A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

KevinDay2 12/02/2024

A longa viagem a um pequeno planeta hostil
Esse livro me fez pensar mto, as diferenças de raças não os impedem de ser amigos e amantes eles vivem como uma família, eles SÃO uma família e apesar de todos os altos e baixos eles se amam, se ajudam e se perdoam, esse livro é mto bonito e bem engraçado tbm kkkk

givmoon 04/02/2024

Na minha humilde opinião
Bem, eu acho que esperei um pouquinho demais vendo o titulo e a descrição do livro, mas a leitura me decepcionou. Eu achei a história bem massante, e por não ter um personagem principal acabei me perdendo em algumas partes com varias referências e tipos de espécies diferentes e tinha que ficar voltando o tempo todo para lembrar quem é quem.

O livro tem uma estética muito bonita e por abordar algo espacial me chamou muita atenção, mas a história e a leitura eu não gostei muito, não foi nada fluida e não me prendeu muito.

Mas deu pra entender o que o livro quis passar e o que ele prometeu que uma visão diferente e profunda da humanidade, não deixando se limitar apenas ao nosso planeta terra, e a raça humana, a diferença sempre vai estar ali e você tem que saber lidar com ela, achando estranho ou não.

westenra 28/01/2024

Sem vocabulário para elogiar esse universo!
Esse livro por anos foi o meu favorito entre todos os livros que já li em toda minha vida. e eu particularmente já li bastante. quem tirou ele do topo foi o segundo da saga.
eu sinceramente não tenho palavras suficientes na minha mente no momento para dizer tudo o que sinto quando leio essa obra. é surreal o quanto eu consigo me sentir parte da andarilha junto dos personagens, o quanto me sinto incluída, representada por toda a bagunça, por cada pensamento, por cada ação dos personagens.
e a diversidade... ah, que coisa linda de se ler. ver um universo vasto e rico com tantos personagens diferentes e tanta INCLUSÃO é o que me faz cair apaixonada não só por esse livro mas por toda a saga wayfarers.
meu coração aquece demais sabendo que existem autores com tanto empenho em criar universos e personagens para pessoas da comunidade lgbtq+ e pessoas que se sintam diferentes dentro da sociedade se sentirem representados, para terem visibilidade e se sentirem válidos em meio a todo esse mundo.
me aquele ainda mais o coração quando esses livros são escritos por pessoas que fazem parte da comunidade lgbtq+. esse livro é com toda a certeza merecedor de toda e qualquer oportunidade para ser descoberto por novas pessoas.

Maria.Eduarda 25/01/2024

Amei amei amei
Nunca tinha lido nada de ficção, outros planetas mas me surpreendi MUITOOO amei os personagens, a história, uma leitura fluida q vc nem sente, uma história bem construída, Simplesmente me apaixonei

Emily977 23/01/2024

Senti saudades desse livro assim que terminei a leitura. Um livro que fala de relações de uma forma tão bonita e profunda. Chorei, Sorri e desejei que esse livro nunca chegasse ao fim. Será para sempre a minha ficção científica preferida ?

Bruna 21/01/2024

Ahhh, amei muito!
Que livrinho delíciaaaaaaaa! Eu ouvia muito a Beatriz Paludetto falando dele, mas eu não tinha muita ideia do enredo em si, porque ouvia mais do contexto geral e das boas sensações que dava… e uau, que delícia concordar e sentir o mesmo!
Eu amei demais. Amei a personalidade de cada um, como eles se conectam, como cada um tem seu jeito… achei incrível como cada pequena interação que acontece (comprando uma peça, revendo antigos amigos/família) sempre traz mais informações pra história, sempre se encaixa de um jeito muito natural e gostoso pra trama.
Adorei as discussões de diferenças e semelhanças entre as espécies, até ouvir ‘o lado deles’ sobre os humanos e suas esquisitices hahaha adorei essa jornada, pra mim a ‘viagem’ podia ser ainda mais ‘longa’ hahaha ansiosa pra continuar nos próximos livros!

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Eustaquio3 16/01/2024

?APERTE OS CINTOS, CONTAGEM REGRESSIVA??
Pelas estrelas, sou péssimo para escrever uma resenha, na realidade, acho que nunca escrevi uma, inédito também é o gênero de romance na minha estante, romance e ?sci-fi?, vale Star Wars?

Não tem como você não se sentir parte da tripulação da ?Andarilha?, uma nave de mineração, responsável pela abertura de túneis (atalhos) que facilitam as viagens interestelares em grandes distâncias.

A tripulação é eclética, conta com personagens de diferentes raças, culturas e principalmente temperamentos distintos, o ponto principal do livro é o desenvolvimento dos mesmos, que são memoráveis, por sinal.

Mesmo se tratando de um futuro muito distante, temas atuais da sociedade são postos em jogo, como: preconceito, diversidade e aceitação, trazendo uma camada de profundidade para a história.

O livro, na minha opinião, traz poucos momentos de tensão e particularmente, não me senti preso na história em nenhum momento, mas ao mesmo tempo, o desenrolar da trama é gostoso e suave de ler, na reta final da trama, 2 horas de leitura pareciam minutos?

Mirella 15/01/2024

Esse livro me surpreendeu (positivamente). A autora usa o espaço e diversas espécies para tratar de problemas da NOSSA sociedade. Seja uma guerra, umas coisa com política, a diversidade de espécies, lidar com as DIFERENÇAS...

Acho que realmente lidar com as diferenças é o mais difícil para o ser humano, e aqui não tem como fugir disso cada espécie tem suas características.
O livro também faz você repensar vários conceitos da vida, tipo família, gênero, sexo, afeto e como as vezes tudo é muito rígido.

Cada personagem tem o seu papel, ninguém é menos importante, todos tiveram o seu momento nesse livro de uma forma muito bem estruturada.
Os nomes dos personagens não são muito difíceis, o ambiente é muito legal, me fez pensar muito em "guardiões da galáxia", o filme.

zMasrines 11/01/2024

Uma viagem cheia de surpresas e no mínimo curiosa
Esse livro acompanha os tripulantes da Andarilha, uma nave responsável por meio que ligar pontos no espaço, a fim de facilitar viagens, em um novo e importante trabalho: "fabricar" essa passagem de um planeta em processo de união ao governo de sua galáxia.
Ao longo da história aprendemos mais sobre como esse universo funciona por meio de personagens profundos e muito carismáticos. Somos introduzidos ao funcionamento de tudo ao mesmo tempo que uma das personagens: Rosemary, o que faz da escrita pouco cansativa e bem orgânica. Algo que me chamou a atenção foi a forma como o narrador age: ele nn sabe de absolutamente tudo o que acontece e vai acontecer como na maioria dos outros livros. Ele tá vivendo aquilo também, dentro de todos os personagens, mas ao mesmo tempo, ele nn chega a ser um personagem, o que transmite uma atmosfera de mistério que nos deixa ávidos por ler cada vez mais, para entender o que tá acontecendo e o que vai acontecer. Acho que nesse caso o narrador se aproxima muito mais de nós.
Outro ponto interessante: esse livro mostra como a forma que vemos o mundo é só nossa. O ponto de vista alienígena, mtas vezes é completamente diferente do nosso, o que causa um grande estranhamento a princípio, mas uma curiosidade ainda maior com o passar das páginas. Eu achei esse livro bem leve, mas que ao mesmo tempo me instigou a refletir sobre diversas questões. Diria que as chances de eu recomendar esse livro, futuramente, aos meus amigos, se equivaleria a 5/5
Agora, dois pontos negativos que me incomodaram é a monotonia em alguns pontos de escrita: excesso de detalhes técnicos muitas vezes me fizeram parar de prestar atenção, chegando até a me cansar. E o outro é o tamanho dos capítulos. Diversas vezes o tamanho exorbitante de um capítulo unido ao excesso de informação me cansou de tamanha forma que fiquei mais de 1 dia sem conseguir ler.
Fora esses 2 pontos negativos citados, é uma excelente leitura, principalmente para fãs de ficção científica. Os personagens são incrivelmente cativantes (até o mais odioso deles me conquistou) o que ajuda a construir uma história incrível. Apesar de a proposta inicial não ser tão interessante de se acompanhar, o enredo construído principalmente ao redor dos personagens (e não do conflito principal e maior) segura o nível da história em patamares surreais (de bom). Adorei.

Rafaela Prata 07/01/2024

Ficção científica em que humanos e seres de outras espécies a bordo de uma nave espacial tem a missão de chegar em um planeta perigoso para fazer uma perfuração para criar um caminho.
Porém, durante no caminho acontecem incidentes que atrasam a viagem.

É uma história interessante apesar de achar bizarro o romance entre espécies diferentes, e até com IA. Não sei como pensar sobre isso se algum dia acontecer. Mas no geral é mais uma história sobre como seria uma suposta vida espacial, nada muito diferente do que já li e já assisti.

pathylicia 07/01/2024

A história é muito bem construída e pensada. Me surpreendi o quanto esse livro me prendeu, não o tempo todo, mas boa parte. A escritora criou vários mundos, etnias, personalidades e passado. Isso pra mim, é incrível.

JAssica165 06/01/2024

Esse continua sendo um dos melhores livros que eu ja li na vida!

Gosto como a autora faz a gente perceber que amigos tambem podem ser família, e os relacionamentos alem do romântico.
Mostra a história e o desenvolvimento de cada personagem.

ramslaymer 06/01/2024

Perfeito nos seus pequenos detalhes
É um livro que te faz querer continuar nem tanto pelo enredo e acontecimento mas 100% pelos detalhes e personagens! As personagens são incríveis! Cada uma a sua maneira! ?
E os detalhes das relações deles, diálogos e principalmente descrição das espécies, cultura de cada uma e a familiaridade que você encontra nas diferenças de um universo gigante é a coisa mais linda e é o grande feito da autora e o que ela entrega muito bem!
Carol 06/01/2024minha estante
Todos os livros dessa série são maravilhosos

ramslaymer 06/01/2024minha estante
Carol, eu não sabia que era uma série até gostar muito desse e procurar mais livros da autora! Vou ler os próximos com certeza! ?

Carol 07/01/2024minha estante
Os outros livros não são continuação, mas se passam no mesmo universo. Vale mtooo a pena ler ??

Mundoliterariodalu9 04/01/2024

De uma chance para aquilo que não conhece:
Nesse livro você ri e chora ao mesmo tempo, nunca fui muito de ler livros que não tivesse foco no romance mas esse me surpreendeu muito, e parar pra pensar comprei pela capa, nem sempre comprar pela capa é ruim. ?

belinha 31/12/2023

Um bom livro, mas não espere muita ação
As referências científicas e culturais são maravilhosas. A forma como a autora conecta os problemas da nossa civilização atual com o nosso futuro como sociedade e, ainda, o modo como diferentes espécies enxergam umas às outras, é perfeito. Dito isso, o livro não apresenta aquele gancho com um grande problema a ser resolvido que marca a passagem de uma leitura introdutória e descritiva para outra com grandes cenas de ação. Por várias vezes me perguntei "quando a história principal irá começar?", procurando esse gancho, mas, na realidade, o foco do livro é na ficção e na relação entre as espécies. Não espere muita ação.