O Labirinto dos Espíritos

O Labirinto dos Espíritos Zafón

Resenhas - O Labirinto dos Espíritos

anapmoscoso 05/01/2024

Ele nunca erra
"Uma história é um labirinto infinito de palavras, imagens e espíritos em conluio para nos revelar a verdade invisível sobre nós mesmos. Uma história é, em definitivo, uma conversa entre quem narra e quem escuta, e um narrador só pode contar até onde vai a sua perícia, e um leitor só pode ler até onde está escrito em sua alma."

Terminei O Labirinto dos Espíritos essa madrugada. Não derramei uma lágrima enquanto lia, mas, ao fechar o livro, parece que algo que vinha se acumulando durante as quase 700 páginas finalmente se libertou e foi aí que desatei a chorar feito uma criança.

Não sei se chorava pelos personagens, por mim, ou por essa Barcelona esquecida que Zafón desenhou com tamanha delicadeza durante os quatro livros da série. Uma Barcelona dolorosa, sombria e cruel, onde a beleza e a esperança de dias melhores se escondiam nos lugares e nas pessoas mais improváveis.

Carlos Ruiz Zafón tinha uma sensibilidade sem igual. Escrevia cenas trágicas como se estivesse redigindo uma carta de amor e conseguia fazer o leitor dar boas gargalhadas com os comentários fora de hora - porém sempre bem-vindos - de um dos seus melhores personagens, Fermín.

Como comentei durante a leitura: chega a ser um pouco revoltante que um único indivíduo possuísse tamanho talento.

Dou até logo ao Cemitério dos Livros Esquecidos sabendo que, muito em breve, voltarei para revisitar suas galerias.

site: https://twitter.com/anaestalendo

Cecy Jarske 03/01/2024

O Labirinto dos Espíritos
Digito está resenha com os pés pois minhas mãos estão ocupadas batendo palmas para Zafón e seu cérebro brilhante e abençoado.

Não tenho palavras para descrever com precisão cada sentimento de admiração, fascínio, curiosidade, raiva entre tantos outros que me acometeram durante a leitura dos quatro livros da saga, mas a gratidão é o maior de todos por ter conhecido este autor fenomenal e ter tido o privilégio, ainda nesta vida, de cruzar o meu caminho literário com as obras de Carlos Ruiz Zafón!

Sentirei saudades de Daniel e companhia, principalmente de Fermín e suas pérolas. Obrigada por escrevê-los e reescrevê-los para nós humildes leitores, Zafón! Certamente, um dia, iremos nos encontrar no Cemitério dos Livros Esquecidos... ?

Raquel 28/12/2023

Adeus ao cemitério dos livros esquecidos. SERÁ????
Li A Sombra do Vento em 2008.
Meu coração imediatamente o classificou como o livro de minha vida pelo impacto que ele me trouxe.
Li muitos outros livros depois disso. Coisas muito boas e nem tão boas.
Li todas as obras do mestre Zafón??????. (gostei bem, mas nada como a Sombra do Vento)
Até que comprei O Labirinto do Espíritos em jan/2018.
Por falta de tempo (muito trabalho) só iniciei a leitura em abril/2022 durante minha internação após outra cirurgia cerebral (4 meses de internação).
E meu coração foi transtornado de emoções, arrebatado novamente pelos personagens, pelo mistérios, pelos impactos da história magistral do livro.
Hoje o Labirinto dos Espíritos é o livro de minha vida, estou relendo a Sombra do Vento (e o enchendo de grifos furta cor e post its em locais coincidente entre os dois livros)para relembrar melhor de onde veio toda a inspiração da história da última produção de Zafón.
Com isso, estou de volta no Cemitério dos Livros Esquecidos. ?
Ele é na verdade pode ser considerado inesquecível, pois assim é a literatura.
Zafón, mestre, descanse em paz - não serás esquecido por aqui.??
Só morre aquilo que se esquece.??????

ALiCIA 26/12/2023

!!!!
PQP PQP PQP PQP mano melhor livro, de toda serie e em geral q ja li... quero ingerir esse livro 100x reler sem a memoria de ter lido antes, a protagonista fodona com meu nome ainda

Claudia.Mayara 25/12/2023

E acabou?
?iniciei e conclui o ano com essa coleção maravilhosa, fiquei encantada com a história.
Nesse ultimo fiquei um pouco perdida com tantos personagens e tive dificuldade em relacionar td que foi lido ao longo dos livros, mas creio que isso se deu por demorar e ler outros livros no meio.

Jess 20/12/2023

Mais uma obra brilhante do Zafón. Incrível viajar nessa trama cheia de possibilidades e subterfúgios que no decorrer da leitura me deixaram de queixo caído.

É como se fossem vários livros dentro de um só, e ao mesmo tempo é uma história tão fechada e completa em si.

Também faz parte do talento do Zafón transformar toda e cada personagem em uma protagonista, uma vez que são todas tão bem desenvolvidas e vitais para o enredo.

Vou sentir falta da sabedoria eloquente do Fermín, da sagacidade da Alicia, do comprometimento com os seus valores da Bea, da livraria da família Sempere e, sobretudo, do Cemitério dos Livros Esquecidos.

"Às vezes, quando os deuses não olhavam e o destino se perdia pelo caminho, até gente boa tinha um pouco de sorte na vida."

GAssika 16/12/2023

Final diferente
Confesso que esse foi o livro da série que menos gostei, achei os personagens novos que foram introduzidos meio sem carisma, em relação aos outros que já apareceram. Mas só nos últimos momentos, quando voltamos o foco a família do Daniel que fiquei com a mesma sensação de encantamento que os outros três livros me trouxeram. Ainda é a minha tetralogia favorita, e o primeiro livro um dos meus favoritos da vida, daqueles pelos quais agradecemos o fato de ser leitores. Foi muito bom finalizar essa obra prima.

Nina Madruga 11/12/2023

Tributo de amor à série O cemitério dos livros esquecidos
Termino a saga tão empolgada e apaixonada quanto quando eu comecei. Tanto é que não me contive e, imediatamente após terminar o labirinto dos espíritos, fui reler as páginas daquele que me conquistou como ninguém, a sombra do vento.

Segurar os livros dessa saga na mãe é como abrir um portal para o mundo fantástico daquela barcelona de Daniel, Fermin, Julian (Carax e Sempere), Bea, David e Alícia. É como esquecer do mundo em que eu vivo e me teletransportar para a Espanha pós guerra civil. É sofrer, amar, chorar e rir junto com personagens que mais pareceram ser velhos amigos.

Ah, como é fascinante se perder na literatura e se misturar com esse bando de gente apaixonada por livros e por histórias. E o Labirinto dos espertos foi o final perfeito que essa série merecia (se é que isso é possível).

O fato desse livro ter me feito pegar os outros três e abri-los inúmeras vezes ao longo da leitura já é o suficiente para mostrar quão completo ele é. Quão instigada me deixou em reviver todas aquelas páginas que tanto me emocionaram na primeira leitura - o continuaram emocionando. Acabou que minha mesinha de cabeceira dormiu todos os dias com 4 livros dela. Até porque eu nunca sabia que aventura eu precisaria reviver em breve.

À você que chegou até aqui, deleite-se na sua leitura e aproveite para saciar todas as inquietações que o genial Zafon inseriu em nossas cabeças nos volumes anteriores. E se prepare que a magestia com que ele faz isso te faz pensar que as palavras não teriam uma forma mais inteligente de serem arrumadas.

Concluo com chave de outro a minha primeira (de muitas) visitas a essa obra. Deixo aqui meu muito obrigada a esse autor por ter deixado de presente para todos os leitores a melhor série já escrita. Suas histórias e personagens viverão para sempre em minhas lembranças.

Por fim, segue meu humilde testemunho: não comprei ?a sombra do vento?. Não me emprestarem nem me indicaram. Sabia que minha mãe já o tinha lido, mas nunca havia comentado comigo sobre ou me mostrado ele. Um dia, olhando velhos livros no escritório da minha casa, em pleno início de pandemia, encarei aquele que seria o meu livro preferido da vida e senti que me chamava. Sem saber nem ao menos do que tratava, agarrei aquela obra com capa enigmática e fui imediatamente hipnotizada por aquelas páginas.

Concluo essa série com a mesma sensação de Daniel ao terminar de ler a sua versão de a ?sombra do vento?: ?o sonho é a fadiga queriam me derrubar, mas eu resistia a entregar-me. Não queria perder o encantamento da história nem dizer ainda adeus aos seus personagens?.
Marina516 15/01/2024minha estante
A sombra do vento tbm é o meu preferido s2 Quero reler a série pra reviver isso tudo

Caroline 01/12/2023

Sou suspeita pra falar dos livros do Zafón pq sou muito fã! História muito completa, com muitos detalhes e tudo explicadinho no final, gosto de leituras assim, que não deixam brechas! Alguns momentos chegam a ser dolorosos de se ler mas a curiosidade em descobrir como vai findar é mais forte, rs
Sigo amando as histórias desse escritor maravilhoso ??

livia156 23/11/2023

Finalmente acabei
Acho que demorei tanto pra ler esse livro pq no fundo nao queria me despedir dessa historia nunca. amo a escrita do carlos, amo os personagens, amei o desfecho da historia. vou sentir muita sdd da atmosfera de barcelona e de tudo que essa série me fez sentir.

Wolsey 09/10/2023

4 em 1. Muito bom!
O gran finale!
Devido à minha super expectativa, não houve arrebatamento. Mas, ainda assim, merece 5 estrelas.
O autor narra uma nova história e consegue atrelar as 3 histórias dos livros anteriores sem deixar pontas soltas. Acho que ler os 4 livros em sequência ajudou a compreensão. Na minha opinião ler os livros na sequência faz diferença, sim. Acho que ler fora da ordem faz perder parte da aura misteriosa e se perde, também, um pouco do carisma de certos personagens (o Fermin é demais).
A narrativa é sempre rebuscada e a tradução não desmerece a obra.
Queria ler mais livros assim.

Douglas P Da Silva 01/10/2023

Uma história não tem princípio nem fim, só portas de entrada”.

Eu já começo essa resenha dizendo que jamais escreverei à altura do que esse livro realmente representa. Voltar a ler sobre personagens queridos como Daniel Sampere e Fermín foi simplesmente maravilhoso e ainda mais dentro dessa trama sensacional que culmina a quadrilogia espetacular de amor aos livros iniciada pelo lindíssimo A Sombra do Vento.

O Labirinto dos Espíritos é um livro excepcional e uma conclusão praticamente impecável da saga de Daniel Sempere e amigos. Zafón constrói um universo impressionante e rico por meio de ambientação meticulosa, inúmeras tramas que se relacionam constantemente e personagens carismáticos.É uma pena que este seja o último livro de Carlos Ruiz Zafón 😓.
Vou começar a reler todos infinitamente, já que ele deve estar agora no Labirinto dos Espíritos. Gratidão Zafón.

Vits 27/08/2023

Já sinto saudade :(
O labirinto dos espíritos encerra com maestria o emaranhado de acontecimentos que são expostos no decorrer dos quatro volumes da série. certamente essa história virou uma de minhas favoritas. vou sentir muita saudade da dupla fermín romero de torres + daniel sempere. zafón foi fenomenal neste trabalho.

Jay 29/07/2023

Longo mas vale a pena...
O livro da continuação na história de Daniel, porém o protagonista não é exatamente ele. Vamos conhecer a Alicia e apesar de ela não ser uma personagem fácil de gostar aprendemos no decorrer do livro.
Gostei do final, achei que deu uma boa amarrada em todos os personagens. E me deu uma sensação de finalização nessa série de livros que eu amei tanto. Mas nenhum supera A Sombra do Vento.
Aparecida Freire 21/12/2023minha estante
Exatamente, Jayane! Estou lendo e não gostei da Alicia como os outros personagens de A Sombra do Vento

Livrendo 27/07/2023

Leiam você irão adorar!!!
O Labirinto dos Espíritos (2017), que se passa em 1959, Zafon introduz uma nova personagem, a investigadora Alicia Gris, cuja missão é solucionar o desaparecimento do ministro Mauricio Valls. Esta investigação revelará muitos segredos escondidos e unirá as quatro narrativas.
Portanto, recomendo iniciar a leitura por ordem cronológica dos acontecimentos narrados e não pela ordem de lançamento dos livros. O ideal é começarmos pela base da pirâmide: O Jogo do Anjo; na sequência, A Sombra do Vento; depois, O Prisioneiro do Céu e por último, O Labirinto dos Espíritos.
Amei os quatro livros, daí não poderia deixar de recomendar a saga para todas as pessoas que seguem esse blog. São poucos os personagens de livros com o poder de permanecerem guardados em nossa memória para sempre; aqueles que fazem parte do contexto de “O Cemitério dos Livros Esquecidos” tem esse dom.
Leiam, vocês irão adorar.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/reels/