HEIDEGGER

HEIDEGGER Martin Heidegger




Resenhas - Heidegger


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Clio0 21/05/2021

Heidegger retoma na filosofia a discussão sobre o ser e sua colocação na realidade como referência. É um assunto complexo, exigente de uma compreensão de definições e termos históricos-filosóficos que tornam textos curtos em leituras densas.

A Nova Cultural tentou facilitar sua leitura através de série de notas, prefácios e posfácios, mas a simples colocação da língua (vale lembrar que o escritor era alemão) já dificulta a compreensão pela própria polêmica da adaptação.

Nessa seleção, Heidegger explana sobre questões básicas tais como o que é filosofia e metafísica, além de ensaios sobre a Verdade, a Identidade e críticas a outros filósofos: Kant e Leibniz.

Não que eles sejam os únicos mencionados, há uma boa argumentação referente a colocação de Descartes sobre o "Penso, logo existo". Para Heidegger, há todo um processo entre pensar e existir, sendo essa transição que ele discute extensivamente.

Por ser uma produção do século XX, o formato já obedece as atuais regras de dissertação - não confundir, contudo, com a reprodução ad nauseam da produção científica corrente.

A qualidade da edição é ótima, também com biografia, bibliografia e cronologia.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR