O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - O Pequeno Príncipe

Clio0 07/01/2024

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Tal frase tão singela e romântica em português tem uma outra nuance no original em francês, onde os seus deveres recaem sobre aquilo que você domina.

O Pequeno Príncipe é a história de um menino aprendendo a se relacionar com o mundo. Essa é a conversa entre ele e o aviador - a auto-inserção de Saint-Exupéry - sobre o que é belo e puro e o que não é.

Por problemas muitas vezes intransponíveis da tradução, ou simplesmente por uma questão pessoal de opção, essa obra perdeu muito de seu caráter educativo, diria até que ético. Não estou dizendo em hipótese alguma que o texto foi danificado, pois a beleza da obra permaneceu. Contudo, sobrou muito do doce e pouco do azedo das palavras originais.

De qualquer forma, recomendo.
Vania.Cristina 07/01/2024minha estante
Nossa Priscilla, não sabia disso. Esse livrinho foi muito importante pra minha formação como leitora e como indivíduo, e essa questão me passou batido. E olha que estudei francês faz muitos anos, mas estudei)

Clio0 07/01/2024minha estante
É uma conotação totalmente diferente da língua original... também foi um choque para mim.

Vania.Cristina 07/01/2024minha estante
Nunca pensei na relação entre cativar e cativeiro

Juliaa13 07/01/2024minha estante
??????

Zack0 07/01/2024minha estante
Excelente abordagem. Não conhecia essa relação. E se vc me permite um elogio, vc escrever muito bem.

Amanda3913 08/01/2024minha estante
Aprender francês para ler o original, anotado. Amei as suas observações!

Lelê 08/01/2024minha estante
Amo essa frasee. Fiz um desenho inspirada nela

bruna 10/01/2024minha estante
Sempre tenho essa impressão quando leio livros internacionais em português. A essência não prevalece, ainda mais quando há elementos fantásticos envolvidos (como os trolls, que não fazem parte do nosso folclore)

Clods 02/07/2010

"Tu te tornas eternamente responsavel por tudo aquilo que cativas"

Mais do que simplesmente um livro... eh uma liçao de moral completa... Esse livro é lindo.

É preciso dizer que não é toda mente que vai compreender o que existe por detrás deste livro. Para muitos pode parecer uma simples obra escrita para crianças, e nao enchergará o que ha de mais puro nele.. Talvez muitos de nós não percebamos o que ha de valor no livro, pois o que ele expoe são valores escassos na nossa sociedade atual.

Respeito, cumplicidade, filosofia humana e valores morais estao sendo deixados de lado... E qnd vem retratado da forma mais simples, na forma de um livro, por ventura ILUSTRADO, aparecem uma serie de pessoas e diz que ele não passa de um livro INFANTIL.

Eh ai que percebemos a profundidade da compreensao humana!!!
Clods 15/07/2010minha estante
Obrigado, Camyla!!!
:D

Ana 02/08/2012minha estante
Concordo plenamente!

Nayara 18/10/2012minha estante
Afinal, as pessoas grandes só entendem de números. =]

Jack 12/08/2013minha estante
Pessoal... Olha, sinceramente, já li esse livro 3 vezes e nunca vi nada de mais nele. Eu compreendi onde o autor quis chegar, mas não tem nada de incrível. Acho que esse livro é só pra quem realmente esqueceu de viver pra si... Só assim esse livro toca alguém. A mim, esse livro só me fez achar estranho o que a maioria das pessoas acham

Alemoa 16/08/2016minha estante
Traz toda ingenuidade de uma criança ,que nos ensina a valorizar os pequenos detalhes da vida!!!!

Pedro 04/12/2016minha estante
"As pessoas grandes são de fato muito estranhas"

Vanessa 14/09/2017minha estante
Júnior, faço das suas palavras as minhas. Este livro não se trata apenas de uma história para crianças (algo que o autor tratou de deixar claro desde a primeira página), e sim de uma lição completa para a nossa vida. Acho que todos deveriam ler ao menos uma vez este livro. Impressionante o poder que 90 e poucas páginas tem de nos apresentar tanta riqueza de sentimentos e emoções!

Bael 08/11/2019minha estante
malditas pessoas grandes...

bihcs 21/04/2024

O Pequeno Príncipe
Me senti "errada" por não ter gostado tanto assim, esperava bem mais por ser um livro que todos que já leram gostaram e por ser um clássico.
Apesar de ter achado que a obra trás reflexões muito boas sobre a visão que muitos adultos tem do mundo, não me senti tocada e nem consegui me apegar ao enredo e os personagens.
Mrlaf 21/04/2024minha estante
quando eu li esse fiquei assim, não gostei de nada

Adri.RMonteiro 21/04/2024minha estante
Minha primeira leitura não foi profunda. Depois que fui ouvindo comentários, percebendo a essência que a história traz, passei a ver com um novo olhar. Cada planeta é uma metáfora da vida, cada um que passa por ele representa alguém também. A leitura pela leitura, sem uma reflexão mais aprofundada faz a história ficar enfadonha.

Maria 21/04/2024minha estante
Esse é meu livro de conforto um dia ainda vou tatuar alguma coisa dele

Paula 21/04/2024minha estante
A primeira vez que li este livro eu era uma pré adolescente e me emocionei muito depois de mais velha fui ler e não senti a mesma coisa , acredito que quando somos mais velhos não vemos mais as coisas do mesmo modo e isso pode ter influenciado nas sensações que tive ,o mesmo aconteceu quando li o diário de Anne Frank em diferentes épocas da minha vida

rebeca 21/04/2024minha estante
as vezes me sinto uma alienígena por não gostar de jeito nenhum desse livro

Marysol.Salla 21/04/2024minha estante
Eu AMO!!! É tão poético!

Paula 21/04/2024minha estante
A vibe deste livro é muito otimista conforme vamos ficando mais velhos muitos de nós estamos calejados demais pra acreditar em tanto otimismo , as vezes estamos numa fase também que estamos descreditados demais da vida por isso que muitos não se conectam com certos livros mesmo todo falando que é maravilhoso e talz

livxhsb 24/12/2023

Não Sei Muito O Que Falar
Não posso falar muita coisa, porque quando eu li a obra, não sei se era muito nova ou tinha uma cabeça diferente, mas eu não entendi NADA do que o autor gostaria de ter passado através desse livro.

Pretendo reler esse livro quando tiver uma maturidade maior ou com mais idade, então peço desculpas por essa resenha de bosta :D
Gabyz.z 24/12/2023minha estante
Penso a mesma coisa. Precisava reler pra ver se ia entender as mensagens da mesma forma. Nunca fui muuuto do pequeno príncipe

marytw 24/12/2023minha estante
Eu tive um dejavu IMENSO agora, eu tinha feito uma resenha desse livro quase igual tua vey

zxsaturno 24/12/2023minha estante
Eu amo demais!!

yasmin1926 24/12/2023minha estante
eu senti exatamente a mesma coisa quando li

Juan199 24/12/2023minha estante
Eu releio esse todo ano (e entendo 2% do livro)

Gabyz.z 24/12/2023minha estante
Tem um outro livro infantil que acho tão melhor, que me identifiquei e entendi bem mais. Ganhou até o Oscar de melhor curta de animação
O nome é o menino, a toupeira, a raposa e o cavalo. É tão lindoooo

Juan199 24/12/2023minha estante
Simm, eu li por causa do Oscar e achei mt fofinho. Eu gostava tbm do Menino do Dedo Verde

Madu 03/01/2023

sai da ressaca 🤬 #$%!&
mano depois de 6 fucking meses humilhantes dem conseguir ler nem a lista do supermercado FINALMENTE CONSEGUI LER ALGUMA COISA!!!

aproveitei que queria uma coisa leve pra ler e peguei o pequeno príncipe que é curtinho pra ler, achei um ótimo livro é bem rapidinho e fofo amei.
nick 03/01/2023minha estante
3 estrelas??????

lele. 03/01/2023minha estante
3 estrelas amg?

Babi 03/01/2023minha estante
Acabei de sair de uma ressaca literária de quase 4 anos!!! Então seja bem vinda de volta kkk

Babi 03/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito ?

Enzo Lucas 03/01/2023minha estante
Não entendi ele disse leve, ótimo, fofo e que amou mais só deu três estrelas

Pedro 03/01/2023minha estante
4 anos? Se eu ficasse 4 anos sem ler um livro, acho que eu iria desaprender a ler...kkkkk
Mas é bom ver gente voltando à leitura. O mundo precisa de mais leitores.

Madu 03/01/2023minha estante
sim gente 3 estrelas kkkkkk é legal, fofo e eu amei mas >>na minha opinião

Iorrana2 29/12/2022

Uma história maravilhosa
Esse livro é simplesmente perfeito, não sei como demorei tanto pra ler, sei que se tivesse lido essa história quando criança não teria entendido muita coisa que só hoje consegui compreender.
A história é linda e nos traz muitas reflexões sobre a vida. Sobre como talvez estejamos vivendo errado e perdendo tempo, e só vendo nossa vida passar diante de nossos olhos, e apenas continuando na mesma correria de sempre.
Esse livro nos faz refletir, lembrar do que realmente é importante.
Foi uma ótima leitura, e confesso que o final me deixou muito triste.
Noxious.Storm 29/12/2022minha estante
Ameii a resenha. E sim esse livro é perfeito e lindo

Yoyo 29/12/2022minha estante
clássico atemporal

Letícia Garofalo 29/12/2022minha estante
O melhor, genialidade e pura sensibilidade. Meu favorito ?

Kemylle 29/12/2022minha estante
Siim ele é perfeito

Kemylle 29/12/2022minha estante
Vale o rype que tem

Stephany 29/12/2022minha estante
Você escreve muito bem!!
Quero ler esse livro mas sempre fico empurrando ele pq acho que a leitura vai ser chata.?

Nuxnu 29/12/2022minha estante
O melhor dos melhores ?
Queria saber falar igual a vc

Batata frita 14/04/2022

O Pequeno príncipe é um livro tão perfeito
Na primeira vez que li não tinha entendido nada, aí pensei que era chato, mas agora dá para entender, e posso dizer que me deixa muito triste
Nay 14/04/2022minha estante
Me representou todinha! Aconteceu a mesma coisa comigo, hj eu sou apaixonada por esse livro

Matheus656 14/04/2022minha estante
Leio sempre, bom demais

Juh 14/04/2022minha estante
Eu li em algum lugar que esse livro se lê u.a vez a cada dois/quatro anos, porque a cada vez que você lê interpreta de um jeito diferente porque é uma pessoa diferente. Eu já li cinco vezes kkk

Matheus656 14/04/2022minha estante
Exatamente rs, eu sempre faço uma nova reflexão, e é tão curtinho e tão fácil que dá pra ler em uma tarde tranquila

Juh 14/04/2022minha estante
Simm

Nay 14/04/2022minha estante
É quase sagrado eu leio ele na virada do ano, e sempre me emociono e fica cada vez mais "triste"

Juh 24/04/2022minha estante
Exato

mariaaa 07/12/2021

Le petit prince
Reler esse livro depois de pequena é uma experiência incrível! Sendo um dos meus livros favoritos, tem uma maneira muito especial de tratar a crítica à mente fechada de muita "gente grande", inclusive, na minha interpretação, cada planeta que o pequeno príncipe visita representa um tipo de pessoa, todos se importando com coisas fúteis ou soberba. Também fala de uma maneira filosófica sobre o amor, sua complexidade e simplicidade e como as pessoas se tornam únicas ao serem cativadas! A amizade do pequeno príncipe e da raposa é muito bonita, assim como a dele e do aviador, que aprendem que não há problema em crescer, o problema é que muitos adultos esquecem que já foram crianças e perdem essa humildade e sinceridade em suas relações. Uma leitura que eu recomendo!
"Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo que é dourado, fará com que eu lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo..." ? a raposa
Paula 07/12/2021minha estante
Seu sonho aconteceu, vai ter q reler Extraordinário pra escolinha hein

mariaaa 07/12/2021minha estante
SERIO??? KKKKKK mano nem sei se vou reler, ja sei a história ne! mas o livro é legal gostei

mariaaa 07/12/2021minha estante
e amg!! como vc viu a lista de materiais??? ta no site? eu queria ver

Paula 07/12/2021minha estante
Tem no site, mas eu te mando no zap pera

viic 16/12/2021minha estante
nao gosto desse livro amg

mariaaa 16/12/2021minha estante
MANO SE LIGA

viic 16/12/2021minha estante
se liga hein

Isa 21/11/2021

Gente me desculpa mas não é para fazer resenha. Eu queria saber se vocês podem me indicar livros +11/12 de preferência romance e fantasia por favor, muito obrigada.
Maria 22/11/2021minha estante
já leu principe cruel ? talvez vc goste, tem fantasia e romance( romance nao é muito), porém pra idade de 11 a 14 anos eu recomendo

Isa 22/11/2021minha estante
Eu já ouvi falar mas quando vi era para +14 ent pensei que pudesse ter coisas inapropriadas, a classificação alta é sobre violência ou coisas inapropriadas?

Maria 22/11/2021minha estante
tem violência sim, e algumas partes do romance talvez. É que já tenho 17 então o livro talvez tenha sido infantil pra mim, mas a fantasia dele é muito boa, vc pode ver uma resenha melhor, ou um vídeo do Paulo rats (@Livrariaemcasa)pode pesquisar, ele fala sobre o livro se vc tiver interesse.

Maria 22/11/2021minha estante
mas sinceramente eu acho principe cruel bem leve o livro pra indicação de 13 ou 14 anos, se vc quiser começar a entrar no gênero da fantasia talvez seja uma boa, e também a violência ou o romance não é nada demais, não tem descrição de cenas de sexo, deve haver umas 2 no máximo.

Maria 22/11/2021minha estante
tanto que o foco do livre não é romance

Isa 22/11/2021minha estante
É porque tenho 11 acho q a violência nn seria o grande centro dos gatilhos mas acho q ainda nn dá para cenas mt fortes de romance, entende?

Isa 22/11/2021minha estante
Mas acho que vou dar uma olhadinha na resenhas também porque eu me interessei muito sobre o livro

Geo Franco 26/12/2020

"O essencial é invisível aos olhos"
Fiquei um tempão querendo ler esse livro e finalmente a hora chegou, por que essa hora demorou tanto?
Um livro essencial para todas as pessoas, que ensina que o mais importante são as coisas mais simples
Debbye 26/12/2020minha estante
Chorei horrores.

Geo Franco 26/12/2020minha estante
Aaa eu não cheguei a chorar, mas fiquei emocionada

Debbye 26/12/2020minha estante
Amiga eu sou uma manteiga derretida. Se eu vejo um bebê arrotando eu já me emociono.

Leti 26/12/2020minha estante
Meu sonho de princesa ler esse livro!!!! Mas na época eu tinha 12 anos e minha família não me deixou ler, então até hj tô doida pra ler ele KWKFKEKFK

Geo Franco 28/12/2020minha estante
Aaa ele é PERRRFEITO, espero que quando leia goste

RaiBm 30/12/2020minha estante
Eu amo esse livro com todo o meu coração. Da primeira vez que li não tive a mesma noção e as mesmas reflexões que tive na releitura que fiz esse ano. É com toda certeza um dos meus favoritos da vida??

Geo Franco 30/12/2020minha estante
Ele é PERRRFEITO mesmo, também virou um dos meus favoritos kdks

Vitória L 03/09/2020

Acho que não foi um livro para mim, ele é bom mas não me encantei.
Gabryelle 03/09/2020minha estante
Sinceramente, você é a primeira pessoa que eu vejo que não gostou.
Gosto é muito peculiar.

Lore 04/09/2020minha estante
Eita, você leu O pequeno príncipe mesmo?

Para não considerá-lo como livro você só pode ter assistido ao filme lol

Vitória L 04/09/2020minha estante
Simmm, nunca vi o filme não.
Vai ver meu gosto é peculiar d+, vai entender kljbjkknnjk

Lore 04/09/2020minha estante
Eu amei O pequeno príncipe(livro).
O filme me desapontou um pouco mas é bem legal.

Vitória L 04/09/2020minha estante
Putz agora nem sei se vejo o filme ou não já q n fui mto c o livro.

Assista, vale a pena. Tem na Netflix

Vitória L 04/09/2020minha estante
Bom se vc recomenda então vou dar uma chance então.

@ALeituradeHoje 28/01/2019

Ensinamentos
Pequeno Príncipe tem cheiro, gosto e toque de memória afetiva. Meu pai o leu e conversou sobre ele algumas vezes. Por conta disso, decidi envolver minha filha da mesma maneira.
Há algumas semanas comecei a ler para ela a história do príncipe de um pequeno planeta que ensinou um adulto sobre (sutilmente) amor genuíno, sinceridade pura, beleza intensa. Nosso Pequeno Príncipe aprende sobre outros planetas, mas ensina sobre coração. Acho até, que o quê ensina é de maior importância.
A leitura seguiu bem e confesso que fantasiei de certa forma a experiência, acreditando num envolvimento maior. Mas ela tem somente cinco aninhos e talvez isso a tenha distanciado um pouco. Entretanto, vê-la perguntando: - Mãe, o que é cativar?
Após uma explicação e um exemplo ela virar-se para mim e diz: - Mãe, você me cativou.
Ah! Esse coração de mãe... assumo que brotou um cisco em meus olhos.
Ler o Pequeno Príncipe deveria ser atividade no mínimo anual. A simplicidade e clareza com que é tratado assuntos tão importantes (amor, cultivo, valor, envolvimento, amizade...) faz repensar muito no adulto que nos tornamos.
“É bem difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.” .
“Os olhos são cegos. É preciso ver como coração.”
É uma história tão linda, com passagens tão puras, que ao ler para minha filha me emocionei algumas vezes. Imaginei ela, minha pequena princesa, em seu mundinho florido, encarando as mazelas do mundo. O abandono e a solidão que o príncipe sente ao se dar conta do valor de sua rosa é palpável. É minha princesa que conhecerá diversos outros planetas.
Quero ler mais vezes e espero que ela se interesse. O Pequeno Príncipe tem muito a nos ensinar.
Retalhos e Prefácios 28/01/2019minha estante
Que linda sua resenha!

@ALeituradeHoje 28/01/2019minha estante
Óóó... que linda vc em comentar isso. Obrigada.

Thiago 18/02/2019minha estante
Eu comprei uma edição de capa dura na livraria Paulus que vem com as aquarelas do autor. Só paguei 30 reais.

@ALeituradeHoje 19/02/2019minha estante
Noosssa... Que linda deve ser (ainda mais com esse preço, rsrsrs)

Thiago 19/02/2019minha estante
É linda mesmo! Vi também que na mesma livraria tem Os contos de Grimm. Em edição primorosa, ricamente ilustrado e com a capa dura, mas esse tá custando 94. Vou comprar depois e quem sabe baixe um pouco o preço.

@ALeituradeHoje 20/02/2019minha estante
É... o negócio é pegar aquela promo como essa que vc conseguiu.. rsrsrs... sonho, sonho.

Mylena.Leticia 12/07/2019minha estante
A resenha mais linda.

Ana SPV 21/07/2017

Não gostei. Foi mal galera!!!
Falam tão bem desse livro que eu achei que era algo impressionante, por simples fato de ser para jovens ou crianças. Mais comprei e dei de cara no disgosto, eu acho que é pq eu ja sou velha para esses tipos de livros kkk
Melissa 03/08/2017minha estante
Não é a idade, você não deixou a essência e a linda mensagem dele entrar em você. Pq se tivesse deixado entrar todos os ensinos e advertências com toda certeza esse seria seu novo livro favorito. Vejo gente mais velha gostar dele. Não é a idade, vc. Sinto mt.

Ana SPV 03/08/2017minha estante
A mais gosto é gosto né. Mais ñ irei abandona-lo, esta na minha lista para a chance.

Ana SPV 03/08/2017minha estante
Ah mais gosto é gosto né? Mais ñ abandonei ele. Pois esta na minha lista para a segunfa chance.

Ana SPV 03/08/2017minha estante
Mais gosto é gosto né? Mais ñ abandonei ele ñ, ele esta na minha lista para a segunda chance.

Afonso Neto 03/10/2017minha estante
Ué!? Então sequer terminou de ler? Ele é curtinho. Vai até o final!!!

Ana SPV 07/10/2017minha estante
sim li ele todo. Pretendo ler de novo, mais ainda estou pensando sobre isso.

Eduardo Corrêa 03/07/2018minha estante
Sempre que estou triste leio ele de novo

Davi785 01/09/2023

Perfeito!!
Li esse livro quando era criança, não me recordava muito bem da história, mas sabia que esse livro foi marcante para mim. Então resolvi reler, e foi a melhor coisa que fiz.

Que livro espetacular, um dos mais lindos que já li. História linda, leve, mas com uma trama profunda e reflexiva, mensagens simples, mas importantes.
Foi uma leitura perfeita, um livro curto, mas com uma história tão tocante e reflexiva, que nos faz pensar sobre ela o tempo todo!

Recomendo MUITO!!!
Acho que todos deveriam ler essa obra-prima, é muito mais que só um livro infantil!
Afinal de contas, foi através desse livro que me apaixonei pela leitura.
E também graças a esse livro eu me tornei um desenhista! ????
N.I.X. 01/09/2023minha estante
Aaaaaa eu quero ver seu trabalho, amigo!

Emillyfeernanda 01/09/2023minha estante
Maravilhoso ???

Davi785 01/09/2023minha estante
Muito obrigado Emilly ????

Davi785 01/09/2023minha estante
Eu ainda sou um desenhista amador Tauany, mas sempre busco melhorar kkkk

N.I.X. 01/09/2023minha estante
Vai ser um excelente desenhista, eu confio! Seu trabalho já é muito bom

Davi785 01/09/2023minha estante
Muito obrigado pelo apoio, amiga! ???

Mai!! 27/08/2022

Pequeno Príncipe
Eu gostei até, mas não foi AQUELA COISA, até pq eu fui descobrir depois que o romance do livro era ele e rosa, tipo oq? Como assim um romance com uma rosa? Tá tudo bem, mas pra mim não faz nenhum sentido isso! Mas é bom né
Emilly.Franklin 27/08/2022minha estante
É um pouco confuso né, mais acho que quando alguém explica daí da pra entender ;--;

loressi 27/08/2022minha estante
O cara mora num asteroide minúsculo e você acha esquisito ele namorar uma rosa?

Nayara 27/08/2022minha estante
amg do céu o pequeno príncipe é um dos livros mais complexos que já li em minha vida, isso porque o livro tem MUITAS interpretações. Te aconselho a ler o livro em diferentes fases da tua vida, cada vez que tu ler tu vai ter um entendimento totalmente novo do livro, do romance. Por exemplo eu li quando tinha uns 10 pela primeira vez, li depois com 13 e foi outra coisa, li com uns 15, 17, e quando leio agora é algo totalmente novo. Acho que tem coisas que a gente só entende depois

Morgana 27/08/2022minha estante
Hahahahah é que é pra ser simbólico como uma metáfora, a rosa representa seu amor romântico e a raposa seus amigos - aí como é contado por uma criança, a ideia da rosa é colocar esse simbolismo sem malícia.
Aconselho a você ler de novo daqui a uns anos com essa perspectiva que disse.

Nayara 27/08/2022minha estante
meu deus SIMMMMM