O Curso do Amor

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

CharlesSouto 22/07/2023

Finalmente !
O anti romântico Alain de Botton sabe escrever um bom romance.

A obra vai lhe obrigar a ver a vida por uma perspectiva nova, e isso pode ser bom. Certamente Você vai se reconhecer em muitas páginas, e isso pode ser bom. Parece auto ajuda! Aviso.

_ Levei 17 meses para concluir esse livro. Li aos poucos, vez por outra abandonei a leitura enquanto tentava me recuperar da imagem vista neste poderoso espelho._

Recomendo cautela.

may 17/05/2023

As complexidades do ordinário
Um livro de contradições, desconstruções, confortos e desconfortos, pra ser lido e revisitado. Acompanhamos um homem e uma mulher comuns, que vivem vidas comuns e tem objetivos comuns mas são atravessados por explicações e suposições filosóficas e psicanalíticas do narrador/autor que trazem todo o sentido da obra. Por mais que tenha um foco cis heteronormativo caucasiano e, traz reflexões que podem ser aplicadas em qualquer relação romântica, onde expectativas avassaladoras vão de encontro com a vida real, que é por vezes complicada e dolorosa, exigindo muita autocrítica pra que dê certo.

Vai incomodar os monogâmicos que não pensam nas estruturas que formam a monogamia.
Vai incomodar quem romantiza absurdamente a instituição casamento.
Vai incomodar quem tem muito tesão.

Karina309 05/04/2023

Cansativo
Alguns trechos são interessantes. Porém o enredo se torna cansativo em alguns
momentos. Também discordo de muitas ideias que o autor defende, talvez isso tenha prejudicado o prazer na leitura.

Sue 29/03/2023

É interessante
Vou começar falando que eu li esse livro na época errada da minha vida. Sinto que deveria ter lido ele há uns 5 anos atrás ou mais, porque muitas coisas que li eu já tinha ideia mas no passado não sabia.
É um bom livro, mas confesso que eu esperava algo diferente na forma como foi escrito, mas enfim, nada que vá atrapalhar na leitura.
Eu gostei das reflexões que o autor trouxe sobre o amor, e gostei como ele descreveu características e fatos e lá na frente ele trás uma explicação psicológica para o que aconteceu. E, realmente, o livro é sobre o curso do amor, como ele nasce, cresce, se desenvolve e supera problemas.

alefrocha 11/03/2023

Livro didático
Excelente livro, é uma verdadeira aula de como fazer um casamento dar certo. Realista e assertivo, todos deveriam ler.

ana 26/01/2023

misty recomendação!
não sei muito o que falar sobre esse livro? o que eu mais gostei foi as falas do autor! senti um pouco de raiva do rabih, mas dava pra se identificar um pouco com ele em algumas coisas.

é óbvio que não concordei com alguma coisas do livro principalmente sobre as decisões do rabih sobre a mulher dele, entendo demais algumas coisas e o que levou ele a ser assim igualmente a kirsten que tem defeitos igual a ele, mass passei raiva sim! adorei o livro marquei muitosss quotes e achei lindo ?

Amanda.Rech 11/11/2022

não sei o que eu esperava, mas não era isso.
o livro é bom, mas não fantástico.

discordo de alguns pontos mas o autor trás diversas reflexões interessantes, pretendo ler esse livro mais velha e casada para ver se me conecto mais a ele.

kedy 01/09/2022

Destaques
Ser uma pessoa boa não é tedioso; é uma incrível conquista, algo que noventa e nove por cento da humanidade não consegue no dia a dia. Se ser "legal" é um tédio, então eu adoro tédio.

Ser sábio é reconhecer quando a sabedoria simplesmente não é uma opção.

O segredo talvez não seja começar uma vida nova, mas aprender a reavaliar a antiga com olhos menos cansados e habituados.

iara 28/08/2022

Fraco
Conta a historia de um casal desde que se conhecem até casarem e terem filhos e enquanto isso vai narrando as crises entre os dois.

Sonally.Cecilia 21/08/2022

"[...] o verdadeiro amor tem a ver com a aceitação do parceiro na integralidade do seu ser. [...] ser amado de verdade deve significar ser apoiado em tudo que se é."

Um livro que fala sobre o amor de forma não convencional e não romantizada.

Kirsten é Rabih se conhecem e se apaixonam, ao longo de 14 anos suas vidas e seu relacionamento passam por um turbilhão de emoções, a efemeridade do amor, dos começos de contos de fadas até as brigas com coisas banais. Ao longo dos anos, o relacionamento deles é uma montanha russa, após os filhos as coisas vão dando uma estagnada mas sempre tendo os desafios que um relacionamento tem.

Em suma, é um livro pra quem já é mais maduro. Acho que só uma pessoa que conviveu um relacionamento, de morar junto, casar de fato, vai entender as nuances do livro. Fala que mesmo com todo esse turbilhão de emoções, o amor vale a pena ser vivido principalmente se duas pessoas estão disposta a fazê-lo. O livro é cheio de insights sobre o que é amar, o que é um relacionamento e os caminhos que o amor leva ao longos dos anos. Não concordo com algumas coisas do autor, as vezes ele dá umas viajadas; como num discurso sobre poligamia, mas é a minha percepção. Vale a leitura.

Dani Scheibler 11/08/2022

Real
O curso do amor conta a história de Rabih e Kirsten, e as várias fases do relacionamento entre eles, desde o encontro inicial, a paixão, seguido do casamento, filhos, anos de relacionamento e seus vários problemas durante esse período.
Gostei muito da forma como o escritor dá exemplos e tentar explicar o motivo para o comportamento dos personagens de uma forma psicológica - porque agimos da forma A, mesmo querendo agir de forma B.

Pra quem gosta de ler romances, ver filmes e séries, é uma boa dose de realidade sobre o amor romântico, que é bem problemático e gera muita frustração pela busca de uma perfeição que não existe.
... porém, vou continuar a me iludir com filmes e histórias irreais de amor? siiim kkkkkk ??

chris_xine 27/07/2022

Me fez questionar se uma sessão de terapia era suficiente.
Em "O Curso do Amor", Alain de Botton questiona a ideia do amor romântico; aquele que busca completar as nossas falhas e que, na maioria das vezes, é um reflexo que carregamos dos nossos ideais de infância - Através dos cuidados maternos e paternos, cada um com suas vivências e carências.

Rabih e Kirsten são um casal como qualquer outro. Se conhecem, se desejam, se apaixonam, se casam, têm filhos. Acompanhamos cada fase com uma visão extremamente sensível e realista, o autor analisa a fundo as dificuldades que os casamentos passam: Brigas, traição, rotina, monogamia, sexo após os filhos. Botton ressalta que o amor é ensinamento e aprendizado, que a longo prazo o desejo inicial muda de formas, sendo então uma escolha de paciência e empatia constante para perdurar.

Mais que isso, ele coloca os conflitos sob uma perspectiva de como poderiam ter sido remanejados, se cada um tivesse autoconhecimento o suficiente a fim de se expressar e não julgar tanto o outro.

Quem ler, muito dificilmente não irá se ver em algum dos personagens, seja no romantismo de Rabih ou na praticidade de Kirsten (ou apenas na história, tão comum a quem já viveu o amor com todas as suas esferas).

underlou 21/07/2022

A primeira parte é absurdamente interessante, mas já antes da metade, o livro desanda em completa monotonia conjugada com pieguice.

Particularmente, achei incômodo o rumo da história a partir do episódio de traição entre o casal. É lugar-comum falar de amor, de modo amplo, e tocar na matéria do adultério; no campo da literatura temos o exemplo famigerado de Machado de Assis em "Dom Casmurro" (1899) e, fora desse, o esmerro de Ingmar Bergman na minissérie "Cenas de um Casamento" (1973). Todavia, aqui há algo fora do tom, talvez uma tentativa desenfreada de normalização de algo problemático, sem nenhuma lição propriamente clara depois de tudo (não faltei à aula).

O que falta a Alain de Botton, basicamente, é o brilhantismo de autores calibrados como os supracitados, diga-se de passagem, à altura de sua presunção filosófica (as pílulas motivacionais inseridas ao longo do livro são tediosas) para disciplinar sem frustrações seu curso do amor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6