A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Bárbara 10/06/2021

A longa viagem a um pequeno planeta hostil é um livro que me fez sair da minha zona de conforto. É uma ficção científica que trata de uma tripulação com várias espécies. Eles são responsáveis por fazer túneis que vão otimizar as viagens no geral.

O livro talvez não tenha me conquistado por eu ter sentido falta de certa linearidade. O livro não é sobre o final, mas sobre a trajetória, e talvez eu tenha estranhado isso. Mas ainda assim não foi de tudo ruim, me apeguei aos personagens e a sensação que fica é que sou parte da tripulação.

Gostei da forma que as várias espécies foram abordadas, eles (no futuro) enfrentam problemas que hoje em dia vivemos.

Matheus 21/08/2022

Se mostrou muito melhor do que eu pensava
Livro ?: A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil
Autor ?: Becky Chambers
Faixa etária ?: +14
Nota ?: 5?
Marcações ?: 25

Um livro de ficção científica diferente de todos que já li, "A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil" se mostrou uma obra totalmente inovadora do gênero e com o cuidado, representatividade e criatividade, consegue conquistar até os leitores mais diversos

Em "A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil" teremos um universo no futuro em que a Terra se tornou totalmente impossível de ter vida e todos os humanos saíram da Terra num marco histórico chamado de Frota do Êxodo. Estou apenas dando um contexto do universo, afinal, o foco na Frota do Êxodo só vai existir no terceiro e último livro.

A Andarilha é uma nave que transporta carga de planetas para outros e a situação inicial do livro é quando Rosemary, uma humana marciana fugindo do seu passado misterioso, é contratada para trabalhar na Andarilha como guarda-livros.

A história se passa na Andarilha na maior parte do livro quando essa é contratada para levar cargas para um sistema distante numa longa viagem, assim como diz o título do livro.

Esse não é daquele tipo de livro cheio de ação e aventura e dá a maior parte do foco aos tripulantes da nave, vou tentar falar um pouco a respeito de cada um de modo bem sucinto. O capitão da Andarilha se chama Ashby Santoso, um humano com casos amorosos, mas muito cuidadoso com sua tripulação.

Sissix é uma aandriskana (um espécie reptiliana) e é a piloto da nave. Sissix se tornou uma das minhas favoritas ao longo do livro com seus costumes e personalidade. Artis Corbin é o algaísta da  nave e tem uma "vibe Lula Molusco" muito engraçada e que combina muito com ele. Também temos o Dr. Chef, um médico e cozinheiro com uma espécie que transita entre os gêneros.

Ohan são um Sianat Par e que devem ser tratados no plural devido a espécie, aprender a utilizar os pronomes dos personagens é difícil tanto para o leitor como para os outros tripulantes. Kizzy é a mecânica e me conquistou muito com seu jeito extrovertido e engraçado. E por último, Jenks, um mecânico com problemas de crescimento e que tem uma relação amorosa com a Inteligência Artificial da nave, Lovelace.

Ao longo do livro vai ser explicitando mais que a protagonista não é só Rosemary, mas todos os tripulantes. Todos têm no mínimo um capítulo dedicado para cada um e é possível se aproximar de todos até o fim do livro.

A capa e o tema dá a impressão de parecer muito aquela coisa antiga como Star Wars e outros filmes de ficção científica mas é totalmente diferente!! É notoriamente um livro queer dedicado a todas as minorias e é cheio de diversidade e discursos contra a homofobia e a xenofobia.

A personagem que se mostrou mais inovadora foi a Inteligência Artificial do livro, a Lovey. Ela quebra todos os estereótipos das IAs que vemos em filmes ou em livros, ela tem personalidade, opinião própria, sentimentos e até mesmo fica nervosa. Já fiquei ansioso para ler o segundo livro focado nela.

Falando em "segundo livro", "A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil" é o primeiro volume da trilogia de livros independentes chamada Wayfarers; não é necessário ler os outros depois desse ou esse antes dos outros, então pode muito bem contar como um livro único dependendo do ponto de vista.

Recomendo a obra para todos os fãs do gênero syfy, mas também para aqueles leitores que buscam uma coisa totalmente diferente e inovadora, afinal é exatamente isso que você vai encontrar nesse livro.

Vale a pena! :)

Gabriel.Chiquito 16/11/2022

Esse livro tem uma pegada sci-fi bem diferente do padrão. Enquanto a maioria foca em um história bem trabalhada ou em cenários grandiosos, esse aqui foca nos personagens. Eles são muito criativos, diversos, evoluem muito bem e com certeza são a melhor parte.

Depois de muito reclamar dos livros do Asimov, gostei bastante dessa pegada, porque entregou uma história bem sensível e gostosinha de ler (e sem personagens inúteis). O tema space opera foi o cenário de fundo apenas, pra criar os lugares e basear os personagens, mas mesmo assim foi bem trabalhado e ficou muuuito legal.

O único ponto que eu senti falta foi justamente um pouco mais de foco na história. As coisas acontecem pra evidenciar e aceitar a diversidade entre as formas de vida, e isso fez alguns momentos ficarem um pouco deslocados do todo.

Pandora 09/05/2018

A Andarilha é uma nave espacial de tripulação interespécie, cujos membros são especialistas em fazer buracos de minhoca. Como cada um é de um lugar e de uma cultura distinta, o exercício da tolerância, da aceitação cultural, de compreensão do diferente são exercícios diários. Não é uma narrativa com um grande acontecimento, é um livro que tenta mostrar que todos têm sua função e importância no universo. É sobre respeito e representatividade.

Há dois gêneros que eu curto bem mais no cinema do que na literatura: ficção científica e fantasia. Então eu não estava muito animada a ler este “A longa viagem...”. Pensei: vou dar uma olhadinha nas primeiras páginas... mas foi só começar e não consegui largar.

Becky Chambers captou meu interesse em cada página desta narrativa, fez com que eu me envolvesse com cada personagem e que acreditasse realmente no mundo que criou. Quando fechei o livro, a ideia da Andarilha ganhando o espaço por aí não esmoreceu. E essa sensação de ter presenciado uma realidade paralela foi o grande barato deste livro.

Vi gente reclamando que “A longa viagem...” é muito Paz e Amor, só tem gente boa e é utópico demais, mas isso não me incomodou nada. Essa ideia de um querendo matar o outro, semeando ódio até à medula já vejo todo dia, muito obrigada.
Claudia Cordeiro 09/05/2018minha estante
"Eu realmente acredito que mais importante do que uma boa história é uma boa escrita; uma boa história mal desenvolvida me deixa frustrada, eu fico imaginando como seria se ela fosse contada por um outro autor. Mas uma boa narrativa consegue me deixar ligada em histórias que eu muito provavelmente abandonaria sem dó."
Adorei!!!!! penso igual.

Pandora 09/05/2018minha estante
Né? Eu percebo bem isso em livros de gêneros que não leio muito e resolvo arriscar. Se a escrita é boa gosto até de romance! :D

Claudia Cordeiro 09/05/2018minha estante
E eu não gosto muito tb de ficção científica, mas ainda vou arriscar esse livro.

Debora 09/04/2021minha estante
Excelente resenha!

Pandora 10/04/2021minha estante
Obrigada, Debora!

Qnat 27/04/2020

Incrível.
Estou impressionado.

É um livro de ficção único.
Gostei muito de como as pequenas histórias, tocantes, de cada personagem são apresentadas, como pequenos contos. E tão real, mesmo não sendo.

E cada situação cotidiana na nave mostra lições importantes sobre como os humanos poderiam ser, no futuro.

Lembra um pouco jornada nas estrelas e algumas outras obras otimistas sobre o futuro, sobre as lições de respeito entre uma tripulação heterogênea, outras formas de cultura, direitos humanos (mesmo para não humanos), uma sociedade sem preconceito racial (religioso, cultural, sexual...). Há no livro uma breve mas inteligente discussão sobre uma Geopolítica interplanetária.

O livro é quase uma spaceopera, mas sem aquele apelo de ação, lasers e heroísmos da tripulação, ou soluções de ultima hora que salvam a todos.

Aliás, a tripulação no livro da Chamber é bem frágil, deixando mais singela e bonita a história.

Espero que a humanidade realmente caminhe a ser mais como Ashby.
Carol 28/04/2020minha estante
Esse livro toca o coração da gente

mirella galdino 01/05/2020minha estante
Vou ler este mês :)

Basil24 27/03/2021

Leiam esse livro
Primeiro acho bom dizer q chorei horrores lendo e quase fiquei desidratado no final. Que livro incrível, a contrução das espécies e do sistema da CG é perfeita, o texto sendo contado de múltiplos pontos de vista ajuda a compreensão da história e os personagens são profundos. Mesmo sendo de espécies diferentes e tendo culturas diferentes conseguem dialogar bem entre si, e lidar com opiniões opostas de uma maneira saudavel e ao mesmo tempo crítica. O livro está repleto de mensagens que nos fazem questionar nossas ações e o jeito como lidamos com as nossas diferenças e com a opinião dos outros (gastei um bilhão de post-its mas faz parte). Recomendo esse livro para toda e qualquer pessoa. A linguagem é aceitavelmente complexa, levando em conta se tratar de um livro de ficção científica.

Dry 08/06/2023

Um livro no estilo "quebrando tabu"
Confesso que quando comprei esse livro, foi totalmente pela capa, achei linda, assim como os outros dois livros. Mas não tinha noção de como seria uma história totalmente diferente do que já li até em tão sobre o espaço. Aqui a autora deixa claro que o foco é o relacionamento dos personagens dentro de sua pequena nave escavadora "andarilha", mas também nessa relação ela pontua vários pontos sobre o futuro da humanidade, como o avanço da inteligência artificial, os relacionamentos homoafetivos, genética manipula com afins específicos, luto, consequências das guerras entre outros assuntos que podem ter me passado desapercebido.
Resumindo, apesar de não ser o tipo de livro que eu gosto de ler, achei bem interessante, e valeu apena. Ohan foi o personagem que mais me sensibilizou por sua situação, o Dr. Chefe pela sua história, e um certo casal homoafetivo que surgiu de repente não me convenceu muito.

Victor 23/04/2020

Ashby, vc tem a melhor tripulação de todo o universo!!
Leiam esse livro!
Pelamordedeus leiam esse livro!

Joao.Almeida 07/12/2020

Quando soube que esse livro era uma ficção científica, fiquei curioso para saber como seria retratada a história de forma que a complexidade desse gênero não virasse algo monótono. Contudo, fui surpreendido pois a ambientação espacial foi apenas um pano de fundo para retratar toda a profundidade das questões humanas, mas que nesse enredo abrangeu outras espécies, desse modo, mostrando que não somos tão diferentes quanto pensamos.
Somos inseridos na tripulação de Andarilha, uma nave responsável por realizar perfurações, pela chegada de uma nova tripulante humana chamada Rosemary que nunca trabalhou com uma equipe interespécie. Assim, foi uma ótima escolha começar com uma personagem inexperiente para um leitor inexperiente pois me senti aprendendo junto com ela. Ao longo do caminho os outros integrantes são apresentados gradualmente, logo, é possível ter uma imagem mental mais precisa tornando mais fácil entendê-los e se apaixonar por eles.
Uma coisa que derreteu meu coração foi a ideia de família de ovo e a família de penas, porque o conceito de poder escolher sua família é muito presente para nós da comunidade LGBTQIA+ e foi muito interessante como tudo foi abordado.

Adrya.Jordanaa 25/09/2021

A longa viagem a um pequeno planeta hostil
Esse livro é de ficção científica e viagens interplanetárias. Que coisa linda ela escreveu. Eu amei cada capítulo, tudo mesmo, do início ao fim! Cada personagem mais interessante, ou apaixonante ou esquisitão, do que o outro. Todos muito coerentes. Que história!

victor 03/04/2021

a mais maravilhosa viagem de todas
Amei a representatividade presente nesse livro e enxergo os relacionamentos interespécie ambientados no espaço como nada mais, nada menos, que uma analogia para como somos plurais em nossa pequena grande Terra, e como ainda assim deixamos que o ódio nos contamine.

Acredito que é um livro que nos faz pensar: Se sonhamos a todo tempo com outros seres sapientes para nos comunicar, por que odiamos tanto o nosso semelhante, em que vemos tantas diferenças de raça, cor, cultura, gênero, peso?

Leitura imensamente necessária ?

srta bennet 08/06/2022

??
Eu simplesmente estou apaixonada pelo universo e personagem dessa história, ok que não li muitos livros de ficção científica, mas acredito que ainda assim posso afirmar que esse livro é realmente muito bom.
No início dá uma bugada kjkjk pq eu não só lá uma gênia da física, mas garanto que nem precisa ser pra se ter uma boa experiência, e além disso, eu tive certa dificuldade em imaginar e atribuir a aparência de cada uma das espécies, mas nada que uma pesquisa não possa ajudar.
De qualquer forma, é um livro realmente envolvente, daqueles que se fica pensando nele mesmo depois de acabar de ler, e que dá uma enorme vontade de poder de fato viver ali naquele universo com esses personagens incríveis(eles têm lá seus defeitos, mas quem não têm né).

Natalia Faria 03/04/2022

A melhor tripulação
Essa foi minha primeira leitura de 2022 e desde então, por várias vezes me pego pensando nos tripulantes da Andarilha. Neste livro você encontra personagens cativantes, os vê aceitando suas origens e respeitando/amando os diferentes.

Embora não seja uma leitura muito fluída no início, conforme fui conhecendo melhor e me apegando aos tripulantes, não consegui parar de ler.

Recomendo muito!!

Becca 09/10/2020

Incrível
Esse livro me fez sentir muitas coisas. Ficar com os personagens em uma nave rumo a um lugar muito longe foi uma experiência muito boa, todos eles tem chance de contar suas experiências.