Os homens explicam tudo para mim

Os homens explicam tudo para mim Rebecca Solnit

Resenhas - Os Homens Explicam Tudo Para Mim

Isabsz 31/03/2024

As revoluções são, antes de qualquer coisa, ideias
Confesso que já tinha tido contato com o primeiro destes nove ensaios da Rebecca, que inclusive sempre comento com amigos, é a personificação de algo super relevante - e negligenciado. Erroneamente achei que o livro ia seguir só uma linha de raciocínio. Mas, ao longo de todos esses ensaios, pude refletir não só sobre o feminismo em si, mas sobre o quão longe avançamos e ainda temos de avançar como sociedade de modo geral.

?O desespero é uma forma de certeza - de que o futuro será muito parecido com o presente, ou vai declinar a partir dele [...]. O otimismo também tem confiança no que vai acontecer. Ambos são motivos para não agir?.

A escuridão de Virginia Woolf foi, sem dúvidas, meu ensaio preferido e o mais complexo (pesquisei muitas coisas no google). No geral, não me surpreendi com os dados cruéis apresentados, visto que muita coisa piorou em dez anos. De resto, é entender que o futuro é escuridão, a importância de dar nome às coisas e apesar de ser uma luta muita das vezes solitária, ela não é só.

Obrigada, Rebecca.

Bianca S 31/03/2024

Não atendeu minhas expectativas
é um bom livro, traz diversas informações e dados importantes (e revoltantes, diga-se de passagem), mas nao atendeu minhas expectativas...

acho que eu esperava uma abordagem mais voltada pra reflexão do discurso e das violências implicitas e "subliminares" que os homens praticam, algo mais reflexivo... então por mais que os dados sejam SUPER importantes e devemos refletir sobre eles e questioná-los, não era oq eu esperava.

st st 24/03/2024

Homens
Gostei bastante, apesar de esperar mais sobre o livro. Confesso que escolhi pelo título e capa. É um bom livro, aprendi bastante porém, também acho que deveria ser atualizado pois tem dados nele que estão bem antigos mesmo sendo atualizados por assim dizer.

Viviane 24/03/2024

Precisamos falar sobre isso?
Tão logo soube da existência de ?Os homens explicam tudo para mim?, fiquei muito intrigada e animada para devorar todas as páginas. A princípio, acreditei se tratar de um ensaio científico e aprofundado sobre o mansplaining, tema de muita relevância e sobre o qual realmente precisamos falar.
Tive minhas expectativas um pouco frustradas quando me dei conta que o livro não aprofunda sobre o tema, mas apenas traz uma coletânea de ensaios, que abordam questões, sobretudo, feministas, mas de um prisma muito mais sútil e de uma perspectiva individual.
Não me mal interpretem, no entanto. A obra permanece relevantíssima, na medida em que lança luzes sobre opressões que devem ser debatidas e das quais quase todas nós, mulheres, já fomos vítimas. E traz perspectivas muito interessantes.
Com certeza, se visto como um pontapé inicial para questões que merecem ser aprofundadas, se trata de um livro essencial, ainda mais quando constatamos que é uma mulher (enfim) tendo voz e explicando situações que apenas uma mulher sabe exatamente como é.
Eric Luiz 24/03/2024minha estante
Li e só gostei do primeiro texto. Os demais... ?

Alinefavero 23/03/2024

Releitura mais do que necessária!
A alguns anos atrás, acho que antes da pandemia, li o ebook no kindle, porém não me lembro ao certo se havia gostado ou não, não me recordo nem da trama.

Hoje, em 2024, fiz a releitura com a mente mais madura, e com outra visão que a Aline do passado talvez não tivesse prestado atenção.

A autora traz dados e histórias que confirmam o medo e preocupações que as mulheres precisam enfrentar diariamente por viver em uma sociedade machista e patriarcal.

Em diversas partes me peguei tendo um momento de reconhecimento, além da realidade crua descrita, a autora traz a esperança de que o que já fora conquistado não pode ser retirado e que mesmo que tenhamos muito no que trabalhar já houveram muitos avanços que nos permitiram exercer os direitos que sempre foram nossos.

É triste pensar que apesar de estarmos no século 21, ainda há pessoas, leia-se, homens, que ainda acham que são superiores pelo simples fato, de serem homens!

paula_ti_na_mente 23/03/2024

Extremamente necessário
Ainda que publicado com o título ?os homens explicam tudo para mim?, o livro de mesmo nome contempla diversos ensaios/artigos da autora. Inicia com um deboche bem humorado sobre o homem que fala de um livro que ela deveria muito ler, sem lhe dar a oportunidade de dizer que ela é a autora do livro, e passa por temas pesados como feminicídio e a cultura do estupro.
O tipo de livro que toda mulher conservadora deveria ler. O tipo de livro que todos os homens deveriam ler, conservadores ou não.
O feminismo é uma ideia que veio para ficar, então ao menos se esforcem para entender e tornar o debate mais interessante.
Dou apenas 4 estrelas pois o ensaio sobre Virgínia Woolf não me pegou muito, talvez por eu não ter um grande conhecimento de sua obra. Ademais, impecável. LEIAM.

Lysiane.Correa 09/03/2024

Uma ótima leitura para mulheres e homens! Bem didático, fácil de ler e com a presença incontestável de argumentos sobre o que é a luta feminista e de como isso não afeta negativamente os homens.

Lulu 03/03/2024

Uma estrada longa pra percorrer
Esse livro, além do conceito de feminismo, trás boas pinceladas sobre a complexidade do tema. Nem todo homem é inimigo. O homem por si só não é o inimigo. A cultura do estupro e desumanização da mulher são mais nocivas do que se imagina, até mesmo pras mulheres que se dizem conservadoras.

Larissa 18/02/2024

Uma leitura diferente do habitual, presente de amigo secreto...
Me fez refletir sobre várias questões, inclusive minhas ações. Aí vem uma questão: ser simpática é bom? Não passo uma impressão errada?

dnlas 17/02/2024

Curti, mas...
Comprei esse livro há um tempo. Acredito que há uns três, quatros anos. Acredito muito na tese de que, muitas vezes, o momento de ler o livro ainda não chegou na hora que você o compra. Não dá liga, sabe? Foi o que aconteceu com esse. Tentei, por duas vezes, ler "Os Homens Explicam Tudo Para Mim", mas não dava. Perdia o interesse rapidinho, achava tedioso. Até que, em janeiro de 2024, aos 26 anos e algumas experiências depois, finalmente consegui ver sentido no que Rebecca falava e cheguei até o fim do livro em praticamente uma "sentada". Ele é bem rico em referências, mas bastante focado na história do feminismo estadunidense, o que me incomodou um pouco. Me senti distante da história em vários momentos, o que eu acredito que tenha contribuído para o abandono da leitura nas vezes anteriores. De qualquer forma, é um bom livro para quem quer ter um panorama de como a sociedade sofre com as diversas formas de silenciamento que nós mulheres sofremos. Vale a pena todo mundo ler, principalmente os homens.

Mariana113 11/02/2024

Uma boa forma de conhecer o feminismo e sua importância
Comecei a ler "Os homens explicam tudo para mim" pelo título convidativo e também por achar que seria um lugar seguro para refletir sobre os problemas gerados pelo machismo, a sua identificação e a importância do discurso, mas me surpreendi pelo potente embasamento que a autora traz e sobre a jornada da luta feminista, dando um foco maior para os anos 2000 e 2010, coincidentemente os meus anos de pré-adolescente e adolescente feminista.
Como relatei no título, acredito que este livro seja uma porta de entrada para o movimento, para libertar os interessados e interessadas, mas é importante entender que ele não se resume a isso e que é necessário ler outras autoras e outras pautas. Sinto que o livro ficou muito marcado pelos anos 2010 e pelo feminismo branco, não entrando em detalhes sobre a questão de raça, religião e orientação sexual.
A autora bem fala que é um ensaio e concordo com ela.

Caroline.Morgue 09/02/2024

Deveria se chamar ?Os homens querem me calar?
No começo achei que era uma coisa pela capa, nas primeiras páginas o meu achismo se solidificou e depois liquidificou. O livro é composto por vários artigos e o primeiro dá nome ao título. A mona deu uma enrolada de antes da metade pro final. Achei cansativo demais o capítulo 6 e onde está minha queixa da enrolação. Mas assim, temos 3 capítulos muito bons e bem diretos, que valem super a pena a leitura, pra vermos como essas dinâmicas prejudicam nós mulheres em várias esferas da vida, desde o ambiente de trabalho até questões de justiça social e política.

Lorena 09/02/2024

Brilhante
"A luta tem sido e continuará sendo longa, difícil e por vezes feia, e a reação contra o feminismo continua feroz, vigorosa e onipresente; mas ela não está vencendo."

Eu gostei demais de como a autora correlaciona temas a princípio não relacionados, como a luta por casamentos igualitários também abrange o direito de pessoas homossexuais ao matrimônio, entre outros tópicos. Leria novamente e recomendo!

Laura 16/01/2024

Leitura super rápida
Achei legal, mas achei que da metade pra frente rolou uma enrolada, mas no fim ela resgata e finaliza bem. me deu mais vontade ainda de ler virginia wolf?

Pamela 16/01/2024

Puta q me parius
Ai monas, dentro de mim só tem raiva mesmo.
O livro é um junção de vários artigos publicados por essa mona, e ela segue correta em muito do que diz viu.
O objetivo central não era de provocar ódio, mas não dá pra sair impassível.