Jardeson.Oliveira 24/02/2021
O Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe é um livro simples que traz diversos ensinamentos para o ser humano retratando sobre as coisas simples da vida e que foram esquecidos pelos “homens grandes“, (Exupéry,2015) em outras palavras os adultos que estão mais preocupados em viver a sua vida individualista se preocupando mais com os números, os valores, o reconhecimento, do que o essencial a vida. É um livro infantil, mas que deveria ser lido por todos os adultos.
O autor de uma maneira comovente e simples, vem mostrar uma história de um garoto que nasceu em um pequeno planeta, o mesmo desenvolveu uma rotina que sempre o mantinha focado, porém com a descoberta de uma flor que surgiu misteriosamente em seu pequeno mundo, ele conheceu em primeira mão o que a arrogância e a soberba, pois a flor se considerava única e completamente poderosa, porém se comportava frágil e delicada só para conseguir a atenção do pequeno príncipe.
Este garoto que enxergava o simples e que aprendia com o que via, decidiu viajar e deixar a rosa sob uma redoma de vidro com o propósito de encontrar um amigo e o porque da rosa não ser nada amigável. Logo ele visitou vários planetas onde havia somente um habitante, e cada um havia depositado em si um título, porém nenhum deles o interessava, pois todos pensavam como “homens grandes”, que tinham responsabilidades às vezes inúteis, algo limitado que cada um se propôs a fazer, o que por ironia os tornava pequenos.
Este livro traz uma reflexão, pois o final é muito emocionante, pois criar laços é igual uma espada de dois gumes, por um lado é ótimo, todos ficam felizes pela companhia um do outro, mas quando um adeus é inevitável é de cortar o coração, porém ainda assim o que foi construído nem o tempo pode desconstruir.