Qlucas 22/02/2018
As (inteligentes) artimanhas dos marqueteiros na era digital.
Primeiramente, sou um estudante de Direito, portanto, leigo no assunto. Nunca imaginei ler algo sobre marketing, um professor até me elogiou na sala dizendo que eu era um exemplo, pois era algo singular para um estudante de Direito. Haha.
Li o livro, pois ganhei no sorteio. Agradeço a editora, além do livro chegar em perfeito estado, a edição dele é ótima: cor da página, margens, tradução, fonte e capa. Tudo Ideal.
Sobre o livro, me surpreendeu e fascinou nos primeiros capítulos, o autor já constata uma coisa obvio que muitos ainda não se tocaram: Internet não é mais uma novidade, faz parte do cotidiano social-econômico. Ele vai dando varios exemplos de empresas, marcas e inovações que souberam (e não) se adaptar e inovar dantes das inovações trazidas do TI, isso sim uma novidade. Os primeiros capitulos são realmente execelentes.
O livro acaba perdendo um pouco de facilidade (para leigos) quando entra numa parte mais técnica, precisei reler algumas partes, mas mesmo mais técnico, o autor literalmente desenha suas explicações, seja com exemplos atuais de marcas, seja com diagramas e gráficos. Isso ajudou muito para mim que não sou da área, certamente, vai se 'izi' para os estudantes de marketing.
Uma coisa que gostei foi do autor, apostar que o marketing digital não vai engolir o físico, ambos se complementaram. Ele fala sobre como as empresas devem estimular a criar defensores da marca, seja por campanhas publicitarias, interação ou (implicitamente) polemicas atuais. Um exemplo, varias empresas fazendo campanhas pro-causas, ou, com publicidade duvidosas (teor racistas), isso é tudo proposital. A marca vai ganhar mais visibilidade na era digital. Essa parte realmente abriu meu olho, que ficava envolto nesses discursões, nem perco mais meu tempo. Kk
De maneira geral, acho que livro flutua de 4,0 a 5, dou 5 por causas da didática do autor em desenhar seus argumentos para o leitor. Senti que estou mais esperto e com uma visão maior do mundo na Era Digital, muito por conta de saber como somos bombardeados de propagandas de várias formas possíveis. Excelente livro para todos, profissionais ou não.