A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Tay 21/04/2024

De início um pouco arrastado e monótono, mas uma vez que se entende do que se trata o livro, a leitura flui perfeitamente. Os personagens são cativantes e o universo criado se torna de verdade após poucas páginas lidas tamanho detalhamento. Não achei que fosse gostar tanto quanto gostei.

Sandra 17/04/2024

Perfeito
Amei e estou muito ansiosa pela continuação.
Sissix perfeita e Corbin, mudastes tanto kk Gostei demais.

Niki Pádua 08/04/2024

4?
"Uma longa viagem a um pequeno planeta hostil", de Becky Chambers, nos conduz por um universo extremamente criativo e cativante.
Boa parte da história se desenrola em uma longa jornada a bordo da 'Andarilha', uma nave não muito tecnológica, porém com uma tripulação experiente que aceita um trabalho extremamente desafiador próximo a um planeta hostil.
Vários aspectos do livro me agradaram muito, mas, sem dúvida, a criatividade da autora ao criar raças e culturas diferentes, e como ela soube aproveitar isso na história, foi o que mais me chamou a atenção. Outro ponto extremamente positivo são os personagens e a dinâmica entre eles, que diversas vezes me fizeram lembrar de 'Guardiões da Galáxia', principalmente quanto a relação familiar que os personagens desenvolvem.
As únicas coisas que me incomodaram foram a falta de personalidade e desenvolvimento daquela que parecia ser a personagem principal, e alguns acontecimentos muito convenientes durante uma parte do livro. No geral, é uma história super divertida. Estou ansiosa para ler os próximos!

Mirele 31/03/2024

Fazia um bom tempo que eu estava para ler esse livro. Sempre ouvi falar muito bem da história, mas nunca soube exatamente o que esperar. Então não posso dizer exatamente que tive uma grata surpresa, mas meio que tive. Acho que as 5 estrelas só não vieram pq li esse livro no meio de uma doença e, como eu estava entediada pela doença, pq tive que ficar acamada, o livro meio que ficou parado num parte que não combinava com o que eu precisava no momento, acho que foi bem isso.

Iax 31/03/2024

Que livro confortável
Comecei ler esse livro por causa da capa, é linda! me surpreendi quando conheci os personagens, me apeguei muito a eles, principalmente ao desprendimento da Sissix e o cuidado do Dr. chef. o livro traz conceitos e histórias que realmente parecem estranhas à mente humana, mas são brilhantes e divertidas, como por exemplo o fato de aeluonianos conversarem através de cores ou aandriskanos não criarem seus filhos para não perderem a melhor parte de suas vidas: a juventude, e por isso, os anciãos cuidam das crianças. o enredo em si não é nada chocante ou com bons plot twists, mas a leitura é muito gostosa e curiosa, me surpreendi positivamente.

Mikaelen.Bezerra 19/03/2024

Cativante!
Quando comecei esse livro eu ainda não tinha entendido muito bem sobre o que exatamente ele trataria. Eu só sabia que se passaria em uma nave espacial e teria uma tripulação um tanto quanto... incomum. Então eu não tinha muitas expectativas, até porque eu não sabia o que esperar.

Bem, assim que o livro começa já somos bombardeados com uma quantidade enorme de informações, e tudo em termos espaciais o que torna ainda mais difícil. Então o início pode dar um pouco de medo pois realmente por ser a introdução aquele universo, e se tratar de um assunto naturalmente complexo (espaço sideral e Galáxias) isso pode facilmente nos assustar de início por causa dos termos e palavras difíceis. Tanto que logo no começo esse livro me remeteu muito a Duna, no sentido da complexidade do ambiente em que se passa a história (por mais que esse livro seja muito mais fácil que Duna), e as vezes na dificuldade compreender o que estava acontecendo. Mas, novamente, isto é no começo da história. Depois de um tempo tudo fica mais fácil. Bem mais fácil.

Agora, outra coisa que eu notei logo de cara e eu percebi que seria um dos pontos fortes do livro foram os personagens. Meu Deus que perfeição que é tudo relacionado a eles. Isso foi de longe a coisa mais impressionante pra mim nesta história. É bizarro a maneira como a autora consegue trabalhar tão detalhadamente e de maneira palpável as personalidades, características, emoções, sentimentos e culturas deles, de maneira que realmente nos cative e nos faça sentir parte de um deles também ali na Tripulação da Andarilha. O mais incrível é que ela faz isso não só com os personagens "humanos" mas também com os outros que vem de outros planetas e galáxias, e que tem culturas, costumes e aparências totalmente diferentes da nossa. E todos esses detalhes, principalmente os de outros planetas e culturas fazem tanto sentido que nos faz acreditar que aquilo tudo realmente seria possível.

Outro ponto que a autora acerta muito é nas críticas sobre preconceitos de gênero, raça etc. Usando analogias relacionadas cenário onde se passa a história, como por exemplo o preconceito que pessoas sofrem por causa, neste caso, do planeta que ela nasceu, ou da raça dela, ou sua cultura. Achei uma forma muito inteligente de se abordar o assunto, sem parecer forçado ou fora de contexto.

Alguns pontos negativos para mim foram as poucas partes que me deixaram entediada por causa de informações em excesso, que por mais que fossem úteis, ainda sim as vezes quebravam o ritmo. Outra coisa foi que eu tive muita dificuldade em visualizar algumas coisas principalmente os personagens. Não que a autora não os descrevesse bem, mas simplesmente eu não conseguia ver o que a autora estava descrevendo, e isso querendo ou não acabava me tirando da história de vez em quando.

Portanto fazendo a conta do resultado final, o livro é realmente muito bom, com uma escrita cativante, personagens incríveis, uma história gostosa de acompanhar, representatividade de todo tipo, críticas muito boas e um final muito satisfatório que dá vontade de pegar o próximo livro para continuar nesse universo.

Yellen.Gabrielly 15/03/2024

Tinha tudo pra eu amar!!!
Infelizmente eu não amei o livro ,queria tanto ter amado, não sei se posso dizer que gostei,mas não queria dizer isso,o problema sou eu, não o livro.Fiquei triste mesmo por não ter gostado,pensei em abandonar várias vezes pq já queria me dá uma ressaca,eu queria algo mais frenético que me deixasse curiosa,mas eu continuei e acabei gostando do final.
Eu gostei dos personagens,mais não me apeguei tanto a eles.O gênero é um dos meus preferidos.ah!
Tipo a história é bem contada, têm vários personagens legais, interessantes,acho incrível o quanto ela conseguiu criar tantas raças diferentes e bem diversificada.Mas além disso não teve algo que me sugou pra história que me deixou com curiosidade de lê.A escrita dela é boa tbm,eu lia rápido quando pegava,mas rapidinho enjoava,poxa não queria que isso acontecesse,a Biatriz Paduletto ama essa série e eu queria ter amado tbm.
Eu não sei se vou continuar,acho que não vou lê os outros.
Obs.pode ser que eu leio o resto um dia, não vou dizer nunca kk
Ulisses San 15/03/2024minha estante
É normal, tem histórias que simplesmente não se "encaixa" com a gente, estou lendo um agora que tenho a mesma sensação, a história é boa, mas não facina.

MaJu.Simplício 14/03/2024

Amei essa história, apesar de não acontecer coisas mirabolantes, é interessante ver a amizade entre eles.

karolina 14/03/2024

Não podia pensar em um lugar melhor para recomeçar
| 4,5 - épico!
gostaria de começar falando primeiramente que eu não tinha muitas expectativas sobre o livro pois sou bem chatinha pra sci-fi, mas caras, achei isso aqui muito bom!
primeiramente que isso daqui me da uma leve vibe de star wars, mas se ele fosse um young adult
outro ponto é que os personagens, apesar de que eles seriam bem diferentes que a gente, ainda sim se tornam gente como a gente, e achei isso incrível
tem muitos pontos interessantíssimos apresentados no livro: familia, amizade, racismo, poliamor, entre outros
eu recomendo a leitura, fortemente! :)

meus quotes favoritos:

- "essa é toda sua bagagem?"
"é", respondeu. na verdade eetava carregando todos os seus pertences (os que não vendera). ainda ficava pasma com o fato de que tudo cabia em duas pequenas malas.

- não podia pensar em um lugar melhor para recomeçar

- na parede dela tem uma moldura chique bem grande com um monte de penas aandriskanas penduradas. todo aandriskano tem um desses pelo que eu sei. é que, se você é um aandriskano e alguem toca a sua vida de alguma maneira, você dá uma das suas penas áquela pessoa. e você guarda as penas que recebeu como um simbolo de quantos caminhos ja cruzou. ter um monte de penas na parede mostra que você teve impacto na vida de muitos aandriskanos.

- tentou imaginar como a sua mãe reagiria se a visse comendo um sanduiche se inseto embrulhado em papel gorduroso, dividindo a mesa com modificadores contrabandistas e ladrões de braços de implantes. sorriu. "é uma ótima ideia"

- você esta tentando ser uma boa pessoa

- o medo me lembra de que eu quero continuar viva. não me parece algo ruim

- ela sabe que a personalidade dela foi desenvolvida a partir de experiências interpessoais que não podem ser duplicadas, não é?

- e pela primeira vez, não queroa ter um irmão, porque finalmente tinha um

- ela estava exatamente onde deveria estar
linckyn 14/03/2024minha estante
AI MEU ESSE E O MELHOR REVIEW QUE EU PODERIA LER

Anacamilly 01/03/2024

Simplesmente meu preferido!! Não é apenas uma viagem pela via láctea, é uma excursão por mundos novos, seres que mesmo tão diferentes se assemelham tanto a nós em pequenas singularidades. É um livro com muitos ensinamentos sobre o que é ser diferente, sobre amor, família, aceitação e representatividade, fenomenal!

nat_ 23/02/2024

Ela estava exatamente onde deveria estar.
Livro relaxante de ler, escrita fluida e com muita criatividade, um ótimo sci-fi.
Alguns conceitos são de se estranhar inicialmente mas é bem contextualizado então não fica estranho levando o universo em conta. Para mim o ponto alto são os personagens, muito divertidos e com ótimo desenvolvimento.
No geral, gostei bastante.

jumcp 22/02/2024

Vivência. Identificação. É lindo.
A cada página eu fui me surpreendendo ainda mais e de um jeito bom. Uma leitura fantástica, de verdade. É muito sútil e ao mesmo tempo escancarado o quanto a escritora trouxe debates da nossa realidade para um universo alternativo fantasioso. É uma dança dentro desse equilíbrio com personagens carismáticos e incríveis. Temos vários protagonistas diferentes e consegui me prender a todos eles.

As relações são o ponto alto desse livro, entre pessoas diferentes, espécies diferentes, romances, amizades e política. Vivência. Identificação. É lindo.

Gostaria que a a narrativa por trás fosse mais forte, que houvesse um conflito, algo para solucionar, uma coisa maior. Mas na verdade a história é literalmente apenas o título: É sobre uma longa viagem que eles fazem até um planeta hostil. Nada além. Não é um grande problema, porque, como falei, o foco do livro é outro, porém ainda assim me fez falta.

É um dos meus livros favoritos da vida, posso afirmar.

wtfartby 20/02/2024

A Andarilha me conquistou
No começo estava me adaptando por causa do gênero, mas que incrível. Me apaixonei pelos personagens, a construção deles até o final foi digna de um coração quentinho. Me peguei torcendo pro sucesso da tripulação, fiquei triste com a Lovey e odiando os Toremis kkkk. Indico a leitura.

Giovana456 13/02/2024

Uma utopia
Eu gosto dessa série de livros porque tudo dá errado, mas todo mundo é sensato o suficiente pra sentar e conversar francamente sobre o assunto, o que eu acho ótimo. dá pra voltar a ter fé na... humanidade? uma humanidade universal. (: