A Rainha Margot

A Rainha Margot Alexandre Dumas

Resenhas - A Rainha Margot

Bastos 17/03/2023

Um puta novelaço que só Dumas consegue fazer, com uma história cheia de intrigas e reviravoltas de dar inveja em muito livro por aí. É tudo feito de uma forma tao magnífica e emocionante que não da vontade de parar de ler. Isso sem falar nos personagens e a complexidade deles como individuos falhos que estão sempre procurando fazer o melhor. A relacao entre todos é muito bem explorada, a amizade de La Môle e Cocunás será uma que jamais esquecerei.

A história é tão envolvente que após a leitura eu pesquisei o que aconteceu com cada personagem e que fim levaram.

Uma obra prima da ficção histórica.

Gláucia 08/02/2011

Romance histórico.
Adoro esse tipo de literatura que mistura história e ficção e considero esse um dos melhores no estilo. Alexandre Dumas é mestre na criação de um enredo apaixonante, cheio de suspense, intrigas, vingança, romance, perfídia e até magia negra.
Catarina de Médicis era o que poderíamos chamar de jararaca, caninana. E ainda com ajuda de um bruxo... pobre La Mole.
Romances também podem instruir, foi aqui que aprendi para nunca mais esquecer sobre a noite das garrafadas, ou de São Bartolomeu.

Leticia 26/10/2020

Picuinhas de quem não tem que trabalhar
A rainha Margot, ficção histórica, tendo como plano de fundo os conflitos entre católicos e protestantes na França. Somos apresentados aos protagonistas da história, Margarida, princesa da França, Catarina de Médici, Henrique de Navarra, Henrique de Guise, entre outros. Comecei a leitura esperando discussões políticas, sociais, que o autor exploraria os conflitos, o que não aconteceu. O autor foca nas "picuinhas" da nobreza, se eu fosse dar um título para esse livro seria esse "picuinhas da nobreza francesa". Provavelmente o problema está em mim, estava com expectativas de algo que o autor talvez nunca tenha se proposto a fazer, um aprofundamento psicológico e questionamentos políticos.
Essa edição possue muitos erros de revisão, o que é um absurdo pelo valor desse livro, na faixa dos $70.

Depois dessa leitura fiquei um pouco desanimada em ler "O conde de Monte Cristo" do autor. ?

Ingrid 02/05/2021

Romance histórico, publicado em 1845, que inicia-se com o casamento de Margarida de Valois e Henrique de Navarra. Ela é irmã do Rei da França, Carlos IX, e católica; ele é o Rei de Navarra e protestante. O casamento tem o objetivo de estabelecer a paz entre católicos e protestantes, colocando fim a guerra religiosa. Eles não se amam e sequer consumam o casamento, que o casamento não impede o horrível massacre conhecido como Noite de São Bartolomeu. A perseguição e a morte dos protestantes é brutal, e faz com que Henrique e Margot façam uma aliança política, e assim se protegerem de Catarina de Médices, mãe de Margot e do Rei Carlos IX, e que tem uma obsessão por matar seus inimigos por envenenamento. Nesse mesmo período, Margot conhece o Conde de La Mole, protestante que chegou a Paris para prestar serviços ao Rei Henrique; e acabam por estabelecer uma ligação amorosa. Mas há também Concunás, católico e que chega a Paris para servir ao Rei da França. O inimaginável acontece e La Mole e Concunás tornam-se amigos inseparáveis, e transitarão por todas as intrigas reais; e o final deles é inimaginável. De Margot, a personagem que dá nome ao livro, pouco se vê; mas é uma aula de história da França. Um retrato de uma época. Para mim, os amigos relembram os mosqueteiros, que viria a ser escrito posteriormente.

dalemos 31/12/2012

O poder não tem limites. Nem o amor.
Estou viciado em Alexandre Dumas, pelo seu estilo dinâmico de narrativa, críticas da situação política e criações de situações cômicas, sob variados momentos da história francesa. Ao melhor estilo, aprende-se muito com este livro quanto aos bastidores da busca pelo poder no mais alto escalão político, algo muito atual nos dias de hoje. Catarina de Médicis pode muito bem ser considerada uma das maiores vilãs da literatura após esse romance. E Marguerite de Valois, a Rainha Margot, uma grande heroína, a frente do seu tempo, astuta, perspicaz e uma fervorosa amante. Vale cada linha.
Caroline.Demantova 22/06/2016minha estante
Amei este livro, fui atrás dele, quando assisti ao filme, pois me apaixonei pela história da Rainha Margot. Foi aí que comecei a ler os livros de Alexandre Dumas, que são muito bons e que nos permite conhecer a história da França.

Manini 13/01/2017minha estante
saiu uma edição da editora manole, porem tem 830 paginas, voce sabe o que muda dessa edição que voce leu para da editora manole?

Cleuzita 01/06/2017minha estante
Eu acabei de comprar essa edição. Descobri que não se trata do livro original mas sim de uma adaptação infanto juvenil, fiquei triste.

Manini 06/06/2017minha estante
O ideal e comprar a edição da Manole.

Cleuzita 06/06/2017minha estante
Vou procurar essa edição. Obrigada pela dica ;)

Manini 06/06/2017minha estante
Por nada.

Cleuzita 08/06/2017minha estante
Valeu, obrigada.

Manini 14/06/2017minha estante
Por nada.

Cleuzita 21/01/2020minha estante
Essa edição não é o livro completo, se trata de uma adaptação, infelizmente, porque também tenho essa edição.

flavia 24/11/2022

quero ler a versão original
estou apaixonada pela escrita de Alexandre Dumas, que história eletrizante, que te prende DEMAIS e você termina o livro sem nem perceber. Como li a versão reduzida tô doida pra ler a original.

Vida 29/08/2011

Um livro maravilhoso e sangrento! Eu fiquei chocada em alguns capítulos. A sede e a obcessão pelo poder enlouquece qualquer ser humano!!!

Marina Elisa 26/09/2017

Margot
Um livro fascinante. Incrível como Dumas conseguiu mesclar história e fantasia na medida certa!O tipo de livro delicioso de ler (mesmo aos poucos) e difícil de largar.

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

As Disputas Religiosas Na França Absolutista
?A Rainha Margot" é um romance histórico, de Alexandre Dumas. Publicado em 1845, é o primeiro volume de uma trilogia da qual também fazem parte "A Dama de Monsoreau" e os "Quarenta e Cinco".

Esses livros vão do final do reinado de Carlos IX até a morte de Henrique III, último rei da dinastia Valois. Aconselho a quem não estiver familiarizado com esse período, conhecer ao menos a biografia de Catarina de Médici cujo papel foi determinante para traçar o rumo da história, visto que ela dedicou a vida para perpetuar sua linhagem, o que custou muito caro para a França.

Catarina foi mãe de nove filhos, três reis e Margot, a única que herdou sua robustez, saúde inabalável e gênio difícil. Acusada de frívola e ninfomaníaca, a jovem é uma personagem polêmica, escolhida sob medida por Dumas para protagonizar a narrativa. Aliás, uma narrativa que também enfoca as disputas religiosas, em especial, "A Noite de São Bartolomeu", ocorrida durante a festa comemorativa desse santo em 24 de agosto de 1570.

Responsável por 30.000 mortes, esse episódio foi um massacre liderado pela maioria católica contra os huguenotes. Planejado pela Família Real, seu intuito era cessar com a onda de violência protestante após a tentativa de assassinato do seu líder, Almirante Gaspar de Coligny, ordenado pela própria Catarina. No entanto, a situação saiu do controle e a carnificina só foi contida meses depois.

Na realidade, a situação vinha se agravando desde a semana anterior, com as bodas de Margot e Henrique de Navarra, chefe da dinastia huguenote. Tendo como objetivo selar a paz religiosa, esse casamento desgostou a todos e acabou anulado após o casal ficar conhecido pela extensa lista de amantes. Curiosamente, Henrique de Navarra acabou sendo coroado rei, iniciou a dinastia dos Bourbon e pacificou a França.

Apesar do romance ser baseado em personagens e fatos reais, o leitor mais atento encontrará alguns aspectos inconsistentes com os registros históricos. Eles podem ser encarados como mera licença artística ou consequência de uma visão deturpada do passado.

Enfim, existe uma adaptação do livro para o cinema, vencedora da "Palma de Ouro" em Cannes, que recomendo. "A Rainha Margot" (2004) apresenta um bom desempenho de Isabele Adjani, todavia, são as cenas de extrema crueldade da "Noite de São Bartolomeu" que roubam atenção. Aliás, foram elas, que me levaram a conhecer a trilogia.
Cleuzita 21/01/2020minha estante
Ganhei esse livro, exatamente nessa edição, mas fiquei decepcionada quando eu vi na ficha catalográfica se tratar de uma adaptação, resultado, não li.

Carol Ribeiro 17/09/2021minha estante
Olá, estou querendo comprar a A Dama de Monsoreau e e Os Quarenta e Cinco. e gostaria de saber, se por acaso você já leu estes livros, se poderia me dizer se eles chegam a dar um final/continuação da trama de Rainha Margot. Me decepcionei demais com o final. Estou inconformada de acabar daquela forma. rs

@dropsdeleitura 01/08/2019

Uma visão romanceada dos eventos que levariam a morte do rei Carlos IX e o rei Henrique de Navarra ao trono da França, contrariando a vontade de ferro da temida Catarina de Médici. A história é centrada numa personagem que ocupou um papel importante pra tudo isso: a bela Rainha Margarida, uma mulher ambiciosa e de muitas paixões.

Traições, emboscadas, amores impossíveis, venenos e espadas.. Tudo que se pode esperar de um romance histórico ?dumesco?. .

Embora Margarida seja a peça que reúne os personagens e as engrenagens necessárias para a história, meu coração ficou com a dupla de amigos improváveis La Mole e Cocunás. Foram eles os responsáveis pelas emoções mais bonitas durante a minha leitura.. Me fizeram rir e chorar e torcer por seus destinos, mesmo já conhecendo o final da história.

Eu não costumo fazer nenhum tipo de crítica negativa. Porém, dessa vez, preciso comentar.. Até porque esse é um livro caro e acho que vale bater o pé no chão: muitos, muito, MUITOS erros de digitação. Isso me incomodou demais durante a leitura.. E acho inconcebível um livro que custa mais de 80 reais ter esse tipo de falha.

Prico 08/02/2022

Adorável Romance Histórico
Um livro super gostoso de ler, intercalando fatos históricos e fatos de ficção a recriação de intrigas e crises sociais da França de Carlos IX faz de Rainha Margot um romance gostoso de ler, sem deixar de ser maravilhosamente escrito.
Vale a leitura de cada página.

Phaga 06/08/2022

Dumas será sempre Dumas
Este livro é de todas as formas encantador, seja no romance entre La Mole e Margarida, seja na amizade ainda mais bela de La Mole e Aníbal. Forma uma história tá cá em detalhes e ainda mais interessante quando se pegar a família real da França para fazer um verdadeiro conto de amor e. Conspiração .

lia 17/10/2022

Final decepcionante e emocionante?
Ler esse livro é pedir por dor de cabeça, ainda é uma confusão enorme todos os títulos de nobreza, o motivo de todas as mortes e fatos. Não sei ainda se é baseado em uma história real mas em geral eu gostei, muitas coisas ficaram confusas no meio da história e senti que nunca tinham explicações. O final foi entediante.