Estamos Bem

Estamos Bem Nina LaCour

Resenhas - Estamos Bem

Mandaa 20/01/2023

Achei um livro bem escrito mas não consegui me apegar aos personagens, por causa dos flashbaks q achei muito rápidos. Embora a escrita seja bem fluida achei q no presente não acontece nd e acaba ficando lento, além do passado q tem cenas rapidas demais pra o desenvolvimento dos personagens. Mas ainda assim me amocionei com algumas coisas no final e valeu a pena conhecer a autora.

Nali 08/09/2021

estamos bem?
tive muita resistência pra terminar o livro, não por ser uma leitura ruim (na verdade muito pelo contrário) mas pela forma que nina aborda um tema tão delicado com tanta intensidade e ao mesmo tempo com precisão e cautela. a relação de marin com o processo de luto e com a busca por memórias afetivas é de uma delicadeza imensurável, me faz pensar sobre como as lembranças de nossa história nos faz ser quem somos. me emocionei com o livro e pude sentir a dor de marin bater aqui, as incertezas, o medo, a curiosidade, o sentimento de solidão e a vontade de entender pq as coisas aconteceram da forma que aconteceram. senti falta apenas de um possível momento dela com as lembranças materiais que ficaram. a riqueza de sentimentos que esse livro carrega é gigante. na verdade não sei se "estamos bem" pós termino do livro, já sinto falta de marin e suas questões.

Nath @biscoito.esperto 20/08/2018

Li muitas resenhas deste livro depois de terminar de lê-lo. Isso por que eu adorei o livro, mas aparentemente muitas outras pessoas que o leram não compartilham da minha opinião. Decidi investigar o motivo, e a principal razão pela qual as pessoas parecem não ter gostado de Estamos Bem é o fato de a autora não explorar a sexualidade da protagonista, que é lésbica.

Nesse ponto, acho que eu li um livro diferente. Primeiro por que este não é um livro LGBT+, com foco no romance ou na descoberta da sexualidade. Este é um livro sobre luto, família e amizade, com uma protagonista lésbica. O foco do livro não é mostrar um romance avassalador entre duas meninas ou descrever o despertar/ a realização sexual da protagonista. Ela só é lésbica. Da mesma forma como ela poderia ter sido heterossexual e o livro teria acontecido da mesma forma. Segundo por que a autora explora, sim, essa faceta da personagem, mas não faz da sexualidade da protagonista sua característica principal ou o norte da história.

Sinceramente não sei por que as pessoas esperam que todos os livros com personagens LGBT+ sejam exclusivamente histórias românicas ou livros de superação e descoberta. Personagens LGBT+ podem existir em histórias com outros focos. Fim.

Deixando isso de lado, quero dizer que realmente amei esse livro. Por que eu me vi muito na Marin, e por que a escrita da Nina LaCour é suave e descritiva, mas principalmente por que suas personagens são interessantes e, mesmo que a gente já saiba logo no início do livro o que vai acontecer, e interessante saber como as coisas se desenrolaram.

No primeiro capítulo de Estamos Bem nós somos introduzidos a Marin, uma garota que está num momento de depressão profunda. Seu avô, a única família que ela tinha, morreu há seis meses. Desde então ela tem vivido na república da faculdade, mas agora é o recesso de fim de ano e ela está completamente sozinha. Ela tinha uma melhor amiga, Mabel, mas elas se distanciaram depois de terem experimentado um breve romance, mas principalmente por causa da mudança de Marin para estudar numa faculdade longe de casa.

A morte do avô, o relacionamento de Marin e Mabel e sua depressão e isolamento são apresentados nas primeiras páginas do livro. Já sabemos que todas essas coisas aconteceram.

Durante o livro nós caminhamos entre presente e passado. Descobrimos através de flashbacks como era o relacionamento de Marin com o avô, e como foi sua morte. Também aprendemos mais sobre Marin e Mabel, e como a amizade deles se tornou algo mais, que depois acabou. No presente, vemos Marin vivendo com uma depressão terrível, tentando aceitar o fato de que todas as pessoas de sua família estão mortas e que ela terá que se virar sozinha, sem emprego ou dinheiro para pagar a faculdade. Seu avô pagara um ano de faculdade para ela, mas logo esse ano chegará o fim e ela ficará sem sequer ter onde morar.

Este não é um livro feliz, a princípio. A história começa num inverno rigoroso e o clima guia a história. Marin está miserável e sem esperanças, mas está um pouco animada para receber Mabel por três dias. As duas praticamente não se falaram nos seis meses desde a morte do avô de Marin e de sua mudança, e logo a animação é substituída pelo terror de não conhecer mais a melhor amiga.

Eu realmente gostei do livro. A narrativa é lenta e gostosa de acompanhar, e as partes tristes são bem balanceadas com momentos bonitos entre Marin e seu avô e Marin e Mabel.

O livro é curto e eu não quero dar spoilers, mas eu sinceramente não compreendo as pessoas que não gostaram desse livro. Claro que gosto não se discute, e todos tem o direito de não gostar desse livro. Mas acho muito chato darem nota baixa para esse livro com a desculpa de ele não ser um bom livro LGBT+ quando ele nem é um livro LGBT+ para começo de conversa.

Vamos normalizar personagens LGBT+ em livros cujo o foco não é ser uma história LGBT+, que tal? Personagens gays, lésbicas, bis, pan, trans, ace e etc podem fazer parte de histórias que não sejam exclusivamente sobre seus gêneros ou orientações sexuais. I rest my case.

site: www.nathlambert.blogspot.com
Kakau 20/08/2018minha estante
Você sempre sabe usar as palavras corretas! ?

Cristian 20/08/2018minha estante
Legal tua resenha! Por ela, entendi que a autora foi muito feliz em mostrar um enredo interessante e que, por acaso, a protagonista é lésbica. Tínhamos que ter mais livros assim, senão parece que todo LGBT gira somente em torno das questões sexuais, como se não houvesse toda uma vida em torno independente das questões de gênero. Lerei o livro pela tua resenha.

Nath @biscoito.esperto 20/08/2018minha estante
Kakau, obrigada

Nath @biscoito.esperto 20/08/2018minha estante
Cristian, é exatamente isso! O livro traz uma história muito bonita sobre família e luto, mas parece que os leitores ficaram muito focados na protagonista lésbica. Espero que goste do livro, se ler depois me conte sua opinião! =D

Lay 22/09/2018minha estante
Adorei sua resenha, acompanho seu canal, e lendo o que escreveu deu pra entender o motivo pelo qual tirou nota dez em seu TCC e foi homenageada em sua formatura! Parabéns!!!

Carla 24/11/2018minha estante
Eu amei demais esse livro, cada escrita, a forma como foi conduzida, eu amei, me marcou. Sobre o que tu falou, eu acho incrível a forma como a autora tratou com tanta naturalidade a sexualidade dela, o que é normal. Eu também acho que gosto não se discute, mas difícil não gostar desse livro e a escrita incrível.

sussu 13/07/2023

Não, não estamos nada bem.
Esse é um livro para sentir. Passei boa parte do livro sentindo uma dor no peito por me sentir mal pela Marin. O luto é um sentimento tão complexo, principalmente no caso da Marin e é tudo tão triste, mas, infelizmente, mesmo que doa, "o que aconteceu, aconteceu e acabou".

Aprecio a habilidade da autora em ter conseguido retratar assuntos tão intensos e importantes de forma fluida e até mesmo poética, fazendo com que nada ficasse maçante demais.
5 estrelas.

Barbie grew 25/05/2021

Marin, a marinheira
Neste livro é apresentada Marin, uma moça que logo de início se mostra introvertida e com muitos pensamentos.

Um desses pensamentos é envolvendo a morte do avô.

O livro mostra da maneira mais simples e enxuta a diferença que alguma pessoa pode fazer no desenvolvimento de uma criança, e o as marcas que deixa nela quando "se vai".

Aviso aos leitores: é um livro simples, sem o surgimento de pessoas em cavalos brancos ou plot twist de comédia romântica. Na verdade aborda, de forma singela, a forma como Marin precisa lidar com seus sentimentos em relação a si e a outras pessoas a sua volta.

Assim, indico aos leitores que querem algo mais realista. Uma leitura rápida e sem elementos místicos ou fantasiosos.

Simon 30/12/2021

Uma leitura gostosa
Ficamos imaginando o tempo todo o que aconteceu pra ela tomar as decisões que tomou, e quando tudo é revelado da um misto de tristeza e uma emoção ao mesmo tempo, é um livro delicioso.

_iú 01/07/2022

?As coisas mais inocentes podem remeter às mais terríveis.?
Não sabia muito o que esperar desse livro, mas me surpreendi, não me prendeu muito no começo mas depois fluiu bem. O livro fala sobre luto, solidão, depressão, paixão e muito mais, tudo retratado de um jeito poético e triste, mas não deixa de ser bonito. Um
livro pra te fazer refletir e repensar nas escolhas da sua vida. Recomendo ?

Nara 19/02/2023

Surpreendente
Estranhei no início a narrativa do livro e cheguei a pensar "sério que vai ser tudo sobre ela revivendo o passado?", mas me surpreendi.

Poucas coisas acontecem, mas cada capítulo dava uma cutucada no meu peito. É simples, intenso e verdadeiro.

Só não gostei do tamanho da letra, que é bem pequena. Me cansou um pouco quando li por muito tempo.

anna carolina 26/04/2020

Drama
Um livro de drama que apesar de curto tem uma grande carga emocional. Me conectei bastante com a personagem, com as inseguranças dela, com as dúvidas. Acho que são questões que todos passamos durante da vida. Leitura rápida, vale a pena.

Dani 02/12/2021

Estamos bem
Gente que livro MEUDEUS que perfeito JURO meu deus eu chorei muitoooo KAKAKAKAKAK.
Ele fala de como ela supera depois do avô dela ter morrido e tenta entender tudo e é tão lindo como ela se descobre no final com tudo PERFEITO, só achei que devia falar se elas iam ou não acabar no final juntos pq eu queria saber e tals mas em si é muito boa a história!!!!

Lumuzetã 09/12/2022minha estante
Aaaaa mano

Lumuzetã 09/12/2022minha estante
5 estrelas

Henrique. 25/03/2023

Triste e lindo
"estamos bem" é um livro que eu não sabia o que esperar, pois peguei por impulso e eu gostei bastante dele.
É um livro lindo e triste. A relação dela com o avô, o luto e o sentimento de solidão são bem tratados e escritos.
A história é bem sensível, delicada e verdadeira. Cuidado quando forem lerem, procurem os alertas de conteúdos antes.

Esse livro tem uma diagramação MARAVILHOSA! A melhor que eu já li.

T0lendo 17/11/2021

Curto e impactante
Confesso que não chorei (mas foi quase)
Não achei um livro predominantemente triste, só reflexivo e profundo em sua essência. O processo de luta e perda da personagem seguido com as memórias de antes e depois de sua perda apenas aumenta a conexão durante a leitura. Mesmo sendo um livro curto, é fácil se conectar com a história das personagens e construir a relação das pessoas aos poucos. Simplesmente sensacional