A História de Malikah

Resenhas - A história de Malikah

1 | 2 | 3 | 4

Tycianna 25/06/2020

Maravilhoso
Esse livro lindo e tocante, que é a continuação do livro "O Amor Nos Tempos do Ouro".
Amei o primeiro e estava bem ansiosa por esse segundo já que Malikah ganhou meu coração, queria conhecer mais a personagem extremamente forte e carismática que conheci na primeira obra, uma escrava que já havia sofrido muito em sua vida, mas que não desistia de tentar ser feliz.
E, Marina Carvalho não decepciona, o livro conta como a ex escrava chegou ao Brasil ainda pequena, vamos descobrindo sua história de sofrimento a cada capítulo onde a autora mescla fatos do passado de Malikah e seu presente.
Gente!! Vou logo só dizer: maravilhoso!

Milena 10/07/2023

Finais que sugerem novos começos ??
Ah Marina Carvalho ... como vou sobreviver sem uma continuação?

A história de Malikah é dura, sôfrega e solitária, mas também um misto de superação, aprendizado e quebra de tabus.

Eu como uma leitora que ama os livros que envolvem a agregação da história real em seu enredo fictício, amei esse livro!

Káren 28/06/2021

Essa é a primeira vez que uma autora nacional mexe tanto comigo
Esse é um livro difícil de se ler, contém muitos gatilhos e te faz ficar pensando e pensando, mesmo depois que a leitura acaba. Você reflete em como o ser humano pode ser muito cruel, seja com palavras, atitudes, pensamentos. Independente de ser negro, branco, homem, mulher, criança, estamos todos a mercê da maldade humana. Claro que na época retratada no livro a desumanidade era mais refletida nos negros, e isso faz doer a alma
O romance nesse livro é lindo, tem essência, mas tem dor, tem sofrimento, tem muitas lágrimas. Por várias vezes me imaginei no lugar dos personagens e não consegui pensar que suportaria tamanha crueldade, crueldade essa sendo normal na época
A redenção do Henrique foi linda. Sem palavras pra força que a Malikah tinha. Nossa, sem palavras mesmo pra tudo o que os negros sofreram nas mãos daqueles que pensavam serem Deus
Esse livro precisa ser lido por todos e eu preciso saber se a autora fará uma continuação, porque, que final foi aquele?

Thaís @thanoslivros 01/08/2017

Simplesmente Apaixonante
"Arrebatada pelo desânimo, ela deixou o livro de lado. Em seguida, puxou o lençol para se proteger da brisa fresca, presente da madrugada. Mas antes que conseguisse se cobrir por inteiro, deparou-se com o contraste gritante entre a alvura da colcha e o tom da pele de sua mão.Claro e escuro. Branco e preto.
Certo e errado. Henrique e Malikah."

Ainda menina, Malikah chegou à Fazenda Real, de Euclides de Andrade, e passou a viver separada da mãe. Adana foi ajudar nos serviços da casa-grande e Malikah ficou junto aos demais escravos na senzala. Sozinha e desprotegida se viu obrigada a encarar a realidade do jeito que era possível e cresceu sem entender o porquê dela e de seu povo sofrerem tantos maus tratos. Em meio a tanta disparidade, Malikah encontrou um grande amigo e, alguns anos depois, seu grande amor: Henrique, filho do dono da fazenda. Um amor verdadeiro, mas que as “tradições” da época foi capaz de abalar. Com um filho dessa relação e ainda sofrendo muitos castigos, Malikah, conta com a ajuda de seus grandes amigos, Cécile e Fernão, para fugir da Fazenda Real e tentar construir uma nova vida. Mesmo após a fuga, Malikah, ainda magoada, tem que aprender a aceitar a presença de Henrique. Por perto, ele se mostra cada vez mais decidido a ter a confiança de sua amada de volta e a conquistar o amor de seu filho, Hasan.

Depois de O Amor Nos Tempos do Ouro, Marina Carvalho traz mais um romance histórico ambientado no Brasil. Em A História de Malikah temos como protagonista uma escrava africana. Como definir Malikah? Heroína? Guerreira? Sábia? Sim! Tudo isso e mais! Amiga, fiel, mãe, protetora... Mulher! Uma mulher cativante e inspiradora. Uma mulher que sofreu como muitos, mas que agiu como poucos. Com toda dificuldade que enfrentou, escolheu não se abater e correr atrás daquilo que se considerava digna. E era! Ao ser abandonada por Henrique, por uma artimanha do pai dele, Malikah só quer dar um futuro melhor para Hasan. A mágoa a acompanha e, mesmo ainda nutrindo amor por Henrique, acredita que não conseguirá voltar a aceitá-lo. Henrique, está decidido que a quer de volta. Percebeu que cometeu um erro e está decidido a mudar a visão que Malikah tem dele. Malikah vai passar um período de grande dúvida, dividida entre ouvir o coração ou continuar deixando que a mágoa prevaleça. Além disso, ainda tem de conviver com a sombra de um passado que insiste em incomodar: Euclides da Cunha, seu algoz. Sabe aquele vilão que você tem vontade de entrar no livro e esganar? Então, é ele!

" O animal enfurecido às vezes também raciocina. E quando o faz, emprega requintes de crueldade, pois não tem apenas a intenção de matar; ele quer ver sua presa padecer, lenta e dolorosamente."

Marina nos leva a acompanhar essa história belíssima onde desenvolve a força da mulher, as relações de grande amizade, o amor incondicional pelo filho e também o que é importante para prevalecer o amor.
O que mais mexeu comigo nesse livro, além da linda (LINDA!) história de amor, foi perceber o quanto as personagens femininas demonstram força mesmo com tudo e todos contra. Mesmo numa época em que as mulheres não tinham voz e as tradições favoreciam os homens, as mulheres dessa história fazem com que sejam as mais fortes. E essa força não é mostrada apenas na hora que encaram um malfeitor, ou um senhor de terra, ou lutam pelo que desejam. Temos essa força até mesmo na mais dura decisão de anular seus próprios anseios em favor de um filho. Esses fatos, tão presentes em todo momento da história, são mais um ponto que engrandece o enredo.

Tá. Você deve estar se perguntando e quanto ao mocinho, não é mesmo? Ok! Vamos lá. O Henrique é lindo. Apaixonante, sim! E, pelo menos pra mim, o que mais chamou atenção é que ele não é um mocinho convencional. Não. Perfeito ele não é. Encantador, sim. Perfeito, não. Errou e feio. Mas, quando percebe que enveredou por um caminho que iria tirar sua felicidade, voltou e foi capaz de se redimir e fazer de tudo para que não perdesse seu amor de uma vez por todas. Não forçou, não impôs sua presença de forma grosseira, apenas demonstrou com atitudes e palavras que não era mais um filho dominado pelo pai e que poderia sim fazer Malikah feliz. E, assim, ganhou meu coração.

"Conforme tuas crenças antigas, somos predestinados, como a noite e a lua, o mar e suas espumas. É mais que amor, Malikah, muito mais."

Outro fato que deixa o leitor ainda mais conquistado por essa leitura é a forma como a Marina desenvolve todo o enredo. Aliás, a escrita da Marina está esplendorosa. Nos conduz àquele ambiente de forma natural e gostosa. Há muitas passagens fortes, impactantes e, principalmente, emocionantes e, com uma escrita fluida somos levados a uma leitura rápida e prazerosa. Envolvente nos momentos doces e extremamente instigante nos momentos de mais tensão. Além disso, o grande levantamento histórico, o aprofundamento nas crenças e nos costumes do povo africano é enriquecedor. Dá um grande brilho à história. Acredito que esta pode ser uma de suas melhores obras, pois está incrível, arrebatadora, apaixonante.

Portanto, essa leitura é mais do que recomendada. Não só para aqueles que apreciam um belo romance, mas também para os que gostam de uma história em que os personagens fazem acontecer. Uma história repleta de amor, valores e muito, muito encantamento. Amei cada detalhe do livro. A história é emocionante, reflexiva e apaixonante. Já entrou pra listinha de livros favoritos e me fez ficar ainda mais fã da Marina.

site: www.instagram.com/thathemi_leitoravoraz
Camila.Oliveira 01/08/2017minha estante
Que resenha maravilhosa.... Aiiii quero esse livro! Já ta na lista

Natália | @tracandolivros 23/05/2021

Foi bom, mas a Malikah passou longe de ser A protagonista desse livro
Nesse a gente acompanha a história 2 anos depois do primeiro livro, e demora muito pra algo acontecer no presente, toda hora se repetem os mesmos fatos do Hassan (filho da Malikah) fugindo.
A história mesmo acontece mais nos relatos do passado, onde vemos a Malikah desde criança quando foi tirada do seu país e levada para ser escrava no Brasil. Aqui sim vemos a história dela e de longe as melhores partes do livro. Todo o crescimento dela e o envolvimento com o Henrique aqui foram muito bem explorados.
Ao contrário das cenas no passado, Henrique não me conquistou no presente, e acho que foi aí que ficou o problema, eu fui tão apaixonada por Hassan (noivo da Malikah no livro anterior) que o Henrique nem chegava aos pés dele.
Eu gostei de acompanhar, e se tivesse lido logo após o outro eu talvez tivesse aproveitado mais

Mari 07/03/2022

Adorei
Amo ficção histórica então...alternado entre passado e presente, com uma leitura fluida. Algumas partes leves, outras sofridas mas a autora soube dosar, além de aprendermos muito sobre nosso passado. Enfim eu adorei.
Achei que a autora tinha colocado um personagem ali só por colocar, e eu já estava achando meio blé, mas no final se justifica.

Gatilhos: Machismo
Violência doméstica
Racismo
Violência
Linguagem racista

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 03/05/2021

Perfeito.
Eu, particularmente, gosto muito de romances com redenção. Quando uma pessoa faz algo ruim e precisa se esforçar para reconquistar o outro, sabem? Acho que é meu clichê favorito e vê-lo em uma forma tão madura, tão bem construída é perfeito.
É um livro um pouco pesadinho, porque trata de escravidão, nossa protagonista, Malikah, é uma ex-escrava e o mocinho, Henrique, é filho de um fazendeiro, branco de olhos claros. Eles sempre tiveram uma amizade que se transformou em amor, porém, quando ela engravida, ele acaba largando ela. No primeiro livro, Amor nos Tempos do Ouro, nós vimos Malikah grávida e prestes a se casar com outro ex-escravo, já aqui, temos ela solteira com um filho de dois anos.
A História da Malikah é dividido entre passado e presente: em um, vemos como começou a relação dela com Henrique, no outro, vemos ele tentando reconquistá-la e tomar seu lugar como pai. Gostei muito dessa forma do enredo, porque é o que o torna bem construído. Nisso podemos acompanhar todas as nuances dessa relação que até então, mesmo tendo um livro antecessor, não tivemos a chance de entender muito bem. Além de poder ver a evolução dos dois protagonistas, que são muito interessantes.
Os dois são complexos, não são o tipo de personagem que você vai concordar com tudo o que faz, mas de uma forma ou de outra, você entende as motivações por trás de suas ações. Também podemos ver mais dos personagens que nos apegamos no volume anterior, o que não adiciona tanta coisa, mas é ótimo.
O fundo histórico é excelentemente explorado e, vale ressaltar, a linguagem dos diálogos é fiel à época, ou seja, é de uma leitura mais difícil.
Eu aconselho a não se assustar com isso, você pode até demorar um pouquinho para pegar o jeito, acostumar-se, como aconteceu comigo no início, mas assim que se adapta, não dá para largar mais o livro. A escrita da Marina Carvalho é maravilhosa, muito pontual e fluida, além de ter um ?quê? poético.
Já é uma das melhores leituras do ano. Tão doce e ao mesmo tempo tão forte, com todos os elementos que eu amo encontrar em qualquer enredo.

Mais resenhas em: meowbooksblog.com
Rafa.Meyer 03/05/2021minha estante
aaaaaa quero mtt ler

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 03/05/2021minha estante
Indico! É uma leitura maravilhosa

Evinha 04/07/2021

Que história perfeita, Hassan é uma criança tão preciosa ??? a pesquisa de Marina me fascina sempre, que livro, que casal!!! Meus favoritos pra sempre.

Débora 06/08/2020

Lindo
Que romance lindo, me emocionei tanto. Malikah é uma personagem maravilhosa e o Henrique é um mocinho bem diferente dos outros.

Rafa 02/08/2017

Um presente para o coração
A história de Malikah, pra mim, é um grande presente para o coração. Um livro que fala sobre o puro amor entre duas pessoas que, naquele tempo, não poderiam ficar juntas. Mas não para por aí, Marina vai mais além. É um livro sobre se amar também, sobre saber que a cor não é nenhum empecilho, sobre sonhar e buscar a liberdade que todos deveriam ter, é sobre ter garra para enfrentar a vida diante das dificuldades.
Fora que os personagens são tão reais, tão falhos, tão humanos, que você acaba se apaixonando por eles, entrando mesmo dentro da história, como se estivesse presenciando tudo, sentindo tudo junto com eles.

Bom, só posso dizer: LEIAM! E preparem os corações porque tá MARAVILHOSO.

Mariana 18/08/2017

Arrebatador!
Ano passado tive a oportunidade de ler o primeiro livro dessa série e já me chamava à atenção esse casal mais que improvável. Já no começo percebemos o amor ressentido dos dois, depois de tantos acontecimentos. Henrique, o moço branco de bom coração fraquejou exatamente no momento em que sua alma gêmea Malikah mais precisava. Desde o livro 1, ele começa a resignificar o que tem feito em sua vida. Acredito que aqui é quando o sinhozinho se torna senhor da sua vida e do seu destino.Ele deve lutar uma batalha silenciosa pra mostrar com fatos, mais que com palavras, que mudou e que precisa ter de volta sua mulher e seu filho. Gostei tanto da forma sutil que a autora demostrou essa mudança. Não foi algo inverossímil ou apressado, mas sim, uma prova da própria essencial do Henrique, que terá a oportunidade de se redimir de seus erros.
Que Malikah é guerreira e que teve que juntar os cacos de sua alma quebrada, já era sabido. Aqui ela terá que aprender sobre perdão e sobre a necessidade de amar e se deixar ser amada. É uma luta entre razão e coração.
Antigos personagens participam dessa nova fase da história e somos apresentados a mais alguns. Batalhas visíveis e invisíveis serão travadas com novos e antigos inimigos, sejam eles, pessoas, sentimentos ou situações.Estava bastante apreensiva por essa leitura e não fui decepcionada. Mais uma vez, a composição do texto com fatos históricos foi excelente. A dureza de alguns acontecimentos e sutileza de outros foi bem dosada e me emocionaram muito. Terminei o livro com o sentimento de que o amor tudo pode. Parabenizo a autora pela coragem e audácia de escrever um romance histórico com uma protagonista negra. Somos tão pouco representadas e foi maravilhoso ver isso acontecendo em uma história tão linda dessa protagonista. Que seja um belo exemplo a ser seguido! Obrigada,Marina. Favorito.

"Eu vou até vos encontrar. Sairei feito um bandeirante em busca de ouro, imbuído na causa de encontrar meu próprio tesouro, Malikah, nem que seja necessário dar a volta ao mundo, de caravela ou a nado. - Ele aproximou os lábios no ouvido dela. - Tu não entendes mesmo o que sinto por ti ou apenas finges não saber?"

Isabel Deschamps 27/08/2017

2 palavras: ABSOLUTAMENTE LINDO
eu já tinha altas expectativas com esse livro por 2 motivos: primeiro, é impossível a marina escrever um livro que não seja cativante e, segundo, essa é a continuação de um outro livro que eu amei demais. No entanto, posso dizer facilmente que esse livro superou - e muito - as minhas expectativas, se tornando o meu livro favorito da autora.
Esse livro traz muitas questão interessantes que, se não forem lidadas com cuidado pelo autor, podem fazer com que o livro perca sua graça. Exemplos disso são o racismo, principalmente em pleno século XVIII e como o amor pode transformar a vida das pessoas, dando importância a dar uma segunda chance. Mas, felizmente, a marina conseguiu utilizar essas propostas de uma maneira tão real que eu não duvido que essa história possa ter acontecido de verdade.
Adorei o fato de que ela não transformou o Henrique em um príncipe encantado, que mudou de uma hora pra outra. Ao contrário, ele é um homem real que percebeu o quanto foi um cretino em relação à mulher que ele ama e que tenta ser alguém melhor, não apenas por ela, mas por saber que tem que ser alguém melhor. E por isso que fiquei tão encantada com ele.
Não posso deixar de destacar o belíssimo trabalho que a marina teve com o contexto histórico. Igual ao primeiro livro, ela nos faz imergir nesse período histórico de uma forma tão simples, mas tão firme, que me senti uma própria dama de época. Esse é uma das coisas que me fez amar ainda mais esse livro.
Algo que totalmente se destaca no livro é o amor da Malikah e do Henrique. Um casal totalmente proibido para a época, mas que, desde novos, possuem uma relação tão bonita que é impossível não torcer por eles dois.
Eu gostei muito também da forma que ela introduziu o amor fraterno entre o Fernão e o Henrique. Desde o primeiro livro, há uma certa animosidade entre os dois, até mesmo depois de descobrirem irmãos, mas, nesse livro, eles se tornam mais íntimos, a medida que Fernão percebe que o irmão realmente está mudado e não é fingimento.
Por fim, é importante ressaltar também que, em diversos momentos, eu tentei duramente segurar as lágrimas. Mas, eu finalmente não consegui mais segurá-las no último capítulo e no epílogo. MEU DEUS MARINA, COMO VOCÊ FAZ ISSO COMIGO???

Dessa forma, deixo aqui a minha SUPER recomendação para essa linda história (óbvio que é preciso ler o primeiro livro antes), que tenho certeza que você não irá se arrepender.

Obs: aquele final deu uma margem para um terceiro livro, procede produção?? (Por favor, marina, nunca te pedi nada - mentira, claro que pedi - escreve mais livros dessa série!!!!!!!)

Mayzinha 16/03/2021

Mini resenha estilo Maddy
O tanto que eu chorei lendo as partes em que mostrava a vida da Malikah antes dos acontecimento do livro um não esta nem escrito ainda. Malikah é uma guerreira em uma luta que eu gostaria que várias pessoas não precisassem lutar

JaqueP 09/05/2021

@hobbiesdajaque
?Primeiro de tudo, foi uma honra conhecer e ler essa história.
Sou muito apaixonada por romance de época, mas nenhum me tocou como esse, durante a leitura foi tantas emoções e sentimentos.
Os capítulos são divididos no passado, contando como foi a infância e a adolescência da Malikah e no presente onde vemos a luta da protagonista contra seus medos, e mostrando o lindo papel de mãe.
Além dessa divisão, no começo de cada capítulo Marina nos traz versos de poemas, orações e canções, uma mais lindo que o outro (Imprimi todos eles). E, além disso, a autora traz um pouco da cultura e religião dos africanos que me deixou muito encantada.
Malikah se tornou a minha personagem favorita. Pois, ela não é uma simples protagonista de um romance, ela demonstra força mesmo em uma época onde as mulheres não tinham voz, e por conta de sua cor era vista como inferior, sofrendo todo tipo de violência. Esse livro tem gatilhos, mostra uma época do Brasil sombria e cruel. Que infelizmente, ainda vemos esse tipo de violência.
Você se envolve tanto com a protagonista que você sente tudo, é uma leitura que flui, que você quer saber o que vai acontecer nos próximos capítulos, e como foi difícil não terminar em 1 dia só.
Essa leitura é essencial. E irei panfletar muito esse livro, pois todo mundo deveria ler, todo mundo mesmo.

? DESABAFO
Um momento que me marcou muito, foi quando Malikah era criança e cortaram seu cabelo, pois era considerado sujo, feio. Eu, demorei muito para aceitar o meu cabelo por ser cacheado, achava ele feio, não o aceitava, até alisei por anos. E quando li essa parte, fiquei arrasada, hoje podemos fazer tudo, alisar, cortar, pintar, e Malikah não tinha nem o direito de te ? lo.

1 | 2 | 3 | 4