Os Erros Fatais do Socialismo

Os Erros Fatais do Socialismo Friedrich Hayek

Resenhas - Os Erros Fatais do Socialismo

Vanessa1073 06/03/2024

O fracasso do socialismo e de suas constantes tentativas frustradas de se sobressair em relação ao capitalismo é muito bem explicado nesse livro. Ainda assim, é uma leitura densa, lenta e com diversas necessidades de pausa para uma pesquisa mais aprofundada.

Levei meses para concluir justamente pela densidade, mas é uma leitura que vale a pena. Acho que meu contato inicial com o autor ter sido por esse livro foi o que dificultou minha leitura. Precisarei ler outros livros dele para entender melhor seu raciocínio e argumentos.

No geral, é uma leitura interessante para quem quer entender como o socialismo acaba deturpando seus próprios ideias para tentar se encaixar em sociedades que já são capitalistas desde sempre. Gostei muito da ideia de propriedade privada que ele abordou no livro, assim como as relações humanas e sociais.

Daqui a um tempo pretendo ler novamente porque sinto que não absorvi o suficiente.

Aline 28/05/2023

Mais um... mais um?!
Mais um excelente livro do Hayek! Sempre me surpreendo com a qualidade de suas obras. Desta vez, entretanto, o autor fundamentou praticamente TODAS as suas deduções e ilações em autores como Friedman, Popper, Hume, Menger e muitos outros. A lista de referências é gigante e bastante eficaz. De fato, para quem quiser se debruçar sobre o assunto, é um prato cheio.

Hayek introduz sua obra com a questão: "o socialismo foi um erro?" Há cientificismo ali? E, desde logo, aviso: Sim e sim. Para o autor, o problema do socialismo são suas premissas fáticas equivocadas. Afinal, se a base é falsa, as consequências (estas, sim, científicas) também o são. E, de fato, é o que a experiência demonstra, não é mesmo?

No início, o autor já apresenta a dicotomia "entre o instinto e a razão". Somos seres racionais ou instintivos? Um pode ser aniquilado para que o outro sobressaia? As tradições e costumes se encaixam ? São racionais?

O autor apresenta também um histórico interessantíssimo sobre as origens da liberdade (e, de certa forma, chega a criticar Jonh S. Mill), da propriedade (a qual, pela necessidade de distinção linguística, ele chama de "propriedade separada"), da justiça (será esta subjetiva?), do comércio e da civilização.

Retornando a uma das razões pela qual afirma que o socialismo é utópico, Hayek critica seu pretenso cientificismo, seja através dos "pseudofilósofos cientificos" (ou seja, pessoas comuns - não filósofas - que defendem o socialismo, seja através dos filósofos reais, como Aristóteles e Keynes).

Por fim, Hayek analisa a sociedade (chamada por ele de ordem ampliada) e o crescimento populacional, à luz da Teoria Malthusiana. Em suma, quanto mais a sociedade crescer, mais evoluiremos, provando o equívoco da teoria (que estava correta no seu tempo).

De acordo com o autor, "a propriedade, os contratos, o comércio e o uso do capital não beneficiaram apenas uma minoria." Isto porque, o capitalismo criou o trabalho produtivo, garantido que indivíduos possam buscar sua subsistência. Por isso, afirma que "os pobres foram os mais beneficiados no processo [...] Karl Marx estava certo ao afirmar que o 'capitalismo' criou o proletariado". [Pg. 168]

Mauricio Skoober 22/04/2023

Análise política e filosófica
O mais interessante é a cooperação humana e o capitalismo faz isso muito bem.
A eficiência aumenta com a competição e não com a concordância.
A capacidade do indivíduo de decidir por conta própria como usar coisas específicas, sendo guiado por seu próprio conhecimento e por suas próprias expectativas é algo fantástico.
A proteção à propriedade separada, não o controle do seu uso pelo governo, estabeleceu os fundamentos para o crescimento da densa rede de intercâmbio de serviços que moldou a ordem ampliada.

O livro ela expõe a visões de hayek em torno dos erros do socialimo. Tem muito filosofia envolvida. Recomendo para quem quer desenvolver raízes na escola austríaca, não é um livro fluído. Estou à disposição para debatermos sobre o livro. Abraço

Romeu Felix 20/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro é uma crítica ao socialismo e apresenta argumentos contra a adoção dessa ideologia;
O autor argumenta que o socialismo não é viável e não funciona na prática, por ser baseado em premissas errôneas e não considerar a complexidade das relações humanas e da economia.
Temas abordados:

Planejamento centralizado;
História do socialismo;
Consequências do socialismo.
Personagens:

Não há personagens em destaque no livro, uma vez que se trata de uma obra teórica.
Estilo de escrita:

Hayek utiliza uma linguagem técnica e clara;
O livro é estruturado em capítulos que abordam diferentes aspectos do socialismo e suas implicações.
Contexto histórico:

O livro foi originalmente publicado em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial;
Na época, o socialismo estava em ascensão na Europa e o livro de Hayek foi uma das principais críticas a essa ideologia;
A edição de 2017 apresenta uma introdução que contextualiza a obra no cenário atual.
Significado para a obra de Friedrich Hayek:

Os Erros Fatais do Socialismo é uma das principais obras de Hayek e uma referência na crítica ao socialismo;
O livro teve grande impacto na época em que foi publicado e continua sendo relevante até hoje, em um momento em que a discussão sobre os modelos econômicos é acirrada;
Hayek é um dos principais representantes da Escola Austríaca de Economia e seus escritos influenciaram a teoria econômica liberal.

Em tópicos:

Crítica ao socialismo, apresentando argumentos contra a sua viabilidade e eficácia na prática;
Enfatiza a importância da economia de mercado e da liberdade individual na prosperidade de uma sociedade;
Analisa o planejamento centralizado como uma das principais falhas do socialismo;
Apresenta a complexidade das relações humanas e econômicas como um desafio à aplicação das teorias socialistas;
Explora a história do socialismo e suas consequências, destacando exemplos de falhas em países que tentaram implementar essa ideologia;
Destaca a importância do Estado limitado e do governo com poderes restritos para garantir a liberdade e a prosperidade da sociedade;
Utiliza uma linguagem clara e técnica para apresentar os argumentos e fundamentos da crítica ao socialismo;
Foi originalmente publicado em 1944, mas permanece relevante e influente na atualidade, sendo considerado uma das principais referências na crítica ao socialismo.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
Mauricio Skoober 22/04/2023minha estante
Sucinto e bem contextualizado. Interessante ser uma obra de 1944 e ser tão atual. Uma das frases instigantes é onde não há propriedade não há justiça. Foi com esse livro que aprendi o por que tantos falam hoje em propriedade privada( propriedade separada).

mathzkull 05/02/2023

Um livro que muda sua visão de mundo
Desde que me reconheço no assunto político eu sempre fui mais próximo da esquerda por influência de casa, em busca de ampliar meus conhecimentos recebi essa recomendação de um amigo. O livro em sí é ótimo, contextualiza e justifica todos seus argumentos, porém nem tudo são flores, é necessário um conhecimento ao menos básico de economia, e um vocabulário levemente mais rebuscado que o padrão, caso contrário você irá ler e reler algumas páginas. De resto não existem dúvidas sobre a competência do autor, recomendo.
Mauricio Skoober 22/04/2023minha estante
Por ser escrito em 1944, ele analisa situações de épocas mais antigas. O que para nós não tem muita relevância, já que evoluímos bastante. Acredito que não podemos esquecer que o socialismo é uma modelo vigente no país, mesmo sendo escondida por outros nomes. Ele existe e aboli a propriedade separada.

Layziane 26/01/2023

Se você quer uma leitura fácil, com certeza não te indico esse livro. Mas se você quer uma leitura boa, que tem um conteúdo sensacional, pode ler sem medo.
Mauricio Skoober 22/04/2023minha estante
Verdade, uma leitura para quem gosta de análise. Não é uma leitura difícil, mas é uma leitura para ir aos poucos

Cleber 22/12/2022

Uma porcaria de livro. Ainda bem que comprei no sebo por um preço barato. Esperava críticas mais aprofundadas no assunto desses supostos erros. Aqui o autor faz uma salada antropológica, econômica, sociológica, psicanalítica ou seja, mistura tudo. Uma bosta só.
Mauricio Skoober 22/04/2023minha estante
Não achei isso, analiso que a linguagem é um pouco pesada. Ele faz todo uma análise dos principais pontos, com a propriedade é importante para o surgimentos dos mercado, dos negócios e das trocas voluntárias. Concordo que o título do livro é muito ''forçado'', erros fatais... Seria mais uma análise e argumentos filosóficos de um modelo econômico que o autor considera equivocado.

Edu 28/11/2022

Fiquei fora por um tempo, e acabei lendo bastante nesse período. Este livro deve ser lido com calma, pois contém bastante informações.

Marcella.Pimenta 31/07/2022

O principal erro do socialismo é negar a realidade
Embora tenha sido escrito por um economista, o livro tem um viés quase filosófico. A teoria não funciona na prática porque as bases do pensamento socialista estão erradas e ultrapassadas.

Hayek aponta que o socialismo subverte a linguagem, elimina a moralidade e despreza os processos econômicos. Por isso, defende o autor, a vitória do socialismo significa o fim da humanidade.

Um dos pontos mais abordados pelo autor é a importância da propriedade privada para alcançar a prosperidade. Descentralizar a capacidade de trabalhar a própria terra é a melhor forma de desenvolvê-la, porque privilegia as habilidades individuais. Outro é o papel da família e das tradições ao longo dos séculos.

Considerando que o socialismo exige o fim de tudo isso (propriedade privada, família e etc), ou seja, tudo que fez a humanidade sobreviver e prosperar, fica claro que países como Venezuela e Cuba não são exemplo de um "socialismo que deu errado" mas a prova de que o socialismo é errado.

Zeantonio 23/04/2022

Um livro muito bom. Tem uma escrita difícil, mas vale cada página. Sempre bom ter um bloco de notas e um dicionário por perto

Matheus.Toussaint 18/09/2021

Os Erros Fatais do Socialismo
Esperava que falasse a respeito de Karl Marx, mas houve pequenas citações sobre ele e foi algo mais explicativo de forma econômica, falando em geral sobre a importância do capitalismo e das ?propriedades separadas?, que são as empresas privadas para o desenvolvimento do país e do mundo.

De todo modo, é um livro de leitura um pouco complicada, exigindo que o leitor tenha uma base de estudos sobre economia e um dicionário por perto, por ser um livro denso e científico.
Mas o autor F. A. Hayek apresenta de formas centrais as ideologias do socialismo, fundamentando seus argumentos desde suas origens como algo lógico, mas demonstrando que na prática é um verdadeiro fracasso, como muitos países já demonstraram e se tornou conhecido dessa forma mundialmente.

Deixando claro que o socialismo é uma forma comprovada clássica de enganação e manipulação aos alienados, ou como o autor deixou de forma explícita, ?engana trouxas?.

Recomendo a leitura para vocês leitores que querem aprofundar no assunto.

Deixarei aqui duas frases do autor neste livro:

?O objetivo do socialismo não é nada menos que reprojetar por completo nossa moral tradicional, nosso direito e nossa linguagem e, com base nisso, erradicar a velha ordem e as condições supostamente inexoráveis e injustificáveis que evitam a instituição da razão, da realização pessoal, da justificativa e da verdadeira liberdade?.

?Mas as únicas religiões que sobreviveram são aquelas que apoiam a propriedade e a família. Dessa forma, a perspectiva para o comunismo, que só opõe tanto a propriedade quanto à família (e também à religião), não é promissora?.
Mauricio Skoober 22/04/2023minha estante
Essa sua última frase eu lembro que fiquei refletindo sobre ela.

É um apanhado filosófico dele

Felibalex 10/06/2021

Uma leitura confusa
O livro é confuso. Você começa a ler esperando descobrir os erros e você não descobre. Hayek é um papa da economia mas parece muito mesquinho em seus argumentos. Eu queria entender porque o socialismo deu errado, e saí descobrindo o pior lado da sociedade (sim, usando a palavra que eles mesmo não gosta). Com uma escrita difícil, o texto não é acessível e não ajuda a elucidar as próprias questões levantadas.
Mauricio Skoober 22/04/2023minha estante
Concordo em parte que o título do livro é muito ''forçado'', erros fatais... Seria mais uma análise e argumentos filosóficos de um modelo econômico que o autor considera equivocado.

Adilson22 02/06/2021

Livro muito bom. Muita informação, não é uma leitura fácil, mas eu recomendo muito.

alex 12/03/2021

Os erros fatais do socialismo, de F. A. Hayek
O título é enganoso, mas bastante consistente na linha que escolhe. De fato, pouco se critica o socialismo (ao menos de forma direta).

O livro é uma forte defesa do capitalismo, ou da catalaxia (do grego, pode significar trocas ou transformação de inimigos em amigos) - sim, ele avalia que a escolha pelas denominações "capitalismo" (que teria sido criado em reposta, e portanto posteriormente, à criação do "socialismo") ou "economia de mercado" não são adequadas, considerando que a "disputa" tb se dá por meio da linguagem (p. 153).

Assim, defende-se a existência de uma "ordem ampliada", decorrente de uma evolução natural baseada na tradição (espaço ocupado entre o instito e a razão), na propriedade separada (como chama a privada), a partir do intercâmbio livre de informações (motivos pelos quais seria impossível haver outro sistema sustentável como o capitalismo).

Trata-se um ataque direto ao moralismo e ao construtivismo, que pra mim foi meio impactante.

2 passagens interessantes:

- o estudo da macroeconomia é irrelevante e equivocado para a produção e portanto para a evolução econômica (p. 137); e

- a política monetária estaria melhor gerenciqda no setor privado do que no atual monopólio do Estado (p. 143)
Leo 21/04/2021minha estante
Na verdade ele critica as ideias que levam ao socialismo.

Naimica 22/01/2021

Interessante, mas senti que não tocou tanto no ponto.
Acreditava eu que Hayek faria mais uma critica direta ao socialismo e ao comunismo. Ou seja, achei que faria um estudo de Marx para contrapor.

Porém o que o livro apresenta é completamente diferente. Ele fala sim de Marx, mas ele trás mais uma explicação geral sobre o que o estudo da economia e a importância da "propriedade separada" para o desenvolvimento.

Em suma: não atingiu minhas expectativas, mas como ele mesmo diz no livro "se deve exercer prudência na criação de expectativas, para que não se incorra num dever que não se pode cumprir". Mas o livro não deixa de ser interessante, principalmente para leigos que querem saber um pouco mais sobre economia no geral e no porquê do capitalismo funcionar tão "bem", ou ao menos do porquê dele ser o caminho viável.