Olhe Nos Meus Olhos

Olhe Nos Meus Olhos John Elder Robison

Resenhas - Olhe Nos Meus Olhos

LissBella 14/05/2011

“Crescer é muito difícil!”
Quem já leu minhas resenhas sabe que eu simplesmente adoro biografias. Esta é mais uma das minhas preferidas.

John sofre durante toda a infância por não ser um menino ‘sociável’ e só aos 40 anos descobre que sofre da Síndrome de Ssperger. Ao iniciar a leitura e me deparar no primeiro capítulo com a seguinte declaração:

““Olhe nos meus olhos rapaz!” Não posso dizer quantas vezes ouvi essa frase agressiva e dolorosa.... Ouvi tantas vezes que estranhava quando alguém não a proferia”.

Ao ler este trecho pensei que este fosse um livro ‘sofrível’ daqueles que a gente lê e se sente triste com a história de vida do autor. Mas nunca. Olhe nos meus olhos é simplesmente divertido, simples e sincero.

Em alguns momentos realmente sentimos a dor do autor, por exemplo, ao falar da vida de um asperger, com simplicidade ele diz: “crescer é muito difícil”.

Porém, na maior parte do tempo percebemos que John não é doente, essa síndrome não é uma doença, é sim uma maneira de ser... o que para nós é perfeitamente tolerável, para eles é mais difícil de aceitar, apenas isso.Outras declarações que adorei foram:

“ Muitas pessoas com asperger tem afinidades com máquinas. Ás vezes, eu acho que podemos nos relacionar melhor com uma máquina do que com uma pessoa. Talvez porque possamos controlá-las, nós não interagimos com elas como seres iguais. Elas são previsíveis. Elas não me enganam e nunca são sacanas”.

“No passado quando as pessoas me criticavam por fazer perguntas inesperadas, sentia-me envergonhado. Agora, eu percebo que as pessoas normais estão agindo de uma maneira superficial, e, muitas vezes falsa”.

Um livro gostoso de ler e que nos passa sinceridade acima de tudo. Recomendo!!!!
Gleidy 22/02/2014minha estante
estou muito interessada neste livro, porem esta esgotado, sabe como posso adquir? tem em pdf? Por favor meu email gleidy.leite@gmail.com .

Tatiana.Tati 24/11/2020minha estante
Quero muito ler essa biografia, pois tudo desse assunto pra mim é como luz !sou mãe de um autista e quero m entender esse mundo deles ,que cada vez mais percebo o quão simples e sincero é. ?anciosa p ler!!

claire 28/05/2021

é bem interessante, uma leitura até divertida, aprendi muita coisa sobre autismo com esse livro, me fez refletir. fiquei em choque em diversas cenas, mas mostra o quão difícil realmente foi pra ele crescer assim.

Thati 03/09/2020

Olhando pela perspectiva do Asperger
Autobiografia que deixará claro os motivos pelos quais a Síndrome de Asperger não é uma doença e sim uma maneira de ser.
O início do livro é bem descritivo. Aspectos relacionados e emocionais ficam evidentes durante todo o livro mas nos capítulos finais eles te ?abraçam?.

Wolney Fernandes 11/06/2015

Olhe nos meus olhos
Tenho especial interesse por narrativas em primeira pessoa e cada vez mais tenho buscado referências que possam me mostrar outros jeitos de ver/ser/estar no mundo. "Olhe nos meus olhos" (título da edição brasileira, pois essa que carrego na foto é portuguesa) é um bom exemplo de como é preciso estar atento para as diferenças que nossas humanidades carregam. Portador da síndrome de Asperger, uma espécie de rastro do autismo que confere um conjunto de peculiaridades a seus portadores, John Elder Robison foi motivado a escrever suas percepções e reações diante de situações cotidianas e fez delas essa obra fascinante.

Leia o restante do texto aqui: http://instantespossiveis.blogspot.com.br/2015/06/olhe-nos-meus-olhos.html

site: http://instantespossiveis.blogspot.com.br/2015/06/olhe-nos-meus-olhos.html
Isolda 29/12/2015minha estante
Olá, estou muito interessada nesse livro e não o encontro disponível na internet há algum tempo. Você o tem, tem interesse em vender ou emprestar? Obrigada. Preciso mesmo dessa leitura. Meu e-mail isoldaherculano@hotmail.com

Suellen.Soares 11/09/2022

Autobiografia
A vida de um homem que foi diagnosticado com autismo com 40 anos, e viveu a vida toda se achando ?esquisito?. Só isso já foi o suficiente para me convencer a ler, mas o livro me surpreendeu ainda mais, por conta do seu alto nível de inteligente (fora da caixinha) ele chegou a muitos lugares, e fez coisas incríveis.

A descrição do mundo e das pessoas sob o olhar dele faz você facilmente conseguir imaginar como foi ter autismo em uma sociedade onde ninguém falava disso ainda. Influenciado e incentivado pelo irmão mais novo que é escritor, ele se aventurou escrevendo esse livro, que é uma área totalmente diferente da profissão dele, e ainda assim ficou incrível!

É uma leitura gostosa, leve, divertida, em partes triste também, faz você ir lendo e não querer mais largar o livro.

Letícia 15/02/2013

Olhe nos meus olhos
Um drama com um final feliz.
John Elder Robison ( conhecido como "verme" no livro ha ha)
escreveu a história de seu irmão que não sabia que tinha síndrome de Ásperger. Foi diagnosticado aos 40 anos. Antes achavam que tinha características socio (ou) psicopata, por não olhar para as pessoas, e por ter dificuldade de se comunicar com os outros. Porém adquiriu com o tempo habilidades com mecânica e equipamentos de som onde levou-o a uma aventura.
Como eu tenho um irmão que também tem Síndrome de Ásperger sabia qual era dificuldade dele. Mas quando eu li este livro, compreendi melhor como funciona o cérebro de um "não neurotípico" e acabei me dando melhor com meu irmão.

Marcia.Faria 03/07/2021

Muito bom!
Uma biografia bastante interessante e bem humorada de uma pessoa autista (ele se refere sempre como asperger, mas atualmente esse é um termo que não demiti-los mais). Apesar disso, o livro não é completamente focado no autismo, o que é excelente, pois mostra que ele é apenas uma pessoa normal, convivendo com um transtorno sem saber disso (ele teve diagnóstico tardio).
Uma vida bastante interessante e traz várias reflexões sobre o diagnóstico tardio e como as pessoas autistas são vistas e tratadas pela sociedade.

Lis 20/02/2022

Incrivelmente Encantador
Dizem que não devemos julgar o livro pela capa, contudo, foi por esta que me encantei primeiramente, e felizmente seu conteúdo fez jus à ela.
John conta sua história de maneira leve e descontraída até mesmo quando relata os momentos mais difíceis de sua vida, já que viveu em uma época onde o conhecimento sobre a síndrome de asperger (um grau mais brando do autismo) não era tão acessível ou quase nulo.
Apesar dos autos e baixos, ele mostrou como achou seu lugar no mundo sendo nada mais, nada menos do que ele mesmo.
Nos dias atuais encontramos o livro físico em sebos ou em inglês.

Alba 12/06/2010

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Recomendo porque é diferente de todos os livros sobre o tema, a revolta e o autoconhecimento de suas próprias habilidades o leva durante todo o livro a uma briga constante com a necessidade de se integrar e a mesma necessidade de ficar à parte do mundo.
Suas ideias e planos mirabolantes beiram o sadismo em alguns momentos, e a capacidade que ele tem de passar toda sua experiência mantendo o compromisso com a verdade e a transparência de sentimentos é tocante e tudo sem deixar de lado o bom-humor, o que acaba rendendo boas risadas no decorrer da leitura.
Ao descobrir-se Asperger aos 40 anos de idade, John faz um balanço de como o Autismo moldou sua vida e a de sua família. E como ele venceu todos os problemas, apesar da falta de crença que sempre encontrou de seus pais e professores:

“Quando eu ouvia a voz em criança, dizia a mim mesmo, Eu-sei-que-posso! Eu-sei-que-posso! Eu-sei-que-posso! Como um adulto, o meu vocabulário e o meu mundo se ampliaram. Agora o Eu-sei-que-posso É reforçado por Já-fiz-isso-antes.”

Bonito, né?!

Gosta do tema? Gostaria de ler mais? Acesse o blog leia essa resenha e mais sobre "Autismo":

Joseane.Medeiros 16/11/2015minha estante
Tentei acessar o blog, mas está ativado somente para convidados

Raquel 22/01/2021

Uma obra bela e delicada
"Olhe nos meus olhos" é uma autobiografia de John Elder Robinson, portador da Síndrome de Asperger. Na época da infância e juventude de John, hoje com 63 anos, não havia o diagnóstico desta síndrome e ele nos conta como foi sua vida sem saber da sua condição.

John era de uma família que tinha tudo para ser perfeita: o pai era professor de uma universidade renomada e a mãe cuidava dele e seu irmão mais novo. Porém, a predisposição do pai ao alcoolismo e à depressão, juntamente com a condição mental da mãe (que foi internada diversas vezes em sanatórios) e a incompreensão de ambos do porquê o filho agia de modo estranho fez de sua vida um inferno sem fim até que ele completou 17 anos e saiu de casa.

Assim como muitos autistas e portadores de Asperger, a falta de tato social era compensada com uma genialidade incrível no campo da ciência. John tinha extrema facilidade com eletrônica, tendo trabalhado no laboratório da universidade que seu pai lecionava desde criança consertando aparelhos eletrônicos. Apesar deste dom, John preferiu não se graduar na faculdade, mal tendo terminado o ensino médio com notas medianas. Porém, essa habilidade o possibilitou sair de casa, voltando seu dom para a música, onde foi capaz de produzir efeitos sonoros e visuais de guitarra e amplificação, trabalhando e viajando com bandas como Kiss e Pink Floyd.

Além destas experiências incríveis trabalhando e sendo reconhecido por bandas renomadíssimas do rock, John também conta fatos cotidianos praticamente desde que ele possui memória. Ao contar ele se lembra, sente novamente e nos faz sentir como era difícil ser incompreendido. Ele, assim como a maioria dos portadores de Asperger sabe que age de modo estranho e gostaria muito de agir de modo dito normal, porém não consegue, simplesmente não sabe como.

Ao longo da sua vida o autor foi observando e repetindo o que era considerado socialmente aceitável até que um amigo psiquiatra, observando hábitos peculiares como o amor exacerbado por máquinas e o fato de John não olhar nos olhos de quem conversa, o diagnostica já aos 40 anos. A partir de então, John, que já se esforçava para levar uma vida normal com esposa, filhos, emprego estável e amizades duradouras, começou a ter ciência e a compreender seu comportamento, escrevendo sua biografia ao final dessa jornada de autoconhecimento.

*Rô Bernas 16/02/2016

Amo livros que contam histórias de autismo e esse é um deles, contato pelo próprio. Eles tem a mente muito lógica, são mega inteligentes, principalmente no que se refere a números, mas tem grandes dificuldades em convício social...olhar nos olhos então...nem pensar.
O livro retrata a vida do autor. Confesso que teve momentos que a leitura ficou bem chatinha, mas foi muito bom conhecer um pouco mais do universo das pessoas que tem a síndrome de asperger.

"A síndrome de asperger não é uma doença, é uma maneira de ser. Não há nenhuma cura, nem é preciso. Há, no entanto, a necessidade de conhecimento e de adaptação por parte das crianças com asperger, de suas famílias e de seus amigos”
Isolda 01/03/2016minha estante
Boa noite. Gostaria muito de ter acesso a esse livro é já tentei até com a editora sem sucesso. Você tem interesse em trocar, emprestar, vender? Tenho um filho de 3 anos recentemente enquadrado no espectro do autismo e esse livro me interessa demais. Obrigada.

Isolda 01/03/2016minha estante

*Rô Bernas 03/03/2016minha estante
Olá! Eu emprestei o livro, mas sei de um lugar que tem. Vou te mandar via recado. Bjos

Isolda 03/09/2016minha estante
Rô, obrigada, consegui emprestado. É maravilhoso.

*Rô Bernas 15/09/2016minha estante
Que bom! Ainda não recebi o meu de volta :(

Jose.Augusto 23/09/2016minha estante
Oi Rô Bernas, tudo bem? Fiquei interessado no livro. Meu médico suspeita que eu tenha a síndrome de asperger e recomendou que eu leia mais a respeito. Vi que você conhece um lugar que tem. Se puder me indicar eu agradeço.
Obrigado

Lorena Carneiro 07/01/2023

Leveza, aventuras e diversão
Um biografia em que o conteúdo poderia ser angustiante e até triste, porém John narra sua vida de forma leve e divertida.

Se perceber diferente deixou marcas, mas ele sempre deu a volta por cima e conquistou muita coisa, mesmo não agindo "normalmente".

O livro é muito interessante para quem quer conhecer um pouco do funcionamento psíquico de uma pessoa com o transtorno do espectro autista (TEA).

E também é interessante pra quem não tem o interesse de conhecer, mas gosta de biografias de pessoas que obtiveram êxito na vida, mesmo que em sua trajetória as chances fossem mínimas.

jonathanrausch 15/03/2020

Perfeito!
Uma autobiografia no TEA e sobre o TEA. Escrita fantástica, histórias envolventes e ímpares.

Cara (ou Cora, se for mulher) só leia!