Amar é Mar

Amar é Mar Luis Enrique Kato

Resenhas - Amar é Mar

Suzane | @memoriasdeumaleitora 13/09/2017

Amar é Mar é um livro de contos e crônicas escrito por Luis Enrique Kato que após perder sua avó começou a escrever seus sentimentos no blog Vivências Vividas como um desabafo, um grito da alma, um consolo de suas dores.
“A vida tem sido como um oceano, com ondas altas e baixas. Queria que a maré fosse calmaria para poder navegar com meu barquinho ⛵”
O livro segue-se em ordem cronológica, fazendo o leitor acompanhar a trajetória, sua evolução, como as perdas o afetaram e como ele lidou com todos os sentimentos e se superou. Encontramos entre as páginas um misto de sentimentos iniciado pela dor e indo até o amor, euforia, empolgação, medo, perdão, saudade e amor próprio, Luis desnuda a alma dos sentimentos revelando todas as faces dos relacionamentos, e o quão eles podem ser tanto fascinantes quanto frustrantes.
"Tenho sonhos absurdos e medos nas mesmas proporções.Eu quero deixar um legado neste lugar.Ser lembrado pelas pessoas e perceber que tudo que fiz em vida vai ser perpetuar por muito tempo."

Os textos do Luis são simples, e é exatamente isso que torna eles tão reais, sem firulas nos identificamos com seus sentimentos como se estivéssemos conversando com um amigo. Por muitas vezes me perguntei se eu estava lendo o livro ou o livro estava me lendo, e ao mesmo tempo que Luis lia minha alma e descrevia meu cansaço, ele me incentivava a continuar e não temer.
"Vai ficar por quanto tempo? Preparo um café ou preparo a minha vida?"
Um livro repleto de referências literárias e musicais, cheia de sensações e superações, cheia de identificação e incentivos. Um livro curto e carregado de sentimentos, todos eles, de todos os tipos e da uma paz lê-lo, uma leveza na alma de saber que não se está sozinho, que tem alguém ali estendendo a mão e te chamando pra caminhar junto, acreditando no amor.
"[...] Pode ser que eu me afaste um pouco de você. Vou ali, fazer uma caminhada, meditar, praticar yoga, quem sabe aprender a tocar violão e poder cantar aquela música do He Is We, que você ama tanto. Eu preciso aprender coisas novas, preciso sentir que eu ainda estou aqui, que esse corpo ainda é meu e que os meus pensamentos ainda são lúcidos. [...]"
É uma leitura rápida e muito gostosa, alguns contos me pareceram um pouco bobos, mas a leitura super vale a pena. E a edição da Editora Coerência está impecável, como sempre, tornando a leitura ainda mais dinâmica e gostosa.

site: http://www.memoriasdeumaleitora.com.br/2017/07/resenha-amar-e-mar-luis-enrique-kato_26.html

Guinho 06/10/2020

INFELIZMENTE, NÃO ME ENCANTOU! 😞
A palavra que define AMAR É MAR de @louiskato , minha última leitura do ano, é intimista, tanto que no início há uma foto do autor na beirada do mar, que também (na minha visão) explica o título da obra, e ao final, diferente das obras tradicionais, uma entrevista com o autor realizada por seus amigos. Quer algo mais íntimo e inovador do que isso? Um dos pontos que gostei bastante.
Começando a ler o livro, a premissa que o fez escrevê-lo já me instigou bastante: a perda de um ente querido, pois assim como o autor, este que vos escreve também perdeu alguém que estimava bastante, então me identifiquei com o momento de luto onde a inspiração se torna depressiva e nostálgica ou, como foi no meu caso, custosa. Entretanto, com o passar das páginas, o encantamento e a expectativa de antes, infelizmente, foram diminuindo. Vou explicar: se o lesse no começo da minha carreira literária, COM CERTEZA ele seria meu livro favorito da vida, mas, por lê-lo agora, já com uma enorme bagagem literária, não me senti mais o público-alvo. "Então AMAR É MAR é ruim, Guinho?"
Pelo contrário, a obra de Kato, apesar de alguns erros, é um ode a quem está começando na carreira literária, pois demonstra bem o sentimento genuíno e sincero de textos que vem do âmago do ser. Todos são extremamente criativos que variam de contos, poemas, desenhos e até avisos; com temáticas lúdicas, nostálgicas, "cool" - com trechos de músicas importantes para o autor -, cotidianos e sensíveis. Por fim, afirmo que valeu todo o esforço e desempenho que @katoleila , mãe do autor, fez por ele.
Mesmo não funcionando para mim, recomendo para aqueles que estão iniciando na literatura e afirmo dizer que AMAR É MAR responde aquela pergunta clichê que todos fazem para autores: COMO É O SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO?

Clauclau/Eu leio sim e daí 06/07/2017

Amar é Mar
Esse livro nos implora para que não tenhamos medo dos nossos sentimentos que sentir saudades de algo é bom e necessário. Deixemos aflorar nossas emoções isso faz bem para a alma e é bom para quem partilha conosco de nossa vida. Poderia passar horas falando desse livro que apresentou no decorrer na leitura um convite para um olhar interior, nos chamando para o crescimento e nossa evolução humana. Realmente tive a certeza que alma não tem idade e o autor Luis Kato apresentou no seu universo instrumentos para ter uma alma antiga e delicadamente vivida.

Venha ver a resenha na integra no blog:

site: https://www.euleiosimedai.com.br/single-post/2017/07/05/%E2%80%9CAmar-%C3%A9-Mar%E2%80%9D-Luis-Enrique-Kato-Editora-Coer%C3%AAncia

Renata Maggessi 20/09/2017

Amar... É mar
O que se passa na cabeça de um adolescente aos 13 anos? E aos 17? E nesse meio-tempo? "Amar é Mar" traz esse pequeno universo tão pequeno e ao mesmo tempo enorme. As angústias, os medos, os amores... A realidade brinca com a ficção e, muitas vezes, elas se confundem. Luis Enrique Kato tem uma sensibilidade incrível, uma maneira de brincar com as palavras, fazendo com que o leitor navegue por elas, como se ele fosse um barco no meio de um mar de palavras.
Este livro tem muito do menino-homem, da personalidade adolescente de um jovem que ama, que é amado e, ao mesmo tempo, apresenta os medos naturais da adolescência. Não posso afirmar se tudo aqui escrito é porque eu o conheço (mesmo que pouco) ou porque a sua mãe tenha sido uma das melhores pessoas que conheci este ano, mas acredito que amor gera amor e é por isso que este livro é tão cheio deste sentimento puro e maravilhoso.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 25/01/2018

Resenha: Amar é mar - Um incrível livro para se refletir
Olá pinguins literários, trago uma nova resenha
Mas que livro incrível foi esse?
Neste livro traz reflexões e mensagens sobre a vida do autor Luis Enrique Kato, conheci pessoalmente ele é muito simpático quando se lê dá vontade de ler até acabar o livro como se você viajasse num universo de reflexões. Os meus capítulos favoritos foi do Luan Satana e do Harry potter pois também tem haver comigo mas todos foram significativos e incríveis para mim.
O livro contém um lindo agradecimento, figuras ilustrativas lindas que combinam perfeitamente com o livro, entrevista no final e citações incríveis que valem a pensa a serem refletidas.
Esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida, espero que o Kato escreva muitos outros livros a escrita é leve e eu amei o livro.
Com ele dá para se aprender muitas coisas desde lutar pelos sonhos tanto como sobre o tempo. É um livro que deve ser lido por todos.
O livro vale a pena ser lido sem dúvida.
Ficou curioso?Quer entrar nessa viagem?Entrar nesse lindo universo de Amar é Mar?
Leia. Descubra. Eu recomendo.

Instagram literário:: @kemiroxtvliterario

site: http://kemiroxtv.blogspot.com.br/2018/01/resenha-amar-e-mar-um-incrivel-livro.html

Vinicius609 25/04/2018

Espero que este livro te proporcione algumas reflexões
Tenho esse livro autografado pelo autor, e no meu exemplar, ele escreveu: “Espero que este livro te proporcione algumas reflexões”. E fiquei abismado com o tanto de reflexões que o livro me proporcionou.

Vejo esse livro como um grito que está querendo sair de um casulo que foi construído por angustia, sofrimento e dor. Como a sinopse no apresenta, Luis, o autor, começa a escrever suas lições a partir da morte da avó materna. E isso se torna até uma terapia para a mente, algo que o autor vai tratando até superar.

O sentimento que está mais forte nesta obra é a saudade, mesmo que você esteja cercado de pessoas que o ama, a perda de uma pode te desestruturar por completo, e vemos um adolescente tentando superar essa perda, e ao mesmo tempo em que ele luta para seguir em frente, as lembranças sempre estarão presentes.

Ao invés de seguir com uma escrita linear, o autor opta em construir o livro por crônicas destas lutas diárias, algo que não estou acostumado com leitor, mas com isso, Luis, nos mostrando seu processo de evolução, medos e possíveis fracassos. De forma sútil ele brinca com as palavras, mas seu o proposito é te acertar em cheio suas reflexões com base em suas experiências.

O livro tem várias frases, de pessoas famosas que enobrece o livro, porém achei em certos pontos chega a ficar saturado, pois queria mais do autor no momento da leitura. Ao cair de cabeça nos pensamentos do autor, me senti tão envolvido que cheguei a esperar um final diferente do eu é apresentado, mas possa ser que outras pessoas aceitem melhor do que eu.

Dei 3,5/5 estrelas no Skoob. “Amar é mar” tem 200 páginas e foi escrito por um autor brasileiro, foi lançado em 2017 pela Editora Coerência. Está tão bem diagramado que li de uma vez.

Quero saber sua opinião, comente o que acho, deixe suas impressões.

Andressa.Adarque @meuladoleitora 09/06/2018

Uma preciosidade!
Após o falecimento de sua avó, Luis se fechou para o mundo, e para lidar com sua dor ele começou a escrever.

"Amar é mar" é um livro de contos e crônicas onde o Luis expõe suas emoções e fala sobre perdas, amizades, amor, amadurecimento, bullying e depressão.

Mergulhar neste mar de sentimentos tão puros e intensos foi uma experiência maravilhosa para mim. O Luis tem uma escrita leve e de extrema sensibilidade que te faz até querer abracá-lo e guardá-lo em um potinho de tão incrível que é!
Amei ver o mundo através de seus olhos e relembrar as sensações e incertezas da juventude. Alguns de seus questinamentos e medos foram os mesmos que os meus em sua idade.
Mesmo tão jovem ele consegue escrever com bastante maturidade nos presenteando com grandes ensinamentos e com seu imenso talento e vivências!

É tão bom em saber que ainda existem jovens com bondade e esperança em seus corações, o mundo precisa de mais pessoas assim.
Pessoas do bem, que ajudam ao próximo e que espalham coisas boas por onde passam.

Super recomendo a todos!

Natalia 26/02/2019

Amar é mar
Amar é mar é composto por textos de linguagem simples, porém cheio de sentimentos complexos!
O Luís, com jeitinho, nos passa o que viveu quando sua avó faleceu e nós e faz refletir que a dor é a mesma. O tempo pode passar, porém a saudade continuará!