Diário da mãe da Alice

Diário da mãe da Alice Mariana Rosa

Resenhas - Diário da mãe da Alice

Patricia Peres 10/11/2021

Um livro especial.
Não sou mãe, mas sou filha e recebi um amor incondicional da minha mãe. E é sobre isso que este livro fala, de amor de mãe. Durante a leitura, com os relatos da autora (mãe da Alice), fui relembrando pequenos gestos da minha mãe que demonstravam seu amor maior. Por vezes, me emocionei. Um livro muito especial e com ilustrações belíssimas.

Wal - Ig Amor pela Literatura 16/02/2019

O amor desconhece limitações.
“Alice nasceu com 900 g, 31 cm e 29 semanas. Venceu hemorragias no cérebro e no pulmão, livrou-se de cinco infecções, transpôs uma cirurgia de retina e deu a volta por cima em uma parada cardiorrespiratória de 26 minutos. Tudo isso antes dos cinco meses de idade. ”

Conheci a Mãe da Alice no instagram, no @diario_da_mae_da_alice. Comecei a seguir a Mariana Rosa e me emocionei com sua escrita sensível e verdadeira. Descobri ali que ela havia escrito um livro, colocou no papel as experiências já descritas no mundo virtual. E, hoje, concluí a leitura desse diário.

Não espere uma escrita triste, com lamentos e queixas pelas batalhas que a família enfrenta. Prepare-se para encontrar a caminhada de uma mãe que encara tudo com muito realismo; luta, todos os dias, para oferecer a Alice um mundo que a acolha de forma única, respeitando suas limitações, mas jamais colocando-a numa situação de “coitadinha” – isso Alice nunca foi e jamais será, a menina nasceu para vencer a dor - Vencedora!

Por mais que Mariana diga que não há nada de extraordinário em seus relatos, eu afirmo que há sim! Emocionei-me com a postura dessa mãe amor – dessa mulher que diz: “Alice não é minha filha com paralisia, ela é apenas a filha que tanto amo.” Costumo ler destacando o que mais aprecio, e Mariana fala também que nada nos seus escritos merece destaque ou citação, mas eu grifei muitos e muitos trechos e acrescentei um coraçãozinho em cada excerto marcado, fiz isso porque o sentimento mora nessas linhas e entrelinhas.

No relato “Herança”, Mariana conta como o avô da Alice, seu pai, traduziu do alemão “Alice no País das Maravilhas”; fez isso enquanto aguardava a filha visitar a neta na UTI. 366 visitas e um livro impresso com uma capa feita a bico de pena, a personalizaçao de um imenso amor – eu chorei!

Noutra parte, deparo com a recusa de Mariana em adotar a sonda para “facilitar” a alimentação da Alice, como a profissional sugeriu. Li, emocionada, que essa mãe não queria só colocar nutrientes dentro do organismo da filha, ela queria oferecer sabores, texturas, - um banquete de sentimentos, sensações e significados.

Obrigada, Mariana, você me ensinou muito sobre o amor. 💙