A infância do Brasil

A infância do Brasil José Aguiar

Resenhas - A infância do Brasil

Tainateixeira92 04/07/2023

Uma leitura impactante
Com uma narrativa pesada e ilustrações deslumbrantes, a HQ “A Infância do Brasil” transmite de forma visceral as nuances da desigualdade social do país, demonstrando intensamente a realidade brasileira. O escritor José Aguiar adota uma abordagem única ao explorar a infância marcada pela extrema pobreza e como isso molda o destino de uma criança. Aguiar narra de forma impactante e significativa a dura realidade daqueles que nascem à margem da marginalidade no Brasil.

Uma das maiores conquistas do autor nesta HQ é a habilidade de retratar a complexidade e a humanidade dos personagens que vivem uma vida cruel na pobreza. Ele cria uma conexão emocional entre os leitores e as crianças, permitindo compreender melhor as consequências que as levaram a essa vida tão desumana. Cada página é ricamente elaborada, retratando os personagens expressivamente, fazendo com que as emoções saltem das páginas aos olhos do leitor. Além disso, Aguiar realiza um excelente trabalho de pesquisa histórica, garantindo a precisão e autenticidade dos eventos e contextos retratados. Uma das grandes qualidades da obra é a maneira como o autor aborda a história brasileira com um olhar sensível e crítico ao mesmo tempo.

Não se limitando a retratar eventos históricos conhecidos, mas mergulha nas nuances dos personagens e em suas experiências, humanizando figuras importantes e, muitas vezes, controversas da nossa trajetória como nação. Essa abordagem impactante torna a leitura envolvente e, ao mesmo tempo, educativa, pois nos convida a refletir sobre o passado e suas repercussões no presente. Contextualizando a infância de cada personagem no cenário social e político da época, enriquecendo ainda mais a experiência de leitura. Essa leitura é um lembrete poderoso de que até mesmo os mais influentes ícones nacionais tiveram uma infância comum antes de se tornarem figuras históricas.

Confesso que as imagens que retratam a mãe catadora de reciclagem, com um bebê-conforto e o bebê, e mais uma criança no carrinho, foram as que mais me comoveram. Os meus olhos se transformaram em uma cachoeira de lágrimas. Cada ilustração é uma pancada no peito, mas sempre há uma que nos deixa desamparados, e essa foi a minha.

A perspectiva humanizadora da HQ é inestimável, tornando-a extraordinária ao unir arte, história e narrativa de maneira magistral, presenteando os leitores com uma obra de arte visual e literária. É uma leitura imprescindível para aqueles que apreciam as temáticas relacionadas à desigualdade social, pobreza, marginalidade, educação e contextualização social e política.
Vania.Cristina 08/07/2023minha estante
Já coloquei na minha lista de leituras. Obrigada pela dica.

Beatriz 15/07/2023minha estante
Leitura importante

Adriana1090 29/04/2020

Uma HQ que acabou comigo!
Esta linda HQ traz, desde o século XVI até o século XXI a história do Brasil e da infância no Brasil.

Ela mostra como mudamos em muitos aspectos no decorrer da história, e também, como existem coisas que por mais que o tempo passe, continuam se repetindo.

Foi um soco no estômago ver situações tão tristes, que infelizmente, estão acontecendo neste exato momento que escrevo esta resenha.

Douglas.Bonin 22/04/2023

Doloroso.
Estou estudando o Estatuto da Criança e do Adolescente, e esta norma é balizada pela Teoria da Proteção Integral. Entretanto, está HQ mostra a condição deplorável a qual as crianças brasileiras estão historicamente inseridas.

Pensar num ordenamento mínimo que resguarde as crianças representa o primeiro passo de um país que as explorou historicamente.

Está HQ é linda, e possui um embasamento histórico. Super recomendo para educadores e pessoas que pensem na luta pela garantia dos direitos das crianças.

maryelli0 05/06/2023

Céu ou Inferno? Menino ou menina?
"A criança é a cara dos pais mas não tem pai nem mãe
Então qual é a cara da criança?
A cara do perdão ou da vingança?
Será a cara do desespero ou da esperança?" - Pátria que me pariu, Gabriel, o Pensador

Ler esta HQ foi extremamente doloroso, a história do Brasil em si já é triste e revoltante (em grande parte), e ficou ainda mais com o foco nas crianças.

A linha do tempo é bem construída e o desenho representa tão bem os sentimentos. Uma genialidade.

A leitura me trouxe muitas reflexões, afinal o que é melhor nascer menina ou menino no Brasil? Nenhuma. É deplorável o estado que muitas crianças estão e estiveram. É doloroso.

Ou então, o Brasil é realmente o céu que foi criado por nossos representantes desde a colonização? Ou está mais próximo do inferno?

Uma divulgação científica acessível e necessária.

(Lendo me lembrei dessa música do Gabriel, e achei válida colocar aqui. Afinal, quem foi a pátria que me pariu?! )

Thayná Krueger 07/07/2023

Um retrato do Brasil.
Essa HQ é excelente. Conta a história do Brasil por meio de relatos de como as crianças foram tratadas os longo do tempo.

É triste, pois é um retrato cru das desigualdades que enfrentamos nesse país.

Bia Souza 19/06/2022

A infância do Brasil ao passar dos séculos
Uma HQ direta e certeira. Também mostra situações graves do passado que levamos até a atualidade sem perceber.
Com um belo trabalho de pesquisa, informa o leitor sobre o contexto histórico fazendo refletirmos o presente e repensarmos nossas ações.

@jana450 30/04/2020

Recomendo
É intenso e verdadeiro te convida a mergulhar em uma profunda reflexão

Moony 01/03/2022

A Infância vista de outra forma
Esta há e excelente para quem quer conhecer um pouco a História do Brasil, mas de um viés não tão comum: a infância.

O autor fez uma grande pesquisa antes desse trabalho incrível. O livro é dividido em capítulos, onde cada um aborda a infância de um século, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais.

É incrível perceber o quanto tudo mudou. E, ao mesmo tempo, tudo continua igual. No início da colonização, víamos o abandono, o descaso, o desrespeito desde a gravidez e o nascimento (o parto foi algo a parte mostrado em dois momentos diferentes da HQ - chocante!) até a fase em que a criança deveria estar na escola e não trabalhando nas fábricas ou nas ruas.

"A Infância do Brasil" é o tipo de literatura que choca, deixa o leitor pensativo por várias e várias horas, deixa algo entalado na garganta. Ah e o mais legal que no final tem algumas páginas de contexto histórico.

Vale muito a leitura.

Tamy 23/05/2023

História do Brasil...
Mais uma história sobre o nosso Brasil, dessa vez com foco nas crianças! José Aguiar constrói uma linha do tempo - desde o ?descobrimento? até os dias atuais - e em 6 capítulos nos mostra a infância do Brasil.

Essa é uma HQ triste e realista, que nos leva a um lugar de reflexão, que nos mostra como o ?ser criança? foi mudando ao longo do tempo. Mudando para melhor? Isso depende do ponto de vista? Houveram mudanças positivas, claro, porém muitas coisas permanecem enraizadas e, passe o tempo que for,  a história sempre se repete?

A construção dessa HQ foi incrível e deixa claro, na amarração das histórias, como a criança de ontem está inteiramente ligada à criança de hoje e, consequentemente, estará ligada à criança de amanhã.

Michelle Trevisani 15/05/2022

Linda e tocante!
A questão da infância pra mim sempre foi importante. Eu amo ler a respeito, me informar, mas depois de me tornar mãe, parece que o tema se tornou mais intenso. Diariamente vemos como a infância é uma fase da vida muitas vezes distorcida pelo olhar do adulto, como crianças sofrem diariamente por falta de respeito, condições, lugar de pertencimento. E as redes sociais parecem ter colocado uma lupa ainda maior em todo esse desrespeito à infância.

✋Eu sabia que ia me envolver demais na leitura de "A infância do Brasil", essa HQ maravilhosa, mas que em contrapartida é cruel, é real, é palpável de uma maneira que nem sei explicar. Ela nos faz entender a infância desde a colonização aqui do Brasil - como os indígenas foram submetidos a tanta imposição! Crianças indígenas que tiveram suas vidas violadas, modificadas. E conforme a história vai seguindo, vamos acompanhando como foi ser criança num Brasil por vezes hostil, machista, com uma cultura patriarcal totalmente enraizada.

🤲 O autor nos mostra como esse início de nossa história modifica o nosso presente e muito do que vivemos nos dias de hoje ainda refletem nosso passado vi0len1o, arcaico. Como fomos silenciando as crianças de diversas formas durante a história do Brasil. Como o preconceito, o racismo, também fortemente presente, foram calando suas vozes, extinguindo realidades.

☝A HQ nos mostra também a absurda divisão de classes presente no Brasil, infelizmente um retrato de economias mais pobres - muitas crianças vivem à margem. E como é triste constatar isso. Nenhuma criança deveria passar por essas subalternidades. Nenhum espírito tão puro merece tanta dor.

💭 Essa HQ nos convida a reflexão e espero que eu possa te convidar também a ver a infância de uma maneira diferente. Espero que você possa conhecer pessoas transformadoras que nadam contra a corrente para fazer aqui do Brasil um lugar melhor. Eu sinto que estamos em movimento. Eu sinto que podemos modificar a história. Eu sinto que nós, dessa geração somos responsáveis por lançar luz a um novo olhar. Eu acredito na mudança, mas ela precisa alcançar o maior número de pessoas possíveis. CONTO COM VOCÊ!

site: https://www.instagram.com/p/CdZdSkqLuqt/

Nalva 11/05/2022

Infância do Brasil
O livro trás através dos quadrinhos o contexto histórico da infância de diferentes grupos no Brasil. Expondo problemáticas como a inferiorização da mulher, vista sempre como prejuízo e seco frágil; escravidão e lei do ventre livre, desigualdade social e de gênero, reformas trabalhistas e industrialização.
Por fim, o autor ambienta cada capítulo com a explicação do momento histórico ao qual se refere.

Incrível!

Laryssa322 29/04/2020

A nossa história
Em quadrinhos é visto como a infancia no Brasil foi criada desde o séc 16 e como se relaciona aos dias de hoje. É chocante, é triste, é cruel e cheia de cicatrizes, é a nossa história.

Nadson Cauã 27/03/2021

(22/10/2020) - (22/10/2020)

Ricardo.Barroso 14/10/2022

Muito bonito e informativo
Estava de olho nessa HQ desde que vi vídeo no canal Meteoro Brasil e era ainda de outra editora. Um trabalho que já ganhou vários prêmios, com pesquisa, roteiro e arte primorosos. Retrata a história do Brasil pelos olhos das crianças excluídas, século a século, em situações de abandono e trabalhos forçados que continuam até hoje. É de se emocionar.

Cris 28/08/2022

Uma obra que emocionante, questionadora e muito necessária.

Com muita pesquisa e uma narrativa que nos faz viajar pelos séculos no Brasil para aprender o quanto é importante discutir sobre a infância.
As crianças estão sendo negligenciadas por séculos e ,na maioria das vezes, os adultos continuam tratando os assuntos das crianças por várias ocasiões como casos de birras ou mimar demais.