Hunger

Hunger Roxane Gay

Resenhas - Hunger

Nathália Petry @debemcommeuprato 05/05/2023

Visceral
Leitura quase que visceral da convivência com transtornos alimentares e sua relação com abuso e um corpo roubado.
A leitura pode promover gatilhos para quem têm vivências similares. Altamente recomendado para profissionais de saúde que trabalham com estas questões.

Marina 11/03/2021

Que nó na garganta
Os corpos indisciplinados e como a nossa sociedade é absolutamente cruel na tentativa de disciplina-los.
O livro é cru, direto, passa a sensação de ter sido escrito em rompantes de emoção da autora.

A inabilidade da sociedade de entender, acolher e conviver com corpos que estão fora do padrão tornam esse livro extremamente necessário.

A autora narra de forma bruta e honesta o trauma e a violência do estupro ocorridos na sua infância, e como isso a levou a se refugiar na comida. Além da criação de uma barreira de proteção com o próprio corpo.

De fato, traumas muitas vezes resultam na adoção de comportamentos obsessivos, mas o fato de ela ter que se justificar o tempo todo para provar que não é apenas gulosa ou preguiçosa, ou a única responsável pelo fato de ser gorda, também nos dizem muito sobre os esteriótipos negativos que a nossa sociedade cria.

Ninguém repreende pessoas magras que comem muita besteira ou são sedentárias, ninguém cobra explicações do porquê delas adotarem esse estilo de vida, porque a questão não é realmente sobre hábitos ou saúde, mas sobre uma necessidade de disciplinar os corpos, especialmente o de mulheres.

Ela diz algumas vezes se sentir invisível, ou exageradamente visível. Nos acostumamos a olhar pessoas gordas ou ignorando o fato de serem gordas, ou as recriminando por isso.

Reflexão mais do que necessária e soco forte no estômago, para ler devagar.

Julia 04/07/2020

Um socão no estomago
Nunca li memoir, li pouquíssimas biografias, o que me fez achar a segunda metade mais devagar. Porem um livro extremamente nescessario

Adriana Scarpin 15/09/2017

Décimo quarto livro do clube de leitura feminista da Emma Watson
Mais uma vez reitero: não gosto de livro de memórias e a cada vez que a Emma Watson escolhe um desses, uma facada é dada no meu cérebro. Dito isso, posso explanar o porque este especificamente é um livro muito importante.
A importância desse livro reside em nos fazer cônscios dos nossos corpos e corpos ao nosso redor e o quanto de invisibilidade o corpo obeso sofre nas proposições de mídia e necessidades diárias corriqueiras, ter uma pessoa evidenciando isso é muito importante. Mais do que a questão da obesidade e a gordofobia constante, este livro vai além, ele mostra as consequências psicológicas do estupro na vida de uma adolescente e mulher adulta.