A sombra da rota da seda

A sombra da rota da seda Colin Thubron

Resenhas - A sombra da rota da seda

Ju Ragni 24/01/2023

Excelente trabalho de jornalismo
Achei excelente esse livro. Li antes dele O CORAÇÃO DO MUNDO, que fala sobre a rota da seda. Quando vi este, achei que seria algum tipo de continuação, mas na verdade, é uma recriação atual da antiga rota da seda, ou de uma delas, ao menos. O autor conhece profundamente o caminho, e vai percorrendo cidade a cidade, descrevendo o ambiente, os prédios, as mesquitas, os pagodes, o povo, seus costumes, sua comida, seu olhar sobre sua realidade. Foi lançado em 2017, e cita acontecimentos relevantes da história, tanto antiga quando nossa contemporânea. É muito prazeroso ler as passagens históricas antigas e recriar o passado, assim como as descrições atuais, de como estão os lugares hoje em dia. Li o livro acompanhando as localidades pelo google Maps, e é muito fácil reconhecer os lugares pela descrição minuciosa do autor, e olhando para eles, ficamos conhecendo também esses sítios tão distantes de nós, lugares que eu nunca nem imaginei que existissem. O autor já viajou em outras oportunidades por esse mesmo caminho, fica bem claro isso pelo seu nível de conhecimento e pelas comparações que ele faz com visitas anteriores e a atual. Para mim ficou bem marcada uma diferença entre nós: eu amo viajar, mas sou turista, gosto de ir a lugares que quero conhecer, mas que tenham infra estrutura para hospedagem, restaurantes e atrações. O autor desse livro é um viajante no sentido verdadeiro, ele vai a lugares que precisa conhecer, seja onde for, sem se importar com conforto ou segurança. Um livro marcante, sobre um assunto interessantíssimo para a história da humanidade. Pena que não trouxe fotos, foi a única coisa de que senti falta.

Ana 30/04/2021

Que delícia de leitura, daquelas que você viaja junto com o autor, por caminhos nunca pretendidos e aprende muita coisa. Colin refaz o caminho da rota da seda, desbrava lugares inóspitos e considerados perigosos, destrincha culturas peculiares e relata tudo de uma maneira tão leve e despretensiosa que você termina o livro querendo pegar uma mochila e sair para desbravar o mundo. Super recomendo.

?Você viaja por que ainda é jovem e quer viver aventuras e ouvir o som das suas botas pisando na terra. Você viaja porque é velho e precisa entender alguma coisa antes que seja tarde demais. Você viaja para ver o que pode acontecer?.

Lucas.Ferrari 06/03/2023

Não é um livro para qualquer um
Como um bom fã de história que sou, as partes que mais me agradaram foram aquelas em que o autor cita a história pregressa do povo e dos locais pelos quais vai passando.
Mas os lugares são muito pobres, decadentes. As pessoas vivem uma vida sofrida. Muitas vezes me pareceram tristes e frustadas. Por isso que disse que esse não é um livro para qualquer um. Você vai ficando pesado após a leitura, com um estranho sentimento de pesar e tristeza por aquelas pessoas. É como se a frustação e a dor delas passasse pra você, junto com o fardo de carregar a sina de um povo inteiro nas costas. É estranho como as pessoas conseguem viver dessa forma. Na china, todo mundo quer esquecer os crimes do passado, e por isso nunca se libertam do mesmo. No oriente médio, vivem imersas numa religiosidade aprisionante e retrógrada.
Ufa, ainda bem que sou ocidental!