O Labirinto dos Espíritos

O Labirinto dos Espíritos Zafón

Resenhas - O Labirinto dos Espíritos

Malu 25/04/2024

"Não é você quem escolhe um livro. O livro escolhe você"
Ler o Záfon é sempre muito prazeroso. E ler a saga “O cemitério dos livros esquecidos” foi uma das experiências de leitura que mais me envolveu, a ponto de colocar o Záfon como um dos meus escritores preferidos! Entendo e faço parte da quantidade de fãs que ele tem no mundo! Realmente ele merece! E perdê-lo parte meu coração pois não teremos mais a riqueza de novos romances escritos por ele. Porém ele está imortalizado nas obras que nos presentou, em cada alma que tocou, e que ainda tocará. Faz muita falta. Então ler o “O Labirinto dos Espíritos”, último livro da Saga foi como uma despedida. Um adeus para alguém que fez parte da minha vida, mesmo sem nunca conhecê-lo pessoalmente. Mas ao mesmo tempo, tão íntimo, pois pude ler suas histórias, e mergulhar nos mistérios e montar o quebra-cabeça mágico que ele criou. Como ele mesmo citou no livro “O Labirinto dos Espíritos”, o livro carrega uma parte da alma do escritor, uma parte da alma de quem o leu. Eu também sinto assim quando leio as palavras escritas por alguém. É uma forma de conexão. E Záfon sabia fazer muito bem isso.
Ele nos faz viajar por suas histórias, e entrar em seus personagens sempre tão profundos e interessantes, emaranhados em uma teia de mistérios, com diálogos fascinantes!
Quando li “Labirinto dos Espíritos” eu notei uma diferença em relação aos outros livros de Záfon. Ele se permitiu ser mais ousado na descrição de algumas cenas mais calientes. O que adorei! Ele soube muito bem fazer isso. Não ficou vulgar, ficou envolvente!
Nesse livro, apesar dos Sempere e outros personagens apaixonantes que conhecemos aparecerem, o protagonismo é dado a uma personagem nova, uma mulher, Alícia Gris. Que se mostrou uma das personagens mais interessantes, marcantes, inesquecíveis descritas por ele.
Nesse livro Záfon finaliza o quebra-cabeça dessa saga de uma forma surpreendente, e nos presenteia com um epílogo fascinante, onde ele coloca muito de sí mesmo!
Uma saga que deixa muita saudade, muitos personagens que carrego comigo, na minha memória.
Planejo reler essa saga, em espanhol, para sentir mais forte ainda, a alma desse escritor genial que foi Záfon!

Guilherme Dehon 24/04/2024

O Labirinto dos Espíritos...
Sem dúvida alguma, na minha singela opinião, a obra prima de Zafón...

O Labirinto dos Espíritos não é apenas o maior livro em quantidade de páginas como o mais intenso, complexo, intrigante, surpreendente, apaixonante e porque não cruel, de toda a "tetralogia"...

A obra apresenta, novamente, personagens já conhecidos anteriormente das outras histórias (Daniel Sempere, Fermín Romero, David Martín, Isabela), como nos brinda com novos e marcantes personagens (Alícia, Vargas, Fernandito, Leandro, Valls)...

O mote principal gira em torno de uma investigadora de talento apurado Alícia Gris, que recebe a missão de descobrir o mistério por trás do desaparecimento do ministro Maurício Valls...

Acompanhada do Capitão Vargas, Alícia será levada através de uma trama de aventura, mistério, intrigas, vingança, inescrupulosas manipulações, disputa por poder, traição, amizade, amor... e que colocará frente a frente com Daniel Sempere e sua família...

Zafón mais uma vez, com maestria impecável, desfia todo o seu talento como contador de histórias, ao narrar e costurar toda a trama sem deixar pontas soltas...

Uma espécie de Thriller policial altamente intenso, dinâmico e com aquela carga emocional que chega a exalar pelas páginas...

Uma narrativa que leva o leitor de um lado a outro em um verdadeiro coquetel molotov emoções, que faz sorrir, chorar, entristecer, alegrar, querer chegar ao final sem que nunca acabe!

Obra muito fluida, de fácil leitura com um toque de linguagem clássica.

Para todos que puderem, quiserem, ousarem dar uma chance e conhecer O Cemitério dos Livros Esquecidos, não espere mais pois tenho certeza que você será conduzido a um universo surpreendente através do legado de Carlos Ruiz Zafón.

Diana279 15/04/2024

Acabei demorado um pouco pra terminar por uns problemas, mas finalmente consegui. E lógico que o final foi maravilhoso como todos os outros da série.

Moon LH 08/04/2024

O Labirinto dos Espíritos
O quarto livro dessa série (e último sem contar com o volume de contos). Quando o ministro Mauricio desaparece, Alicia começa as investigações, o que liga a investigadora na trajetória de Daniel, o conhecido protagonista de a sombra do vento. Daniel tinha Mauricio como principal suspeito pela morte de sua mãe.

Acho até injusto eu avaliar esse livro como ruim, por ter consciência que nem prestei atenção na leitura, me desassociei na maior parte do tempo, e nem voltei para reler. Mas o motivo é que essa série toda não me agradou: a história não me agradou, o cenário não me agradou, a escrita não me agradou, os personagens nãos me agradaram. Comprei a coleção completa uma vez e como não gosto de abandonar uma leitura fui lendo aos poucos e de forma um pouco forçada.

Não sei se é pelo tamanho desse livro ou por ele já ser o quarto volume e eu já estar preso nessa narrativa a um tempo, mas tive a impressão que esse foi o mais arrastado de todos, lia, lia e lia e não saia do lugar.

Li esse ja faz um bom tempo, mas fiquei com preguiça de fazer a resenha antes, e agora já nem lembro na maior parte da história kkkkkkk

Patricia Peres 21/03/2024

Uma trama enrolada demais.
Sou fã do autor! Contudo, confesso que achei a história muito enrolada, cansativa e forçada. Não foi uma trama que me prendeu, como aconteceu nos demais livros que li do autor.

RafaelBagre 21/03/2024

Adeus amigos!
Uma estória longa, cheia de personagens, mistérios, coisas inexplicáveis, idas e voltas no tempo. Uma excelente receita para um fracasso literário se não fosse a qualidade do Zafon para nós contar isso tudo de maneira elegante, simples e que nos prende do início ao fim.
A saga de Daniel Sempere começa de maneira simples e enigmática. A Sombra do Vento ainda ecoa no meu coração como um dos livros mais bem escritos que já li. O jogo do Anjo e o prisioneiro do céu espandem o universo de maneira consistente e nos introduz personagens que nos levarão a um fechamento épico em "O labirinto dos Espíritos".
Meigo, apaixonante, tocante... Não sei como traduzir em linhas escritas o que vivi ao ler esse livro final.
Parabéns Zafon, onde quer que esteja!

Joanderson 29/02/2024

Sentirei sdds...?
Morte e vida, tragédias e honrarias, mistério e segredos, são principais fatos encontrados nessa melancólica Barcelona pós guerra mundial, aos meus queridos Fermin, Daniel, Isaac, David, Isabelle, Juan, Bea e por fim Alicia ... Sentirei grande Sdds de vocês como velhos amigos, que juntos vivemos grandes aventura, primeira vez que sinto um vazio pós leitura, hoje de fato venho confirmar que para adentrar nesse universo qualquer um dessa maravilhosa quadrologia serve como porta, embora alguns portas sejam mais práticas do que outras, cada dia nublado, chuvoso e frio, fez-me sentir acolhido através da brilhante escrita de Carlos Zafón um grande mestre, juro que vcs nunca se arrependeram desse encontro com a biblioteca esquecida, aliás, se arrependeram sim, de não ter lido antes tal obra...
Espero que todos os leitores se permitam.
Ass: Derson Joan!!!

carolbpetry 23/02/2024

"A partir daquele momento me esperava a vida e, com sorte, a ficção."
Eu tenho TANTO pra falar sobre esse livro e essa série que poderia passar o resto da vida falando sobre, mas a resenha ficaria gigantesca, então vou guardar minhas opiniões para mim mesma e usar esse momento pra enaltecer o put@ escritor do car@lho que o Zafón é.
Esse homem tem o dom de escrever personagens incrivelmente profundos e complexos cheio de camadas e interligá-los em uma atmosfera imersiva com um enredo impecável repleto de detalhes que me deixa irremediavelmente maravilhada e assombrada. Ele é absolutamente genial e esses livros são obras de arte dignadas de estarem expostas em um museu. Nunca vou me cansar de elogiar o Zafón. Que honra poder viver na mesma época em que esses livros foram escritos e ter a chance de saboreá-los.
Obrigada por essa série, histórias, personagens e agora uma vontade imensa de conhecer Barcelona, Zafón. Me sinto ao mesmo tempo esvaziada e preenchida com o término dessa série, sinto que uma partezinha minha foi ficando presa nas páginas dos livros ao longo da leitura e que agora, ao ter finalizado, estou carregando um pedacinho de cada personagem que conheci e amei. Sinto como se esses livros fossem uma parte minha e eu uma deles.
O amor e carinho que sinto por cada um dos quatro livros é diferente de qualquer outro que já li na minha vida. Talvez Zafón esteja certo quando diz que todos os livros no Cemitério dos Livros Esquecidos contém a alma de quem os escreveu e de quem os leu. É exatamente assim que me sinto com essa série, sua alma vai ficar para sempre gravada em mim e vou carregá-la pro resto da vida. ?

Noemy.Nayara 08/02/2024

Simplesmente perfeito. Fechou a saga com chave de ouro. Fiquei triste de ter que me despedir dos personagens. Ainda mais sabendo que não teremos mais nenhum livro do autor. Mas foi um final perfeito, como deveria ser. Bem estilo Zaforiano!

AdriLittig 08/02/2024

Labirinto dos Espíritos
Ouvi Zafon dizer em uma entrevista, que os livros desta coleção podem ser lidos de forma aleatória, pois são portas de acesso de um labirinto, esse é o conselho do autor, porém eu acredito que a melhor experiência seja ler na ordem

A sombra do vento
O jogo do anjo
Prisioneiro do Céu
Labirinto dos Espíritos (o mais pesado de todos)

Eu amei a leitura, junto com Os Miseráveis ganhou um lugar no meu coração.

Ainda ficarei muitos dias com esses personagens na memória

Daniel e Juan Sempere
Julian Carax
David Martin e Isabella
Victor Mataix
Alicia Gris e Vargas

Entre outros, e são muitos
outros? rsrsrs

Este último livro faz um bom fechamento da história e amarra as pontas soltas, tem velhos personagens que retornam no final e dão um brilho especial a obra? ??

Vanessa.Bonfa 05/02/2024

Leiam Zafón
Acabei de ler neste instante e preciso escrever enquanto a emoção ainda toma conta de mim. Primeiro preciso dizer que fico extremamente grata por poder ter conhecido este autor e que sua partica precoce me entristece por saber que não mais poderei ler nada de novo seu, mas feliz que suas obras estejam neste mundo.
A Barcelona de Zafón é encantadora e assustadora, a família Sempere e seus agregados são as personagens mais ricas de toda essa esfera literária. Ler este livro resgatou minha vontade de ler, de ser inteligente, de viajar... que história, senhores, que história!!!
Alicia é a mulher que todas nós gostaríamos de ser, ou será que queríamos ser Bea? Independente de quem, o importante é poder conhecer esta obra e suas antecessoras.
Leiam Zafón... apenas isso!

Gabriela3319 01/02/2024

Labirinto dos espiritos
Esse é só o livro que conecta todos os anteriores perfeitamente! Tem ainda um novo enredo, mas traz de volta um pouquinho de cada personagem que ja passou pela saga, dando um encerramento pra tds eles! Eu amei, porque amo a forma como ele desenvolve os personagens, tds cativantes e a gente fica sempre na tensão do que vai acontecer adiante! Eu indico muito, é com certeza um dos meus livros preferidos!

Jonas 31/01/2024

Ótimo livro ... um desfecho épico para a saga ... nesta última etapa muitas coisas são explicadas ... os fios soltos são aparados. Um livro cheio de aventuras, emoções e descobertas.