Condado de Essex Jeff Lemire

Resenhas - Condado de Essex

1 | 2 | 3 | 4

Arthur Guizelini 29/12/2023

Te faz pensar
A Hq é muito boa, e como toda obra do Lemire, ela te prende na história, porem sinto que nessa obra em específico, o desenvolver da história deixa o leitor um pouco confuso em relação ao vínculo dos personagens e a ligação que uma história tem com a outra.
Li com uma expectativa alta esperando pelo romantismo que as obras de Lemire trás, é o livro é muito bonito, não me entenda errado, mas eu esperava sentir um apego maior aos personagens.
Dos trabalhos de Lemire esse foi o que menos me agradou.

Tião S3 22/10/2023

"A sutil melancolia das profundezas"
Condado de Essex consegue essa proeza, Lemire transmite uma melancolia muito sutil, mas que se o leitor conseguir captar com certeza vai mergulhar em sua profundidade, discutindo a vida e seus caminhos essa obra nos convida a parar um pouco e contemplarmos a nós mesmo, a beleza da vida e sua insignificância.

Marcela.Denardi 01/10/2023

Condado de Essex
A edição compila três histórias + extras e, apesar de ter uma narrativa simples, é envolvente, tratando de assuntos importantes, como: família, passado, arrependimentos etc. É uma graphic novel para ler e refletir, prestando atenção nos objetos gráficos e nos dois núcleos principais.

annie 08/09/2023

Perfeito! 5 estrelas
Nossa, eu li muito rápido, é muito interessante, de fácil compreensão, vc lê rápido mesmo. foi indicação, é o livro favorito de uma pessoa que eu gosto muito. me surpreendi que o nome da enfermeira é igual ao meu, a pessoa que me indica não disse isso e é a parte favorita dela (espero q eu também seja.) recomendo. é triste, melancólico, profundo, chorei

Trindade 02/09/2023

História bonita e melancólica
Há três enredos que, eventualmente, se conectam e geram uma pintura nítida e mais completa. A história tem poucas alegrias e momentos felizes, na maior parte do tempo há uma aura de melancólia e desalento que impacta bastante.

Ale 30/04/2023

Condado de Essex
Simples, melancólico, nostálgico, poético, tocante.
O Silêncio e a solidão.

Que leitura!! Daquelas que nos arranca um suspiro, mas que aquece o coração.

Lliot.0 15/03/2023

Quadrinho sensível
São três histórias que futuramente irão se entrelaçar.

A expressão da solidão, nostalgia, arrependimento, saudade e culpa. Sentimentos notáveis em cada história.
O traço é excelente, consegue te prender a história, a cada capítulo
Lelouch_ph 15/03/2023minha estante
Que massa, me interessei.

Jaqueline 05/02/2023

Sou bem suspeita para falar das obras do Jeff Lemire porque sempre começo a leitura já imaginando que não tem como vir algo abaixo de uma nota 3,5. Condado de Essex já estava na minha lista há bastante tempo, porém passei várias leituras na frente e só agora dei uma chance para a obra. A forma com que o autor entrelaça várias histórias na hq é feita de forma magistral. Não ficam pontas soltas, tudo tem começo, meio e fim, tudo faz sentido (mesmo que demore para que isso aconteça), toda a melancolia e tristeza sentida e aparente nos traços das personagens são justificadas. O único arrependimento aqui é ter esperado tanto tempo para ler a obra.

Dango Yoshio 04/01/2023

Bem-vindos ao Condado de Essex
São três histórias que se entrelaçam, se digladiam e se renovam.

É um quadrinho um tanto melancólico, mas bonito e sensível.

Pâmela de Amorim 29/12/2022

Condado de Essex
Iniciei a leitura sem muitas informações prévias, então perceber que as três histórias se completavam foi uma surpresa muito intrigante. Jeff Lemire de fato conseguiu abordar 'sensivelmente temas como família, memórias, luto, segredos e reconciliação', e algumas lágrimas escorreram involuntariamente dos meus olhos. É uma obra extremamente poética, impactante e nos faz refletir sobre muitas temáticas presentes nas nossas vidas.

ajuhbs 07/12/2022

Divertido e envolvente
Li o livro em uma semana! Adorei a trilogia e como as histórias se entrelaçam. Cada história, sensível e cativante a seu modo particular, traz uma perspectiva sobre como é crescer e envelhecer, como é ser jovem e cheio de expectativas e como é ser velho e confrontar essas expectativas à luz das nossas vivências, sonhos realizados e arrependimentos pelas coisas não vividas. Gostei muito!

Bruno Henrique 25/07/2022

Pedra fundamental da obra de Jeff Lemire, Condado de Essex provavelmente é seu trabalho mais autoral. As 3 histórias principais são costuradas de maneira muito sensível por relações familiares não convencionais (marca registrada do autor bem como o aparecimento de algum celeiro rs)
O mais interessante sobre Lemire é que quem quiser conhecê-lo, identificará sentimentos do condado de essex no resto de suas histórias autorais assim como suas historias de super heróis.
Lemire não é o autor que vai fundo na construção dos seus personagens mas sim em tudo que se estabelece entre eles.

Armando.Edra 29/06/2022

Reflexão sobre relações familiares
Condade de Essex é mais uma brilhante obra do renomado Jeff Lemire. Dessa vez, o autor se foca em criar uma série de histórias que, aos poucos, vão se interligando e dando sentindo a uma narrativa maior.

Família, memória, pesar, segredos, reconciliação, erros e acertos são temas recorrentes na obra. Passado, presente e futuro se ligam de uma maneira impressionantemente orgânica para criar umas das histórias sobre relações mais interessantes que já li.

Os material extra não acrescenta muita coisa, nada que afete a trama principal, apesar de se aprofundar um pouco mais nos interessantes relatos de outros moradores do Condado.

A arte de Lemire pode ser chamada de simplista, mas ele não deixa de usar elementos que engrandencem sua narrativa. Fica a dica: Prestem atenção no corvo!

Pablo 13/06/2022

A Terra e os Homens
Família, identidade, sonhos, perdas, solidão, lar... Esses assuntos são objetos de análise dessa narrativa gráfica. Jeff Lemire, o autor, nasceu e cresceu no Condado de Essex, Província de Ontário no Canadá e tomando como base essas experiências, escreveu e desenhou essa obra de ficção.

A trama principal é dividida em três histórias. "Contos da Fazenda" vai centrar em Lester um pré-adolecente de 10 anos que vai morar na fazenda de seu tio após a morte da mãe; "Histórias de Fantasmas" vai contar a história de Lou Lebeuf e seu sonho de se tornar um jogador de Hokey profissional ao lado de seu irmão Vince; e "Enfermeira do Interior" o foco será Anne enfermeira viúva que luta para dar de conta de seus pacientes, afazeres domésticos e do filho ausente.  Ao passar da leitura, as três histórias vão encontrando paralelos e vão se entrelaçando.

Retomando o que citei no início da resenha, Condado de Essex é sobre Família e os laços que esta produz entre seus membros; Identidade, sabermos o que somos ou queremos ser; Sonhos, lutar pelo que queremos e até que ponto esse busca deve ser feita; Perdas, e como estas nos marcam e nos modificam; Solidão, estar só ou estar isolado; mas principalmente sobre Lar, o laço que as pessoas tem com a terra, com seus pares e aquilo que as torna quem realmente são.

Apesar da história se passar numa cidade no interior do Canadá e ser uma boa representante da cultura canadense, acredito que seja possível criar paralelos com qualquer localidade no mundo, tornando fácil de nos identificarmos com os personagens e suas histórias.

A arte de Jeff Lemire não é nada demais, divide opiniões, a mim não chega a  incomodar mas acredito que presta um bom serviço ao andamento da obra.

Por fim uma excelente HQ que recomendo principalmente aqueles que gostam de livros e tem preconceito com quadrinhos.

Para mais resenhas @estantedistante

1 | 2 | 3 | 4