MARKETING 4.0

MARKETING 4.0 Kotler

Resenhas - MARKETING 4.0 - DO TRADICIONAL AO DIGITAL

laura klüser spolti 10/08/2022

usei como referência no meu projeto de estágio. bem atual, abrange grande variedade de temas essenciais e alguns (poucos) mais complexos. no fim, acabei citando pouco, não sei se vale a pena ler para esse fim.

Lu Lu Lu 16/05/2021

Maravilhoso, como eu esperava
Maravilhoso, didático e gostoso de ler.
Só que é de 2015: antes das LGPDs, antes da pandemia e antes do 5G.... Entao, li ora ter base pro Mkt 5.0
Kimera 21/05/2021minha estante
Quero muito ler o 5.0 ??????

Luana 16/06/2020

Bem explicativo
Kotler mais uma vez mostrando o motivo por ser conhecido como o "pai do marketing". O livro segue um ritmo rápido, prático e objetivo.
Para quem já estudou ou sabe alguma coisa de marketing é um material ótimo para se manter atualizado.

Juh @sonhodelivro21 07/08/2020

Instigante
O livro é excelente principalmente para os leigos nessa área. Eu fui como curiosa e para tentar abrir minha mente. Mas me surpreendeu bastante e de uma forma bem positiva!

Recomendado para aqueles que têm uma mídia social e que queiram compreender melhor essa área tão importante para um sucesso no mesmo.

Carolina Santana 21/08/2020

Leitura obrigatória
Um leitura super válida para profissionais da área e para empreendedores.

Kimera 21/05/2021

A inclusão é o caminho.
A princípio, me foi recomendado este livro já que eu estava buscando mais conhecimentos para aplicar nas vendas, e apesar de eu ter ficado perdida em algumas partes, eu o adorei.

Um dos pontos fortes do livro é a facilidade de se ler: trás toda uma bagagem teórica, diversos exemplos, pesquisas, resultados, comparações e questionamentos para avaliar seu engajamento com a leitura.

O avanço da tecnologia revolucionou o mundo e consequentemente nasce uma nova geração de consumidores mais informados, críticos e que tendem a confiar mais, no Tocante a marcas, nas opiniões de pessoas próximas ou comunidades digitais, e não mais nas propagandas tradicionais geralmente focadas na exclusividade da marca.

Em tempos de empoderamento feminino e tolerância a diversidade, as empresas que buscam dar personalidade as suas marcas e tornando-as INCLUSIVAS, ao invés de EXCLUSIVAS e engajar seus clientes em seus projetos, tendem a alavancar no mercado.

kotler, nos trás a reflexão do que significa ser humano na era digital e trás exemplos de resultados de empresas que adotaram este perfil. E não é atoa que é considerado o pai do marketing.

Antes de ler Marketing 4.0, recomendo que leiam os antecessores publicados como por exemplo o Marketing 3.0.

Julia Morales 08/07/2022

Bom para ensinar
O livro é bem didático e bem explicativo. Tive contato com o autor na época da faculdade e essa versão atualizada para a era digital é uma boa atualização, principalmente para quem está trabalha com o assunto tratado.

Min candido 19/05/2022

Kotler e seu poder
Li marketing 3.0 na faculdade em 2017 quando precisei fazer o tcc, na época o marketing digital ainda estava se aprimorando.
Comecei este ano com a leitura deste livro, ver a passagem do marketing pela visão de Kotler é magnífico, pra mim esse é um livro de estudo, vamos ter outros que os seguem? Vamos, mas ele sempre será necessário.

Lore 02/05/2022

Do Tradicional Ao Digital
O livro aborda a passagem do marketing 1.0 ao 4.0, do tradicional ao digital. No entanto, deixa claro que para o sucesso do marketing é importante mesclar as técnicas e estratégias do offline e online.

É um livro de fácil leitura para pessoas da área e para curiosos sobre o tema abordado; muito interessante para pequenos e médios empreendedores também, pois mostra grandes insights e pontos importantes a serem levados em consideração nas estratégias de marketing, principalmente na era digital.

Muito do que foi falado no livro consigo enxergar na realidade e no cotidiano. Kotler embora afirme a importância de inovar e adentrar no mundo digital, ressalta que a humanização é muito importante nesse contexto.

Senti falta de mais direcionamentos e estratégias mais centradas, mas no geral é uma ótima leitura para estudos iniciais da área e para inspirar empreendedores a pensar e enxergar o marketing com outras perspectivas.

4/5

Vitor Hugo 17/02/2021

Kotler não decepciona!
O padrão de consumo vem evoluindo nos últimos anos. Novas ferramentas e análise de consumo são necessárias. A jornada do consumidor do desejo até a concretização da compra, mudou. E tudo isso, graças as novas tecnologias presentes em nosso dia a dia. Entender essa nova tendência é fundamental para que empresas consigam acompanhar o ritmo de seus consumidores.

Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, nos apresentam conceitos e ideias da nova revolução do marketing. Apelidado de Marketing 4.0, temos um novo modelo de consumo: alinhar o tradicional ao digital. O marketing já foi: 1.0 (produto), 2.0 (consumidor), 3.0 (centrado no ser humano). Empresas perderam o poder de “manipular” o consumo por meio da publicidade, nos dias atuais, o cliente ouve aqueles que estão ao seu redor (familiares, digitais influencers, amigos, grupos), antes de comprar determinado produto ou serviço.

O consumidor ganhou voz e vez, com isso, estamos vivendo o crescimento do mercado de nicho, a participação ativa de comunidades na produção e na comercialização dos produtos. Novos modelos e ferramentas de marketing, tem ganhado cada vez mais popularidade: marketing de conteúdo (ensinar para o bom uso) e marketing onicanal (atendimento ao consumidor por canais distintos).

Marketing 4.0 possui 200 páginas, mas isso não significa que seu conteúdo é raso. A profundidade de ensinamentos e técnicas dadas por Kotler, faz o livro se tornar denso e torna a leitura mais lenta. Na verdade, dou meus parabéns à Philip Kotler e seus co-autores. Seus livros normalmente são curtos e diretos, não fazendo o leitor “perder tempo” com repetições vazias e cansativas.

A frase que mais se repete no livro é: o novo caminho do consumidor. É um caminho totalmente diferente do que marqueteiros, publicitários e empresas estavam acostumados. Novas métricas surgiram (são ensinadas no livro), novos canais de vendas/comunicação apareceram e precisam estar alinhados e praticamente sem falhas. Ex: Loja online e loja física. A experiência deve ser a mesma.
Portanto, cuide do seu ativo mais importante: cliente. E prepare-se para o Marketing 5.0.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Isabela.Lima 25/03/2021

Esse livro é perfeito para quem quer entender mais sobre marketing e sobre as novas interações. O conteúdo é muito valioso.

Gleison 26/12/2020

Referência
Importante obra de referência para quem trabalha ou deseja trabalhar com marketing em tempos digitais.

Fernanda.Torres 22/03/2021

Apesar de já terem se passado 4 anos, continua atual
Livro interessante que fala sobre a dinâmica do consumidor com a evolução da internet e das redes sociais. Não aprofunda muito mas descreve vem os caminhos de consumo atuais e quais pontos as empresas precisam estar atentas.

Beatriz 20/10/2023

"Marketing 4.0" - Navegando com Maestria na Era Digital
"Marketing 4.0" é uma obra perspicaz do renomado autor Philip Kotler, que oferece uma visão profunda e atualizada do mundo do marketing na era digital. Kotler, conhecido como o "pai do marketing moderno", traz sua vasta experiência e conhecimento para desvendar as complexidades e desafios enfrentados pelas empresas na economia digital em constante evolução.

No livro, Kotler apresenta a ideia central de que o marketing passou por várias transformações ao longo dos anos, desde o Marketing 1.0, centrado no produto, até o Marketing 3.0, focado no cliente e em valores. Agora, na era da conectividade digital, emerge o Marketing 4.0, que coloca o consumidor no centro de todas as estratégias de marketing, aproveitando as tecnologias digitais para criar conexões significativas e pessoais.

Uma das principais forças deste livro é a capacidade de Kotler de ilustrar seus conceitos com exemplos reais de empresas que se destacaram ao adotar abordagens de marketing inovadoras na era digital. Ele explora como as redes sociais, a análise de dados, o marketing de conteúdo e a personalização estão moldando o novo cenário do marketing.

O autor também destaca a importância de compreender o comportamento do consumidor na era digital e como as empresas podem aproveitar os dados para tomar decisões informadas. Além disso, ele enfatiza a necessidade de manter um equilíbrio entre a automação e a humanização nas estratégias de marketing, reconhecendo que, apesar da tecnologia avançada, as relações humanas continuam sendo cruciais.

"Marketing 4.0" é uma leitura obrigatória para profissionais de marketing, empreendedores e líderes de negócios que buscam prosperar em um ambiente digital em constante mudança. A obra oferece insights valiosos sobre como navegar com sucesso na paisagem do marketing atual, destacando a importância da adaptação, da criatividade e da inovação.

Em resumo, Philip Kotler mais uma vez demonstra sua mestria no campo do marketing ao apresentar uma visão abrangente e prática do marketing na era digital. "Marketing 4.0" é um guia essencial para aqueles que desejam prosperar em um mundo onde a conexão digital e a experiência do cliente desempenham um papel central no sucesso dos negócios.

Arthur 01/02/2021

Ótimo livro para quem quer compreender como o marketing evoluiu e as estratégias que toda empresa deve ter para ganhar competitividade num mercado tão saturado de promoções