Vista do Amanhecer no Trópico

Vista do Amanhecer no Trópico Guillermo Cabrera Infante




Resenhas - Vista do amanhecer no trópico


1 encontrados | exibindo 1 a 1


seufuviu 21/12/2009

O tempo da escrita...
O tempo da escrita...


“Vista do Amanhecer no Trópico” - de Guillermo Cabrera Infante, lançado em 1988, pela Cia. das Letras, veio substituir a versão original do livro, premiado com o prêmio Biblioteca Breve, da Espanha, em 1964.

O seu conteúdo original continha narrativas factuais e ficcionais da história e da literatura cubana, compostos de pequenos fragmentos de um narratário’u do narrador, que tanto poderiam ser visões de fotografias, filmes, boatos de histórias contadas e, até, acontecimentos reais do antes e depois da revolução castrista, desde do descobrimento por Colombo, cujo o espaço intertextual os levam a um tempo circular, que parte e chega ao mesmo lugar – A ILHA.

A edição atualizada em 1988, já dividida, ficou com as narrativas do espectro libertador desse povo , desde o seu descobrimento, das lutas pela liberdade individual do homem às guerras colonialistas, das lutas contra as forças totalítárias da ditadura às punições do atual regime aos seus contestadores, com um cenário espectral às narrativas feitas pelo autor, que assinalam o mesmo teor sanguinário da violência revolucionária à violência dos corrupros ditadores , em Cuba do século passado.

Um livro intenso, conduzido com a maestria do autor Cabrera Infante, que participou ativamente da tomada do poder a Batista, para depois ser considerado um inimigo do regime de Fidel.

Guillermo Infante morre em Londres, exilado e doente.

“Vista do Amanhecer no Trópico” é um livro histórico na literatura latina.
(não deixem de ler também, do mesmo autor e a outra parte da versão original dividida – “Tres Tristes Tigres”.)
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR