Jefferson, Federalistas, Paine, Tocqueville

Thomas Jefferson
James Madison

Resenhas - JEFFERSON,FEDERALISTAS,PAINE,TOCQUEVILLE

Potingatu 04/05/2019

Um libelo político, consonante à sua época
Para quem espera algo na linha de um tratado filosófico, como se propõe a coleção, sugiro esquecer esse detalhe. O compilado de obras de várias autoriais, mais se suportam a partir de aspectos práticos e de cunho pragmático, com a base das Revoluções europeias - sobretudo a francesa - da época. São libelos que elogiam a iniciativa do homem vindo às Américas (diga-se: Estados Unidos) e que hoje podem ser traduzidas na questão do self-made-man.
Ademais, outras questões, embora pareçam, a princípio, muito inovadoras, como o manifesto abolicionista dos membros do partido Federalista e de Tom Paine, em muito não há uma consideração genuinamente humana sobre o gênero negro na sociedade, se nos pautarmos em toda a visibilidade dada a estas comunidades hoje em dia. Vê-se a preocupação com a idoneidade das instituições, e ainda há muito a ideia de um senso de boa-fé governando os poderes políticos (factualmente, o pensamento do período dava voto de confiança às sociedades, então não há tanto o que se encontrar de contraexemplo significativo à época).

A edição, em si, traz poucas notas e deixa o texto principal falar por si só, mas algumas citações menores mencionadas necessitariam de alguma contextualização dos tradutores, e mais traz a interesse de quem quer conhecer mesmo os Estados Unidos sob um ponto de vista historiográfico e muito otimista, bem como a Europa da época.