Esse cabelo

Esse cabelo Djaimilia Pereira de Almeida

Resenhas - Esse Cabelo

Cyn | @booksdacyn 20/01/2024

Esse Cabelo
Minha primeira leitura concluída de 2024, confesso que não gostei muito e fico triste
por isso. Primeiro por ter sido um presente de uma das minhas melhorres amigas, segundo, por ser um tema comopletamente sobre representatividade.

A premissa do livro é a narrativa em prosa, referente a saga da autora que
nasceu na Luanda e foi morar em Portugal, relatar as memórias vividas e as experiências do seu cabelo crespo, até aí tudo bem, só que para mim, não funcionou, esperei os relatos chegarem, mas não passou de um compilado de eventos desconexos o que tornou uma
leitura cansativa e até o momento eu não entendi qual o conteúdo foi passado.

Talvez esse estilo em prosa não seja meu ponto forte, mas estou dando oportunidades. Quem sabe um outro livro dela me prenda mais. Isso me faz lembrar que esse recebeu
prêmio, então talvez eu que seja burra mesmo.

Lubs 07/01/2024

Entregou, mas entregou diferente!
Eu tinha outras expectativas para o livro, mas foi interessante. É o tipo de livro que tem que ser lido devagar. Varias vezes eu voltava e lia mais de uma vez as páginas para absorver a leitura.

Achei a escrita pesada e um pouco difícil de entender. Há um tempo não lia assim, então eu estava um pouco enferrujada.

Acho muito interessante ela contar a história do cabelo atrelada à história da vida dela. É assim que me sinto e, nesse sentido, era exatamente o que eu estava procurando.

@adriana_ lerlivros 17/11/2023

?Pense num livro que foi difícil de ler?

Um clássico contemporâneo, "A Biografia de um cabelo", uma autoficção e tragicomédia.

Djaimilia conta a sua história através do seu alter ego, a narradora, Mila. O livro discorre sobre o cabelo, numa linguagem culta que descobri ser o português de Portugal. Ela trança a história do seu próprio cabelo com o resgate das memórias da sua ancestralidade e da sua infância, construindo com reflexões a sua identidade.

Desde o seu primeiro corte de cabelo, suas visitas aos salões de beleza eram verdadeiras torturas, tentativas de procedimentos e de penteados de "domar" seu cabelo ereto que as vezes considerava ser também herético. Mila vive sua experiência capilar como quem busca por si mesma, no emaranhado dos seus fios, tentando desvencilhar-se dos preconceitos.

Leitura um tanto difícil na línguagem, que não consegui identificar bem o porquê, talvez contenha expressões metáforicas que só os portugueses conhecem. Mas é divertido, reflexivo, irônico e em muitos momentos, nós pessoas pretas de cabelos crespos nos identificamos com suas histórias.

Mariana 08/09/2023

Cara, é duro você não se sentir incluída ou ser julgado pelo tipo de cabelo. Não à toa, milhares de mulheres recorreram a alistamentos capilares ao longo de MUITOS ANOS. Graças a Deus, hoje a gente tem a escolha em usar o cabelo do estilo, tamanho, textura que quiseremos. Que bom que hoje a gente pode ir numa loja e ficar em dúvida de qual produto de cabelo levar pra casa.

Essa leitura é sobre o cabelo de Mila, mas é sobre a história do meu cabelo e de qualquer uma que passou por isso.

?Os seus itálicos fizeram-se natureza: cabelo esticado?.

site: https://www.instagram.com/p/Cw-cBjROUTn/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Mais.Carolina 28/01/2023

Um livro muito interessante por nos mostrar a história de vida da Mila em Portugal e suas lembranças com a sua família. Confesso que em alguns momentos foi um pouco difícil a leitura por conta do livro estar escrito em português de Portugal, mas nada que atrapalhe no entendimento da história.
O livro trata muito bem sobre aceitação, mudanças, família, racismo e relacionamentos interraciais

studygaabss 03/08/2022

O tema que a obra aborda é de uma importância gigantesca e a forma que é desenvolvida é uma ideia ótima!
Infelizmente senti falta de fotografias/imagens para acompanhar diversos comentários da autora. Inclusive, foi apresentada uma imagem, mostrando que é possível colocá-las.
Talvez por causa da tradução, tive que parar várias vezes para pesquisar palavras ou termos que são pouco utilizados na nossa língua e que dificultaram o meu entendimento de algumas frases.
A autora escreve belamente, criando reflexões únicas a partir de situações do dia a dia, seja observar um pombo ao passar por ele ou, mais ainda, a ida ao cabeleireiro e tudo que isso carrega junto.
Recomendo, porém é necessário ler com calma e atenção, pois é um livro de história bastante "acadêmico".

Patricia Milani 15/12/2021

Senti uma certa dificuldade com a escrita da autora um tanto complexa. Muitas coisas passaram batidas por mim metáforas e reflexões subjetivas. Após finalizar o livro fui buscar conteúdo relacionado a obra para enriquecer minha leitura.

Juliana_alvernaz 24/07/2021

Vale a leitura, mais ainda a releitura
A escrita de Djaimilia é poética e complexa. Este é um daqueles livros que, de maneira potencializada, cada releitura traz novas sensações e experiências.

Maia 22/11/2020

A história do cabelo de uma menina, Mila, que aos 3 anos sai de sua terra natal (Luanda,Angola) e vai morar em outro continente (Lisboa, Portugal). Achei um livro de difícil leitura, pelo menos para mim no momento atual. A autora, Djaimilia Pereira de Almeida , faz reflexões sobre os fatos da sua vida desde a infância e como o seu cabelo se relacionava com as suas sensações, como as suas idas aos diversos salões de beleza pelo mundo. Achei interessante a abordagem do não pertencimento, da auto estima, da identidade, da auto aceitação entretanto o vocabulário e a forma de escrita dificultaram o meu entendimento e imersão na narrativa. É uma das obras que pretendo reler um dia com maior amadurecimento literário.

Line 01/10/2020

Emocionante
Amei o livro. Ela vai narrando a trajetória do seu cabelo, o que já vivenciou por ter o cabelo crespo e os salões visitados.

É bastante interessante falar sobre cabelo crespo, afro, cacheado, ainda mais pra quem está passando pela transição capilar. É emocionante ela relatando sobre sua história e lembrar da minha transição capilar, olhar pro meu cabelo e gostar dele do jeitinho que é.
Super recomendo a leitura!!

Entre Lombadas 21/09/2020

Uma história sobre cabelo, literalmente!
Em esse cabelo você terá a narrativa de uma menina de crespo que passou por poucas e boas, e que foi com o tempo entendo que cabelo crespo não é cabelo feio.
Essa é uma história necessária, independente da sua idade.
Porém não só de felicidade viverá o homem kkkk, achei a história um pouco arrastada pois quase não há diálogos, e isso me incomoda muito, em particular, mas com certeza recomendo.

Vívian 02/08/2020

Não é o tipo de literatura que estou acostumada, a prosa me deixou um pouco confusa. Mas me identifiquei essa confusão sobre quem somos, quem devemos ser...

Aline 13/09/2018

Quando um cabelo fala
Neste livro, Djaimilia nos conta a trajetória de seu cabelo em sua vida, e também de sua vida em seu cabelo. Qualquer pessoa com cabelo enrolado ou crespo vai se reconhecer nas inseguranças da autora, na falta de amor pelos fios de sua cabeça, na dificuldade de encontrar uma cabeleireira que saiba cuida deles, na tristeza ao ver o cabelo estampado horrivelmente em fotos de momentos importantes da vida, como casamento ou formatura.
Entretanto, não é um livro para iniciantes. A sintaxe de Djaimilia é complexa e nada trivial. Cheio de metáforas e reflexões subjetivas, é um livro de leitura difícil que exige muito do leitor.
Nay Lopes 16/09/2018minha estante
Nossa tenho na minha estante mas não li ainda. Ótima resenha! :-)