A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

hady (dy) 05/03/2022

Incrível
Confesso que eu não esperava muito, mas me surpreendeu bastante.
No começo, foi meio "arrastado" mas depois, lá para o meio do livro, foi me prendendo. Eu queria ler cada vez mais.

Eu pude imaginar a nave, os personagens, as situações que ocorriam. Me apaixonei pelos personagens, suas histórias e como trabalhavam bem juntos mesmo tendo suas diferenças

Minha primeira leitura de fc (ficção científica) e recomendo para quem nunca leu um livro de fc. Incrível

Bia 19/05/2021

primeiro livro que eu li de ficção científica e amei!! foi tudo muito bem trabalhando, cada questão, cada representatividade. fiquei um pouco confusa com as espécies por serem muitas e talvez não imaginei elas como realmente são. super recomendo!!!
Rafa 19/05/2021minha estante
tenho muita vontade de ler esse!!!

Nando Borges 02/04/2021

Fantástico
Eu realmente não sei o que houve durante essa leitura. Demorei 3 meses para acabar esse livro. Apesar de ser muito bom, eu o abandonei várias vezes. Talvez tenha sido coisas pessoais da vida acontecendo e me deixando com a mente ocupada demais. Antes mesmo de terminar eu já comprei o segundo dessa série. É um livro muito bom, muito imersivo nessa vida espacial, a rotina das pessoas no espaço, suas funções e a convivência com diferentes raças onde é abordado com muita força o conceito de empatia e outros. Nenhum ponto negativo pra se destacar. Excelente obra!

Lilian_89 22/01/2021

Incrível
Sem dúvida um dos melhores livros de ficção científica que já li. Uma história envolvente e super cativante que não te deixa parar de ler nem um minuto.

A narrativa gira em torno de um futuro onde diversas espécies de seres sapientes se juntam e montam um tipo de comunidade, a Comunidade Galática (CG). Após o colapso da humanidade na Terra, alguns humanos, os ricos, se estabelecem em Marte enquanto outros acabam vagando pelo espaço, onde encontram uma outra espécie de sapientes que os ajudam.

Após algum tempo os seres humanos acabam se integrando à CG e então passam a conviver com diversas espécies da galáxia que também fazem parte da CG.
Nesse livro vemos narradas as aventuras de um humano nascido no espaço, que comanda uma nave de perfuração de túneis (buracos de minhoca) e sua tripulação mista, que conta com uma Andriskana, um Grum, um Sianat, um homem clonado e uma IA (Inteligência Artificial).

Ao longo das aventuras vamos conhecendo um pouco de cada espécie, vendo suas diferentes culturas assim como vendo sua similaridades, e como cada uma delas se relaciona, entre os seus e entre os de outras espécies. Temos espécies que não aceitam relacionamentos com espécies diferentes assim como temos aqueles que se relacionam com todos.

Uma leitura fantástica e que aborda a vida e um universo do futuro que nos parece real, com todas as suas complexidades.

literaliza 20/12/2021

Uma viagem bem longa e pacata em uma nave chamada Andarilha
Eu esperava bem mais da história, o enredo inicial nos apresenta todos os personagens e, de cara, a gente começa a notar que não há evolução em suas personalidades (notei uma evolução considerável apenas na Rosemary).
A história se passa em um contexto onde, basicamente, a Terra foi extinta, e outros seres foram evoluindo pela Galáxia a fora... Tendo os que orbitam na Lua, próximo ao Sol, etc.
Não me cativou muito o fato de ser uma escrita em 3° pessoa (isso faz eu me sentir bem menos próxima dos personagens).
Além do mais, é bem pacato tudo que acontece, há uma explosão aqui, outra ali, mas nada que me empolgou, exceto quando Rosemary se relaciona com uma das tripulantes.
Gostei, não odiei, todavia esperava beeeem mais.

Amanda @litera.pura 16/07/2020

Mais resenhas em @litera.pura
Eu queria muito, muito ler esse livro! Já tinha ouvido falar muito bem sobre a história, ele tem nota alta no Skoob e, para completar, a edição é incrível e a capa é cheia de brilho. Tinha tudo para dar certo, né? Mas não deu!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro conta a história da tripulação de uma nave chamada Andarilha, que é extremamente diversa: tem humanos, reptilianos e outros tipos de criaturas que são difíceis de explicar! Cada personagem tem uma história de vida interessante e foi incrível conhecer mais sobre eles. Esse foi um ponto altíssimo do livro, já que eu fui totalmente cativada pelos personagens e seus universos. Outro aspecto muito legal foi que a autora usou essa diversidade para abordar diversos assuntos importantes: diferenças culturais, preconceito, questões de gênero e homoafetividade. Mais um ponto para o livro!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, é um livro onde NADA acontece. Nós acompanhamos a tripulação, seu dia-a-dia e as questões da vida pessoal de cada um, mas é só isso. A cada capítulo terminado eu pensava "no próximo vai acontecer alguma coisa", só que não acontecia... ou, se acontecia, eram coisas simples demais, banais demais e que eram rapidamente resolvidas. Em nenhum momento esse livro me causou a ânsia de continuar a leitura por estar nervosa com algum acontecimento ou extremamente curiosa por algum fato. Eu lia apenas por ler, na expectativa de que o ponto alto da história estivesse chegando.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Terminei a leitura extremamente decepcionada, principalmente por ter criado tantas expectativas. Os personagens são TÃO LEGAIS que o livro tinha um potencial imenso e poderia ter sido maravilhoso, mas pra mim não foi. Infelizmente personagens legais e uma capa bonita não são o suficiente para salvar um livro mediano.

site: https://www.instagram.com/litera.pura/
karina 27/07/2020minha estante
QUE ALÍVIO ACHAR SEU COMENTÁRIO SOBRE ESSE LIVRO! também não gostei desse livro. senti falta de algo.

Mari 04/06/2021

Legal =D
Eu não leio muitos livros de ficção científica, mas achei esse bem legal (apesar de ter demorado bastante pra ler). A história é fácil de entender, principalmente depois que você conhece mais os personagens e o que eles fazem.

kauany.otero 17/01/2023

war is over
O livro tem grande potencial, com personagens legais e um universo muito bem construído. Porém a leitura se tornou um tanto maçante, e eu não via a hora de acabar. E por isso não pretendo continuar lendo a trilogia.

charlie54 25/12/2020

Um livro confortável
Esse livro me fez muito bem. Caso você esteja esperando aventuras e ação no espaço, provavelmente não é isso que vc quer. Aqui você vai achar um livro de cotidiano. Tudo acontece com calma, sem pressa. A cada página eu só ia ficando mais alegre com essa história.

Os personagens são bem construídos, profundos e reais. Sério, eles tem defeitos, características e detalhes que os fazem parecer muito palpáveis (embora alguns sejam até de outras espécies), e dá pra gente se ver neles. O livro trata de relações. Eu ia dizer relações humanas, mas novamente, kkkkkkk não é humana. As amizades daqui são reais e fofas, e os romances são sutis e doces.

A autora coloca cuidadosamente representatividade nesse livro, com personagens diferentes, remetendo a vida real. Ver suas diferença, e o jeito que cada um trata o outro me deixa com o coração muito quentinho. É uma história leve e delicada, ainda que mágica. Também é incrivel ler sobre os fatos astronômicos, especialmente se você tiver interesse nisso.

Enfim, eu amei demais esse livro.

A Levada da Nerd 24/06/2021

Olá leitores! Apertem os cintos pois a nossa nave irá decolar. Qual o nosso destino? Estamos prestes a ir rumo a um pequeno planeta hostil!

Nessa leitura vamos conhecer uma tripulação de diversas espécies e planetas que estão à bordo da nave Andarilha que perfura túneis no espaço.

O enredo gira em torno dos tripulantes: Ashby, Kizzy, Jenks, Sissix, Corbin, Dr.Chef, Lovey, Ohan e a recém-chegada Rosemary. Uma oferta grande irá surgir e junto com ela a possibilidade de enfrentar alguns perigos durante essa jornada.

*** Gente que livro maravilhoso! É uma ficção científica pra não botar defeito. Os personagens são extremamente cativantes ( um deles só eu fiquei com pé atrás ), eles expõem seus sentimentos reais e cada um imprime bem sua própria personalidade. O clima é tão familiar e acolhedor que me senti como mais uma integrante da tripulação! Fora que essa edição da editora é de ficar babando .

Vocês gostam de temáticas espaciais?

Tem vídeo do livro no meu ig:@alevadadanerd (me sigam lá!)

Everton Godoy 09/04/2022

Esperava algo mais!!
Já tinha começado a ler e desistido por causa da dificuldade para entender ele no começo, mas voltei a ler ele com o intuito de entender a história, mas eu esperava muita coisa desse livro, muita aventura, ação ou algo assim e o que eu acabei encontrando foi romance, copulação entre humanos e alienígenas kkkk.
Meu objetivo de entender a história foi cumprido, porém não gostei muito da história em si.

Bart 14/06/2020

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil
*Beck Chambers*
Editora: DarkSide Books
352 pág, 2017.
Eu digo logo que na época em que vi esse livro, a capa me ganhou logo de cara! Kkkkkkkk não vou mentir! E o livro é uma surpresa, a autora tem uma criatividade absurda, e não é uma coisa desmedida, ela se fundamenta nos padrões de comunicação entre espécies isso é o mais incrível, os costumes, a intercomunicação de raças alienígena diferentes, com certeza ela também assistiu muito ao National Geographic, fora os pais os pais dela (vide foto).
Na trama Rosemary conseguiu uma vaga na tripulação da nave Andarilha, (calma) a função dessa nave é criar pontes interspaciais, p/viagens intergalaticas muito distantes (buracos de minhoca). Até que aparece a chance de um trabalho muito rentável nesse planeta hostil, criar uma ponte p/navegação nesse sistema que passa por tensões de conflitos.
O livro é o título ?, e através de Rosemary vamos conhecendo a tripulação (multi espécie), e como ela lida com um segredo que ela traz de seu passado em Marte... basta ler p/saber!!
De novo, como as comunicações são descritas, p/mim foi "o recheio de doce de leite do bolo"!!
Livrão, gostei muito e vou p/continuação!!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Aline 06/03/2022

A longa viagem a um pequeno planeta hostil é uma viagem intergaláctica, com personagens extraordinários vivendo aventuras ficcionarias e dramas sobre relações e diferenças. A leitura foi uma experiência sensacional. Recomendo para amantes ou não de sci-fi.

Giovanna398 05/06/2020

Perfeito
Com certeza merece 5 estrelas
Foi um livro muito bem feito, com personagens incríveis e que instigam a imaginação
Pensar que algo assim um dia pode acontecer ainda torna a história muito mais interessante
Ficção e possibilidades é do que esse livro está cheio
Apesar de ter demorado a ler (algo que não teve nada haver com a história em si, e sim com a minha forma de leitura atualmente)
Becky mereceu o prestígio e o prêmio ganho por essa obra.

Fabizita 10/04/2021

Uma alegoria sobre a humanidade
Esse livro é uma delícia. Tem os elementos fundamentais num romance sci-fi (a tecnologia que ainda não possuímos) e, como um bom livro do gênero, também leva a reflexões sobre a nossa sociedade atual. A corrupção e ganância que contribuem pra manutenção da beligerância e das guerras estão presentes no texto, mas o livro é muito sobre as pessoas (sapientes de todas as espécies, no caso), as diferenças culturais e pessoais. Nenhuma cultura é superior à outra, cada povo se desenvolveu à sua maneira e respeitar as diferenças é fundamental para o convívio em sociedade. Becky Chambers tem muito talento pra tocar em temas importantes e contar uma história gostosa de ler e que mesmo nos momentos mais pesados, não deixa tudo sombrio. Recomendo muito a leitura