Veja - A História é Amarela

Veja - A História é Amarela Vários

Resenhas - Veja - A História É Amarela

Diego 02/07/2021

Recortes da História do século XX com 50 entrevistas
O livro reúne 50 entrevistas históricas na revista Veja, uma das mais importantes do Brasil.

As entrevistas das páginas amarelas de Veja são as mais tradicionais do jornalismo brasileiro. Neste livro temos um excepcional compêndio de 50 entrevistas fantásticas, com personalidades históricas, percorrendo política, cinema, música e esporte.

Destaque para entrevista de Airton Senna, ainda uma promessa da fórmula 1 nos anos 80. A Madonna provocante e afiada dos anos 90. Mikhail Gorbachev nos anos imediatamente posteriores à dissolução da União Soviética. Um Tom Jobim indignado com a cobrança alta de imposto de renda... E por aí vai.

Sugiro levar esse livro para ler nas férias, relaxando numa rede ou na beira do mar.

Antonio Maluco 08/12/2021

Revista
O livro mostra algumas entrevistas das páginas amarelas que passou grandes celebridades de todos os meios

Rogério 28/12/2021

A ideia do livro é boa
A primeira entrevista é de 1969, do escritor Nelson Rodrigues, e a última foi feita em 2014, com o economista francês Thomas Piketty. Selecionar 50 entrevistas de 2422 realizadas neste período não deve ter sido tarefa fácil, no entanto, algumas poderiam ter ficado de fora e dado lugar pra outras, como a de Camille Paglia e Catherine Deneuve.
Por outro lado, muitas entrevistas são surpreendentes. A que mais me chamou a atenção foi a de Amaro João da Silva, um lavrador de apenas 1,35m de altura, em que a deficiência nutricional foi a causa de seu nanismo; sua simplicidade e privação de contato com o mundo fora de sua terra são tocantes. Outro momento que faz você parar e refletir é quando um repórter faz exatamente esta pergunta a Michael Schumacher: "(...) o que seria pior, morrer numa corrida ou passar o resto da sua vida na cama?".
Você também encontra o FHC na véspera de lançar o Plano Cruzado; Salvador Dalí defendendo o monarquismo; o sonho de Pelé depois do milésimo gol; Ayrton Senna no começo da carreira; Paulo Coelho falando de seus poderes sobrenaturais; Jorge Luís Borges, que esperava o Nobel de Literatura para poder morrer em paz; entre tantas outras surpresas...
No geral, é um bom livro por mostrar perspectivas ao longo do tempo, além de evidenciar as mudanças na forma de entrevistar pelos jornalistas, já que há entrevistadores sem noção em alguns casos. Vale a leitura ?

Cleide.Dornelles 01/05/2018

A História é Amarela- Veja
Antologia 50 entrevistas das páginas amarelas da revista Veja. Acho que poderiam escolher melhores entrevistas, alguns políticos falando de temas gerais e assuntos datados demais.

Orochi Fábio 01/09/2020

Amarelou...
A Veja perdeu uma oportunidade em selecionar melhor suas entrevistas: ao mesmo tempo que há entrevistados HOJE em retrospectiva, relevantes para a História do Mundo, há outros cujo momento da entrevista não é feliz nesses quesitos e ainda alguns extremamente irrelevantes sob qualquer aspecto... acredito que mesmo uma pessoa de fora do meio jornalístico teria escolhido melhor. Foi essa a impressão que me ficou: embora haja aqui frases e posturas cujos desdobramentos no futuro causam prazer ler AGORA.

Lucas.Ferrari 12/10/2020

Excelente!!
Peguei esse livro por acaso em uma banca a alguns anos e não me arrependo. A maioria das entrevistas são excelentes e te ajudam a entender melhor o mundo em que vivemos hoje - destaque para as conversas com políticos e poetas - mesmo que muitas delas sejam de décadas atrás. Algumas são muito impactantes, como a de João Amaro da Silva, Lech Walessa e Ronald Reagan. Tem também as desnecessárias e até tediosas, mas felizmente são poucas e não tiram o brilho geral dessa coletânea que gera muitas reflexões após a leitura.

Marcos 06/03/2021

Boas entrevistas...
Porém algumas são muito específicas de um determinado período da vida do entrevistado. Se apresentassem um contexto da época de cada entrevista iria enriquecer mais o ponto de vista para um leitor que não conhece muito a história de cada entrevistado.

LaLa219 24/07/2021

Não gostei muito de algumas das entrevistas, mas, no geral, o livro é interessante. Ainda assim, não tenho certeza se recomendaria

xaxaneto 31/12/2023

Um compilado de entrevistas marcantes ao redor do mundo
Gostei muito da experiência desta leitura, algo novo para mim.

Confesso que é bem densa devido à sua diagramação, compreendendo mais palavras por página.

A disposição das entrevistas foi estrategicamente pensada. Em algumas entrevistas é citado o nome de uma pessoa e, algumas páginas depois, lá está tal personalidade.

Para mim, a entrevista mais marcante foi a de Amaro João da Silva, um trabalhador humilde do interior do Nordeste. Como a vida é dura!

Observação: A entrevista subsequente é a de Bill Gates, o bilionário.