Uma História de Verão

Uma História de Verão Pam Gonçalves

Resenhas - Uma história de verão

Simone.Lemos 11/06/2018

Uma história (morna) de verão
"Uma história de verão" conta a história de Analu e do que está acontecendo com ela nas férias que antecedem sua entrada na universidade, mostrando um pouco da sua família, de seu relacionamento com os amigos e o conflito entre se deixar levar mais uma vez por Murilo (que já a machucou uma vez e por isso, de quem ela tenta se livrar) ou tentar algo novo com Nicholas (o garçon gatinho, com quem existe potencial para algo bom). Tanto o título quanto o fato da história ser de adolescentes me levaram a acreditar que este seria um daqueles livros divertidos para se ler nas férias, na praia ou algum outro cenário relax, quando tudo o que a gente quer é uma leitura agradável e engraçada. E aí indo também pela sinopse e pela capa, achei que ia ser uma dessas histórias bem leves e gostosas de ler. E infelizmente o livro não foi nem uma coisa nem outra. Achei que o drama da personagem principal não convence nem emociona, e me incomodou o fato dos outros personagens serem pouco desenvolvidos e dos dramas que os envolvem terminarem sendo pouco explorados. Ficou uma coisa meio superficial e talvez por isso, não consegui me envolver com a história. Não conhecia a autora (só depois de comprar o livro soube que é bem famosa e querida no youtube) então minha expectativa não era ligada a ela, mas sim à sinopse que li na contracapa, ao título e à capa mesmo. Esperei uma coisa do livro e ele trouxe outra. E o que ele trouxe, eu não gostei tanto. Não que a escrita da Pam Gonçalves seja ruim, pelo contrário. A forma como a história é contada é boa, com cenas que mesclam descrição e emoção, diálogos e narração, começo meio e fim, dilema, climax e resolução, e até gostei de como ela deixou um gancho para um próximo romance. Então, não é que eu tenha achado a autora ruim. Acho que ela fez bem o que se propôs. O que realmente não gostei foi da história...
Gustavo 11/06/2018minha estante
é bem morno mesmo! foram tantas expectativas :/ porque eu amei boa noite, uma história de verão tem muitos problemas, boa resenha!

Malu 23/05/2018

Nesse livro, a Pam conta a história de Analu, uma jovem que está prestes a começar a vida como universitárias, mas ainda pretende aproveitar o verão antes de iniciar essa nova fase de sua vida. Porém, não será tão simples assim. Para começar, Analu foi aprovada para o curso de Cinema, em São Paulo, porém, seus pais planejavam que ela fosse estudar Direito em uma universidade próxima. Esse pequeno ato de rebeldia vai abalar ainda mais sua relação com a família, que já não é das melhores.

Para quem olha de fora, a vida deles pode até parecer perfeita, mas são apenas aparências. Os pais de Analu vivem um casamento de fachada, o irmão gêmeo dela está se tornando uma versão mais jovem do pai enquanto posa de filho modelo, e ela sofre com as constantes comparações com o irmão e as cobranças por não se encaixar no modelo esperado por sua família.

E, se não bastassem os problemas dentro de casa, Analu ainda precisa lidar com o retorno de Murilo, o cara que foi seu grande amor, mas que também mais a machucou. Ele está disposto a tudo para reconquistá-la, mas será que vale a pena se arriscar novamente? Em meio a um turbilhão de sentimentos, Analu vai tentar aproveitar as últimas férias com os amigos, em um lugar muito especial, antes de se despedir de todos para começar a faculdade.

Uma das coisas que mais gostei em Uma história de verão foi a facilidade com que me envolvi com a leitura. O livro já começa em um momento muito importante da vida da protagonista, a espera pelo resultado do ENEM, o que permite ao leitor se conectar rapidamente com ela e entender o momento que ela está passando. A partir daí, vamos entendo melhor o que esse resultado representava para ela e como isso poderia abalar muito mais do que o seu futuro profissional.

A Analu é uma protagonista muito real, que conquista a empatia do leitor desde o início. Gostei de ver o quanto ela foi corajosa ao escolher o seu sonho, ao invés de tentar se encaixar nas expectativas da família, e as inseguranças que ela tem em relação ao futuro e ao início de uma nova vida em outra cidade, longe dos amigos e de tudo que ela conheceu, são muito críveis e é fácil se identificar com ela. No entanto, o que mais gostei mesmo foi como a Pam abordou a relação de Analu com os pais e o irmão.

Fica claro desde o início que, por trás da fachada de perfeição, há muitos problemas naquela família. Os pais dela têm problema seríssimos dentro do casamento, mas escondem tudo em nome das aparências. O irmão gêmeo de Analu finge não perceber o que acontece e segue à risca o modelo do pai. Enquanto isso, todos ignoram o fato de que estão sufocando Analu com as constantes comparações com o irmão e as tentativas de tentar transformá-la em alguém que ela não é. Assim, é uma relação tão tóxica e hipócrita que torna totalmente compreensível a revolta que Analu sente.

No entanto, o foco do livro não é apenas a relação da Analu com a família e as inseguranças dela quanto à faculdade. Há espaço para o romance, com o contorno de um triângulo amoroso. De um lado, acompanhamos Analu se aproximando de Nicolas, um rapaz carismático e que rapidamente mexe com ela. Por outro, tem o Murilo ressurgindo do passado e querendo reconquistá-la.

A forma como a Pam desenvolveu a relação da Analu com o Murilo foi interessante e ajudou muito a compreender as ações da protagonista. Ao mesmo tempo em que ele tenta se reaproximar dela, vai sendo explicado o que aconteceu entre eles no passado e os motivos que Analu tinha para ter medo de se envolver novamente. Já o envolvimento dela com Nicolas me incomodou um pouco. Ele é um personagem muito cativante, mas não senti que tenha acrescentado muito na história e a relação deles foi tão abrupta que não me convenceu.

O desfecho foi outro aspecto que deixou um pouco a desejar. Gostei das decisões da Analu e senti que ela e alguns personagens amadureceram bastante durante o livro. No entanto, as últimas páginas me soaram tão banais, que me deixou com uma sensação de que faltava algo. Não é um final ruim, mas não acrescentou muito e preferia que o livro tivesse terminado algumas páginas antes.

Leia a resenha completa no bog.

site: http://www.dicasdemalu.com.br/2018/03/resenha-uma-historia-de-verao.html

pietraolsen 05/05/2018

Uma História de Verão, Pam Gonçalves
“Uma História de Verão” conta a história do último verão da Analu antes de se mudar de Tubarão pra fazer faculdade. A história começa no dia em que sai a lista dos aprovados pra faculdade e é aí que começa as tretas: os pais dela queriam que ela cursasse Direito e achavam que ela tinha se inscrito mesmo pra esse curso, mas no ímpeto do momento ela se inscreve pra Cinema, que é o curso que ela realmente quer cursar, porém não conta pra ninguém.

Tem mais no post do blog

site: pietraolsen.com/livros/uma-historia-de-verao-pam-goncalves/

Amanda Campelo 21/04/2018

Resenha no ig @booksdaamanda
Analu acabou de saber que passou no vestibular para cursar cinema, algo que vai contra os desejos de sua família, que está dando uma festa para comemorar, que ela vai cursar Direito (sqn) e o seu irmão gêmeo, André Luís, cursará Engenharia Civil. Então, Analu toma as rédeas da situação, depois de algumas taças de champanhe, ela anuncia a todos os convidados e sua família que na verdade, vai estudar cinema e seguir o seu sonho.

Depois do não apoio do pai, e uma cautelosa aceitação da sua mãe, Analu avisa que vai se mudar para SP e seguir com suas realizações. Ela conseguiu juntar dinheiro e vai tentar se manter com a grana que tem guardada e conseguir o emprego na nova cidade.

Mas pode parar por aí, porque antes de toda essa mudança, Analu tem que curtir suas férias de verão com os seus amigos, Gisele e Yuri. E ainda ver como vai ficar sua situação com um antigo namorado, o Murilo (embuste), e nesse rolo todo com a mudança para a fase adulta e cheia de responsabilidades.

"Às vezes tudo que você precisa é se afastar para crescer."

Adorei a história, a Pam conseguiu mostrar e representar uma família em conflitos. A mãe que só quer saber da aparência da família, mesmo que o seu marido a traia, o filho que só quer se dar bem, não importa como, seguindo os passos do pai, e a filha que enxerga a realidade e quer mostrar pra eles que não são perfeitos e estão vivendo uma farsa.

Gostei muito que deu pra perceber a evolução na escrita da Pam e isso foi algo muito bom de se ler. Além do mais, como sempre, ela não deixou a representatividade de lado, mesmo Analu tendo 18 anos, ela mostra que já é um pouco madura e luta pelas suas realizações, não deixa os amigos de lado e ainda lida com os crushes. Temos um gostinho de uma personagem do livro Boa Noite e deixa a história ainda mais legal. Recomendo a leitura, é rápida e fluida.

Abelardo.Fragoso 19/04/2018

Me tirou da ressaca !
Uma história fluida leve , mas que tem uma grande mensagem !

lucenadann 15/04/2018

Existe um pedaço de todo mundo nesse livro!
Pam sabe muito bem como escrever e deixar você imaginar bem todos os acontecimentos! A história da vez é da Ana Luísa juntamente com seus amigos e familiares. Vai girar em torno de corações partidos, reencontros, novos encontros e finais felizes. Creio que foi uma leitura mais leve que fiz esse mês e eu gostei muito porque a leitura fluiu de uma maneira incrível. Não adianta eu falar muita coisa aqui, mas eu recomendo que todos leiam essa história, porque há sempre algo pra se identificar com os personagens nela descritos! "Uma História de Verão" tem um pedaço de cada um nas entrelinhas.

site: https://www.instagram.com/lucenadann/

50livros 03/04/2018

Livro bom para ficar na mesma
Quem olhar essa nota vai achar que se trata de um livro ruim, mas não, o livro é bonzinho. Só que nem por isso não tem falhas que me desestimularam.

O livro tem uma história fácil, fluida e bem tranquila de ler, focada diretamente na literatura infanto-juvenil. Infelizmente, a história não tem nada de original: romance mais uma viagem entre amigos, tema bem comum e revisitado por inúmeros autores nacionais, como, por exemplo, Thalita Rebouças.

Até aí tudo bem, ninguém é obrigado a ser extremamente visionário, só precisa escrever uma boa obra. A escrita da autora é bem boa, mas não consegue fazer com que o leitor imerja na história, fazendo parte dela. Na verdade, a escrita não consegue fazer com que quem leia sinta empatia pela personagem principal.

E aí vem o problema maior: os personagens. O modelo de criação desse grupo de personagens é simples: principal fonte do drama, intensificador do drama, amigo âncora, alívio cômico e sedutor fora da curva. Tudo para dar certo, mas muita coisa aí ficou superficial e simples demais. A personagem fonte do drama ficou sendo a pessimista do rolê que não consegue viver fora do drama, parecendo que sua meta de vida é sofrer, tudo é motivo para sofrer, presa demais dentro de si. O intensificador do drama, no caso o ex da personagem principal, é o que melhor convence, mas não é suficiente. O amigo âncora não convence e o alívio cômico se perde depois do primeiro terço do livro. O sedutor, um possível peguete, é diminuído, principalmente por conta das falhas da personagem egocêntrica.

Não quero dar spoilers, mas acontece uma parada com um dos amigos que exigiria uma ação maior da personagem principal, afinal é algo um pouco doloroso para esse amigo, mas a história passa direto por isso, como se não fosse nenhum tabu. Além disso, a protagonista passa direto por aquilo, colocando seu drama pessoal (um coração adolescente partido por outro adolescente) como algo muito maior e mais triste.

Existem pontos dramáticos muito importantes no livro que poderiam ser explorados de maneira muito mais consciente, mas a decisão da autora foi diminuir esses problemas para focar no drama adolescente. No final, o livro não causa nenhum tipo de vínculo com leitores adultos e não acho que consiga trazer pensamentos profundos ao público-alvo.

Por fim, acho que faltou um pouco de maturidade na autora para fazer o que tinha que ser feito. Ao invés de trazer uma catarse de maturidade, ela só consegue formar uma personagem auto-centrada que não quer amadurecer, mas sim somente fugir pelo caminho da vida adulta. Um resultado para o futuro? Um adulto sem maturidade emocional.

Ainda não desisti da autora. Adoro o canal dela e confesso que minha expectativa estava muito alta, coisa que não se cumpriu. Ainda lerei "Uma Viagem Inesperada" e "Boa Noite" para ter uma opinião final sobre sua obra.

site: www.50livros.com/single-post/2018/02/18/RESENHA-de-Uma-História-de-Verão-de-Pam-Gonçalves---FOLIALITERARIA2018
Blog Eu Aprendia a Ler 11/04/2018minha estante
Adorei sua resenha, concordo plenamente com os pontos que VC abordou, achei a personagem principal muito egocêntrica, na minha opinião a autora queria construir uma personagem forte, mas o resultado não convenceu. ?

Je Fachini 14/04/2018minha estante
Concordo, mas ainda me decepcionei um pouco

Gustavo 05/05/2018minha estante
Adorei sua resenha, disse tudo e mais um pouco sobre o que eu achei do livro... foi um pouco precipitado da autora focar só na garota, enfim... acho que o melhor dela, ainda é o boa noite..

LeiturasDaJ 28/03/2018

Um livro que não emociona
Sabe o que eu senti durante e no fim desta leitura?
Nada.
Por isso eu não vou me alongar para falar sobre ele... Já basta o tempo perdido ao lê-lo.

Vitor 24/03/2018

É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta depois de dois anos com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas.

O livro tem um humor e clima super leve, o que faz com que flua com muita facilidade. É um livro que evolui muito bem do meio para o final (que é um dos mais legais que já li), porém a protagonista é bem indecisa em relação à sua vida amorosa, o que deixa a leitura um pouco maçante fazendo com que os eventos acontecidos pareçam ?encher linguiça?.

Erica 23/03/2018

Uma História de Verão
Analu encerrou uma etapa de sua vida com o fim do ensino médio, ela foi aprovada para entrar na faculdade, está saindo tudo como planejado, não, ela quer fazer Cinema, mas sua família já havia planejado desde se seu nascimento que ela faria Direito. Eles não sabem, mas ela se inscreveu para Cinema. Sempre é comparada com seu irmão gêmeo André Luís, ele faz tudo que os seus pais querem. Ela tem uma relação bastante difícil com a família, mas com o pai é pior, não aguenta mais as máscaras que eles usam de família perfeita, pais perfeitos e filhos perfeitos. Em seu último verão perto de casa, ela decide em ir com os amigos Gisele e Yuri para uma praia que marcou sua vida com lembranças boas e ruins. Foi em um verão nessa praia que ela conheceu sua grande paixão e decepção amorosa chamada Murilo, por incrível que pareça, ele voltou para bagunçar seu coração com um sorriso bonito e novas promessas. Analu terá que lidar com estes turbilhões de acontecimentos, anseia por sua ida a São Paulo, realizar seu sonho de independência e fazer a faculdade desejada, por outro lado tem a despedida da cidade, família, amigos queridos e agora amor bandido que resolveu voltar.

A anos acompanho o canal que antes era blog da @apamgoncalves . Primeiro fiquei feliz em descobrir que alguém que mora pertinho de mim (Sou de Criciúma, Ela de Tubarão) falava sobre livros, torço e tenho um carinho muito grande por ela. Este foi o primeiro livro que li da autora, a narrativa é muito leve e foi fácil me envolver pela história. Adorei que a cidade em que se passa uma parte da história era Tubarão, e tem uma citação de Harry Potter que me fez rir é muito. O livro tem vários detalhes que eu amei, os personagens e suas representações me cativaram. Analu pode ser você ou uma amiga sua, algumas coisas que ela aprendeu, eu na minha vida já aprendi. O livro me arrancou sorrisos, suspiros e revolta, gosto de livros que me fazem sentir e esse foi um deles.

site: https://www.instagram.com/viagemliteraria.livros/ https://www.facebook.com/viagemliteraria.livros/

Viagem Literária 23/03/2018

Uma história de verão

Por: Erica Rodrigues

site: https://www.instagram.com/viagemliteraria.livros/?hl=pt-br / https://www.facebook.com/viagemliteraria.livros/?pnref=lhc

Ricardo Coutins 21/03/2018

A maior decepção da vida
Acompanho o canal da Pam e fiquei super empolgado para ler esse livro quando lançou. Nunca havia lido nada dela e então decidi começar com esse. Pensei ?bom, a Pam avalia livros de autores renomados e também da diversas dicas de escrita, sendo assim o livro dela tem chances enormes de ser excelente?. Nunca estive tão errado em toda minha vida.
Eu não vou falar sobre a história do livro, até por que tem a sinopse aqui, mas cara, que personagens chatos são esses? Todos muito sem graça, não cativa e eu não dava a mínimo pro que ia acontecer com eles. O enredo é RECHEADO DE CLICHÊS que você já viu em outros 219415573 livros/filmes. Tinha cenas que eu não conseguia acreditar que a autora colocou ali de tão forçada que era. Umas coisas que não condiziam com a realidade muito menos com os personagens. E os diálogos? Recheados de ?frases de impacto? (que só me fez revirar bastante os olhos) e nada críveis.
Bom, respeito quem gostou, mas sinceramente, foi a maior decepção de todas.
Esqueci de dizer que o verão em si mal aparece, digamos assim. Se você pensa que vai ler uma história sobre uma road trip ou dias na praia com os amigos, tá muito enganado. A maior parte do tempo é a personagem, coitadinha dela, lidando com seus problemas amorosos e supérfluos.
Ainda não desisti da Pam, pretendo ler Boa Noite, mas já vou sem expectativas nenhuma.
Gustavo 05/05/2018minha estante
Boa noite é melhor! (eu achei) Mas, o melhor é realizar leituras sem expectativas mesmo

Melissa 19/03/2018

o melhor amor é o amor-próprio
Uma história de verão conta a história de Analu e sua saga de autodescobrimento enquanto faz uma viagem para a praia com seus amigos nas suas últimas férias de verão antes de mudar de cidade e começar suas aulas na faculdade.•

Analu é filha de uma família rica, com a qual não tem uma convivência muito boa, por não acreditar nas mentiras e falsas impressões que seus familiares querem passar tão somente para serem respeitados pela elite social da qual fazem parte. Analu está cansada de viver de aparências, bom, é o que ela acha até descobrir que as coisas podem significar muito mais do que imaginava.
Uma narrativa singela, séria, que debate questões relativas ao nosso crescimento como seres humanos, nossas crenças e expectativas, e claro, nossas decepções e recomeços. Uma história de verão é muito mais do que um romance, é um ponto final para o começo de uma nova fase na vida da personagem. Durante a narrativa podemos perceber que as pessoas passam, mesmo que gostemos muito delas, e aquilo que fica é o nosso amor próprio, nossa capacidade de mudar e de se adequar aos novos ambientes, de perdoar e ainda ter esperança

Recomendo a leitura para quem está precisando aprender a se amar mais um pouquinho e que sabe que resiliência é maior do que qualquer amor de estação.

site: instagram.com/honeynbooks_