O Labirinto dos Espíritos

O Labirinto dos Espíritos Zafón

Resenhas - O Labirinto dos Espíritos

Sidney.Prando 15/03/2022

Uma geração se encerra e deixa à próxima o legado de um passado misterioso
Madri, anos 1950. Nesse livro, que é o 4º e último da série “O cemitério dos livros esquecidos”, acompanhamos em uma narrativa paralela, a agente Alicia Gris. Alicia é uma moça sedutora de 29 anos, de temperamento imprevisível e com um excelente faro para descobrir pistas que outros investigadores não seriam capazes. É órfã de guerra, passou parte da infância em um orfanato até ser expulsa por questões disciplinares e depois de um tempo vivendo nas ruas, foi acolhida por um chefe de uma agência de investigadores. Semelhante a outros personagens da série, também está ligada ao Cemitério dos Livros Esquecidos e uma dor crônica nos quadris, resultado de um bombardeia à Barcelona que a arremessou através de uma [*****]pula no teto do Cemitério, marcou esse episódio.
Porém, é com o desaparecimento do Ministro Valls e a incumbência do seu paradeiro dirigido a Alicia, que a personagem vai para Barcelona. Logo, é questão de tempo até que seu caminho e de Daniel Sempere, que ainda se debate para solucionar o mistério por detrás da morte de sua mãe, se cruzem a fim de desembaraçar todos os mistérios. Esse livro é o elo que uni todos os outros livros da série e, particularmente, os uni magistralmente.

Para mim, esse livro fechou a série com chave de ouro.
Embora cada livro da série contenha uma história com começo, meio e fim, para mergulhar nas zonas abissais desse último, é recomendado que o leitor tenha lido os anteriores. Por quê? Bom, nesse aqui nós vamos ter contato com a continuação dos motivos, em detalhes, que levaram Fermín à Barcelona; os mistérios por detrás da morte da mãe de Daniel, iniciadas no primeiro livro e estendida até aqui, vão ser revelados; personagens, como Valls, aparecem e são desenvolvidos com mais afinco em outro livro, etc.
Uma das coisas que mais gostei nesse livro, em contraste com os outros, é o fato de termos como protagonista, uma mulher. Alicia não é só uma ótima investigadora, como também é uma figura emblemática que dá novas cores e valores para a narrativa encantada de Zafón. Temos também momentos únicos, como um jantar que reúne a família Sempere (que está cada vez maior), Fermín, Alicia e outros personagens que fazem dessa cena uma das minhas preferidas em toda a série. Temos também muito humor nesse livro, mistério, magia e outros elementos que fazem desse livro tão irresistível e característico de Zafón. E, assim como foi comigo, tenho certeza que vai se apaixonar por esse livro.

site: https://www.instagram.com/p/CWI_zr9rLkV/?utm_source=ig_web_copy_link

Fabi 15/09/2017

Melhor livro da vidaaaaaaa! Como sobreviver depois dessa série?

Mateus Matos 27/07/2021

Um labirinto enorme e cansativo, mas que faz a chegada no final valer a pena!
Nota do livro:4,5
Mas não é possível dar menos de 5 estrelas quando se analisa todas as obras juntas!

O interesse pela saga do Cemitério dos Livros Esquecidos veio de tanto ouvir falar no quão maravilhosa era a escrita de Carlos Ruiz Zafón. Sabia o nome dos livros de cor e o nome do autor sempre aparecia na minha lista de desejos de comprar, mas mesmo assim eu nunca procurei uma sinopse ou resenhas e hoje, quando fecho o último livro e o coloco na minha estante, eu entendo que existe livros que escolhem a gente, e não a gente que escolhe os livros. No começo desse ano, 2021, entrei no sebo da minha cidade apenas para olhar os livros, sem intenção de comprar nada, mas saí de lá com dois livros: A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo. Quando li a história, nada me tirou da cabeça de que encontrei esses dois livros no meu próprio cemitério dos livros esquecidos.
Foi uma jornada incrível, com personagens marcantes e situações inusitadas, narradas com tanto realismo que parece algo que se vê nos jornais quando uma tragédia acontece. Daniel, Julián, David, Bea, Isabella, Fermín, Alicia… tantos personagens que me fizeram sentir cada página e me fizeram querer visitar Barcelona, em suas ruas assombradas e enevoadas que permearam minha visão durante todos os livros.
Demorei mais do que deveria para finalizar o Labirinto dos Espíritos, devido a motivos do dia a dia, e talvez isso tenha feito desse livro o meu “menos preferido”, mas ainda o guardo com muito carinho na esperança de reler em breve, e me apaixonar ainda mais. A história de Alicia Gris, com reviravoltas e tramas envolventes, com ação, paixões e dores, em algum momento me pareceu grande demais (além do necessário), mas o final não poderia ser mais perfeito!
Eternizados em livros, a história de cada um desses personagens não merece cair jamais no esquecimento, mas se cair, espero que alguém encontre “A Sombra do Vento” em algum cemitério de livros, e que Carlos Ruiz Zafón seja como Carax e Martin, um mistério tão instigante que traga novamente as histórias para o mundo dos vivos.

Gabriel.Chiquito 08/01/2023

Zafón fechou sua saga do cemitério dos livros esquecidos muito bem, atando todos os nós e, sem deixar nenhuma ponta solta, esclareceu os pontos escuros e perguntas ainda não respondidas, além de dar um ótimo final para a saga, com tudo que tem direito e cheio de nostalgia.

O problema é que para fazer tudo isso, ele fez um livro muito longo, com histórias paralelas que se conectavam pouco, não conversavam bem entre si, além de abrir mão daquela aura sobrenatural que tinha nos 3 primeiros livros e focar apenas no estilo thriller investigativo. Mas isso não foi nada que afetasse o ritmo, cada sentada pra ler terminava um tristeza em ter que soltar o livro, e mesmo não sendo o melhor volume da saga, de forma alguma e um incentivo para não ler essa grande história que me conquistou em 2022. LEIAM CEMITÉRIO DOS LIVROS ESQUECIDOS
Aparecida Freire 10/01/2023minha estante
Aaaaa que tudo. Amo Zafón. Falta-me ainda esse pra ler. Sou apaixonada completamente na saga dos Cemitérios dos Livros Esquecidos ?

Gabriel.Chiquito 10/01/2023minha estante
Essa saga fez Zafón virar meu autor favorito, eu só fico triste que ele já morreu e não vai mais lançar nenhum livro ?

Aparecida Freire 10/01/2023minha estante
Também. Uma grande perda ?
Eu gostaria de ler até a lista de compras dele kkkkkkk

Carina64 03/11/2020

Fim da visita ao Cemitério dos Livros Esquecidos
Sinto que vou revisitar esse cemitério em breve...

Comecei a ler a série por influência da minha irmã e desde então tem me acompanhado ao longo de quatro anos. Em todos os livros o Zafón me despertou muitas emoções e agradeço muito por ter compartilhado conosco a história dessa família.

Como um livro que fala de livros é quase impossível para um leitor não se identificar. Nas páginas de cada volume encontramos personagens muito reais, que nos faz torcer por eles em absolutamente todas as situações.Sair dessa experiência de leitura é sair com uma lista de personagens pra nunca esquecer. Por isso não se assuste com os personagens novos que irão sendo inseridos gradativamente ao longo dos livros, tem espaço pra todos eles.Todas as histórias vão se conectar de forma impressionante e todos eles vão ter uma brecha nesse último volume, nem que seja um único parágrafo de cena.

Aprendi com o Zafón como diários e cartas podem ser dolorosos ao se ler em um livro e como quatro volumes continuam sendo perfeitos e zero defeitos se você realmente sabe contar uma história. Sinto que já conheço toda a Barcelona pelas palavras do Zafón, e eu facilmente poderia me teletransportar pra lá.

Espero ler todos os livros que ele nos deixou e muito em breve me aventurar por esse cemitério novamente!

Jose Ap F Ferres 08/03/2020

Livro desnecessário
Gostei da história.
Mas ela não precisava ser contato. Final de Sombra do Vento foi o suficiente.

Ana 25/02/2020

Não tem nada de místico
Sou suspeita pra falar de qualquer livro do Zafon. Meu autor preferido. Último livro da série " A sombra do vento". Simplesmente, como sempre, me tira da realidade e me leva pra um lugar engraçado, tenso e amoroso. Perfeito! Como todos os livros dele.

Raquel.Cesare 27/04/2020

Já com muita saudade de Daniel Sempere e de Fermín, finalizo a leitura do livro. Último de 4 livros, O Labirinto dos Espíritos dá um desfecho emocionante para a história que se iniciou com A sombra do Vento. Eu poderia escrever tantas passagens belíssimas do livro mas essa me tocou em especial "Conte ao mundo as nossas histórias e nunca esqueça que nós existimos enquanto alguém se lembrar de nós." Leiam, vale muito a pena!

Vits 27/08/2023

Já sinto saudade :(
O labirinto dos espíritos encerra com maestria o emaranhado de acontecimentos que são expostos no decorrer dos quatro volumes da série. certamente essa história virou uma de minhas favoritas. vou sentir muita saudade da dupla fermín romero de torres + daniel sempere. zafón foi fenomenal neste trabalho.

gimafe 17/07/2022

Zafón não decepciona
Nem sei por onde começar. Que livro!!!
Eu só tenho a lamentar por não termos mais Zafón entre nós. Sua escrita era espetacular.
Esse quarto e último livro da série 'O cemitério dos livros esquecidos' foi de tirar o fôlego.
A história gira em torno de Alícia que foi contratada pra desvendar o desaparecimento de Maurício Valls, figura importante e que já havia sido citado, sendo um velho conhecido de Fermín e outros personagens da série.
Em sua busca, Alícia se vê, como se esperava, em uma trama cheia de mistério, suspense, traições, intrigas e diversos segredos que vão sendo revelados ao longo da história. Neste livro todas as histórias anteriores se interligam. Confesso que são tantos personagens envolvidos e/ou citados que precisei fazer um esquema pra me encontrar na história.
Qualquer pergunta deixada sem resposta nos outros livros foi respondida neste. Novamente, claro, temos o envolvimento da família Sempere e os segredos que envolvem essa família foram se revelando junto da resolução do caso do desaparecimento de Valls.
E que caso, minha gente!!!
Acho quase impossível descrever a trama. São tantos desdobramentos que me deixaram fascinada do início ao fim.
Para quem leu um ou mais livros da série recomendo fortemente que leia todos, e deixe o quarto por último.
Simplesmente perfeito. Sou fã da escrita de Zafón, nos envolvendo lentamente na história e nos fazendo enlouquecer pra saber cada detalhe.
Li os 3 primeiros livros na sequência, mesmo não havendo a necessidade, mas fazendo isso senti um prazer enorme com a forma que o livro 4 foi finalizado, tendo relação direta com o primeiro livro.
Continuo dizendo: leiam Zafón. Não tem como se arrepender.
Denise 10/08/2022minha estante
Também lamento demais não ter mais ele :(

Eliza.Beth 01/09/2020

Obrigada Zafón!!!! ??
Muitooooo difícil me despedir desses personagens que estão comigo a meses nessa saga do cemitério dos livros esquecidos.
Arrebatou meu coração ????
Zafón, gratidão!

Intermitencias 29/06/2020

E aqui se encerra a saga do Cemitério dos Livros Esquecidos, de Carlos Ruiz Zafon...
Dos 4 livros, considerei o segundo melhor, pois fecha muitas arestas. Mas ainda não supera o primeiro, Sombra dos Ventos, obra que apresenta ao leitor de Zafon seu maior protagonista, Daniel Sempere...

Beatriz 31/03/2021

Zafón?
Zafón conseguiu fazer com que eu me sentisse parte da família Sempere. Que livro incrível, que autor genial!!! A construção do labirinto de Zafón é de deixar qualquer leitor mais do que envolvido, é uma obra de arte sobre literatura e os meandros da natureza humana.
Simplesmente genial ??????

Breno 16/06/2020

Zafon, sútil e incrível no desamarrar dos fatos
Desde que iniciei a série da Cemitério dos livros esquecidos, percebia que o escritor resolvia a cada livro um caso, com uma história principal e nos deixava em aberto vários outros acontecimentos.

Os 3 primeiros livros, de forma não cronológica, trabalham 3 histórias que podem ser lidas na ordem que o leitor quiser, que estão intimamente ligadas. Entretanto, o Labirinto dos espíritos certamente deve ser o último a ser lido.

Ele é o desamarrar dos fatos, das várias tramas abertas. Recheado de cenas tão detalhadas, que te transportam a essa Barcelona mágica defendida pelo autor.

O final, contra expectativas para o bem ou para mal, surpreende. Nos apresenta novos personagens incríveis e pessoas capazes das piores crueldades para esconder seus segredos e permanecer no poder.

Fermin, Daniel, David Martin, Isabela, Bea e tantos outros que aparecem nos livros anteriores, neste possuem papéis importantes, cada um no seu momento, resolvendo seu caso. Passam por apuros e possuem ajuda da investigadora Alicia Gris para por fim ao que estava em aberto. Uma por uma, as perguntas são feitas e depois respondidas. Alicia ao longo da história nos reconta os outros 3 livros, agora com os fatos que não tínhamos e com a sutileza de quem tira um laço, Zafon faz umas trama complexa se desfazer, até chegarmos as surpresas.

Um livro mais do que digno de horas de diversão e que te faz virar as páginas uma após a outra e ficar com aquele gostinho de quero mais, mesmo depois que a história acaba.

Boa leitura e nos vemos no cemitério!