O Recomeço

O Recomeço Paulo A. Souza

Resenhas - O Recomeço

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 10/08/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A obra é protagonizada por João Mendes, um operário numa fábrica de calçados. Há dois anos, ele viajava de carro com sua esposa e o filho deles, um garoto de seis anos. Um outro carro bateu no veículo de João, matando o pequeno Elias. O motorista que causou o acidente era Robson, um jovem estudante de medicina, que dirigia bêbado, mas como era filho de um desembargador, acabou não sendo preso.

Depois do acidente, o casamento de João com Silmara não resistiu e eles se separaram. Ele contava apenas com o primo, Agostinho, com quem dividia a casa, para aconselhá-lo e ajudá-lo a suportar a tragédia. Porém, Agostinho se casou e João estava completamente sozinho. Uma presa fácil para Tonico, um bandidinho que adorava tirar vantagem dos outros (cerveja de graça, comida de graça, dinheiro e coisas emprestadas, venda de produtos piratas, esse era o estilo de Tonico).

"João coçou a cabeça, e num instante pensou: 'Que que eu tô fazendo aqui?' Depois repensou: 'Eu não tenho mais nada mesmo, perdi meu filho, minha mulher, pelo menos posso vingar a morte do meu velho.' - Quanto é? - ele estava com a cabeça cheia de cerveja e embriagado pelo ódio." (página 34)

João não conseguia superar o ódio que sentia por Robson e, por consequência, pelo pai do jovem que deu as chaves do carro para o filho. E sempre que o caminho de João se cruzava com o do desembargador ou o do estudante de medicina, ele perdia a cabeça e partia pra violência. João iria muito longe pelo seu desejo de vingança. Seria longe demais para um recomeço?

"- Baixa a bola, João. Guarda essa sua revolta pra outra coisa. Aliás, eu achava melhor você esquecer essas suas vinganças sem futuro. Isso só está prejudicando sua vida e corroendo sua lucidez. Daqui a pouco os teus bons sentimentos vão evadir-se, então tornarás um homem amargo; rancoroso, vazio e solitário." (página 124)

A obra tem como pano de fundo o aquecimento da economia nas últimas décadas (e as novas formas de tratar a mão de obra, com melhores condições de trabalho e incentivos), que permitiu que operários pudessem adquirir carros e casas melhores, e se passa em grande parte nas áreas industriais de São Paulo.

Acredito que o principal destaque de "O Recomeço" seja nos mostrar o que há de bom e de mau no ser humano. Robson, por exemplo, tirou a vida do filho de João, mas quantas vidas ele ainda iria salvar em sua carreira como médico. Outro exemplo é chefe de João: não era corrupto, mas também não era gentil com seus empregados. E João poderia ser considerado um bom moço com o desejo de vingança que sentia, agressivo como ficava, tendo as mãos sujas de sangue, mesmo que fosse sangue de um bandido? Mas quem sou eu pra saber a dor de um pai ao perder seu filho por causa da irresponsabilidade de outra pessoa? Somos boas pessoas se, mesmo sabendo do risco, ingerimos bebidas alcoólicas e insistimos em dirigir, colocando em perigo a vida de outras pessoas? Acredito que falte em alguns personagens da obra o amor e o respeito ao próximo, aquela coisa de não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem com você. Ao finalizar a leitura, fica bem claro que violência só gera violência.

O autor é mais direto em sua narrativa, não aprofundando tanto os sentimentos dos personagens. Em alguns momentos me pareceu até algo meio jornalístico. Há o uso de gírias pela maioria dos personagens. É um livro grande, talvez a diagramação tenha contribuído para o extenso número de páginas, mas acredito que o texto poderia ser mais enxuto, sem, por exemplo, algumas descrições climáticas, tornando a leitura mais fluida.

A capa do livro tem sua beleza. As páginas são amareladas. Há alguns erros de revisão. A diagramação traz letras e espaçamento relativamente grandes, com margens de bom tamanho.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2017/07/resenha-livro-o-recomeco-paulo-souza.html