O Príncipe

O Príncipe Regiane Oliveira

Resenhas - O Príncipe

Vitorugo 01/04/2024

Péssimo, nada original, nem o nome.
O livro se propõe a contar sobre Marcelo Odebrecht, mas isso só ocorre no início, após, o livro se perde, trata muito mais da dinâmica da empresa Odebrecht, sua história, os fundadores e a sua relação com a Operação Lava-jato.

O nome do livro é uma escolha infeliz, pois se confunde com a obra clássica de Maquiavel, o que prejudica inclusive a busca de informações. O desenvolvimento da obra remete ao livro Lava-Jato, de Vladimir Neto.

É extremamente frustrante ler e reler coisas a respeito da operação e não de Marcelo Odebrecht.

Vale muito mais a pena ler "A Organização", de Malu Gaspar.

Rodrigo 23/03/2021

O príncipe
Um homem que cresce em um meio onde tem recursos ilimitados. Foi educado nas melhores escolas que o dinheiro pode pagar. Se tornou o maior administrador da maior empresa de construção desse país. Legado de família. É aí caiu nas armadilhas do jogo político desse país. Não acho que ele foi ingênuo e que nem é inocente. Mas foi tolo.
Leitura recomendada.

Jorge.Amorim 09/04/2021

Interessante
Em todos os países existem empresários corruptos, só que la os empresários que pagam pelos seus erros, aqui no Brasil tanto o poder judiciário quanto a sociedade quer e consegue destruir empresas e consequentemente postos de trabalho, o livro relata a história de um dos maiores empresários do Brasil e digo mais uma das famílias mais tradicionais com inúmeros contados e influências com políticos poderosos, hoje o juiz que tanto quis acabar com empresas brasileiras hoje trabalha em um escritório de advogacia que dar suporte jurídico as mesmas, ironia não acha?
A lava a jato só conseguiu derrubar e destruir empresas, pois os mesmo políticos que estavam na tal da delação premiada ainda continuam livre, leve e soltos e até reeleitos, gostaria muito de ver essa tal perseguição que tanto os empresários e trabalhadores das respectivas empresas fossem direcionadas também a essa classe política jurássica mas pelo visto os mesmo continuaram sendo reeleitos e se perpetuando no poder e sendo financiados não só com o dinheiro dos empresários como também pelos trabalhadores e pagadores de impostos astronômicos .
Contudo é importante salientar que a Odebrecht sempre esteve envolvida em esquemas de corrupções especialmente no cap 8 é relatada que na década de 90 ela já era bem conhecida, mas como o brasileiro tem memória curta muitos acham que a mesma só ficou corrupta no governo de você sabe quem.

Francisco 24/05/2021

Está biografia não é um relato biográfico tradicional, contando a trajetória de vida de um personagem.

Está biografia relata as relações de poder um de homem poderoso que sequestrou o Estado para servir-se dele e multiplicar seus empreendimentos e sua riqueza.

O livro também traça a história da empresa Odebrecht até culminar com a ascensão de Marcelo Bahia Odebrecht ao poder.

Impossível não ler essa obra e lembrar do axioma de Marx, que o Estado moderno nada mais é do que o comitê de gerência dos negócios da burguesia.

mpin 23/08/2018

Ascensão e queda
Livro de jornalista, escrito pela dupla Marcelo Cabral e Regiane Oliveira, com narrativa ágil, fácil de ler. Por vezes encontramos alguns cacoetes desta profissão, como chavões e aspas usadas para funções alheias às da gramática, mas o resultado final é uma história consistente e segura, que não se intimida com o pouco tempo em que todos os eventos relatados ocorreram. Mesmo o que era arriscado incluir no texto o foi, por meio de fontes anônimas ou outro recurso retórico. Em vez de temer pouca precisão no que é relatado, o que ocorre pouco, isso é usado a favor do texto, para demonstrar como as relações de Odebrecht com o poder público sofreram uma brusca ruptura nos últimos anos. Dedicar um capítulo sobre a TEO, por exemplo, foi uma escolha inteligente: dá uma dimensão interessante da cultura organizacional da empresa e traz maior profundidade aos personagens envolvidos. Durante a menção a alguns políticos, eu tive a sensação de se ter privilegiado determinado partido, ao passo que outros foram escondidos. A classe política como um todo estava envolvida na operação Lava Jato, e mencionar políticos pontuais me soou um tanto tendencioso. Claro, nada tão escrachado quanto o que José Padilha e seu Mecanismo fizeram, mas é importante dar um desconto, dada a acentuada polarização pela qual o país passa.

Uma ressalva a se fazer é que, em quase metade da obra, não se fala de Marcelo. Tudo bem que, após a prisão deste, os desdobramentos do destino da Odebrecht são muitas vezes alheios a Marcelo. Eu apenas fiquei com a impressão de que a obra poderia se intitular como sendo sobre a Odebrecht como um todo, e não apenas sobre Marcelo, como o título dá a entender. Feita esta observação em relação à apresentação do livro, cabe dizer que o volume de informações trazido é robusto e o material consultado para isso é respeitável, elencado ao final do livro. Trazer o depoimento de Marcelo junto à República de Curitiba dá ao material um valor documental inestimável e dá voz a Marcelo, em vez de a narrativa falar por ele o tempo todo. Só me incomodei com a imagem de arauto da moral que o juiz Moro acabou recebendo na narrativa. O fato de ele possuir práticas altamente questionáveis no meio jurídico poderia ter sido mais reforçada, até mesmo para reforçar o lado humano dele e o perfil que geralmente se encontra em muitos magistrados país afora, com vaidades exacerbadas que fazem suas inclinações ideológicas terem mais peso que aspectos técnicos. No geral, leitura recomendada e que possuirá altíssimo valor histórico daqui a alguns anos.

site: http://michelborgesesc.blogspot.com/2018/08/o-principe-biografia-nao-autorizada-de.html
Milton 04/12/2019minha estante
Gostei bastante da biografia, mas também tive algumas leves impressões supracitadas em seu comentário. O desaparecimento da figura de Marcelo em boa parte da Narrativa e também o tom destinado a Moro. É vero que até a época de publicação não se podia fazer um juízo de valor completo da figura dele, mas ainda assim pareceu levemente a figura de um inquisidor da corrupção. Embora não fosse nada gritante, nem que provocasse uma dualidade de bem e mal, pouco foi mostrado as inconsistências dele frente a algumas questões.

Ju Ragni 03/01/2020

Leitura indispensável
Trabalho jornalístico que honra a profissão. Notícias da época desmentidas ou comprovadas pelos acontecimentos posteriores. Esse é o verdadeiro trabalho do jornalista, ao contrário de alguns profissionais sem escrúpulos, que usam suas ferramentas para enganar, divulgar notícias falsas como se fossem verdade e assim influenciar a opinião pública. Os autores deste livro foram íntegros e honestos, e lendo hoje, quando já se sabe de tudo o que aconteceu, podemos ter uma idéia do que passou pela cabeça do "príncipe", quando ainda achava que ia se safar sem maiores problemas, e mais tarde, quando entendeu que a casa tinha caído... O que não consigo entender é como os brasileiros permitiram que o país mergulhasse tão fundo na lama da corrupção...Que ao menos nos sirva como lição para que nunca mais se repita com essa dimensão.

Carlos.Heitor 01/04/2021

Como funciona a relação público privado
O livro fala de MBO, mas na verdade é sobre a relação das e,presas privadas com o setor público. São coisas que ouvimos falar, mas que no livro ganham mais credibilidade e dimensão. Não acredito que isso vá acabar, só vai se reinventar. Esse é o sistema de financiamento eleitoral real. Não acredito, que seja só no Brasil, é no mundo todo.