O Labirinto dos Espíritos

O Labirinto dos Espíritos Zafón

Resenhas - O Labirinto dos Espíritos

Pam 24/09/2020

Obrigada, Zafón!
O Labirinto dos Espíritos é a peça chave e fundamental que faltava pra amarrar todas as pontas soltas, e fechar a tetralogia de O Cemitério dos Livros Esquecidos de forma impecável.
Depois de 4 livros seguidos envolvida nos personagens - cada um com sua peculiaridade que conquista o leitor - é difícil me despedir dessa história, em especial de Isabella Sempere e do meu querido e favorito Fermín Romero de Torres e de suas balinhas Sugus sabor Limão!
A narração da história em geral, em seus 4 livros, ratifica o talento inigualável de Zafón para manter o suspense e no fim das contas, surpreender o leitor! A tetralogia merece o sucesso que tem!

Pra quem está pensando em ler O LABIRINTO DOS ESPÍRITOS, afirmo ser imprescindível a leitura de A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu, exatamente nessa ordem (ordem de publicação), para que o quebra-cabeças montado por Zafón se encaixe perfeitamente!

henriqueaveiro 31/07/2020

As verdadeiras consequências da guerra
Neste livro Zafón irá dar a liga que faltava para a malha de histórias dos demais livros virarem um patamar sólido e de estrutura totalmente interligada.

O livro vai mostrar como a guerra influenciou na vida de nossos queridos personagens e como os poderosos se beneficiaram as custas de muita gente inocente.

A história impressiona com um início desconcertante. Um personagem desaparecido que muda totalmente a maneira de como o leitor esperava encontrá-lo. Um mistério a ser desvendado por uma anti-heroína que um dia fora salva por um herói amigo de que muito gostamos.

Intermitencias 29/06/2020

E aqui se encerra a saga do Cemitério dos Livros Esquecidos, de Carlos Ruiz Zafon...
Dos 4 livros, considerei o segundo melhor, pois fecha muitas arestas. Mas ainda não supera o primeiro, Sombra dos Ventos, obra que apresenta ao leitor de Zafon seu maior protagonista, Daniel Sempere...

Lucs 10/08/2022

Perfeito!!
Um dos melhores livros que já li. Tenho vontade de dar seis estrelas e na impossibilidade rebaixar todos os outros que eu dera cinco para quatro.
Labirinto dos Espíritos fecha com mestria a quadrilogia nos brindando com uma miríade de personagens memoráveis e carismáticos num vai-e-vem narrativo de histórias que se cruzam tal qual o Labirinto do título.
Nesse último livro não tem como não amar Alicia Gris e seus embates com Vargas. Alicia deve ser algo mais próximo à femme fatale da obra de David Martin em Os Mistérios de Barcelona, chamada Chloé Permanyer. Digna de ter uma série de livros dela como protagonista
Sinto-me órfão agora que acabei um série tão maravilhosa.
DANILÃO1505 10/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Alex.Santos 03/02/2023

O último livro que fecha a saga O cemitério dos livros esquecidos.
Ele narra a história de Alicia Gris uma investigadora que é chamada pra resolver o sumiço do ministro Valls que sumiu misteriosamente .
Alicia tem uma ligação com o Fermín no passado. O livro em alguns momentos é um pouco cansativo porque são muitos personagens com histórias paralelas, mesmo assim gostei bastante.

Clara.Gusman 03/05/2021

O labirinto dos espíritos
Último livro da série ?o cemitério dos livros esquecidos?.Zafón encerrou com chave de ouro!Livro excelente!

Matheus.Ferrari1 25/11/2022

Essa série é uma preciosidade!!
Fechando essa tetralogia com chave de ouro. É uma história que nunca mais vai sair da minha cabeça e do meu coração, e que irei reler algumas vezes mais ao longo da vida. Os personagens são inesquecíveis, cada página eu me pegava com um sorriso no rosto em todos os 4 livros. Quem ainda não leu, corre pra ler agora, estão perdendo essa obra prima!

Ana Paula FZ1 29/06/2023

GÊNIO ... GÊNIO.... GÊNIOOOOOOO !!!!!
É isso que Zafon é... um Gênio.

To cada vez mais apaixonada por sua obra, sua escrita, seus personagens, e esse livro é escandalosamente espetacular

Só não vou favoritar porque senti que o começo dele foi um pouco enrolado demais pro meu gosto, entçao ficou cansativo pra mim, e por muitas vezes um pouco confuso, mas torando esse começo, os primeiros 20%, o restante foi muito bom.

Toda a trama, como desde o primeiro livro tudo se encaixa, desde David Martin, Isabella, ate agora o Julian ( Sempere ) e ate o Carax, tudo foi demais nesse livro.

Não vou me estender na resenha porque resenhar Zafon é um exercício que preciso praticar muito ainda, mas vou tentando, treinando ate uma hora conseguir rs

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/
Fabiana Pessoa 29/06/2023minha estante
Top né? Também sou apaixonada pelo Zafón ????

Ana Paula FZ1 29/06/2023minha estante
Demais... to completamente apaixonada ,depois de 4 livros ja posso afirmar a paixão ne rrss

Evelize Volpi 22/05/2021

Lido...porém não meu preferido!
Amo a obra de Zafon, mas confesso que demorei para terminar esse livro.
Minha parte preferida, foi do meio para o final...
Fui com tanta expectativa, do meio para o final amei..
Mas confesso que demorei um pouco.
Que pena que acabou...
Salve Zafon!
Escritor Maravilhoso...

Samantha.gifalli 23/08/2022

Uma saga que vai deixar saudades
Acho que ainda não estou preparada para me despedir dos Sempere e de Fermin! Zafon escreve um thriller como uma homenagem aos amantes dos livros. Nos brinda oferecendo personagens marcantes e inesquecíveis, além de uma bela viagem por Barcelona. Só para a cereja do bolo, nos presenteia ainda com um contexto histórico muito bem pesquisado. Essa quadrilogia me acompanhou durante a quarentena. A sombra do vento foi o último livro que comprei em uma livraria presencialmente, e que sorte! Esses personagens resignificaram o distanciamento, deixaram com que eu viajasse e compartilhasse a vida que eles estavam traçando por ali. Belíssima companhia!

Mauro Silveira 28/11/2020

O desfecho de uma história envolvente
O primeiro livro que li este ano foi a sombra do vento. Fui apresentado ao livro pelo podcast caixa de histórias. Não tinha ideia de como esta coleção, com seus personagens e a sua narrativa envolvente seria uma das coisas boas de 2020. Termino hoje o labirinto dos espíritos, certo de que foram livros que marcaram minha vida e deixam uma certa dose de melancolia, pois queria continuar convivendo com estes personagens.

Verônica 30/09/2020

Bem vindo ao Cemitério dos Livros Esquecidos...
Iniciei a leitura dessa saga literária a uns dois anos atrás, por intermédio de um amigo de quem não tenho mais contato. Entre minhas idas e vindas nas leituras, mesclando meus dias entre as palavras e a vida real, terminei os quatro livros com aquele estranho peso no coração, por ter me apegado aos personagens de papel construídos por Carlos Ruiz Zafón, que, por uma infelicidade do destino, não está mais entre nós.

O Labirinto dos Espíritos tem uma trilha arrebatadora, que nos instiga a querer continuar lendo, para sabermos os mistérios que aquela Barcelona carregada de mistérios nos guarda. E, ao mesmo tempo, não queremos que o livro chegue ao fim, por sabermos que é o último, e que não teremos mais a companhia de Alícia, Fermín, Daniel, Julián, Isabella, dentre tantos outros personagens que mereciam menções honrosas, mas que ocupariam todo meu espaço para a resenha.

Não tenho o contato com o amigo que me indicou a leitura, mas onde quer que ele esteja, eu gostaria de dizer: Muito obrigada. Obrigada por me tirar da zona de conforto e me fazer ler um autor a quem eu não daria chance se visse o livro numa prateleira de livraria ou biblioteca. Zafón é um daqueles autores que ficará para sempre imortalizado, e como sábias palavras porcamente parafraseadas, cada livro que lemos tem alma, e a de Carlos estará para sempre em cada vez que alguém se deliciar com suas narrativas.

Tati 21/10/2022

O Labirinto dos Espíritos
Desta vez uma investigação gigante e que acaba levando à família Sempere, e a Fermín, é conduzida por uma jovem que representa luz e sombra. Mais uma vez Barcelona nos envolve e conduz ao Cemitério dos Livros Esquecidos.

Janaine.Mioduski 09/08/2022

O fim da jornada...
O Labirinto dos Espíritos é o quarto e último volume da série o Cemitério dos Livros Esquecidos, a epopeia pessoal do saudoso Zafón. Confesso que nenhum dos livros posteriores conseguiu superar o que a Sombra do Vento foi para mim, uma experiência literária sem igual, entretanto, o 4º livro cumpriu o que se propôs: ser o fim da jornada da família Sempere.

É inegável o talento do autor em criar ambientações incríveis e personagens inesquecíveis (Fermín é Rei!), mas acho que esse livro pecou em querer ser épico demais. O livro é a personificação do que várias vezes é repetido durante a história: importa mais como se conta, do que o que se conta. E com isso o autor cria e desenvolve tramas paralelas, que embora muito bem escritas, mal se tocam de maneira convincente e que ao final acabam de maneira fácil demais, e até covarde em alguns arcos.

Os pontos positivos desse último volume são o amor pela literatura, os ótimos personagens e a ambientação perfeita de mistério e clima Noir. Gostei que o grande vilão desse livro foi o franquismo e o rastro sangrento de crimes que deixou para trás após décadas de regime.

Em resumo, é um bom livro, muito bem escrito, mas ao contrário do afirmado pelo autor, acredito que o que se quer contar é tão ou mais importante do que como se conta.

“Este lugar é um mistério, Julián, um santuário. Cada livro, cada volume que você está vendo tem alma. A alma de que o escreveu e a alma de quem o leu e viveu e sonhou com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e fica mais forte. Há muitos anos, quando seu avô me trouxe pela primeira vez aqui, este lugar já era velho. Talvez tão velho quanto a própria cidade. Ninguém sabe com certeza desde quando existe, ou quem o criou. Vou lhe contar o que o seu avô me disse. Quando uma biblioteca desaparece, quando uma livraria fecha as portas, quando um livro se perde no esquecimento, nós que conhecemos este lugar, os guardiões, fazemos com que chegue aqui. Neste espaço, os livros de que ninguém mais se lembra, os livros que se perderam no tempo, vivem para sempre, esperando que algum dia possam chegar às mãos de um novo leitor, de um novo espírito. Na loja nós os vendemos e compramos, mas na verdade os livros não tem dono. Cada livro que você vê aqui foi o melhor amigo de alguém. Agora eles só tem a nós, Julián. Você acha que conseguirá guardar esse segredo?”.