada do Ted (admito) quer dizer Ted é aquele personagem louco que parece disposto a Nos Deixar Loucos junto com ele. Eu fiquei paranóica! Já não sabia mais em quem confiar.

Então, a terceira parte! Cheia de revelações! E aí entra da Dra Laura com um papel mais ativo! (Tá okay! Eu ainda não confiava que ela Afinal queria Ajudar o Ted. Kkkkkk)

Mas admito! Fiquei muito satisfeita em como a coisa toda se desenrolou e foi apresentada. Fez sentido. E me emocionei em certas partes. Vale muito a pena seguir a leitura até o final. A apresentação do Epílogo! Ahh foi uma perfeição das mais incríveis. Sinceramente? Adorei! E super indico pra quem gosta de suspense!