Mitologia Nórdica Reinaldo José Lopes

Resenhas - Mitologia Nórdica - SuperInteressante

Sophia.Black 14/11/2022

?????????
Bom, eu achei que o livro todo falava de mitologia nórdica, mas na verdade ele inclui também a mitologia celta e algumas análises de obras que foram inspiradas nessas mitologias, como Game of Thrones, Senhor dos Anéis, Stardust, o Thor nos filmes, séries e quadrinhos da MARVEL, etc. Confesso que o livro só é legal mesmo até o fim da primeira parte, que trata exatamente da mitologia nórdica, depois as coisas ficam extremamente confusas e eu só queria que acabasse o mais rápido possível.
Mas enfim, comentando da parte que eu gostei, por mais que eu saiba até de trás pra frente da mitologia nórdica, desde o início do mundo até o ragnarok, ainda assim, nunca perde a graça, principalmente as peripécias do Loki KSJSKSJJSKSKS. Então tenho que confessar que até aí sim, eu amei DEMAIS o livro, mas depois desandou tudo. Apesar de ter me decepcionado um pouco, acho que foi uma leitura boa, porque me trouxe novos conhecimentos de coisas que eu sequer imaginava existirem, como a mitologia celta em si (que não afirma a existência de deuses no plural, e sim de heróis, como Hércules, Perseu, Aquiles e etc, que tiveram grandes feitos importantes para humanidade, mas que eram apenas humanos e não deuses, o que eu acho particularmente MUITO estranho).

Beatriz.Queiroz 29/01/2022

Histórias fantásticas de deuses, heróis e reinos distantes
Nesse livro, Reinaldo Lopes nos faz mergulhar de cabeça nos contos e mitos das terras do Norte, e como pressuposto de curiosidade, nos instiga a lê-los por terem sido as principais inspirações para as histórias modernas medievais mais amadas, como Game of Thrones e Senhor dos Anéis.

É uma leitura gostosa, leve e divertida, mas bem equilibrada com a seriedade com que essas lendas eram tratadas pelos povos antigos. Além disso, conta com Glossário completo e suas bibliografias utilizadas nas pesquisas para compor essa obra literária cheia de aventuras!

Anna Paula 01/09/2021

Divertido
Livro leve, bem a cara da revista superinteressante. Tenta resumir as mitologias nórdicas mas, como todo resumo, fica meio esparso e parece que falta coisa...

Talita 16/08/2021

Com uma escrita deliciosa, o autor conta pra gente um pouquinho sobre os principais mitos nórdicos tanto escandinavos quanto os celtas. No final, ele mostra como autores contemporâneos, no caso G.R.R. Martin, escrevem narrativas com forte influência das mitologias.

Nelson.Nogueira 16/01/2021

O livro conta as principais histórias das mitologias nórdicas e celtas e ainda faz um pequeno histórico de como elas chegaram aoa dias atuais e influenciaram a literatura fantástica dos séculos XX e XXI. Excelente leitura!

opatoduck 30/09/2020

Parece um material da revista Super Interessante editada para render um livro. Cheio de comentários informais do autor no meio do texto. Os resumos das mitologias nórdicas e celtas sao são oks, cumpre o serviço. O capítulo final relacionado à Game of Thrones parece só um apêndice para pegar carona na série e acrescentar paginas no livro.

Zed Nerd Book 25/07/2019

Mitologia Nórdica
Um ótimo livro! De forma descontraída o Reinaldo José Lopes contas as mais impressionantes histórias da Mitologia Nórdica sem descuidar dos detalhes históricos.

Guilherme Amaro 17/12/2017

Mitologia Nórdica
As origens perdidas de Game of Thrones e Senhor dos Anéis, mais uma grande obra publicada pela Super Interessante editora Abril, 2017, contém 260 páginas.

Esse livro digamos que seria um resumo da obra As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica de A.S Franchini/Carmen Seganfredo.
Na qual retrata as sagas nórdicas partes da obra Edda em Prosa (escrito por Snorri Sturluson, um poeta, historiador e político islandês, por volta do ano 1220) e mitologia Celta.

Reinaldo José Lopes utiliza com maestria os registros e as influências do universo nórdico que moldaram posteriormente obras da literatura da fantasia, compara o mundo de Game of Thrones com a Guerra das Duas Rodas (duas famílias inglesas com sangue real, os Yorks e os Lancaster) pelo trono da Inglaterra em 1455. Ou mesmo a célebre frase da Família Stark: ("O inverno está chegando") ao mito da Longa Noite, entre 6.000 e 8.000 anos um inverno aparentemente sem fim teria tomado conta do mundo, na qual os Outros invadiriam e cruzariam a Muralha; porém aliança entre os Primeiros Homens e os da floresta derrotaram a ameaça; é uma alusão às narrativas escandinavas sobre o Ragnarök, ameaça que deflagra o lento processo de aniquilação dos Nove Mundos, Batalha apocalíptica e todos seus habitantes
segundo as profecias nórdicas.

Cita tambem a obra de Tolkien Senhor dos Anéis na qual a destruição de Numenor e de Valíria é a punição divina pela soberba e tirania, ambições imperiais de ambas as etnias.
Ou seja a humanidade é vista como uma espécie recém chegada a um cosmo que ja era habitado por especies inteligentes :(gigantes) de para la da muralha, terra de alem de inverno de GOT ou do universo nórdico os gigantes de Utgard.

Além de sempre existir a figura lendária do Dragão, Heróis, batalhas, são ferramentas insuperáveis para retratar o bem e o mal do ser humano, e do Universo à nossa volta.