O Homem que Passeia

O Homem que Passeia Jiro Taniguchi

Resenhas - O homem que passeia

Ricardo.Silvestre 11/12/2023

O homem que passeia?
Já este ano tive a oportunidade de ler ?O Diário do Meu Pai? que me deu a conhecer o estilo único de Jiro Taniguchi, do qual gostei bastante (está inclusive no meu top 5 de leituras deste ano). Foi pois com grande expectativa que me lancei nesta nova aventura.

Desta vez o autor surpreende-nos com uma história onde o detalhe ganha máxima importância. Acompanhando o personagem principal nas suas movimentações dentro da cidade onde reside, o foco inside nos pequenos detalhes que na azáfama do dia a dia acabam muitas vezes por passar despercebidos.
Jiro Taniguchi transporta-nos através de ruas e espaços desconhecidos pelo belo prazer da descoberta, onde deitar sob a sombra de uma árvore ou vislumbrar a natureza e os animais que nela habituam sobrepõem se ao corriqueiro. E é por isso mesmo que os diálogos são escassos. O foco do autor é outro.

Dito isto, não fiquei totalmente convencido com este mangá. Apesar de ter percebido a intenção, e de eu próprio ser uma pessoa que gosta de andar na rua e atenta ao pormenor, neste caso fiquei a sentir falta de um fio condutor e cheguei ao fim desapontado por não saber mais sobre aquelas pessoas. Talvez tivesse conseguido uma maior conexão com um pouco mais de argumento. De qualquer forma, continuo grande fã da arte de Jiro Taniguchi, muito por conta do traço fino e da simplicidade que lhe é característica.

Braguinha 16/08/2023

Tentou fazer uma poesia em quadrinhos, mas só deu sono.
Pretensa “obra-prima” japonesa, que tenta transmitir uma paz e serenidade ou uma espécie de placitude contemplativa enquanto um homem caminha com pouquíssimos diálogos ou desenvolvimento de estória. Porém, o tiro sai pela culatra e se torna uma leitura(?) chata e monótona.

Caroline.Serretiello 09/07/2023

Mais profundo do que se imagina.
O homem que passeia mostra uma perspectiva mais sensível do mundo, como as vezes precisamos valorizar pequenos momentos da vida, e traz justamente essa discussão de visão de mundo que te faz refletir sobre si.

pordentrodaestoria 08/05/2023

?O Homem que Passeia? foi o primeiro mangá licenciado no Brasil pela Devir do genial e premiado mangaká Jiro Taniguchi.

Publicado no Brasil em 2017, a obra que é muito diferente de tudo aquilo que estamos habituados foi um marco no cenário nacional. E Jiro Taniguchi é isto: ou você ama ou você odeia.

É que ?O Homem que Passeia?, assim como os demais mangás do autor, são muito contemplativos e não irão agradar todos os públicos.

E sobre este material em si o próprio título é bem autoexplicativo. Acompanhamos um homem que aprecia seus momentos de caminhada. Não há nada além disso. É uma obra não narrativa e sem grandes efeitos (sem vilões, tramas, lutas e etc).

Apesar da premissa simples somos envolvidos pelo enredo de uma forma mais poética, isso porque o Autor nos leva a apreciar os pequenos detalhes do nosso dia a dia. Em um mundo tão corrido, refletimos que podemos encontrar prazer em situações cotidianas.

A edição da editora Devir conta, também, com quatro capítulos inéditos que Taniguchi fez em conjunto com o roteirista Masayuki Kusumi (mesmo autor de ?O Gourmet Solitário?).

Ah, não é porque esse mangá tem poucos ou quase nenhum diálogo que a leitura deverá ser feita de forma apressada. A arte é belíssima e deve ser admirada por completo.

Ao final, a editora acrescentou uma entrevista que Jiro Taniguchi concedeu ao escritor e cineasta belga Jean-Philippe Toussaint. Vale muito a pena a leitura para entender um pouco do processo de criação da obra.

Marcela 11/01/2023

Achei chato demais, li com tédio, mais muito tédio mesmo, vi tantas pessoas falarem bem e me devepicionei por vir com tanta cede ao pote ou como gostamos de falar " com tanta expectativas "

Diessica 08/01/2023

Expira traquilidade
Gostei da história, não tem muitos acontecimentos mas já é grande por si mesma, mostra as maravilhas que podemos ver com o poder de observação.

joskegshikta 18/09/2022

? Spring read 2022
REALIDADE DA ROSA (versão mangá)

01- Um mangá com flores na capa
(não são exatamente flores, mas tem uma árvore)

Eu gostei. É um mangá com uma temática bem simples e que acaba cumprindo ela muito bem, e eu não estou acostumado com isso, porém não é um simples ruim, é um simples agradável e emocionante. Ler essa obra é como ver um desenho animado enquanto toma um chá e relaxa no frio da noite, totalmente aconchegante, um momento desses que não tenho há tempos. É bom demais parar para observar os pequenos detalhes, seja pássaros, peixes ou neve, se bem observados podem ser muito impressionantes e cativantes de certo modo. Sinto que quero a minha vida desse modo, calma. É uma ótima história para quem precisa de uma leitura relaxante!
DANILÃO1505 19/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

@GabsBITS 30/05/2022

Relaxante, mas não é pra todos
Acompanhamos a trajetória de um homem que anda pela cidade fazendo nada além de tarefas corriqueiras e aproveitando cada pequeno detalhe do mundo.
É uma leitura gostosa, rápida (ou nem tanto se ficar horas viajando nas paisagens detalhadas) e simples que muitas vezes pode te fazer suspirar junto com o protagonista vendo coisas simples do dia a dia, mas que trazem paz e alegria.
Pra quem curte algo mais conceitual, precisa dar uma relaxada da correria e/ou gosta de prestar atenção em detalhes nos mangás será uma leitura ótima, porém se você é do tipo que gosta de ação, que tenha uma trama super desenvolvida e explicativa, diálogos inteligentes, etc. não recomendo muito por ter chances de ficar entediado, apesar que nunca é tarde pra dar uma chance pra algo novo e acabar se surpreendendo.

Igor.Banin 09/03/2022

Boa narrativa grafica com momentos emocionantes nos trazendo uma leveza e presença ao olhar para a vida.

Dri 02/01/2022

Simples
É uma leitura bem simples, o personagem apenas fica passeado na sua cidade, mas é muito interessante porque essa simplicidade é o que deixa legal.
Como ele observa os pequenos detalhes das coisas, as simplicidades, um cachorrinho brincando, um senhor pescando, as crianças tocando, uma senhorinha passeando. Gostei muito.

DAN LIMA 21/10/2021

Uma história que é um mix de sentimentos, emoções, faz enxergar o sentido da vida sob uma nova perspectiva: caminhando pelas ruas, vivendo o presente e desfrutando o aqui e agora.
Essa leitura é de uma simplicidade tão profunda que chega a emocionar em muitos momentos apesar dos pouquíssimos diálogos, mas de imensa riqueza de imagens que falam e transmitem por si só. E detalhe: o leitor fica envolvido que não consegue parar de ler. Sempre querendo saber incessantemente o que irá acontecer a cada passagem das páginas. É impressionante!!! ;-)
A leitura dessa HQ me tocou bastante que cheguei a esquecer tudo que estava ao meu redor, não vi o tempo passar. :-)
Adoreiiiii...cada momento singelo por onde o protagonista fazia o leitor viajar, parar, pensar e refletir nas mínimas coisas que surgiam perante seus olhos.

Ju Duarte 11/10/2021

Nem sempre uma HQ precisa ter narrativa, histórias e vilões.
O Homem que passeia é prova disso.
Uma linda obra de arte e poesia.

Alessandro 03/10/2021

Óima narrativa gráfica...
Essa obra revela o que realmente é uma narrativa gráfica.. o autor com traço claro, esboça o sentimento de arte...e com poucos textos... ele apresenta histórias de homens que caminham, apesar que apenas a primeira história expressa bem o sentimento da obra... um homem que sabe bem aproveitar cada momento em que caminha e tem a noção do que é sentir a vida do cotidiano. Para tanto, ele utiliza cada sentido para experimentar a vida... seja o olhar, o tato, o paladar, a audição... Ele admira o que é mais simples, seja na natureza ou na obra do homem... interessante destacar que ele termina seu último quadro, dessa parte, com o cão do protagonista escavando o solo, sendo observado pelos seus donos... muito sugestiva a cena... Sendo que a última história também considero ótima... as outras são boas, mas não excelentes qt as que comentei... é um manga para se ler e revisitar nos dias acelerados de hoje... mas para aprecia-lo é necessário um certo amadurecimento... comprei em uma promoção de 30%, pq é uma obra cara e difícil de entrar nessas promoções... o material é bom... no mais ótima leitura...

Lucas.Hagemann 03/10/2021

Um caminhar contemplativo e poetico
Mangá artisticamente lindo e que retrata a beleza do comum e cotidiano que muitas vezes em nossa correria do dia a dia deixamos de observar.
Quase sem diálogos, um mangá contemplativo e poético

Lusia.Nicolino 22/09/2021

Que tal uma HQ/mangá cheio de poesia?
Enquanto o homem passeia você experimenta. Folhear de trás para frente, olhar primeiro o desenho, o traço, os detalhes, o fluxo dos diálogos. São poucos. O interesse é em passear e quando se passeia não há roteiro, relógio, rota, regra, recusa. Há apenas o caminhar leve e livre no qual você pode se perder e, quanto mais se perde nessa contemplação, mais se encontra.
É uma HQ, é um mangá, pode não ser para qualquer pessoa. Mas, qualquer pessoa deveria experimentar e se surpreender com quanto nos falta olhar e ver as coisas que estão em nosso caminho. Nada é insignificante. Você vem?

Quote: "Pássaros são...maravilhosos. Basta galgar o vento para poderem ir onde quiser. Olhando daqui de baixo parecem tão livres. Se pudéssemos voar como eles...Nossa vida seria tão mais rica."