O portão do paraíso

O portão do paraíso Giselda Laporta Nicolelis

Resenhas - O portão do paraíso

Juliana 21/10/2009

Li O Portão do Paraíso quando tinha uns 12 anos e nunca mais achei um exemplar (não que tenha procurado muito), mas lembro deste livrinho com carinho, pois aprendi muito com ele. Creio que seja uma boa indicação para meninas no inicio da adolescência por tratar de assuntos delicados e recorrentes no universo adolescente (sexualidade e gravidez)de forma simples e adequada, sem excesso de moralismo e sem esconder mais fantasmas no porão.
Veronica.Barzagli 02/11/2021minha estante
Como faço pra ler os livros ,pode me ajudar?

Tay Nunes 01/03/2022minha estante
Foi meu primeiro livro da vida! Lembro que fiquei em choque pois tinha que contar a história para a minha professora de português da época (acho que eu estava na quarta série)? Mas eu amei! Peguei o gosto pela leitura!

Paula Lima 26/11/2009

Quando o li pela primeira vez estava na 6ª série pois era pra um projeto da escola sobre a gravidez na adolescência.Li ele todo em 1 dia,pois me chamou muito a atenção a forma como Taís acabou tendo uma criança sendo ela mesma uma criança ainda,lembro que realmente me tocou muito a história.Queria um exemplar deste para guardar pra quem sabe um dia minha filha lê-lo também!

Jess 08/08/2022

Uma conversa pode resolver tudo!
Li esse livro muito jovem, na biblioteca do colégio. Essencial para adolescentes (principalmente as meninas), por abordar de forma leve e direta a sexualidade, o abuso e gravidez precoce.
Infelizmente, essa temática ainda é considerada como tabu em muitos lares... se fosse abordada com frequência entre a família e os adolescentes, acredito que poderia evitar muitos casos de gravidez precoce.

gato 07/12/2009

a garota
o livro fala de uma garota de 13 anos que gostava do primo .
em um certo dia , seu primo mandou ela sentar no sofá
ai ele tirou a roupa dele e a dela , a deitou e ela sentiu algo penetrar em seu corpo.
com pouco tempo ela ficou gravida e dizia para todos que estava gorda mais a professora desconfiou e cahmou ela para conversar.
depois ela teve o filho e casou com seu primo, e, enquanto ela estudava a mae dela tomava conta do bebê.

eu aprendir que nem sempre devemos tomar certas decisoes , pois depois pode aparecer um problema.

Lucia Sousa 17/12/2010

Retrata a história de tantas meninas pelo mundo!
A linguagem infantil,até pueril, do livro me exasperou um pouco,mas a mensagem é válida.
Trata-se de um problema real,onde crianças são erotizadas antes de saberem o que é erotismo,crescendo ignorantes das consequências de um namoro,digamos assim,mais chegado.
A protagonista,Taís,é uma menina de doze anos,seduzida pelo primo de vinte.O livro narra em primeira pessoa as dúvidas,a dor,a confusão de sentimentos que passa em sua mente durante a gravidez .E o descaso da mãe,sempre preocupada em resolver seus problemas ,sem dar a devida atenção à carência da filha ,de que se respondam perguntas simples sobre a vida.
Interessante,e como disse a autora,serve para refletir.

May 17/02/2014

*---*
Faz um tempinho que li esse livro, lembro que foi um projeto que estava tendo sobre gravidez na adolescência e tivemos que fazer um peça sobre o tema em foco... Não foi difícil se encantar com a história, na minha opinião, todos os "pré-adolescentes" e adolescentes deveriam ler pois a autora aborda temas delicadas de uma maneira adequada sem moralismo mas sem deixar de transmitir a mensagem principal...

Siegfrito 23/01/2023

Um livro atemporal
Achei esse livro perdido entre os pertences da minha esposa na casa da minha sogra.

Só de ler o nome da autora, bateu uma nostalgia gostosa e eu quis conhecer mais da obra.

Gostoso de ler, curtinho e com linguagem acessível, é um dos bons exemplos de livros escritos especialmente para o público jovem, que deveriam ser ainda mais estimulados hoje em dia.

Cyntia Bandeira 09/07/2014

Muito Bacana
Este livro é simplesmente ótimo!
Mostra o quanto a falta de diálogo e informação pode causar sérios problemas.
Adorei a postura de Dona Márcia, a coordenadora pedagógica da escola. Ela deu um show!
Gelcimar é o protótipo do covarde cafajeste.
Detestei a postura de Carminda e das 3 coleguinhas de Tais.
Adorei este livro!

Carol.Dias 02/09/2016

Resenha breve
O portão do paraíso é bem a cara do jovem do século 21. Narrando a história de Taís, jovem de apenas 13 anos, que está só começando sua vida, com muita coisa pra saber sobre o que ser ''mulher'', porém se deixa levar pelos encantos do mundo sexual. Ela conhece seu primo do interior, bem mais velho, já experiente, e se envolve em uma relação sexual com ele, sem ter tempo de pensar se deve fazer ou não, como acontece com muitas adolescentes da atualidade. Sou apaixonada por este livro , apesar de não te-lo na versão impressa, recomendo para todos os jovens dessa geração cabeça aberta!

Esther.Cristine 20/08/2018

O portão do paraíso
"O portão do paraíso", Ah esse livro é muito bom pois ele relata uma coisa que acontece muito hoje em dia!
O livro fala de uma menina chamada Tais que tinha mais ou menos 12 anos que morava no interior com seus pais.Até que um dia seus pais recebem uma carta de um primo que morava no Nordeste perguntando se ele podia ficar uns tempos na casa de Tais pra poder arranjar um trabalho.
Se você quiser saber se o primo de Tais vai vir morar com eles e o que vai acontecer se eles aceitaram vai até a biblioteca e procure pelo livro "O portão do paraíso".

Fabiana.Ribeiro 29/11/2022

Essa é uma leitura extremamente rápida e cativante e quando percebi já havia finalizado.
Deveria ser uma leitura obrigatória, tanto para as meninas quanto para as mães.
O livro deixa explícito o quando a educação sexual, diferente do que muitos pensam é de extrema importância.

Noemi 22/05/2023

Acredito que adolescentes deveriam ler este livro, é bem simples e aborda um tema interessante demais e que deveria ser levado mais á sério. É isso, não tenho muito o que dizer mas é um ótimo livro!!