A Revolução de Outubro

A Revolução de Outubro Leon Trotsky

Resenhas - A Revolução de Outubro

Adnildo 18/01/2016

“Proletariado, uni-vos”
A ascensão da classe operária ao poder descrita com maestria neste livreto de pouco mais de 100 páginas, não poderia ser mais dura e talvez tão distante da utópica descrita por Marx. Nos meses que antecederam essa revolução, o cenário era de incerteza. A economia Russa estava instável; na política, os partidos apresentavam uma reviravolta após outra na medida em que os índices de popularidade oscilavam muito num curto espaço de tempo; no front, a Alemanha avançava em passos largos em direção a então capital Petrogrado, gerando uma onda de insegurança. Tal estado de coisa levou o partido dos bolcheviques a assumirem o poder, substituindo então o antigo partido de coalizão – um ente hibrido que governava o país desde a revolução de fevereiro do mesmo ano. Sendo assim os bolcheviques tiveram que lidar com problemas indissolúveis. Além da descrença dos países imperialistas de que tal revolução não sobreviveria aos primeiros meses, teria que provar a si mesma que a classe formada pelos operários, camponeses e soldados seria capaz sim de substituir, após o abandona das fábricas pela força de trabalho com formação técnica qualificada, todos os meios de produção, dominar a maquinaria, gerenciar o pessoal, produzir para a autossubsistência, além de tomar as medidas politicas importantes do sistema comunista como o confisco das terras particulares e sua distribuição entre as massas e a organização politica do próprio partido. Trotski é um excelente narrador dos fatos e, como um bom anfitrião, abre as portas do Império Russo e nos acompanha pelas alamedas para mostrar ao leitor como se sucedeu esta revolução que é um importante marco histórico da humanidade.

Pietroalmeids 06/03/2023

Acho que esse é um dos poucos livros do Trostsky que é relativamente bom, ele narra e conta um pouco de como foi a revolução de 1917, tirando o fato de que claro que o Leon ia trazer o pensamento do "marxismo ortodoxo " na obra. Achei esse livro bom, deve ser por isso que vemos os Trotskistas falarem pouco dele ?