Estamos Bem

Estamos Bem Nina LaCour

Resenhas - Estamos Bem

Gica Brombini 26/09/2021

ESTAMOS BEM, é "triste como as melhores músicas e belo como as melhores lembranças".
QUOTE | “Foi um verão de negação. De descobrir o que o corpo da Mabel podia fazer pelo meu, e o que o meu podia pelo dela. Um verão passado na cama branco da casa dela, com seu cabelo espalhado no travesseiro. Um verão passado no tapete vermelho, com o sol no nosso rosto. Um verão em que o amor era tudo.”
RESENHA | Descrito como “uma reflexão a respeito da sobrevivência do luto”, "Estamos bem", é curto, poético e maravilhosamente bem escrito. O livro, que por um lado conta uma terna história de amor entre duas melhores amigas, também expõe sentimentos de uma melancolia crua e devastadora.
Marcada por capítulos que intercalam a narrativa entre passado e presente, a história em questão nos apresenta a Marin, uma jovem estudante que está prestes a passar as férias de final de ano sozinha no alojamento da faculdade. Logo de início somos apresentados a tristeza e aos fantasmas psicológicos da garota, que se recusa avoltar para seu suposto lar. Marin, com a certeza de que passaria o período do recesso das aulas completamente sozinha, se surpreende com a notícia de que sua melhor amiga está vindo da Califórnia – sua cidade natal, para passar três dias em sua companhia. Com muita relutância, Marin tenta se convencer de que conseguirá trancar e ignorar todas as suas dores do passado, sem deixar que a volta de Mabel afete.
Ao longo do livro, vamos compreendendo das menores às maiores dores de Marin, conhecendo seus medos e inseguranças mais profundos, entendendo seu luto pela morte da pessoa que mais amava. A vinda de Mabel traz para si lembranças de um passado, de um verão e de um lar que ela não gostaria de enfrentar, abrindo novamente as feridas que esta vinha ignorando há mais de um ano. Entre conversas, lágrimas e abraços, Marin será obrigada a abrir seu coração e explicar para sua melhor amiga, o porquê de ter abandonado de uma hora para outra tudo o que tinham juntas.
"Estamos bem" é repleto de memórias aconchegantes de um passado cheio de conforto sobre um verão recheado de beijos e descobertas; de um calor e de um apreço pela vida que contrasta fortemente com a nova visão depressiva e nada apaixonada que Marin tem durante o inverno. Nina LaCour exprimiu de uma forma exímia todas as fases do luto, e o que ele pode fazer uma pessoa que possuía inúmeros sonhos.
Sendo um dos meus livros favoritos, a história nada deixa a desejar, tanto na construção do seu enredo e de suas personagens, quanto em sua escrita forte e poética. "Estamos bem" reserva entre suas páginas inúmeras emoções para qualquer leitor que se permita mergulhar e ter o coração rasgado e palpitado por sentimentos bons e ruins.

site: https://www.instagram.com/garotavernacula/?hl=pt-br

bia prado 01/06/2021

Sad Beautiful Tragic
esse livro foi… doído. vou ter que fazer uma resenha pra conseguir processar bem tudo que estou sentindo, mas já adianto que fiquei com aquela sensação de segurar o choro o livro inteiro. ele conversou comigo, tocou em temas que me identifico muito e fiquei bem ಥ_ಥ lendo. não sei se eu acabei o livro ou ele que acabou comigo, sinceramente. esse negócio de relacionamento acabando e pessoas precisarem seguir em frente e serem gratas por tudo que aconteceu, mas ambas sabendo que é o fim e não tem volta. MEU DEUS DO CÉU. esse é um dos processos de amadurecimento muito dolorosos e, apesar de necessários, é muito difícil de deixar alguém ir

E EU SHIPPEI MUITO FORTE SENHOR ಥ_ಥ

ainda não sei se vou dar 4 ou 5 estrelas. não sei como estou me sentindo, mas quanto mais penso nesse livro, mais o acho lindo e triste de uma forma muito singela, sincera e necessária. tocou em algumas feridas, confesso. a dor de perder alguém, não saber seu lugar no mundo, não saber processar a dor nem deixá-la ir, esse sentimento de se perder pois você perdeu alguém… nossa. muito tocante.

TW: luto

site: instagram.com/trechosdelivros

lari 21/10/2021

muito boa a história, e o final maravilhoso também. queria q o livro fosse maior e mostrasse um pouco da vida dela depois do final. o livro é tão bom e fácil de ler q eu li em 3 horas

adoralumi 22/10/2020

"estamos bem" mas eu não tô bem não
olá pessoas

nao to bem to triste nao to feliz
nao tem resenha pq o livro me deixou muito triste

paloma 30/06/2020

Bonito-triste
O livro conta a história de Marin, antes, durante e após passar por uma tragédia. Tais acontecimentos são descortinados em forma de "flashes" aos olhos do leitor, culminando em seu ápice já nos últimos capítulos do livro.

A narrativa é bem construída, fluída, fácil de ler e sensível ao tratar de diversos assuntos delicados, todavia, desde a leitura das primeiras palavras é possível perceber em sua essência a densidade e sofrimento intrínsecos em si. Tais sentimentos de sofrimento, dor, solidão, não pertencimento e traços depressivos transcendem as páginas do livro e atingem o leitor em cheio, pelo menos comigo foi assim, fazendo com que seja impossível ler a obra em uma tacada só. Outrossim, o livro trata da importância do amor, da amizade e como ser abraçada por eles pode transformar o caos e culminar em uma reconstrução. Acredito que nisso consista o que senti falta no livro, a reconstrução, essa parte fica em aberto, suscetível a interpretação/imaginação do leitor. O desfecho da trama me soa abrupto, como se deixasse passar vertentes importantes que poderiam ter sido exploradas e dar maior alívio ao final da leitura. Em contraponto, consigo entender o paradoxo do "Estamos bem" e que talvez seja o que a autora queira manter; o "Estamos Bem" dito ao longo do livro que é irreal e que era apenas um disfarce e com o desfecho da narrativa encontrea o reconhecimento do "Não Estamos Bem", mas, provavelmente em um futuro estaremos.

Nini 15/05/2021

Fiquei um pouco confusa nos dois primeiros capítulos pela organização temporal que é feita, o mesmo no último capítulo quando a sequência se quebra, a escrita é boa e a história nós carrega bem, achei a reviravolta boa e nada decepcionante, não achei o livro tediante como já ouvi falarem e recomendo para quem quer uma leitura simples para passar o tempo

Ãg@ta 09/10/2021

Livro maravilhoso mas não leia na ressaca literaria
A leitura para mim valeu muitoo a pena.

Foi uma experiência incrivel,o livro tem gatilhos de morte,vazio e coisas ruins.Apesar de ser uma leitura lenta (por isso que acredito que será cansativa para quem está com ressaca literaria e pode acabar abandonando a leitura) eu amei a estória me cativou,a escrita da nina lancour nesse livro para mim foi perfeita.

juxvieira 23/08/2022

?Éramos milagrosas. Éramos criaturas da praia.?
foi uma leitura bem rápida, terminei em poucas horas.

a escrita e as duas narrativas são muito interessantes, mas muitas partes podiam ter sido mais trabalhadas. sinto que vários temas importantes apareceram mas passaram de forma rasa, não aprofundando a história.

não consegui me identificar com a marin, já que nunca passei pelo luto. mas a escrita transmite esse sofrimento, solidão e medo da personagem.

gostei muito da mabel e como ela foi lidando com as atitudes da marin, sendo paciente e respeitando a protagonista.

o final é emocionante e acolhedor, porém confesso que esperava um plot bem melhor e mais elaborado. criou-se um suspense que no fim não foi desenvolvido.

é um livro bonito, mas superficial.

vthereader 02/12/2021

Nina você me quebrou.
Esse livro é muito mais do que um romance complicado, é um luto poético que derrete seu coração a cada linha sem ter escapatória, não adorei o final e muitas outras partes do livro, mas mesmo assim a autora descreve com precisão a dor da perda e a confusão de sentimentos que se espera de uma situação como aquela, gosto da memória de ter lido esse livro.

Dany 27/11/2020

Vai ficar tudo bem...
Uma história comovente, intrigante e triste. Esse livro é uma mistura de traumas pesados, que infelizmente em momentos nas nossas vidas temos que passar. É sobre lidar com a perda, ou não saber lidar com ela. São visões distintas de como é sentir uma dor imensurável, são visões de que ainda sim, existem pessoas que conseguem fazer além do que se pode fazer. Amizade, amor, mistura de sentimentos lindos e puros. Uma prova de que nem sempre família é aquela que é de sangue. No fim, tudo pode ficar bem, vai ficar tudo bem...

Mariane Sena 02/06/2021

Este livro é triste, simples e lindo demais. Poético em questões delicadas, tratando sobre luto, perdas e términos. Da dor de não saber lidar com a permanência dessas perdas e de doer demais para se conseguir pensar a respeito.
É uma história tocante, que todos deveriam dar uma chance e ler. Separem os lenços.

/ outubro 2017

Naclara 10/06/2020

Um livro bonito de se ler, bonito de um jeito triste, mas bonito.

Aninha 06/04/2021

Estamos bem conta a história de Marin, uma adolescente recém saída do ensino médio que acaba de perder seu avô que é seu único parente vivo. Infelizmente, não é a única coisa que Marin perdeu com a morte dele.
Esse é um livro que fala sobre perdão e amor, mas também é um livro que fala de uma forma especial sobre ausência e como a falta é capaz de fazer com que fiquemos fechados dentro de nós mesmos e incapaz de deixar as pessoas se aproximarem. De como precisamos de pessoas que nos entendam e nos apoiem para conseguirmos nos levantar e superar as fases difíceis da vida.

Amanda 31/05/2020

Eu comecei esse livro com esperanças muito altas, e no começo do livro eu estava achando que ia me decepcionar. Não que estivesse ruim, mas não tinha aquele impacto emocional todo que eu estava esperando, mas conforme a história progrediu ele foi chegando. O capítulo vinte sete foi uma facada só.