A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Rodrigues Meyer 13/07/2023

Uma longa viagem a um pequeno planeta hostil

Um livro de ficção científica com doses acentuadas de ficção do jeito que a gente gosta.

Devo mencionar que esse livro é focada em relação entre os personagens e construção de mundo (ou universo). É importante em perceber conexão entre os tripulantes da Andarilla, e principalmente suas peculiaridades.

Os pontos positivos do Livro:
1- é uma belíssima construção de universo, com termos próprios, raças alienígenas e suas próprias culturas;

2 - É cativante a construção dos personagens, suas relações e o ambiente criado

3 - é instigante o que o livro nos faz pensar sobre nosso conceitos padrões como raça humana, e como podemos ser inadequados com nós mesmos, uma boa reflexão.

Pontos Negativos do Livro:
1 - O final com um ápice maior
2 - Mais ação e guerras espaciais ( kkkk pois é)
3 - maiores explicações sobre brechas soltas

Meu personagem favorito: Kizzy

Ótima notícia, a série tem continuação....

Isa 11/07/2023

Incrível e tocante
Esse livro foi um dos melhores que ja li!
Fiquei extremamente envolvida na leitura, achei de uma sensibilidade e criatividade incríveis ??

Recomendo a leitura pra quem quer algo leve, envolvente e tocante. Faz a gente pensar sobre diversos costumes que temos, culturas e hábitos. Por que as coisas são assim? Como poderiam ser diferentes?

Deixa a gente querendo mais um pouco a cada capítulo. E cada capítulo é uma experiência diferente, com pontos a refletir diferentes sobre ética, tecnologia, consciência e civilização. Direitos iguais entre povos e onde começa, termina a nossa definição de ser. Não consegui parar de ler!

littleheaven 11/07/2023

...
Não encontro palavras, adjetivos, para dizer/escrever sobre este livro.
Gostaria de falar que os últimos capítulos me pegaram muito. Na real, desde o começo do livro eu me senti bem 'conectada', digamos assim... Ia comentar que o título do livro me deu a entender uma coisa completamente diferente da proposta, creio que eu esperava alguns conflitos, algo mais combate corpo a corpo, eu acho; porém, o foco principal do livro é a relação de todos os personagens entre si, a relação dos tripulantes da Andarilha entre si, dos mesmos entre outras pessoas e espécies, seus pensamentos, você sente uma conexão com os personagens como se fossem pessoas reais, como se você estivesse lendo um relato de um amigo seu, não consigo explicar. É tudo tão profundo e completamente trabalhado. Os conflitos não deixam de existir, claro, tanto que nos últimos capítulos rola uma treta bem boa, da qual fez eu me sentir completamente tensa e ansiosa enquanto lia.
O livro tem seus momentos cômicos, principalmente quando envolvia a personagem Kizzy, mas tem momentos com uma mensagem tão linda, um conselho de vida tão maravilhoso. Esse livro se tornou um dos meus favoritos, um lugar reconfortante para mim! Uma leitura que indicarei para todos sempre que tiver a oportunidade.
Leiam!!! Não vão se arrepender! (ou vão, afinal, cada pessoa tem uma vibe diferente KSKSKSKSK)

Ludbilla 09/07/2023

Literalmente o título
Esse livro é uma viagem por diversos planetas em diversos lugares do espaço até chegar a um pequeno planeta hostil. Coisinha mais fofa
Com certeza virou um livro de conforto pra mim. Não tem nada de WOW LUTA BRIGA PAH POW. Não. É uma viagem onde você conhece diversas espécies, seus planetas, e vê quebra de preconceitos que teriam nessa realidade. É muito gostoso acompanhar eles se conhecendo e se descobrindo em si e em cada um dos personagens.
É óbvio que existem momentos de intriga e tudo mais, mas são resolvidos, pode ter certeza. Tem muitos momentos tensos, sim, mas O que realmente pega do livro são essas jornadas de autoconhecimento. Muito gostoso de ler sério.

Andre 06/07/2023

Quando comecei a leitura estava gostando mas tinha uma sensação de que a história ainda não havia começado, como se o livro estivesse preso em um prazeroso porém interminável primeiro ato.

Por volta da metade do livro caiu a ficha e entendi que o livro não é sobre uma missão ou uma viagem, é sobre as pessoas e seus relacionamentos, por isso os tripulantes da Andarilha são tão bem trabalhados e têm tantas páginas dedicadas à construção e aprofundamento de seus arcos.

Tendo isso em mente a sensação de história travada passou e me entreguei aos personagens, todos riquíssimos e maravilhosos, cada um a sua maneira. A vontade que fica é de embarcar na nave e furar uns buracos por aí com aquela galera.

Milla Borba 04/07/2023

Magnífico
Não tenho palavras para dizer o quanto esse livro me tocou!
Fui lendo ele sem expectativas, procurando saber o porquê tantas pessoas o elogiavam, e quando menos esperava já estava presa nas suas páginas, apaixonada por cada personagem!
Cada um com seu modo de pensar e agir, com seus gostos e culturas, se tornaram especiais para mim. A poética desse livro é abrir sua mente de uma maneira tão fluida e orgânica que quando dei por mim estava pensando se em algum lugar em algum momento os robôs vão ter sentimentos. As discussões sore gênero e sexualidade são de um primor que ainda não tinha visto!
Apenas leiam esse livro e absorvam essa maravilha! A chegada ao destino dessa tripulação não é nada, a importância está em na viagem e cada detalhe da história contada por cada um dos tripulantes.

Kristal 02/07/2023

[...]
"Amigos são otimos, mas eles vêm e vão. Namorados são divertidos, mas meio idiotas também. Dizem umas bobagens e ignoram os amigos porque estão ocupados olhando um nos olhos do outro, ai sentem ciúme e brigam por merdas ridiculas tipo quem lavou a louça da ultima vez ou porque a pessoa não dobra a 🤬 #$%!& das meias, ou talvez o seco fique meio caído, e aí eles param de se achar interessantes, e talvez um dos dois acabe dormindo com outra pessoa e então todo mundo chora, e por fim quando eles se veem anos depois aquela pessoa com quem você compartilhava tudo é uma estranha, e você nao quer nem ficar perto dessa pessoa porque é uma estranha. Mas irmãos. Ah, irmãos nunca vão embora. É para o resto da vida, mas nem sempre é. Não da pra se livrar de um irmão. Eles entendem você e os seus gostos e não ligam com quem você dorme ou para os erros que você comete, porque irmãos não se misturam com essa parte da sua vida. Eles veem você nos seus piores momentos e não ligam. E esmo quando vocês brigam, também nao importa muito, porque eles ainda dão oi no seu aniversário e ai todo mundo ja esqueceu a briga e vocês comem bolo juntos".
[...]

Debs 02/07/2023

Ao receberem uma nova funcionária, os tripulantes da nave Andarilha são incumbidos de um
trabalho perigoso: Eles tem que viajar para um planeta distante e hostil para construir um túnel espacial.

Um dos muitos pontos fortes que "A longa viagem a um pequeno planeta hostil" - o primeiro
livro da autora - tem é cumprir o que se propõe. Estamos lendo um livro sobre uma viagem
longa, onde o ponto de chegada é certo, mas o surpreendente é a trajetória da nave e dos seus tripulantes.

Esse, por sinal, é outra forte característica. Temos Rosemary, Sissix, Ashby, Corbin, Jenks, Lovely,Kizzy, Dr.Chef e Oham. Todos trabalham na nave, todos tem que conviver diariamente e aprender sobre os costumes individuais e culturais de cada ser vivo ali presente tem.

Eu, particularmente, tenho um carinho especial por dois personagens. Kizzy é uma personagem que me fazia rir o tempo todo com a sua espontaneidade e o Dr.Chef tem tanto carinho e cuidado com todos, que eu queria colocar ele em um potinho e guardar.

Ficção científica não é um gênero que eu estou acostumada a ler, porém Becky Chambers sabe dosar e explicar o seu universo na medida certa.

Ela me deixou ansiosa por mais.

Quote Favorito: " Ele falou: Isso significa que nós temos valor, não somos irrelevantes; E eu
respondi: ' É claro que vocês têm valor. Toda vida tem valor ' . E ele me disse: ' Mas agora eu sei que o restante da galáxia também pensa assim.' "

site: https://instagram.com/discos_e_livros?utm_medium=copy_link

Kah 19/06/2023

O livro do título grande
Gente, que livro incrível, queria dizer que li tudo de uma vez e fiquei entretida o tempo todo, mas fui pega por uma ressaca literária pesada e levei dois meses para terminar. ?

A história é fantástica, os personagens carismáticos e envolventes, todos os romances apresentados foram maravilhosos, enfim, teve tudo o que gosto e mais um pouco.

Vale a pena a leitura.

Luiz Villas 19/06/2023

Uau! Grande ficção-científica espacial. A nave espacial Andarilha, do Capitão Ashby, navega pelo espaço construindo túneis espaciais com o objetivo de conectar planetas com a Aliança Galáctica. O interessante é a interação dos tripulantes, de diferentes planetas e espécies, mostrando seus problemas e as particularidades de cada espécie.

IasminLN 16/06/2023

Bacaninha
Gostei o suficiente para ler o segundo livro, mas não achei a história memorável. Acho que posso ter criado muita expectativa. Enfim, passei algumas horas divertidas.

Lara M 13/06/2023

Um clássico da ficção científica moderno (esse título foi dado por mim). O mais incrível é a autora conseguir tornar o mais interessante desse livro de ficção científica não a ciência, espaço ou tecnologia e sim os seus complexos personagens. Sou apaixonada em cada página que li aqui e queria que todas as pessoas apaixonadas nesse gênero conhecessem esse diamante escondido

Maria4735 10/06/2023

Que viagem longa...
Eu queria muito, muito, muuuuito ter gostado e curtido cada segundo desse livro, mas não me senti cativada e toda vez que eu pensava em voltar a lê-lo, eu ficava com preguiça e enrolava.
A verdade é: A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil tem tudo para ser uma excelente história, com uma tripulação diferenciada, composta por espécies diferentes e criativas, e além de todo o conflito cultural que as envolve, existe um certo conflito intergalático... mas nada me cativou.
Não era o tipo de história que eu queria ler no momento, eu achava que teríamos um pouco mais de ficção científica e exploração, mas foi tudo muito parado, chegando ao ponto de ser sem graça em certos momentos. Certos plots como o da Inteligência Artificial ficaram beeem jogados, enquanto outros foram resolvidos em uma única frase.
No fim, esse livro foi apenas longo, me fazendo cogitar dar 2,5 estrelas, mas achei injusto, por que não achei essa história tão ruim quanto "Anna Kariênina" ou "Tudo O Que Eu Sei Sobre O Amor".

Dry 08/06/2023

Um livro no estilo "quebrando tabu"
Confesso que quando comprei esse livro, foi totalmente pela capa, achei linda, assim como os outros dois livros. Mas não tinha noção de como seria uma história totalmente diferente do que já li até em tão sobre o espaço. Aqui a autora deixa claro que o foco é o relacionamento dos personagens dentro de sua pequena nave escavadora "andarilha", mas também nessa relação ela pontua vários pontos sobre o futuro da humanidade, como o avanço da inteligência artificial, os relacionamentos homoafetivos, genética manipula com afins específicos, luto, consequências das guerras entre outros assuntos que podem ter me passado desapercebido.
Resumindo, apesar de não ser o tipo de livro que eu gosto de ler, achei bem interessante, e valeu apena. Ohan foi o personagem que mais me sensibilizou por sua situação, o Dr. Chefe pela sua história, e um certo casal homoafetivo que surgiu de repente não me convenceu muito.

Jéssica 01/06/2023

Sensacional
Beck Chambers tem uma imaginação incrível que nos encoraja a pensar fora da caixinha. Além disso, ela criou um ambiente seguro onde todos se respeitam que é muito gostoso de fazer parte. Mal posso esperar para ler outros livros da autora.