Exo

Exo Fonda Lee

Resenhas - Exo

Jess 21/04/2018

A Terra foi colonizada por alienígenas. Apesar de existir paz, um grupo rebelde, Sapiência, ainda luta pela liberdade humana.

Viver em erze é viver em harmonia com os alienígenas. Nessa nova sociedade, soldados humanos recebem uma exocélula, uma armadura endurecida. Eles trabalham em combate quando houver necessidade, fazem rondas de monitoramento e buscam pistas de sapios.

Em uma dessas rondas Donovan acaba tendo uma dica para flagrar um esconderijo de sapios e resolve ir averiguar, mas muitas coisas dão errado.

Donovan se vê em uma situação de perigo, descobre segredos e começa ter uma visão diferente do mundo em que vive.

Exo é um livro cheio de ação, com muitas reviravoltas. O começo é um pouco confuso pois não tem muitas explicações sobre quem é quem, nem dos termos usados, mas com o passar das páginas você encontra as respostas.

O universo é único, desperta a imaginação. É o início de uma série. Algumas coisas ficam para serem respondidas na continuação e é notório que a história só tende a crescer.

Exo é uma ficção científica jovem, com uma leitura tranquila e personagens marcantes. A história vai crescendo a cada página e traz várias reflexões interessantes sobre bem x mal, certo x errado.

É melhor viver em paz ou ter liberdade?

chrisakie 13/02/2018

Ficção Científica Jovem!
Os humanos foram colonizados por uma raça alienígena superior há um século. Aparentemente, a relação pacífica entre as duas raças é pacífica. Porém, ainda existe uma porção extremista da população, denominada Sapiência, que se opõe ao domínio dos alienígenas.

Donovan é um Exo da SegPac, um soldado que carrega em seu corpo, células alienígenas para melhorar o desempenho físico. Ele tem um futuro brilhante pela frente na carreira militar, ainda mais por seu pai ser representante dos humanos no governo alienígena. Contudo, durante uma patrulha de rotina as coisas dão errado e Donovan é sequestrado pelos rebeldes da Sapiência. O seu sequestro poderá desencadear uma guerra que não só colocará Terra em perigo, mas outros planetas também.

Livro de estreia de Fonda Lee, é uma ficção científica jovem-adulto. Confesso que não sou fã do gênero, mas fui surpreendida com toda trama e sensações que o livro despertou. São tantos sentimentos e pensamentos conflitantes por quais o Donovan passa que leva o leitor a refletir muito sobre cada lado da moeda. Houve momentos em que o personagem parecia tão maduro para idade que tem, mas algumas situações mostram o seu lado mais humano e jovem. O livro também nos faz pensar: O que define um ser humano?

A narrativa varia bastante, ora está mais lenta, ora está cheia de ação. No geral foi uma leitura agradável, apesar de um pouco densa. O desfecho me deixou curiosa para ler a continuação e saber mais sobre o que o destino reservou para Donovan e raça humana.

site: https://www.instagram.com/p/Beocoa4HC7R/

Pétala - afrofuturas 17/11/2017

É tudo sobre colonização
EXO me fez revisitar passagens de uma das minhas leituras preferidas do ano: O Fim da Infância, o clássico de ficção científica escrito por Arthur C. Clark. Ficou bem clara a referência da Fonda Lee ao narrar a invasão extraterrestre com grandes neves pairando inertes no céu. Assim também como a reação humana a isso e o desenrolar político na resultante dominação da Terra por seres considerados "superiores".
Todas essas referências clássicas do sci-fi foram tratadas com cuidado pela autora na construção desse YA que ameniza o tom científico em todas as breves explicações que se vê obrigado a dar na trama.
Com a premissa de uma Terra conquistada e colonizada por seres de outro planeta com diferentes tecnologias, “Exo” apresenta a utopia ocidental sobre desenvolvimento e progresso na construção de um novo mundo se contrapondo a uma das coisas vitais ao ser humano: a liberdade.
Somado aos fortes questionamentos do colonialismo, há o protagonismo juvenil com personagens propositalmente imaturos conquistando não só o autoconhecimento, mas poder sobre o que vai muito além de suas próprias vidas.
Outro ponto YA que não falta é o romance. Mas a trama não se prende à ele e dá espaço para que o desenvolvimento do protagonista se atrele à outros relacionamentos, como na relação com o melhor amigo e com os pais.
Donavan, o protagonista, recebeu a dádiva da tecnologia alienígena implantada em seu corpo, ele é um Exo. Pra ele isso significará ter que confrontar suas certezas num mundo que coloca lado a lado: ideias de progresso e opressão, paz e liberdade. O que, tirando os extraterrestres, pode soar familiar e nada futurista.

site: https://www.instagram.com/afrofuturas/