A mãe de todas as perguntas

A mãe de todas as perguntas Rebecca Solnit

Resenhas - A mãe de todas as perguntas

Jubalinhas 09/03/2024

Feminismo contemporâneo em evolução
O texto é claro e fluido, com uma visão didática do feminismo contemporâneo em evolução e processo.
A violência é bastante presente, o que pode causar desconforto, mesmo com as boas intenções da autora.

Bi Bueno 22/12/2023

A mãe de todas as perguntas
?A violência e a discriminação contra as mulheres só são questões de mulheres porque são praticadas contra as mulheres - principalmente por homens, de forma que talvez sempre tenham sido ?questões de homens??.

Artemis 01/12/2022

"Existimos numa somatória de diversas espécies de silêncio "
A escrita feminista de Solnit é primorosa pela sua versatilidade,seus ensaios apesar de intelectuais,são sensíveis e de fácil compreensão, algumas passagens mesmo dolorosas e realistas,também deixam espaço para um humor afiado e moderno. Os ensaios de "A mãe de todas as perguntas" não deixam nada a desejar,são concisos,cativantes,práticos e profundos,sem dúvida uma das melhores leituras do meu ano.

Lu 17/01/2022

É o primeiro livro da Rebecca Solnit que leio e certamente não será o último. A leitura é extremamente necessária nos dias que vivemos, é uma leitura fluída ao mesmo tempo que nos traz questões fortes.

Thalita Gama 22/11/2021

Insights maravilhosos
Livro que reúne ensaios da autora, que conversam entre si e são bem amarrados.

Aborda Assuntos atuais como transexualidade, leis contra o estupro e os direitos das mulheres.

Recomendo a leitura a todos, em especial mulheres, que desejam refletir sobre pontos pouco discutidos da nossa realidade.

Dani 17/10/2021

Meu presente de aniversário
Sempre edificante ler Rebecca Solnit
E agora tenho todos os seus livros graças a esse presentão dado pelo marido.

O tema central é o silenciamento das mulheres.
Ela expõe melhoras e nas coisas que ainda é preciso melhorar para que tenhamos mais voz.

Rute31 07/08/2021

Reflexões Sobre os Novos Feminismos
Gosto muito da escrita e das reflexões de Rebecca Solnit desde a leitura de Os Homens Explicam Tudo Para Mim. A leitura flui bem, e a autora inclui relatos de sua própria experiência, o que enriquece os textos e, pelo menos para mim, em alguns casos, gerou muita identificação.

O livro é composto por ensaios sobre diferentes temas, que Rebecca compôs ao longo do tempo, sobre violência de gênero, silenciamento, homens e feminismo, literatura e mulheres, entre outros. Gosto muito da clareza dessa autora.

Giovanna_ 16/07/2021

É pesado mas é necessário
Gostei do livro. A escrita de Solnit é bem tranquila, fácil de entender e o livro flui rapidinho. Basicamente, está composto por uma série de ensaios que a autora produziu em um determinado período, e que falam sobre as questões relacionadas aos papéis de gênero, aos silêncios que são impostos pelo patriarcado aos homens e mulheres e de como estamos tentando, enquanto sociedade, contorná-los. Também achei bastante interessante o fato de que o livro está cheio de dados, percentuais e exemplos práticos e bastante atuais das problemáticas que Rebecca Solnit aborda. Enfim, é uma leitura rapidinha, mas que toca em alguns pontos sensíveis, levando em conta que fala muito sobre as diferentes violências as quais estamos expostas todos os dias.
Heloisa.Agibert 15/12/2021minha estante
Uma escrita fácil e necessária nos tempos que vivemos.

Adrienne 08/06/2021

Com certeza vale a leitura
Gostei da maneira que a autora abordou o feminismo, especialmente, quando falou sobre a questão do silenciamento das vítimas. Trouxe histórias que foram veiculadas pela mídia para dar corpo aos dados e argumentos.

Ise 05/04/2021

Ensaios com reflexões importantes sobre o papel das mulheres na sociedade, maternidade, o combate à cultura do estupro, misoginia e outros.

Vic Moro 14/01/2021

Rebecca Solnit é diferenciada!
Comprei o livro por uma indicação de um colunista da Revista Piauí! E, sinceramente, foi a melhor dica de leitura que já recebi!
A escrita de Solnit é clara, concisa, esclarecedora e informativa.
E é um livro pra se ler em uma sentada, valendo muito a pena o investimento!!
Comprei, recentemente, o seu outro livro "Os Homens Explicam Tudo Para Mim" e pretendo ler quando tiver um tempo!
Recomendo (e se a Piauí recomendou, né? rsrs)!!

Drica Feitosa 04/01/2021

Meu primeiro contato com a autora
É um compilado de textos publicados da autora, mas mesmo assim se torna relevante pela profundidade e conhecimentos sobre o tema.

Auud Herself 13/10/2020

Este é um livro que todos precisam ler. É inspirador, assim como tudo que Rebecca Solnit escreve.

Livrismo_ | Por Natacha Agata 30/09/2020

Excelente
Um livro sobre os feminismos (sim: no plural). A?s vezes ficamos muito presas(os) naquele feminismo cla?ssico formulado por mulheres brancas da classe me?dia. Esse livro retira essa viseira e levanta outras pautas, incluindo o feminismo para homens.?
Ale?m deste, temos discusso?es sobre o feminismo negro, queer, trans e tantos outros. Com uma discussa?o mais ampla, como a trazida nessa obra, conseguimos notar a diversidade das pautas pra cada uma dessas vertentes, bem como a importa?ncia de elas existirem.?
Quanto a? autora e a? escrita, sou suspeita pra falar. Virei fa? ainda no meu primeiro contato com ela, a partir do livro ?Os homens explicam tudo pra mim?. Nessa obra mais recente, Solnit se mante?m fiel ao seu estilo, com o senso de humor pro?prio e escrita clara, acessi?vel a todos os pu?blicos.?
O tipo de livro que se le? rapidinho pela fluidez, tema e objetividade. Sempre e? uma o?tima experie?ncia ler as maravilhosidades de Rebecca Solnit!

Para mais conteúdos como este, me siga no Instagram: @livrismo_

Gabi 01/09/2020

"Precisamos parar de contar essa
história da mulher que ficava em casa, passiva e dependente, esperando seu
homem. Ela não estava ali esperando. Estava ocupada. Ainda está."
Esse é meu segundo contato com a escrita da autora e sigo encantada com a forma direta e fácil de entender que ela aborda temas sérios e importantes. Gostei bastante do livro e recomendo muito.